As Sete Mortes de Evelyn Hardcastle

As Sete Mortes de Evelyn Hardcastle Stuart Turton

Resenhas - As Sete Mortes de Evelyn Hardcastle

Evy 12/12/2020

Todos os dias, um homem acorda na Mansão Blackheath em meio aos preparativos de uma luxuosa festa em homenagem a Evelyn Hardcastle, filha dos donos daquele lugar misterioso e que será assassinada em seu baile exatamente às 23h. Cada dia ele está hospedado em um convidado diferente da festa e sua missão é descobrir quem é o autor da morte de Evelyn. As lembranças são espaças e unidas à confusão de acordar sempre no mesmo dia mas cada um deles em um corpo diferente é o carro chefe dessa trama que vai te envolver da primeira à última página.

Os segredos transbordam de todos os lados, e nada é simples nessa trama já que as regras não são claras e reviravoltas acontecem a cada página. São muitos personagens e a cada momento você assiste os acontecimentos se repetindo por um olhar e uma perspectiva diferente. A narrativa do autor é impecável e você sente toda a agonia de cada personagem, suas dores, suas confusões e seus segredos mais secretos. Tão perto e tão longe de descobrir a verdade, o desespero de cada hospedeiro para desvendar esse mistério torna-se o seu desespero e é impossível largar a leitura.

Claro que o ir e vir, acordando cada vez em um hospedeiro em horários diferentes do dia fatídico da morte de Evelyn e o grande número de informações e pistas que vamos recebendo de cada um, torna a leitura confusa em certos momentos, mas fiquei realmente impressionada com a capacidade do autor de amarrar os mais ínfimos acontecimentos da trama, até mesmo os que você já tinha esquecido e que no fim se mostram importantes para desvendar um pedaço do mistério.

No fim, com uma pegada à lá Agatha Christie, todas as pontas soltas culminam num fechamento de trama bem amarrado, embora algumas explicações deixaram um pouco a desejar na minha opinião, o que não desqualifica a jornada incrível ao qual o autor nos transporta nessa leitura.

Adorei conhecer seu trabalho com personagens muito bem construídos e uma trama original, criativa e com ritmo emocionante. Super recomendo!

Ana Antoun 03/12/2020

Ótimo livro
Um pouco confuso de início, mas com um desenvolvimento e final ótimos. O livro prende o leitor a todo o momento, sempre com um mistério novo que faz você não querer parar de ler. Pode parecer meio confuso no início, mas a história vai se explicando conforme os capítulos e termina em um final de tirar o fôlego.
Ao se ler a sinopse parece que a história é de um jeito, mas quando se lê vê que é de outro bem diferente, porém o autor entrega uma grande história.

Ana 28/11/2020

gostei demais da história, muito mesmo! foi divertido ler e super me prendeu; estava sempre curiosa pro próximo capítulo. só não foi 5 estrelas porque achei que o autor acabou colocando reviravoltas e informações excessivas a ponto de ficar cansativo e frustrante acompanhar a narrativa depois da metade.

(me lembrou um pouco o clima da maldição da mansão bly, apesar do desfecho descambar um pouco pro lado de black mirror? não sei ahhahahs)

Thays 24/11/2020

VOCÊ QUER PLOT TWIST? ENTÃO TOMA!
Fazia um tempinho já que eu não lia livros investigativos e voltar com esse foi como ser afogado por um tsunami.

Meu deus, é muito informação! Se alguém conseguiu descobrir pelo menos um 1/5 do final, eu dou meus profundos parabéns, porque pra mim foi um choque completo.

Não posso nem falar muito sobre ele sem dar spoiler, então só vou dizer que se você gosta de Agatha Christie e Black Mirror, provavelmente vai gostar muito desse livro.

Ele tem um probleminha ou outro que prefiro não comentar nesse momento pra fingir que foi uma história perfeita.

brenda 13/11/2020

Apesar de o final ser completamente inesperado e a história ter muitas reviravoltas, esse livro ainda assim é completamente cansativo, ao ponto de em alguns momentos eu perder a paciência e pensar em desistir. Porém, mesmo assim, acho importante insistir, acaba que ele vale a pena.

Fabio Brust 10/11/2020

Desde que apareceu pela primeira vez na minha frente, distribuído no clube de assinaturas TAG, essa história me chamou atenção. Sou um fã confesso de histórias policiais desse gênero, esse "whodunit" que se passa em locações interessantes e tem personagens carismáticas que cativam o leitor. E essa história tem um diferencial: o crime é revisto pela mesma pessoa, mas pelos olhos de diferentes testemunhas todas as vezes, ao longo de oito dias.

Essa dinâmica é o que realmente move a história. Começamos com um personagem que não sabe quem é, o quê está fazendo ou o que vai acontecer e, conforme avançamos para os seguintes, vamos descobrindo mais sobre onde ele está e qual é o crime que (depois ele descobre) ele precisa desvendar. Primeiramente ficamos pensando sobre como seria possível justificar o que está acontecendo - essa ideia de o protagonista viver oito vezes o mesmo dia sob pontos de vista diferentes -, mas no final das contas o autor consegue tirar da manga uma explicação plausível (dentro do contexto) e que faz algum sentido de maneira geral e consegue sanar essa dúvida.

O crime a ser desvendado é bastante interessante, também, e a maneira como isso é feita parece realmente mostrar que o nosso protagonista não é nenhum detetive. Ele erra o tempo todo, se confunde, segue pistas falsas, cai na lábia de outros personagens e assim por diante. E é um pouco incômodo o fato de que, como ele já viveu o mesmo dia pelo menos uma vez, continue cometendo os mesmos erros. Certamente essa foi uma grande questão para o autor - será que ele poderia aprender com os erros que se viu cometendo e mudá-los, ou deve sempre cometê-los, mesmo sabendo o que aconteceu?

Na verdade, esse tipo de paradoxo é o que acaba confundindo um pouco no livro. Como temos, de certa maneira, uma volta no tempo a cada novo dia (que é sempre o mesmo), vemos os mesmos acontecimentos sob novas perspectivas e detalhes vão surgindo. O problema é que são tantos detalhes e tantas linhas de tempo diferentes que muitas das coisas são esquecidas pelo leitor, fazendo com que algumas descobertas do protagonistas pareçam ter vindo "do nada", ainda que tivessem estado lá. A questão não é a falta dos detalhes, mas o fato de ter tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo que acabamos não conseguindo mantê-los em mente até a hora em que seriam úteis.

Mesmo assim, a história é muito rica! A locação, em especial, a mansão Blackheath, é excepcional. O lugar realmente passa a sensação que deveria passar, de ser misterioso e repleto de pessoas estranhas e cheias de segredos que precisamos desvendar junto com o personagem principal. Conforme avançamos, também vamos descobrindo quem são os próximos "hospedeiros" do protagonista, o que é bastante divertido.

Então, não fosse pela confusão causada pela própria premissa da história, ela seria ainda melhor. Mesmo assim, é uma leitura muito prazerosa que eu recomendaria sem pensar duas vezes!

Nayane.Pinheiro 08/11/2020

É uma história que em alguns momentos me deixou confusa (às não conseguia lembrar alguns personagens) e talvez porque envolva um pouco de viagem no tempo. Particularmente foi uma história que despertava curiosidade, tentei juntamente com Ainden descobrir o que estava acontecendo, e vi minhas teorias irem por água abaixo a cada capítulo e o desfecho da foi inesperado e interessante, entretanto esperava mais do final.

Thayná 27/10/2020

Impossível de solucionar!
O livro é muito bom, o mistério é instigante e literalmente INSOLUCIONÁVEL até o fim. Como o mesmo dia passa várias vezes, durante o primeiro terço da narrativa pode parecer repetitivo e cansativo pois a importância dos detalhes para a história só se revelam importantes posteriormente, porém, percebe-se que nenhum deles é em vão, fazendo com que a história fique muito bem construída. Adorei essa leitura.

Thiago Amorim 26/10/2020

Surpresas sem fim
Gostei muito desse livro. A história surpreende um bocado, e nos deixa curiosos para entender tudo até o final. Confesso que o início é um pouco lento, mas depois do primeiro ?twist? do enredo (e serão muitos, acredite) a história fica muito boa. Super indico.

Maickw 24/10/2020

Muito além
?(...) todo homem está em uma jaula criada por si próprio (...)

Agatha Christie + Feitiço do tempo + *****

Uma voz interior, de fina autoridade, sussurrou-me algo ainda não revelado.

Subiremos uma montanha de um intricado e enorme quebra-cabeças. A cada linha percorrida pelos meus olhos, minha garganta secava. Quase 500 páginas que criaram um portal para dentro da propriedade Blackheath. Um mistério envolto em círculos concêntricos de mistérios. Porquês que se acumulam a cada página virada, a cada gota de suor derramado pela angústia de querer resolver cada um dos mistérios que se apresentavam, cada um mais profundo que o outro. 7 Aos amantes da rainha do crime, não poderia ter enredo mais espetacular, e ao mesmo tempo dantesco, que esse. Loops temporais no melhor estilo de Feitiço do tempo e um elemento adicional, como uma semente plantada em minha mente, que parece fazer todo sentido.

Blackheath é a perdição de todos que ali entraram e não saem. Diariamente. Repetidas vezes. Em uma confusão tão grande que a alma não se acha capaz de reencontrar o caminho certo. É necessário voltar o olhar para si e expurgar o que de ruim tem dentro, expurgar as setes mortes de Evelyn Hardcastle. A epopéia magnificamente costurada deve ser saboreada com anotações para não deixar detalhe nenhum escapar. Com início eletrizante, que me deixou diversas vezes completamente sem ar, afirmo categoricamente que essa obra está alçada ao mais alto nível dos livros lidos no ano, quase chegando ao Éden. Obviamente é facilmente perceptível meu viés ?agathachristiano?, não negarei. Inclusive é autora inspiradora do Stuart Turton, autor de As sete mortes de Evelyn Hardcastle. Pela inspiração, o livro é categorizado como ?romance policial?, mas é fácil descobrir que o livro vai além, muito além.

?Deixai toda a esperança, vós que entrais.?

Àqueles que não içaram as referências, deixo perguntarem no privado sobre os sussurros em meu ouvido.

Obrigado, Stuart. Hercule Poirot adoraria entrar em Blackheath.

Dimitrya 23/10/2020

Distinto
Uma trama diferente da que estou acostumada, envolvente, enigmática.. enfim, prendeu minha atenção desde o início. Afirma a capacidade de mudança que existe em cada um e também o peso do passado que se carrega.

Vívian M. 21/10/2020

Escrita peculiar, narrativa estimulante e surpresas a todo momento

Rafa Escudeiro 20/10/2020

Algo bem construído mas nem tanto.
Gostei muito do livro. Mas, em certos pontos ficou meio vago e confuso.
O final realmente foi legal mas, pra mim não foi surpreendente.
Tenho que enaltecer a genialidade do autor e parabenizá-lo porque lidar com esse tipo de premissa não é nada fácil.

Pati 15/10/2020

AS SETE MORTES DE EVELYN HARDCASTLE
Um crime foi cometido há 19 anos e todos os que o presentearam estão reunidos numa festa. Uma injustiça precisa ser corrigida.
No melhor do estilo tipo Black Mirror este livro me prendeu do início ao fim. Instigante e desafiador, o enredo não vai te deixar larga-lo.