O menino do pijama listrado

O menino do pijama listrado John Boyne
Oliver Jeffers

Resenhas - O Menino do Pijama Listrado

ifsileao 09/01/2024

Livro superestimado e relativizando uma ideologia genocida
"O Menino do Pijama Listrado" conta sobre a vida de dois meninos que vivem mundos paralelos: Bruno, um menino que cresceu vivendo tudo e do melhor, e Shmuel, outro rapaz polonês da mesma idade que está em um campo de concentração. O pai de Bruno é um soldado alemão que acaba de ser promovido a trabalhar em um dos campos e sua família inteira irá morar em Haja-Vista. Durante o livro, o jovem alemão irá relatar sobre os episódios que ele viveu.

Quando eu li esse livro pela primeira vez, eu fiquei com uma pergunta na cabeça que eu tive a resposta: "Por que Bruno não é um alienado igual aos outros filmes e as propagandas que eu vi?" Até que meu professor de história deu uma resposta incrível: Relativismo.

Conforme eu li pela segunda vez, eu consegui ver toda a explicação dele, que o autor relativiza demais o nazismo, esquecendo todos os horrores que a ideologia trouxe. O livro coloca a família de Bruno, principalmente seu pai, e o próprio personagem como "boazinha", sendo que não foi assim. Obviamente, a real existência dos campos e guetos não era revelada aos alemães, a propaganda ajudou muito durante os anos da ditadura, porém, como ele não saberia o ódio dos judeus? Esse livro PECA em fatos históricos.

A história em si não é ruim, ela é bem escrita e desenvolvida, o autor tem uma escrita excelente por desenvolver toda a história em menos de 190 páginas, até porque, é um assunto complexo, e, foi justamente isso que faltou, faltou aprofundamento, procurar ajuda acadêmica, estudar profundamente no assunto.

Por isso, o livro que era 4,5 ? foi para 3 ?, e é ainda muito justo.

Não terá QUOTES, mas indicações de livro sobre isso e o canal do meu professor:

Livros: A Bailarina de Auschwitz de Edith Eva Eger (já fiz reviews aqui) e Maus de Art Spiegelman.

E não vou deixar de falar sobre o meu professor Douglas, ele tem um canal no youtube e vou deixar o link aqui, mas, caso não consigam acessar o nome é "PORTAL ALEXANDRIA".

Dani 11/01/2024minha estante
Manda o link do canal do seu professor

Rute.Lessa 09/01/2024

Um livro de ficção baseado em uma triste realidade
Engraçado ler "O menino do pijama listrado" após tantos anos sabendo de todo o desenrolar da história.
Adquiri a obra há alguns anos em uma liquidação de desapego e nem imaginava que demoraria mais de 5 anos após a compra para ler.

A história para mim já era conhecida, afinal, o filme foi visto mais de uma vez, da mesma forma que as lágrimas no meu rosto também rolaram mais de uma vez. Trata-se de uma obra ficcional, baseado em acontecimentos reais, embora tenha um longo debate dos críticos sobre como a obra transformou-se em referência para a representação da Shoá e que não deve ser usada com sentido educativo no quesito de não condizer com a história, eu como educadora saliento que por se tratar de uma obra de ficção, não precisa condizer com a verdade por mais verossímil que seja. E sim, pode ser usada na sala de aula como porta de entrada para se estudar os acontecimentos mais a fundo, deixando ciente sobre o que é ficção e o que é realidade.

Pois bem, a obra embora utilize-se de um contexto terrível e muito sensível, consegue trazer uma sutileza, uma delicadeza pela visão de uma criança de 9 anos. Ao mesmo tempo em que entendemos o contexto, nos colocamos também no lugar do protagonista, vivemos a sua vida com seus pensamentos inocentes, seu vocabulário errôneo e suas descrições muito pessoais.

Obviamente, quem não tem conhecimento sobre a história, pode ler como apenas mais uma obra fictícia, quem conhece pode até rir da forma em como Bruno descreve o Fúria, com o bigodinho ridículo que era muito melhor ter cortado todo, o maior complexo de campos de prisioneiros estabelecido pelos alemães conhecido pelo pequeno como "Haja Vista" porque ele falava errado.

Por mais angustiante que seja saber da história, o narrador nos priva de certas cenas, não descreve a violência que acontecia, principalmente com o médico/descascador de batatas Pavel, no entanto, descreve com detalhes seu amigo Shmuel, a sua perspectiva quando entrou no campo. É tudo muito doloroso, pois comparava constantemente sua vida com a de Shmuel, sem saber o quão diferentes são.

O livro é tão bom quanto a adaptação fílmica, vale muito a pena ler, quando se quer um pouco de inocência quando tudo é caos.

nicolezwski 08/01/2024

O livro é melhor que o filme, por mostrar mais os sentimentos do protagonista. A inocência dos dois meninos é muito bonita e triste. A história é pesada e triste, por se tratar daquela época horrível.

samuelxgr 08/01/2024

Confesso que gostei mais do filme que do livro, mas de qualquer forma valeu super a pena. sou obcecado com histórias do século passado

fallen1913 08/01/2024

Uma decepção, mas interessante.
"O Menino do Pijama Listrado" é um livro que muitos disseram ser incrível e brilhante, mas não me impressionou de forma alguma.
A história é sobre Bruno, um garoto de alta classe social que tem que largar a sua vida em Berlim após seu pai ter sido promovido no seu emprego militar e se muda para uma casa em Haja-Vista, um local chato e feio (segundo as palavras dele). Lá, Bruno ficava em um quarto que havia uma janela que dava vista para uma cerca; atrás dessa cerca, haviam várias pessoas usando pijamas listrados que pareciam estar sempre brincando e, de vez em quando, caíam no chão e não levantavam mais por estarem cansados.
Bruno, em meio de seus momentos de tédio, decide ir até a cerca para ver o que acontecia lá. Ele acaba conhecendo Shmuel, um menino que morava do outro lado da cerca e que nasceu no mesmo dia que ele e usava um boné e pijama listrado, assim como as outras pessoas que ali viviam.
O livro explica como Bruno e Shmuel se tornaram melhores amigos e como foram melhores amigos até o fim, mesmo sem nunca terem brincado juntos antes.
O livro tem seus pontos fortes, como explicar de forma implícita o que acontecia nos campos de concentração durante a era da segunda guerra mundial, mas a escrita é muito repetitiva e me deixou sem sentir vontade de continuar lendo. O final me deixou em choque, foi algo muito inesperado, mas mesmo assim, não gostei. Na contracapa, há alguns comentários sobre o livro e em um deles alguém comenta o livro como "intenso e perturbador", algo que eu não consegui identificar, o que me deixou decepcionada.
Não recomendaria para amigos próximos e não consegui gostar, mas admito que me deixou curiosa para saber cada pedacinho dos acontecimentos e foi uma grande quebra de expectativa.

Phamela.Suely 08/01/2024

O livro é narrado da perspectiva do Bruno, que tem 9 anos, e é simplesmente fantástico! O autor é talentosissimo e consegue capturar muito bem os pensamentos de uma criança. Apesar disso o livro não é infantil e aborda comportamentos dos adultos de forma que é possível entender o que realmente acontece, apesar do Bruno não conseguir entender.

sabrina 08/01/2024

Amo demais o menino do pijama listrado, acho que todo mundo deveria ver pelo menos uma vez na vida tanto o filme quanto o livro, são realmente incríveis e mudam a perspectiva de como olhamos o mundo

Alana70 07/01/2024

Não é para mim.
Entendo completamente a relevância deste livro, mas eu simplesmente não consegui gostar. O livro me afeta demais, não como qualquer obra que me faça chorar, me afeta porque é algo com objetivo de representar algo que um dia já foi realidade.
Jamais direi que o livro é objetivamente ruim, apenas não consegui me senti em em momento algum da leitura. O filme me afetou muito, pensei que seria diferente com o livro, mas não foi. Realmente espero ter uma experiência melhor com ele no futuro.

campeloreadings 06/01/2024

Um pouco emocionante e muito mal feito
Um pouco emocionante em algumas partes, irritante em outras, mas é 100% ficção e vai contra a história.
Primeiramente, a obra foca muito em alemães, Bruno, e pouco em judeus e Shmuel. O Bruno me irritava toda hora com os dramas dele, ainda mais ele querendo comparar o """sofrimento""" dele com o holocausto!!! Eu sei que ele era uma criança, mas estava evidente que o Shmuel estava sofrendo lá, não brincando com os amigos.
Outra coisa absurdo é o tanto de tempo livre que o Shmuel tinha. Isso não condiz nada com a história. Os judeus trabalhavam pra caramba nos campos de concentração, mas o Shmuel tinha horas e horas de tempo livre para ficar conversando com um menino alemão. Além disso, o campo de concentração descrito no livro não condiz com o campo de concentração de Auschwitz (que era a Haja-vista do livro, creio eu, por conta da sonoridade parecida). Auschwitz era muito bem construída e a fuga era praticamente impossível. Aí o autor me diz que uma parte do arame estava solto (???).

É um bom livro ficcional, emociona em algumas partes e tudo o mais, mas é um péssimo livro sobre a guerra e nos induz a pensar que as coisas eram muito mais leves do que realmente eram. O holocausto era coisa séria. Era cruel. Muito mais cruel.

Eu.manuellah 05/01/2024

Nunca fiquei tão triste e irritada lendo. É um livro ótimo, todo mundo fala do quão triste ele é, mas você irá passar muita raiva também.

Bianca 05/01/2024

Não sei escolher título
Esse vai ser sempre o meu livro querido, ele abriu as portas para o mundo da leitura para mim e será guardado com muito amor. Não sei dizer quantas vezes chorei lendo-o, mas sei que li o livro inteiro com o coração apertado. Incrível a capacidade do ser humano. Sei que vou chegar a ler ele de novo em algum momento e espero ler com o coração mais aberto desta vez.

Rhanna Teixeira 04/01/2024

Livro
Uma leitura rápida, mas o livro é bom. Mostra muito a realidade. É Comovente e triste, gostaria de um final feliz

Silvana291 04/01/2024

Sou completamente apaixonada por esse livro
Impossível não se emocionar com a pureza das crianças que mesmo em meio ao caos e horrores da guerra conseguiu através da amizade vivenciar momentos de leveza

Carolina2149 04/01/2024

Vale a leitura
Um ótimo livro, a história é fluida, sem enrolação.
A inocência de duas crianças com realidades bem diferentes, vivendo como amigos.
Muito emocionante, bem escrito , contando um pouco a história de um povo, injustiçado , tratados como animais, nem direito de ser chamados de humanos tinham.
O filme mostra mais emoção, você consegue sentir o que o livro não consegue passar, achei que faltou mais sensibilidade em alguns trechos que no filme foram bem explorados.
Podem ler sem medo.