Os segredos que guardamos

Os segredos que guardamos Lara Prescott

Resenhas - Os Segredos Que Guardamos

Leticia Rosa 04/06/2020

Estava como muita expectativa para esse livro, acabei me decepcionando um pouco.
A narrativa é muito fluida, sendo narrado por vários personagens e em vários países.
Me fez refletir sobre como a liberdade de expressão de poder escrever ou ser quem quiser pode ser perdido com muita facilidade.

Ana Claudia 16/01/2021

Essa história mostra toda a trajetória cheia de obstáculos que o livro Doutor Jivago percorreu até ser publicado.
O plano da CIA era imprimir e diatribuir ?Doutor Jivago?, uma das maiores obras literárias do século XX, que teve a publicação proibida pelo governo soviético por anos.
Um enredo regido por personagens femininas fortes e determinadas. Temos Olga Ivinskaya, a amante de Parternak e as espiãs americanas que existiram mas que não tiveram seus nomes registrados na História.

@jaliagoraesuavez 10/06/2020

A mistura da realidade com ficção
Apesar de adorar romances históricos, confesso que estava com ressalvas para ler esse livro, mas que bom que me rendi à leitura, pois foi adorável.

Inspirado em uma missão real da CIA durante a Guerra Fria, Os segredos que guardamos mostra, de maneira romanceada, como a Agência de Inteligência americana apostou em Doutor Jivago, uma das obras-primas do século XX, para mostrar aos soviéticos o poder de mudança da literatura.

O livro traz personagens fictícios e personagens reais. Mistura fatos reais com fatos que ocorreram de forma ficcional e com isso você tem uma leitura fluida e muito interessante sobre mulheres que fizeram a diferença numa época em que apenas homens eram valorizados.

Temos romance, temos sexualidade, temos abuso, preconceito no ambiente de trabalho, temos tortura. Mas também temos feminismo e força. E tudo contado de uma forma até leve para os temas, tornando a trama muito informativa.

Adorei os personagens e consegui sentir suas frustrações, medos, inseguranças, o que me aproximou muito da leitura.

"(...) os livros eram cruciais para demonstrar que a arte só poderia nascer da liberdade verdadeira."

A mistura de ficção e realidade nesse livro está impecável e acho que foi o que mais me encantou na leitura. Pode procurar depois no Google que está tudo lá.

E, por fim, Doutor Jivago que me espere. Vou te ler, com certeza!

site: @jaliagoraesuavez no Instagram

Bárbara 13/01/2021

Maravilhoso!
Em 2014, foram divulgados documentos da CIA detalhando uma missão, cujo objetivo era levar para dentro da URSS um livro considerado antipatriótico. Doutor Jivago conta a história de amor entre Lara e Yuri durante a Revolução Russa de 1917. Lançado em 1957, foi adaptado para os cinemas, chegando a ganhar Oscar.

O que torna o clássico uma obra de destaque é o fato de a primeira publicação não ter sido feita no seu país de origem. O manuscrito, entregue por Boris Pasternak, teve a primeira tradução na Itália, pelas mãos do editor italiano Giangiacomo Feltrinelli, apesar de várias tentativas da União dos Escritores Soviéticos de evitar tal ação.

Os Estados Unidos viram o manuscrito como uma arma poderosa para lutar contra o sistema que até então vigorava. Stálin, nessa época, já estava morto, todavia, isso não diminuiu as críticas e perseguições ao autor do livro. Nada melhor, então, que contrabandear a obra literária, para disseminar o conhecimento aos habitantes da URSS.

A autora resolveu criar uma história baseando-se nessa premissa. Nela, trouxe duas visões do mundo. No Ocidente, com as datilógrafas que faziam parte da CIA, conhecemos Irina, filha de imigrantes russos que seria recrutada para ser espiã. No Oriente, conhecemos Boris e Olga, autor da obra e sua amante. É bastante interessante ver as histórias de ambas as partes da Cortina de Ferro, bem como os segredos e toda a jogada americana para fazer o livro "voltar para casa". Por meio dos capítulos narrados por Olga, vemos como o sistema torturava e matava intelectuais russos por terem obras e ideias consideradas antipatrióticas. É impossível não sentir empatia por ela.

Em 2016, uma versão com os primeiros capítulos da obra recebeu o prêmio Crazy Horse Fiction Prize, já antecipando o sucesso que seria a obra final, traduzida para 28 idiomas e com adaptação cinematográfica já confirmada. Um livro baseado em fatos, de um acontecimento bastante importante para a literatura mundial, e que fala também sobre o papel e a força das mulheres no mundo.

site: http://www.instagram.com/leiturasdebarbara

Natalia 24/11/2021

Eu gostei bastante do livro. Apesar de ficar perdida em meio a muitos personagens, mas isso é um problema que eu tenho hahaha. O livro tem um pouco de tudo, amor proibido, espionagem, mulheres maravilhosas e censura. Demorei um pouco para ler pq apesar de ter gostado pra mim foi um pouco arrastado .. mas Recomendo mesmo assim

Raissa.Porto 14/07/2022

Oq destacar desse livro? As mulheres! Elas mostraram tudo nessa história. Mostraram como foram capazes, que tem garra, coragem, que as vezes erramos muito pelo amor... Me desculpem, mas Olga merecia muito mais, porém escolhas são escolhas, né? Mesmo tendo pausado a leitura por muito tempo, consegui voltar pro livro como se não tivesse parado. Gostei muito!

Gi 06/10/2020

Não sei o que esperava da leitura quando comecei, mas acabei me surpreendendo... Gostei, achei que fluiu super bem!
Fiquei meio perdida no começo por causa da quantidade de personagens, mas depois não tive mais problemas.

iamcoito 10/08/2020

Acho que eu esperava mais. Inicialmente, fiquei muito intrigada com a história, querendo saber mais sobre aquelas mulheres que faziam parte da espionagem durante a Guerra Fria. Apenas quando comecei a ler o livro me toquei de que o mesmo seria separado entre Ocidente & Oriente. Achei isso incrível, porém, a história do Oriente simplesmente me deixava irritada, odiei Olga por abandonar os filhos por causa de um macho. E odiei o Boris pela forma como ele tratava a esposa dele e como parecia não se importar com a possibilidade da Olga ser presa novamente. Já quanto a história do Ocidente, admito que fiquei meio emocionada quando determinado casal e fiquei um pouco decepcionada por não terem dado tanta continuidade.

Keila 03/10/2021

Nem todos os segredos devem ser guardados
Livro inspirado em uma missão real da CIA durante a Guerra Fria, que apostou no livro Doutor Jivago para mostrar aos soviéticos que mudanças podem acontecer.
A história é narrada e dividida entre Oriente e Ocidente, mostrando um pouco da vida do autor de Doutor Jivago, Boris Pasternak, e sua história de amor com sua amante Olga, que vivem na URSS.
Do outro lado mostra a Agência de Inteligência trabalhando para distribuir o livro de Boris dentro de sua própria nação, visto que ele não pode ser publicado por lá por ser considerado contra a ideologia do estado.
No Ocidente, temos a espiã Sally que treina Irina, que iniciou como datilógrafa na agência, a ser uma mensageira e contrabandear o livro.
As grandes protagonistas do livro são mulheres, que de ambos os lados, mostram que alguns segredos não devem ser guardados!

Mais um romance histórico, com pano de fundo a Guerra Fria, repleto de informações reais, mas tendo lacunas preenchidas com ficção.
Apesar de ter sido uma leitura um pouco mais arrastada por conta do tema e diversas informações, foi muito válido!

Talita | @gosteilogoindico 13/11/2021

História surpreendente.
Gostei muito muito dessa história. Ambientada nos tempos da Guerra Fria, empoderamento feminino, mostrando o poder dos livros. Fiquei curiosíssima para ler Doutor Jivago ?

Rebeca 30/12/2020

Execelente!
Nunca li nada da aitora e queria ler um livro sobre mulheres fortes. No inicio me decepcionei mas com o andar da corruagem e as coisas se desenrolando de decepcionate nao tem absolutamente nada! Fluido, maravilhoso!!

talitaFranholz 12/08/2024

Queria muito conversar com alguém sobre esse livro? tenho tantas dúvidas sobre o final me deixou revoltada!

eversincerafa 28/12/2021

Instigante do começo ao fim
"Os segredos que guardamos" é uma história baseada em fatos reais, que se passa durante a época da URSS.
Contada em diversos pontos de vista dos personagens, a história relata a investigação por trás de um livro - Doutor Jivago -, e o fato de ele ser, ou não, uma arma para o estado.

A narrativa de Lara Prescott nos faz ter uma visão ampla da história, e ainda assim nos conecta com cada um dos personagens sobre o qual está tendo sua história contada, mesmo eles estando em diferentes lados na investigação.

Apesar de não ter uma base sólida sobre os acontecimentos da época e saber pouco sobre o que foi a URSS, os impactos do comunismo e o breve reinado de Stalin, consegui ler tranquilamente, mas acredito que ter mais conhecimento sobre o contexto histórico da época te prende ainda mais ao livro.

Foi um livro que me tirou da minha zona de conforto e eu amei a experiência de lê-lo.

Queilinha 09/04/2021

Os segredos Que Guardamos...
Esse livro foi o escolhido para uma LC de um clube que faço parte. Apesar do livro ser bom, a leitura não fluiu como eu gostaria, confesso que demorei um pouco para conseguir finalizar o livro.

O começo pra mim, foi bem confuso, muitos personagens e as vezes eu ficava me perguntando quem estava falando naquele momento (na parte das datilógrafas).

Depois de um tempo, a leitura foi se tornando mais fácil e me familiarizei com os personagens (Ufa!).

O livro tem um bom enredo e uma trama razoavelmente envolvente. Mas, não foi meu favorito.

Alguns personagens ficaram meio que sem desfecho e senti falta disso ao finalizar o livro.

O livro gira em torno de Boris Pasternak, um famoso escritor Russo e seu livro Doutor Jivago. Em uma URSS pós Segunda Guerra Mundial. Relata os percalços que ele enfrentou para ver seu romance publicado. De Olga seu grande amor e amante. De Irina, uma descente russa nascida nos Estados Unidos, Sally uma americana que trabalhou para a OSS e agora trabalhava para a Agência Americana juntamente com Irina e espiões americanos, ingleses, soviéticos e por aí vai.

O livro se desenvolve bem, porém não foi uma leitura que deixa com vontade de devorar. Mas, foi agradável e muito bem escrito. Me despertou o interesse em ler e assistir Doutor Jivago, então, acredito que tenha cumprido seu objetivo.

Recomendo o livro para todos que gostam de romance histórico.