O menino do pijama listrado

Oliver Jeffers

Resenhas - O Menino do Pijama Listrado

Luis1011 22/01/2024

O MENINO DO PIJAMA
Livro muito bom, leitura fácil e agradável, gosto muito de livros com capítulos divididos. Recomendo muito.

Helen.Bandeira 22/01/2024

Um livro surpreendente
Essa história te faz refletir tanta coisa. Eu simplesmente senti um misto de raiva, empatia e tristeza ?

Mariana1406 22/01/2024

Pela primeira vez,o filme ?venceu?
Vi o filme muito antes de ler o livro,mas ainda me lembro do final e confesso que o do filme é bem mais elaborado.Enquanto no filme percebemos de forma clara o que acontece com Bruno,no livro ficamos com (uma pequena,mas ainda sim)dúvida.O livro em geral é muito bem desenvolvido e conta a história da família de Bruno durante a segunda guerra mundial.

ana 22/01/2024

Are there still beautiful things?
Que livro impactante e envolvente. bruno demonstra perfeitamente a inocência de alguns que viveram esse momento horrivel da história. como a irmã dele tentou explicar o porquê as pessoas do outro lado da cerca eram "ruins" sem conseguir realmente explicar, porque não tinha um motivo válido. shmuel foi um presente pra ele depois de ficar vários dias isolados na nova casa e eles construíram uma amizade linda. ele realmente não entendia a situação e shmuel sabia disso, mesmo assim sempre teve paciência pra responder as perguntas. ai sinceramente eu ficava muito triste a cada interação, li o livro inteiro com o sentimento de angústia no peito, principalmente quando eu lia as cenas do pavel e da maria e como eles eram tratados. o final acabou comigo, mas tenho certeza que shmuel e bruno continuaram sendo melhores amigos pra sempre. um livro necessário pra que a história jamais se repita
música - seven (taylor swift)

bellaaRB 21/01/2024

Um clássico extraordinário
Meu deus. Estou muito impactada. Não só pelo livro e a história mas também com tudo oque ela representa e a dor e verdade que ela carrega.

A maneira como o autor fez questão de destacar como o Bruno e o Shmuel eram a definição de infância e inocência e não faziam a menor ideia do que estava acontecendo ao seu redor é simples mas extremamente dolorosa.

Acho que TODOS deveriam ler esse livro alguma vez na vida, porque mesmo sendo curto ele traz um peso enorme em suas páginas.

Débora 20/01/2024

Brunooo
Muito triste? é difícil falar. É doloroso demais saber que tudo isso aconteceu e tanto mais. E pensar no que acontece nesse mundo, a intolerância, a falta de respeito pela vida, a ganância pelo poder, o amor que se esfria com o passar do tempo.

Deus nos ajude.

Gabby 19/01/2024

Dor.
A escrita desse livro foi simplesmente maravilhosa.
Amo a forma como o livro foi escrito pela visão do Bruno, porque dessas maneira podemos presenciar a pureza da mente de uma criança em meio a um ambiente tão hostil.

O assunto tão delicado desse livro foi tratado com perfeição. Não tenho palavras para descrever o quão fluido ler esse livro é. Além do final de cortar o coração.

Só desejava que o final fosse retratado de uma forma mais ampla ao invés de uma forma tão resumida. Ademais, tb acho q o autor devia ter representado o sofrimento de seus pais de forma mais detalhada. Mas entendo q o autor tenha tentando deixar o final mais leve e tb em aberto.

No geral eu amei o livro! Acho que é um clássico que todos deveriam ler!

Driely 18/01/2024

Rápido e chocante
Eu estava querendo ler há bastante tempo, nesse período vim escapando de todos os spoilers, porque parece que o mundo inteiro já viu o filme (menos eu) e eu só queria ler o livro em paz.
Consegui escapar dos spoilers e finalmente peguei o livro para ler, realmente foi bom ter escapado deles porque fiquei completamente chocada com a leitura (só não vou dar mais detalhes para não estragar a experiência de leitura de ninguém).
Como sempre é lindo ver a inocência e pureza das crianças, todas as vezes que leio livros que abordam isso, me sinto muito tocada, quem dera fôssemos como elas.
O livro foi tão rápido que nem me apeguei muito, quando vi já tinha acabado, e eu com a cara assim ?, completamente chocada.
Gostei, foi um livro até que interessante para vermos o que um cara maluco no poder pode fazer e como as pessoas que os seguem são tão doentes quanto (parece que a humanidade deles vai embora), e também sobre pensarmos as consequências de nossas ações.

Sofia 18/01/2024

O menino do pj
bom ele tem uma escrita bem facil e eu adorei a forma como ele è contado atravez dos olhos do Bruno ( uma criança que nao tem nossao de nada que tá acontecendo em sua volta )
é um livro totalmente necessário
todo mundo devia ler um dia

Manugu 17/01/2024

Um clássico
Eu gostei bastante do livro. Me emocionei em algumas cenas, senti o peso da história, me apeguei aos personagens, tudo. PORÉM... O final foi MUITO rápido, não tive nem tempo de sentir ele. Uma cena que deveria ser longa, detalhada, miserável, se resumiu em apenas um capítulo sem graça. O final cagou tudo, mas no geral achei muito bom?

Beatriz L 17/01/2024

E então o cômodo ficou escuro e de alguma maneira, apesar do caos que se seguiu, Bruno percebeu que ainda estava segurando a mão de Shmuel entre as suas e nada no mundo o teria convencido a soltá-la.

eucristiancabral 16/01/2024

O menino do pijama listrado
Foi uma leitura muito boa e acho que muito importante de se fazer. Mostra a vida de duas crianças inocentes em relação a uma época onde o mal, preconceito e discriminação estava extremamente evidente no mundo. A amizade do Bruno e do Shmuel mostra como a solução do mal do mundo está nelas, na pureza das crianças. Com certeza o final me destruiu, mas também me mostrou que na vida, coisas simples, como uma amizade verdadeira, é realmente o que importa no final.

Luiza 16/01/2024

Me decepcionei um pouco
Acho que o desenvolvimento poderia ser bem melhor. Sinto que a história foi mais rasa. Eu esperava ter mais emoção, cenas dramáticas, e não foi tanto. O final foi muito resumido. Prefiro o filme.

laura1423 15/01/2024

O Menino do Pijama Listrado
Gostei demais. Amo livros que são contados na visão de crianças pois tu vê a pureza em cada frase. O que mais me comove nesse livro é ver a inocência dos dois meninos, ambos não sabendo o que estava acontecendo e tentando levar na maior naturalidade possível. Bruno não entende onde estão, nem o campo. Shmuel não entende a câmara de gás. Os dois não entendem a gravidade da situação. O jeito que Bruno compara sua situação com a de Shmuel (inocentemente claro) é algo muito emocionante, pois ele não faz ideia da diferença de condições dos dois. O final do livro é curto e seco, não tem muitos detalhes e acaba rápido, o que creio que foi planejado pra te dar um choque, ou talvez seja o tipo de escrita do autor. Adorei!

Italo.Iglesias 15/01/2024

Devastadoramente encantador!
Tirando o assunto extremamente delicado, mas que é tratado de uma forma muito fluída, o encanto maior está na escrita.
Quem convive com crianças, sabe que são examente como Bruno. Vão acumulando informações, são sinceras demais, colocam seus problemas acima dos outros e muitas outras características. Esse comportamento típico da faixa etária de Bruno traz uma leveza surreal e nos faz pensar além do que o livro apresenta, criando várias hipóteses durante a leitura.
Além de todo o encanto envolvendo a escrita, há inúmeras lições que podemos tirar desse livro, desde a primeira até a última página. A escrita amadurece, nós amadurecemos com Bruno e aprendemos a compreendê-lo.
Uma leitura relativamente curta e leve, porém de grande aprendizado e reflexão sobre muitos fatos históricos.