O menino do pijama listrado

O menino do pijama listrado John Boyne
Oliver Jeffers

Resenhas - O Menino do Pijama Listrado

Bella318 14/01/2024

"A guerra não é um assunto digno de conversa."
Não é o tipo de livro que eu costumo ler, e por isso mesmo achei que fosse odiar, mas essa história me surpreendeu até dms. Uma leitura curta, envolvente e triste. É emocionante, de linguagem simples e com uma mensagem riquíssima.

Camila 14/01/2024

O menino do pijama listrado
É pecado dizer que gostei mais do filme que do livro? ?
Acho que tinha expectativas demais para o livro. O livro é bom, mas o filme me emocionou e prendeu mais!

Ster. 14/01/2024

Há tanta maldade no ser humano...
"O Menino do Pijama Listrado" é mais do que uma narrativa histórica; é uma obra triste e delicada que desvela as cicatrizes da Segunda Guerra Mundial. A narrativa, centrada na inocência de Bruno e Shmuel, transcende as fronteiras literárias ao capturar a angústia de uma amizade florescendo em meio à tragédia. Tal que, somos guiados por um olhar ingênuo, ressaltando a crueldade do mundo adulto e as barreiras injustas que os protagonistas enfrentam e, a história é repleta de nuances emocionais, ressalta a vulnerabilidade da infância em um contexto tão brutal, deixando uma marca indelével na percepção do leitor sobre os horrores da discriminação e do sofrimento humano.

Thuany 14/01/2024

Pesado
Embora possua uma linguagem simples, o fato de descrever a guerra pelos olhos de uma criança o torna, talvez, mais pesado e triste do que outros romances com a mesma temática. Trata-se de uma história comovente; entretanto, vale lembrar que não é possível, nem de longe, imaginar um possível final feliz para quaisquer personagens inseridos no mesmo espaço-tempo da história narrada.

Marju 14/01/2024

Como ser criança pensar e viver como criança é bom, a maldade esta em volta de nos mais não notamos. Ser feliz é importante e faz bem ser inocente ao ponto de não ver maldade em nada é melhor ainda
Quando somos adultos ou jovens devemos ser vulneráveis...é importante saber oque é a vulnerabilidade entender e viver.
Quanto ao livro que linda amizade que eles tinham duas crianças no mesmo mundo mesmo sentimos mais vivências e condições diferentes que lindo de ler mais triste de se viver ...
Ainda não superei?

Mark 14/01/2024

Meninos que romperam a fina e frágil película que os separava enquanto pessoas para dar as mãos e de mãos dadas permaneceram até o fim.
Hoje quero compartilhar convosco minhas impressões obtidas durante a releitura desta obra tão delicada e ao mesmo tempo tão dolorosa que é "O menino do Pijama Listrado", do escritor irlandês John Boyne.

Este livro chegou em meu caminho durante uma fase muito difícil de minha vida, na qual vivi dores amargas e, para contornar toda angústia, foi justamente no período da Pandemia do Covid-19. Me recordo que naquele período me sentia tal qual um prisioneiro em minha própria casa e a aflição me tomava a cada nova notícia que ouvia sobre o estado do mundo naqueles dias. Decidi então investir meu tempo em leituras e na aquisição de novos livros para ocupar minha mente, me distrair um pouco e tentar fugir de meus dilemas, e neste processo cheguei ao referido livro.

Minha primeira leitura desta obra, nos intermédios de 2020 a 2021 (confesso não me recordar com plena convicção o ano) foi mergulhada em surpresas, pois esperava um livro de escrita dura, carregada por angústias e, principalmente, que fosse um livro doloroso do começo ao fim, assim como me foi a leitura do "Diário de Anne Frank". No entanto, me surpreendi ao me deparar com uma história que, embora aborde uma temática infeliz, miserável e angustiante, nos envolve de uma maneira que imergimos nas cenas se somos balançados entre a amargura do holocausto e a leveza da inocência de uma criança.

Em minha perspectiva, a principal beleza do livro está neste jogo de contrastes, entre a inocência e leveza que o Bruno tem, não sendo ele dotado das visões desumanas e desgraçadas de seu pai (espelho do partido nazista) e nos faz observar, por uma lente um pouco mais ofuscada, a inocência do Shmuel - o menino do pijama listrado - ao não compreender ao certo o que está acontecendo e nem os motivos que levam seu povo - judeus - a sofrerem aquelas lástimas.

Bruno, em sua realidade, filho de um importante militar, que cresceu regado à luxos e conforto, agora se depara com a solidão e angústia de morar ao lado de um dos campos de concentração, embora ele sequer saiba o significado daquele campo que observa por sua janela. É então nesta inquietação, no vazio dos dias, sem amigos, sem crianças com quem brincar, que Bruno decide sair para explorar a área e por acaso do destino encontra com Shmuel, surgindo assim uma repetição diária de encontros por mais de um ano, o que os encaminha a uma amizade sincera e dócil.

Duas crianças que não entendem bem o que está acontecendo, mas que desenvolvem um sentimento sincero de amizade e que rompe com a película fina e miserável que os separa enquanto pessoas.

Para mim, esta foi a principal beleza do livro, mostrar que, ainda dotados da inocência, aqueles dois meninos não viam entre si diferenças, a tal ponto de se acharem parecidos, no entanto, tendo suas mãos, uma "só ossos" e outra "gordinha" como a representação desta diferença entre eles, pois fora isto, os dois se veem sem nenhuma distinção entre si.

Além da amizade entre os dois jovenzinhos de nove anos, nascidos no mesmo dia, mas com destinos de vida tão distintos, o livro também aborda um pouco da realidade daqueles que se opunham ao sistema - assim eufemicamente chamemos aquela desgraça desumana - como por exemplo no caso da avó paterna do Bruno, que nunca aceitou o filho seguir tais passos da jornada militar, o que por sua vez gerou um profunda cisão no seio familiar, bem como o pai de um dos militares que vivia na casa do Bruno, que tendo ele abandonado o país, despertou no pai do Bruno, e superior do militar em questão, o sentimento de indignação, acusando-o de abandono à pátria.

Um ponto que, embora não seja primordial na história do livro, me deixou de certo modo atento aos próximos passos, foi a íntima amizade do militar, tão jovem e promissor, com a irmã do Bruno - esta apaixonada por ele - e, especialmente sua mãe. No início da releitura do livro eu não me recordava deste trecho, e creio que na primeira vez que o li posso não ter dado muita atenção e por isto a lembrança se perdeu em algum dos baús da mente. Perceber que o, até então, braço direito - chamemos-lhe assim - do pai do Bruno, na verdade se tornou amante da mãe do garoto, fato este que se comprova já nos capítulos finais do livro. Este ponto, claro que representando apenas um grão de café em toda saca da história, ainda assim foi algo que me chamou a atenção.

Findando aqui minhas considerações, deixo o comentário de que o desfecho do livro, assim como na primeira vez que o li, me deixou sem fôlego e expressões que descrevam meus sentimentos, pois, embora a história caminhe a passos largos para tal destino, algo em mim ainda recusava-se a crer que pudesse acontecer. No entanto, o quase que inevitável fim trágico daquela amizade e também dos personagens de deu.

Se deu por dois fatores, sendo o primeiro - e impossível de não ser mencionado - a crueldade humana em escrever um capítulo tão tenebroso na história da humanidade - capítulo real e não fictício - e por segundo fator, interpreto que a inocência de dois meninos, meninos puros, meninos lavados de qualquer impureza em sua índole.

Este livro me arrancou lágrimas ao terminar a história e me arranca lágrimas ao escrever este relato de leitura.

gih 13/01/2024

Bruno e Shmuel
Nossa que livro! A leitura foi bem fluida, fácil e rápida.
Ao decorrer do livro é fácil perceber a inocência dos meninos, conforme suas perguntas e atitudes. Eles não sabiam o que estava acontecendo e infelizmente não descobriram o que era tudo aquilo.
Fiquei muito triste com o final e irei assistir o filme!

Gabe, a leitora 13/01/2024

Primeiro favoritado de 2024
O livro retrata a vida de uma criança alheia à realidade, o holocausto, a manipulação e lavagem cerebral.
A obra mostrou claramente a inocência de dois garotos ao holocausto, mesmo ambos estando em cada lado da cerca.
Fiquei focada até o final do livro, achei interessante as mensagens que foram passadas e o final realístico.

Talita642 13/01/2024

Bruno e Shmuel.
Ler ?O Menino do Pijama Listrado? é deparar-se com a inocência. Bruno, um jovem garoto, busca explorar o mundo. Em Berlim, fez amigos e lembranças. Havia casas grandes, pessoas caminhando e parando para conversar com outras pessoas. Com a mudança inesperada, Bruno deparou-se com um lugar vazio e isolado. Talvez, o lugar mais solitário do mundo. No meio de lugar nenhum, sentado de pernas cruzadas sobre o chão, olhando para a poeira debaixo de si, encontrou Shmuel. ?Descobri você?, disse Bruno. Ele viu um par de olhos tristes. Shmuel expressava desamparo, tristeza e dor. Havia uma enorme cerca de arame estendendo-se em todas as direções. A cerca separava os meninos, porém, as conversas atravessavam a cerca durante todas as tardes seguintes. Não havia grama do outro lado da cerca, não havia outras ruas, nada de lojas, nem bancas de frutas e legumes, não havia mesas postas na rua; na verdade, não havia nada. Havia meninos pequenos e grandes, pais e avôs. Havia aflição, tristeza, amargor, desprezo, angústia e dores.
Bruno e Shmuel não podiam brincar. Durante o ano que passou, tiveram boas conversas, gentilezas e uma grande amizade. Incapaz de compreender as adversidades, Bruno e Shmuel foram amigos. Apesar do caos que se seguiu, suas mãos foram entrelaçadas e nada no mundo teriam convencido a soltá-las.

asgardianah 13/01/2024

Assim acaba a história de Bruno
Sempre quis ler esse livro pq gostei mt do filme. Com certeza é um livro muito importante que fala sobre um assunto importante de uma maneira fácil na visão de duas crianças de lados opostos mas que não entendem o pq de estarem uma de cada lado da cerca.
A leitura é muito fácil, tem poucas páginas e muitos detalhes, gosto da maneira como o autor deixa claro os pensamentos do Bruno sobre as coisas e faz a apresentação dos personagens durante a leitura. Além disso o autor demostra a situação do nazismo de um jeito "entre linhas" por se tratar de crianças protagonistas oq deixa o livro mais leve sem ocultar o objetivo.
Muitas emoções ocorreram e o final é simplesmente do jeito q deveria ser. clean.
Gostei e recomendo!
clara 14/01/2024minha estante
nota ta mt alta pra um livro ruim amor

Anna 11/01/2024

O Menino do Pijama Listrado
A trama do livro passa no decorrer da Segunda Grande Guerra Mundial e mostra a vida familiar de Bruno, um garoto de 8 anos que teve que se mudar com sua família.
Ao decorrer da história Bruno conhece Shmuel, um garoto da mesma idade, mas de "classes" diferentes.

i92skj 11/01/2024

Triste. triste demais.
Não tem muito como explicar o misto de sentimentos que esse livro transmite. É uma mistura de raiva, tristeza, impotência e principalmente injustiça. É óbvio que conforme a leitura percebemos que foi bem mentirosa e que nos induz a se compadecer mais do lado opressor do que do lado oprimido, ainda mais vendo o contexto histórico da época. Embora seja cínico, o ponto de vista de Bruno nos transmite pureza de um jeito macabro conforme narrava o que via. Entendendo do que se tratava, cada página faz o estômago afundar. Shmuel é um personagem doce, e eu o enxergo como o real protagonista nessa historia, pois sabemos que ele é apenas uma representação fraca da dor que esse povo enfrentou. Enfim, tem seus pontos positivos e negativos, porém mesmo q seja uma leitura tendenciosa faz refletir e nos leva a entender o que realmente aconteceu nesse passado abominável, mesmo que esse não seja o melhor exemplo para criar consciência no assunto. Valeu a experiência.