Uma Princesa de Marte Edgar Rice Burroughs

Resenhas - Uma Princesa de Marte

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Fernanda 05/03/2021

Resenha no blog:

site: https://modoliterario.blogspot.com/2021/03/resenha-uma-princesa-de-marte-edgar.html
Carine 05/03/2021minha estante
Eu amei esse livro

Antonio Luiz 11/08/2010

A tataravó de Neytiri
O sucesso desta obra, publicada em capítulos a partir de fevereiro de 1912, incentivou Burroughs, balconista na papelaria do irmão, a iniciar uma carreira de ficcionista aos 35 anos. Dos 86 livros que publicou, o mais popular é Tarzan dos Macacos, de outubro do mesmo ano, mas os onze da série Barsoom –nome dado pelos marcianos de Burroughs a seu mundo – talvez tenham sido ainda mais influentes na história da cultura de massas.

Uma Princesa de Marte é mãe de Superman, bisavó de Star Wars e tataravó de Avatar. John Carter, ex-capitão confederado convertido em garimpeiro, é acuado por índios em uma caverna do Arizona e despacha-se para Marte ou Barsoom com uma viagem astral ao pé da letra. Ali encontra gigantes verdes de quatro braços e salva de suas garras a corajosa princesa da avançada cidade de Helium (gás nobre, como Krypton), após batalhas em que pistolas de raios e naves voadoras contracenam com espadas, estranhas montarias e monstros ferozes. Ajudam-no a amizade do gigante verde Tars Tarkas – seu Chewbacca, por assim dizer – e o fato de vir de um planeta de maior gravidade, o que o faz superforte pelos padrões locais.

Como todo o seu bravo e nobre povo, a bela princesa Dejah Thoris – futuro par romântico do herói, claro – é ovípara e tem a pele não azul, mas vermelha como a dos nativos prestes a escalpelar o racista Carter. Quase um século antes de James Cameron, Burroughs usou a fórmula de idealizar uma raça exótica, colocá-la bem longe e tirar-lhe os sinais de realidade e imperfeição, mas não a ponto de deixá-la dispensar os serviços de um militar estadunidense.

Carine 17/03/2021

Esquece o filme, o livro não tem nada a ver
A galera da Disney pegou um punhado de elementos do livro e fez um filme. Ambas as narrativas não possuem nada de semelhante.

Para alguns isso pode ser algo ruim, mas para mim foi ok

Achei o livro divertido, dinâmico, um pouco superficial em algumas partes, mas é bom lembrar que se trata de um clássico da ficção cientifica e, portanto acaba sendo uma baixa ficção.

O John é um exímio perfil do ?cavalheiro sulista? e admito que me coração palpitou com esse homem.

Gostei muito da experiência de ?rever? essa historia de outra forma.

Thayna Cursino 14/09/2023

A introdução do livro e o manuscrito deixado por John Carter, me intrigaram desde o início. Fui para a leitura achando que a protagonista seria uma mulher, por conta do título do livro, mas é mais uma história da princesa que é salva por um herói. Confesso que a leitura não foi muito fluída, mas estava curiosa para saber o desenrolar da história, e estava gostando das aventuras do John Carter e sua relação com a Dejah Thoris. Acho que a mulher mumificado que aparece no final do livro tem alguma relação com a ida do Carter até marte, mas nada é explicado. Em muitos momentos o mocinho é retratado como um super-herói imbatível e todos os problemas são resolvidos muito rápido isso pode desagradar algumas pessoas, mas eu não me importei. O fim dessa historia me deixou de coração partido.

Wagner47 03/10/2022

Forjados em um molde semelhante
Uma bela aventura guerreira e transbordando amor (fofa e sanguinária).

Após parar em Marte sem saber como, John Carter fica diante de marcianos humanóides verdes gigantes de seis membros. A partir daí e de certos acontecimentos, John se vê integrado a eles e à cultura desses seres.

No decorrer da leitura conhecemos outras raças de marcianos e com isso novas situações serão encadeadas, forjadas pela guerra e pelo amor.

Uma coisa que me incomoda por muito tempo é como é tudo muito conveniente, principalmente no quesito cultura que sempre facilita para o lado de John ou quando coisas pré-estabelecidas só são lembradas em cima da hora.

A escrita, muito descritiva inicialmente, simplesmente torna-se tão corrida que sai atropelando todo mundo, com sequências de acontecimentos a todo instante, carregando o leitor de informações sem todo aquele cuidado inicial.

John possui um ótimo desenvolvimento. Excelente combatente e ex-soldado, mostra-se um poderoso e temeroso aliado aos marcianos e o autor acerta em cheio ao declará-lo prisioneiro e líder.
A forma como conquista alianças também é feita de maneira orgânica, seja domesticando uma fera, sendo receptor de segredos que transcendem tradições ou lutando por quem ama.

Uma leitura agradável e recomendada, mas cheia de facilidades.

Thiago Araujo 01/09/2021

Um faroeste Sci-Fi
Sem saber exatamente do que tratava, escolhi Uma Princesa de Marte para ser um dos Sci-Fi?s do mês e, despretensiosamente, fui arrebatado pela estória.

Um garimpeiro, do velho oeste americano, que subitamente se vê em um outro planeta, tendo que conviver com seres diferentes e outros nem tanto assim.

Um choque cultural, onde o humano parece ter superpoderes dentro da realidade do novo planeta.

Muita bala e aventura que não deve nada aos bons filmes de faroeste clássicos.

Uma premissa diferenciada que se desenrola de maneira muito interessante, mas ainda com alguma falhas de roteiro, que, por sorte, não tiram o brilho da experiência de leitura.

Vale a pena a leitura, indicado inclusive pra iniciantes no gênero.

Matheus Luís 03/08/2022

Uma Princesa de Marte
Um bom livro, com uma história que flui bem. Os personagens são interessantes e a ambientação em Marte também. Porém, o livro deixa a desejar em alguns pontos, pois tudo é resolvido facilmente e muito rápido, o que poderia ser melhor desenvolvido.

Gabriel Dummer 22/02/2024

Aventura clássica
Uma aventura clássica que nos transporta a outro mundo. A narrativa fluida apresenta um soldado que se depara com uma sociedade totalmente estranha para ele. Entre a violência e o amor, ele busca encontrar seu lugar e salvar aqueles que lhe são caros. Sem muitas explicações científicas, mas com uma ambientação interessante em uma sociedade inusitada, esse livro é uma ótima e rápida leitura para os fãs de ficção científica e aventura.

The Old Man 16/04/2010

O início de tudo
Esta incrível história é a primeira de muitas aventuras que John Carter enfrenta em um planeta desvastado por guerras, habitado por feras brutais num ambiente inóspito.

Narrado em primeira pessoa, John Carter nos conta a infeliz tentativa de recomeçar sua vida após o fim da Guerra Civil Americana. Fugindo de indígenas, ele tenta se refugiar numa caverna, mas vê-se subitamente transportado para outro planeta.

Os primeiros habitantes de Marte que John Carter conhece são os ferozes tharks. Guerreiros por natureza, gigantescos e de hábitos muito diferentes dos conhecidos por Carter, estes monstros acabam por capturá-lo. Mas logo John Carter tem a oportunidade de provar seu valor e coragem, ganhando respeito e admiração de alguns membros desta temível raça.

Enquanto tenta compreender os costumes de seus "anfitriões", ele conhece Dejah Thoris, a princesa de Helium. De uma raça completamente diferente dos tharks, seu físico é semelhante aos terráqueos, apesar do tom cobre-avermelhado de sua pele. John Carter, sempre um cavalheiro que luta pelo bem e pelos valore sem que acredita, protege a princesa dos maus-tratos de seus captores.

Numa história repleta de reviravoltas fantásticas, uma flora exuberante e fauna completamente diferente de tudo que já se imaginou, Edgar Rice Burroughs prende nossa atenção enquanto viajamos por terras estranhas junto com o capitão John Carter, um herói que certamente cativará terráqueos e marcianos.

Koneko-chan 17/04/2010minha estante
Haha, adorei a parte de John Carter ser "um herói que certamente cativará terráqueos e marcianos". Meu irmão, você vai me levar à falência com essas resenhas, sabe? :P

Quero muito ler \o/

Diego Matos 23/03/2012

Um livro referência para um gênero
É impressionante ao ler um livro que foi publicado há 100 anos, pode ser tão atual. Com um texto simples e fluido repleto de ação, descritivo apenas ao necessário, "Uma Princesa de Marte" é um espetáculo de aventura e ficção cientifica.
Nos levando um Planeta que faz justiça a seu "Deus Patrono", onde a civilização local é marcada por povos em constantes conflitos bélicos. Nos trás um protagonista brilhante, com uma construção psicológica fantástica e divertida. Dividido entre dois mundos. Alguém que dedicou uma vida em busca de um objetivo em sua terra natal, mas é surpreendido ao encontrar o amor em um planeta distante.
O livro é diversão garantida não só para aficionados por ficção cientifica, mas também para aqueles que gostam de uma história com bastante ação e aventura.

Davi Busquet 28/04/2021

O melhor de dois mundos
Por um lado, temos as histórias de cavaleiros — heróis que providencialmente sempre estão no lugar certo, na hora certa e com habilidades que em muito superam seus adversários, enfrentando hordas bárbaras, unindo reinos e ganhando a bela princesa no final — e, no outro, um cenário alienígena, exótico e repleto de criaturas estranhas e civilizações tecnologicamente avançadas. No meio do caminho, temos John Carter e “Uma Princesa de Marte”.
A junção de gêneros literários distintos não é algo novo, e dela já resultou obras magníficas e surpreendentes. Na incrível história do veterano da Guerra Civil Americana e suas aventuras no planeta vermelho, Marte, essa fórmula se deu de maneira curiosa e espetacular, a tal ponto, que fez nascer o subgênero de Space Fantasy (Fantasia Espacial ou, em algumas fontes, Romance Planetário).
A noção científica acerca do planeta Marte, ainda básica e superficial na época da publicação do livro (em comparação ao que sabemos hoje em dia), não torna o texto menos interessante. Ao contrário, colabora mais ainda para o teor fantástico da narrativa — como as embarcações voadoras abastecidas por Rádio (um elemento químico recém-descoberto na época) e a ideia de super-força e agilidade do personagem terráqueo quando em contato com a atmosfera rarefeita e a baixa gravidade.
Para leitores mais modernos, que não tenham tido contato com os contos de cavalaria da Idade Média, “Uma Princesa de Marte” pode parecer estranho e confuso, com uma base científica fraca e uma estrutura fantástica deficiente. Há de se entender, no entanto, que se trata de uma junção de duas perspectivas diferentes, que, à sua época, inovou substancialmente e diversificou o universo literário mundial.
Afinal, em que outra obra podemos conhecer uma espécie de paladino terrestre que comanda legiões de guerreiros marcianos verdes, cruza as imensidões áridas do planeta em navios voadores, duela até a morte contra soldados marcianos das nações semi-humanas, salva o planeta da destruição e fica com a linda princesa no final?

site: https://www.instagram.com/davi_busquet_br

Lucas Garcia 15/02/2022

100 anos.
É uma história escrita a 100 anos atrás, é óbvio que vai ter coisas que hoje em dia não vai ser vista com bons olhos, tem certas coisas que o leitor vai ter que relevar.
O principal é aquele papo de " homen branco é o civilizado o outros povos são selvagens", principalmente com os marcianos verdes, aliás estamos falando do mesmo cara que escreveu Tarzan então já dá pra ter uma noção do que eu quis falar.
Outro ponto que não gostei foi o protagonista, ele quase não tem carisma, não passa por dificuldade NENHUMA, tudo que ele quer fazer ele tem êxito, ele não tem dificuldade em nada, por exemplo a língua dos marcianos é feita em parte por telepatia e ele fica fluente em questão de dias, outro é que ele diz que por causa da baixa gravidade de Marte e difícil de andar e momentos depois ele já está fazendo proezas acrobáticas.
Grande parte desses problemas de roteiro acontece porque essa história era públicada em revistas e só depois de muito tempo foi compilada em um livro, então não tinha muito espaço pra desenvolver personagens e fazer uma narrativa mais elaborada.
Mas a melhor coisa do livro e a única coisa que faz realmente valer a pena a leitura é a própria Marte, a sua criação de mundo, até o lançamento dessa história não tínhamos nada parecido. Um planeta em decadência que literalmente sobrevive por aparelhos, com ambientes desolados, oceanos mortos, povos em constantes conflitos pela sua sobrevivência, o resquício de uma civilização avançada que eras atrás quando Marte era viva governava aquele mundo, e hoje sofre para manter o planeta minimamente habitável.
Uma obra que inspirou grandes clássicos da ficção científica como DUNA, que foi pro cinema recentemente.
Então fica aí a recomendação caso queira conhecer a obra que inspirou grandes outras obras, e tem um filme também que é legalzinho até.

Luciano 11/04/2021

Uma aventura clássica.
"Abri meus olhos para uma estranha e bizarra paisagem. Sabia que estava em Marte e nem uma vez questionei minha sanidade, nem se estava acordado".

Encurralado por um grupo de índios, John Carter, um capitão da Virgínia da época do ainda selvagem Velho Oeste, adentra numa estranha caverna que mudou o rumo de sua vida para sempre. Transportado magicamente para Marte, ele se descobre em um mundo tão mais selvagem e bélico quanto o que deixou para trás. Somos então guiados por seus relatos de aventuras e desventuras nesse novo mundo estranho.

Descobrindo que a atmosfera mais baixa do planeta lhe conferiu habilidades sobre-humanas, John Carter passa a explorar Marte, sendo feito prisioneiro, conquistando amigos e descobrindo amores durante sua jornada.

Publicado originalmente em 1912 como série em uma revista sob o título "Under the moon of Mars", Uma Princesa de Marte é uma típica história de ficção científica da época de revistas pulp: cheia de lutas, um protagonista esperto que escapa de todos os perigos e desventuras impostas pelas circunstâncias. É uma aventura no sentido clássico.

A narrativa é muito fluída e cada virar de páginas é um convite para a aventura. Gostei muito da experiência dessa leitura, foi como redescobrir na infância aquelas histórias de pura magia e fascínio pelos perigos do desconhecido! E como na literatura nem tudo precisa ser sobre grandes reflexões filosóficas sobre a natureza humana, ainda há espaço para leitura de histórias simples sobre grandes feitos ideias, a matéria da qual se fazem os mitos!

Iva 10/04/2021

Uma princesa de Marte
O livro conta a história de John Carter, combatente do exército, em sua viagem a Marte(Barsoom), no qual passou 10 anos.

Ser um terráqueo e Marte tem suas vantagens, no qual o autor imagina sem nem mesmo o homem ter ido a lua na época de sua escrita.

Em Marte John Carter encontrar seu grande amor e luta em grandiosas batalhas. É mostrado a diversidade de Marte, fauna, flora, costumes e tradições.

DominicSReynaldo 20/12/2021

O homem branco que guerreia é um soldado, as tribos locais são selvagens
É inegavelmente um clássico de ficção espacial, por isso é de baixa ficção, mas ainda assim é muito rico na mitologia e costumes próprios, além detalhar mais sobre funcionamento e dinamismo do que apenas trazer novas tecnologias, com na ficção atual.
sobre o enredo, achei JC um babaquinha rs ele p tempo todo se julga superior a todos e só aceita Hellium como nação pq tava querendo dar ns pegas na Dejah, e tenho certeza que se a mulher apaixonada fosse de Zodanga, ele teria dizimado Helium.
O tempo todo ele tratava os tharks como selvagens, sendo que eles eram muito mais organizados e viviam em maior equilíbrio com o planeta do que os homens vermelhos, tinham até controle populacional.
Mas é necessário sempre lembrar a quando que o livro foi escrito e todos os preconceitos que permeavam a época.
História boa, pp bosta. quero ler o dois

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6