O menino do pijama listrado

O menino do pijama listrado John Boyne
Oliver Jeffers

Resenhas - O Menino do Pijama Listrado

Lia Oliveira 14/12/2023

Somos iguais...
Depois de ver o filme e ter gostado muito, faltava só ler o livro(achei que o filme foi bastante semelhante a obra)... e confesso sofri desde o começo pq já sabia o que aconteceria... E sofri na mesma intensidade...
Um livro com uma linda amizade, dois garotos que tinham almas iguais, mas que viviam separados por uma cerca...
Esse livro me ganhou em vários aspectos... Amei a maneira que o Bruno ver o mundo, o jeito que ele não é preconceituoso de forma natural... Amei acompanhar a amizade dele e o Shmuel crescer e tomar forma...
É um livro que traz uma certa reflexão e uma leitura que ficará na memória de quem o fizer... Digo pro experiência própria...

Carolina2402 13/12/2023

Inocente
Inocência é uma palavra que pode definir o livro de John Boyne de cabo a rabo. Mas o autor não traz somente isso em seu enredo.
Uma história intensa, emocionante, inocente. Um livro excelente.
A forma que o autor trata do assunto de forma delicada, tranquila e leve, apesar dele ser o completo oposto de todos esses adjetivos, é delicado e até imaculado.
O livro usa a dinâmica entre o menino judeu e o filho de um oficial alemão como uma metáfora para as situações de segregação e desigualdade da atualidade. A relação estabelecida entre as duas crianças é da mais verdadeira pureza que é quase sagrada.
A corrupção das crianças desde sua infância para que elas continuem os caminhos e acreditem nos mesmo valores dos pais é um assunto também muito bem tratado no livro.
O filme baseado no livro é de perfeita adaptação. O filme é uma verdadeira obra do cinema, com caracterização, ambientação, fotografia, tudo impecável. Faz jus perfeitamente à obra em que foi inspirado.
Eu assisti ao filme antes de ler o livro e confesso que o desfecho no filme é mais emocionante e visceral do que no livro (muito graças a excepcional atuação de Vera Farmiga), me deixando mais inclinada a gostar mais do filme.
Mas ambas são obras de arte extremamente bem construídas e excepcionais que valem cada minuto.

liaverso 13/12/2023

Eu li esse livro em menos de 2 horas porque foi uma leitura obrigatória do vestibular da uerj, e simplesmente não me conectei nada com a história. Não é um livro ruim, mas não tem profundidade, a maior parte da história poderia ser retirada do livro e eu não gostei da história ser lúdica até demais. Poderia ter retratado a segunda guerra mundial e o nazismo de uma forma melhor.

Victoria.c 12/12/2023

Um ponto que virou um menino.
Uma leitura rápida, fluída e tensa. Se tratando de um momento histórico impactante na humanidade torna a história mais tensa e mais reflexiva. Este livro me impactou tanto quanto o Diário de Anne Frank.

Eu gostei do livro.  É um livro que coloca outra perspectiva em jogo,a visão de duas crianças. E achei importante esse fato e como o autor descreveu.

Rayssa571 12/12/2023

Mostra a realidade de uma criança criada para ter princípios nazistas e sua irmã completamente alienada pelos pais e professores. Mostra as diferentes realidades dessa criança e a de um menino judeu num campo de concentração perto de sua casa.
Final chocante

Clarysse1 11/12/2023

Um menino de nove anos que vivia em Berlim
Conta a história de Bruno, um menino de nove anos que vivia em Berlim durante a Segunda Guerra Mundial. Seu pai é um oficial nazista que é transferido para um campo de concentração chamado Haja Vista. Bruno não entende o que está acontecendo e sente falta dos seus amigos e da sua antiga casa. Um dia, ele decide explorar os arredores e encontra uma cerca que separa o seu lado do lado dos judeus. Lá, ele conhece Shmuel, um menino da sua idade que veste um pijama listrado. Eles começam uma amizade secreta que vai mudar as suas vidas.

O livro é narrado pelo ponto de vista de Bruno, que é inocente e curioso sobre o mundo. Ele não sabe o que é o nazismo, o que é o Holocausto, o que é a diferença entre arianos e judeus. Ele só quer brincar e ter um amigo. Por isso, ele não percebe o horror que acontece do outro lado da cerca, nem o perigo que corre ao se aproximar de Shmuel. O autor usa essa perspectiva infantil para mostrar o contraste entre a pureza e a crueldade, entre a amizade e o ódio, entre a vida e a morte.

O livro é uma obra emocionante e triste, que me fez refletir sobre a história e a humanidade. O autor usa uma linguagem simples e envolvente, que me fez sentir a angústia e a esperança dos personagens. O final é surpreendente e chocante, e me deixou com um nó na garganta. O livro é uma lição de que o amor e a bondade podem existir mesmo nos piores cenários, e que a guerra é uma tragédia que afeta a todos, principalmente as crianças.

Eu recomendo a leitura deste livro para quem gosta de histórias sobre a Segunda Guerra Mundial, sobre a amizade e sobre o crescimento pessoal. O livro também foi adaptado para o cinema em 2008.

joao pedro 10/12/2023

Superficialidade máxima
Para começar, só li esse livro para fazer a prova da UERJ e me arrependo. Personagens muito fracos e pouco aproveitados, confesso que o fato de a história não ser baseada em fatos reais me deixou com um pé atrás e isso se confirmou. Além disso, todos eles são extremamente insuportáveis e desumanos, principalmente o tenente Kotler, o pai e a Gretel. Mas o Bruno não fica longe disso não: apesar de ser uma criança, ele é muito sonso, pois ignora as atrocidades que acontecem ao seu redor e não questiona absolutamente nada

aliuce0 10/12/2023

Tenho opiniões bem diferentes sobre o livro. Não achei o livro ruim, mas não tem como negar que o intuito é chocar e sensibilizar o leitor, principalmente usando um tema tão sensível como pano de fundo para a narrativa. O foco principal do livro acaba sendo a amizade entre dois meninos de realidades totalmente distintas especialmente nesse cenário.

xoxogg 10/12/2023

O livro "o menino do pijama listrado" é razoável para pessoa que não sabe literalmente de nada sobre o holocausto. Convenhamos que não é exatamente do jeito que o livro retrata. O fato é que o foco ali deveria ser ao "Shmuel" e não ao Bruno que é filho de um comandante nazista. O livro é focado na família, e não nos judeus em si. Tanto que no final o livro foca mais na morte de Bruno e o "sofrimento" da perda do filho, do que nas milhares mortes de judeus. O livro foi inspirado em fatos reais, porquê de fato, existia um comandante que viveu com a família muito próximo ao campo de concentração.

Malu 10/12/2023

Um clássico!! Acho que todos deveriam ler O Menino do Pijama listrado. Assim como toda adaptação o filme tirou algumas partes q trazem outro aspecto pra história do livro mas tbm conseguiu ser bem fiel. Eu gostei bastante de ambos

Carolina332 10/12/2023

Ótimo livro, trata de um período que aconteceram coisas horríveis e tristes e mas na minha visão conseguiu mostrar o olhar inocente do protagonista, olhar esse que é necessário na sociedade.