Os segredos que guardamos

Os segredos que guardamos Lara Prescott

Resenhas - Os Segredos Que Guardamos

Eduardo.Anjos 18/07/2021

O poder de um livro
Uma coisa que torna uma história rica em seu entendimento, é nos dar a oportunidade de acompanhá-la em diferentes pontos de vista, e é exatamente isso que "Os segredos que guardamos" faz. Nós não só acompanhamos vários personagens com diferentes pontos de vista, como também conseguimos entender exatamente como esses pontos de vista convergem em um só lugar. É interessantíssima a forma em que espionagem e infiltração são abordadas em diversos aspectos e nós, leitores, vamos percebendo aos poucos como tudo vai se conectando. Eu achei lindíssimo. Mais uma vez, as mulheres mostram que sempre tiveram e sempre vão ter um papel bem mais importante e fundamental do que a história gosta de lembrar.

ericadavila 16/06/2022

Gostei da leitura! Não é o que eu esperava, um pouco parado, mas achei muito interessante a história. O livro gira em torno de Doutor Jivago, livro publicado na Guerra Fria, mas também voltado para as mulheres envolvidas na Guerra, tanto do lado dos russos quanto dos americanos. É uma obra ficcional mas realista, mostra o quanto elas foram importantes, todavia, acabaram sendo ignoradas e esquecidas. Recomendo.

Tata 09/03/2021

Os segredos que guardamos
Que história fantástica, eu não esperava que o livro fosse me surpreender tanto. Toda a história sobre os soviéticos, o contexto da guerra fria e os trabalhos de espionagem foram cativantes. Os romances do livro também foram muito bem explorados, fiquei torcendo pelos casais a leitura toda. Simplesmente amei, você não vai se arrepender de ler

Vanessa @LarLiterario 20/04/2020

Você conhece Doutor Jivago? é um romance histórico russo onde, o autor desse livro foi considerado antissoviético por conta do regime Stalinista. E é exatamente sobre a publicação desse livro que Os segredos que guardamos vai falar.

De início o livro nos apresenta a Olga Vsevolodovna, que foi presa acusada de traição e levada para Lubianca que na época era um lugar onde torturavam pessoas. Acontece que Olga estava grávida e talvez por isso ela tenha sido poupada de muita coisa. Olga era amante de Boris Pasternak, autor de Doutor Jivago.

Além de Olga, o livro traz um pouco sobre Pasternak e sua frustração ao perceber que seu livro não poderia ser publicado na Rússia.

Em paralelo, vamos conhecer Irina, uma descendente de russo que mora em Washington e começa a trabalhar como datilografa. Acontece que ela não fica como uma simples datilografa e ela, vai fazer toda a diferença nessa livro.

Doutor Jivago foi muito importante a ponto da CIA se movimentar para fazer a distribuição desse livro para o mundo. O livro foi rejeitado na Rússia pelo simples fato de fazer críticas aos regimes soviéticos. Entretanto, Giangiacomo Feltrileli foi responsável por comprar os direitos da obra e publicar essa história.

O que eu amei em Os segredos que guardamos é o fato dele te mostrar que podemos sim, mudar o mundo através dos livros. Doutor Jivago abriu os olhos de muita gente e possibilitou uma Rússia melhor. Além disso, os personagens muito bem construídos nesse livro é de se invejar.

Temos sim uma ficção histórica aqui e a autora soube retratar muito bem essa questão de ?um livro dentro de outro?, simplesmente impecável.

Lorranny 24/04/2020

Doutor Jivago...
Confesso que não conhecia Doutor Jivago, mas ler esse livro me deixou curiosa para conhecer a obra que o inspirou. A história é boa, mas os personagens não me conquistaram. Em modo geral é uma boa leitura, com muitas curiosades históricas e temas importantes como o empoderamento feminino e o poder da literatura.

Leticia Rosa 04/06/2020

Estava como muita expectativa para esse livro, acabei me decepcionando um pouco.
A narrativa é muito fluida, sendo narrado por vários personagens e em vários países.
Me fez refletir sobre como a liberdade de expressão de poder escrever ou ser quem quiser pode ser perdido com muita facilidade.

@jaliagoraesuavez 10/06/2020

A mistura da realidade com ficção
Apesar de adorar romances históricos, confesso que estava com ressalvas para ler esse livro, mas que bom que me rendi à leitura, pois foi adorável.

Inspirado em uma missão real da CIA durante a Guerra Fria, Os segredos que guardamos mostra, de maneira romanceada, como a Agência de Inteligência americana apostou em Doutor Jivago, uma das obras-primas do século XX, para mostrar aos soviéticos o poder de mudança da literatura.

O livro traz personagens fictícios e personagens reais. Mistura fatos reais com fatos que ocorreram de forma ficcional e com isso você tem uma leitura fluida e muito interessante sobre mulheres que fizeram a diferença numa época em que apenas homens eram valorizados.

Temos romance, temos sexualidade, temos abuso, preconceito no ambiente de trabalho, temos tortura. Mas também temos feminismo e força. E tudo contado de uma forma até leve para os temas, tornando a trama muito informativa.

Adorei os personagens e consegui sentir suas frustrações, medos, inseguranças, o que me aproximou muito da leitura.

"(...) os livros eram cruciais para demonstrar que a arte só poderia nascer da liberdade verdadeira."

A mistura de ficção e realidade nesse livro está impecável e acho que foi o que mais me encantou na leitura. Pode procurar depois no Google que está tudo lá.

E, por fim, Doutor Jivago que me espere. Vou te ler, com certeza!

site: @jaliagoraesuavez no Instagram

Keila 03/10/2021

Nem todos os segredos devem ser guardados
Livro inspirado em uma missão real da CIA durante a Guerra Fria, que apostou no livro Doutor Jivago para mostrar aos soviéticos que mudanças podem acontecer.
A história é narrada e dividida entre Oriente e Ocidente, mostrando um pouco da vida do autor de Doutor Jivago, Boris Pasternak, e sua história de amor com sua amante Olga, que vivem na URSS.
Do outro lado mostra a Agência de Inteligência trabalhando para distribuir o livro de Boris dentro de sua própria nação, visto que ele não pode ser publicado por lá por ser considerado contra a ideologia do estado.
No Ocidente, temos a espiã Sally que treina Irina, que iniciou como datilógrafa na agência, a ser uma mensageira e contrabandear o livro.
As grandes protagonistas do livro são mulheres, que de ambos os lados, mostram que alguns segredos não devem ser guardados!

Mais um romance histórico, com pano de fundo a Guerra Fria, repleto de informações reais, mas tendo lacunas preenchidas com ficção.
Apesar de ter sido uma leitura um pouco mais arrastada por conta do tema e diversas informações, foi muito válido!

Ana Claudia 16/01/2021

Essa história mostra toda a trajetória cheia de obstáculos que o livro Doutor Jivago percorreu até ser publicado.
O plano da CIA era imprimir e diatribuir ?Doutor Jivago?, uma das maiores obras literárias do século XX, que teve a publicação proibida pelo governo soviético por anos.
Um enredo regido por personagens femininas fortes e determinadas. Temos Olga Ivinskaya, a amante de Parternak e as espiãs americanas que existiram mas que não tiveram seus nomes registrados na História.

marianasb 31/10/2021

Três mulheres, uma guerra fria e livros como armas
A premissa do livro já era maravilhosa, e depois de ler, então... surpreendente! Uma história de empoderamento feminino e que mostra o poder que os livros têm, e como foram utilizados pelos Estados Unidos para vencer seu combate contra a União Soviética, principalmente Doutor Jivago. A sensação que fica é de querer ler esse livro e abraçar a Irina, Sally e Olga.

Alguns trechos importantes:

"Fazia poesia ao falar sobre o papel que a arte e a literatura desempenhavam na propagação da democracia, de como os livros eram cruciais para demonstrar que a arte só poderia nascer da liberdade verdadeira";

"Mas seu poder real era que ela nunca aceitava o papel que os homens lhe atribuíam";

"E se isso não funcionasse, eu sabia que mais um sol ia nascer de qualquer maneira, e eu seguiria em frente".

Por tudo, indico demais. ?

Gi 06/10/2020

Não sei o que esperava da leitura quando comecei, mas acabei me surpreendendo... Gostei, achei que fluiu super bem!
Fiquei meio perdida no começo por causa da quantidade de personagens, mas depois não tive mais problemas.

Talita | @gosteilogoindico 13/11/2021

História surpreendente.
Gostei muito muito dessa história. Ambientada nos tempos da Guerra Fria, empoderamento feminino, mostrando o poder dos livros. Fiquei curiosíssima para ler Doutor Jivago ?

Ana 23/04/2021

Como pano de fundo para esse romance temos o livro ganhador do Nobel de literatura, Doutor Jivago, escrito por Bóris Pasternak, que foi proibido de ser publicado na União Soviética. Esse romance, com enfoque duplo, vai mostrar a vida do escritor na Rússia e as implicações de sua obra sobre sua vida e a de sua amante; e a visão de espiãs/datilógrafas americanas que trabalhavam na agência que intermediou o contrabandeio de livros de volta a URSS. Vale a pena a leitura para se entender a repressão do sistema russo, entre diversos outros aspectos

Natalia 24/11/2021

Eu gostei bastante do livro. Apesar de ficar perdida em meio a muitos personagens, mas isso é um problema que eu tenho hahaha. O livro tem um pouco de tudo, amor proibido, espionagem, mulheres maravilhosas e censura. Demorei um pouco para ler pq apesar de ter gostado pra mim foi um pouco arrastado .. mas Recomendo mesmo assim

Daniela 09/05/2021

O livro demora para conseguirmos entrar na história.. mas sim, depois que entramos, nos envolvemos com os personagens.