O menino do pijama listrado

Oliver Jeffers

Resenhas - O Menino do Pijama Listrado

Patrick.Ramos 21/12/2023

Impactante
Não esperava esse final, fiquei bem surpreendido. Livro legal para passar um tempo, nada demais. Muito bem escrito, foi uma leitura no geral agradável.
Natalia Oliveira 23/12/2023minha estante
Que edição linda ??

celiellida 21/12/2023

É tão triste, do começo ao fim, mas foi bom lê-lo porque o Bruno é um personagem muito amável. É ótimo, porém chocante em alguns momentos. Muita gente não gosta por ele tratar dos temas pesados com o ponto de vista de uma criança, mas eu achei interessante olhar por esses pensamentos.

bebela10 21/12/2023

Não gostei muito da leitura, acho que fui com minhas expectativas afloradas e me decepcionei um pouco.
É um livro bem triste e fica mais triste ainda em saber que isso realmente acontecia com os judeus e tals.

A história podeira ter sido contada pelo ponto de vista do menino judeu eu particularmente acharia a história muito mais envolvente.

Não achei tão legal o fato de um nazista ter sido colocado com "inocente" no ponto de vista da história sabendo que na realidade não era bem assim.

Filipe.Bertoline 20/12/2023

Tristeza e dor
Só de lembrar a angústia em ler, já fico triste de novo
a experiência de ler o livro é mil vezes mais triste que assistir o filme. entender o que se passa na cabeça do bruno é realmente uma leitura transformadora, e visita o imaginário infantil
@Caroline 20/12/2023minha estante
Tem um livro chamado Sobre o Sentido da Vida, de Viktor Frankl. Ele foi um judeu, médico psiquiatra, que ficou anos preso em um campo de concentração. Nesse livro, ele relata sobre a experiência dele, e a importância do sofrimento na vida do ser humano. É uma excelente leitura, se você se interessar por esse tema.

Fernando 20/12/2023minha estante
Embarque na continuidade dele, "Por lugares devastados".... Excelente!

Jean 20/12/2023

A história se inicia quando Bruno, um garoto alemão de oito anos, e sua família se mudam de Berlim para residirem próximos a um campo de concentração, provavelmente Auschwitz, mas isso nunca é confirmado no decorrer do livro. O jovem possui incontáveis perguntas e as respostas que obtém nunca são o suficiente, já que ele procura entender porque estão se mudando sendo que já possuem tudo. A única informação que Bruno recebe é que seu pai, um oficial do exército alemão, ganhou uma grande promoção e que o ?Fúria? (Führer) contava com ele para cumprir esse importante papel. Imediatamente seu pai passou a ser chamado de Comandante pelos criados e outros soldados da casa.
Já na nova casa, Bruno sente-se desgostoso e solitário, pois não há mais a presença e agradável companhia de seus três melhores amigos, sendo eles Karl, Daniel e Martin. A casa também não contava com o grandioso corrimão (como no casa de Berlim) para que pudesse escorregar nele sempre que quisesse. Além do mais, sua irmã Gretel era um ?caso perdido?, e com quem Bruno não tinha muita afinidade.
Ao adentrar seu quarto pela primeira vez, Bruno se interessa pela janela na qual ele não precisa ficar na ponta dos pés para poder enxergar do lado de fora como fazia em sua casa em Berlim. Porém o que vê através do vidro o surpreende. Para Bruno, eles estavam vivendo perto de uma grande fazenda de terra estéril e com cercas de arame farpado por todos os lados. Ao longe, ele avista pequenas cabanas de madeira. E pessoas? pessoas com uniformes listrados que o garoto entende como pijamas.

Livinha 20/12/2023

Entrei em depressão - sério. 10/10 e altamente favoritado.
????????????

Eu te amo, Bruno e Shmuel.

Stef 19/12/2023

Li o livro muito rápido pois a escrita é bem fácil. Gostei da forma como foi retratada a história sem o devido entendimento do protagonista e o mantendo sem entender tantas diferenças. Não considerei a História como fator para isso, pois li para lazer e me tirou da preguiça que eu estava de ler, então achei muito bom.

Nandadc 18/12/2023

Triste e distante da realidade
Li por ser a leitura obrigatória da UERJ, admito! Mas na verdade já havia lido esse livro antes, e apesar de ser muito comovente e emocionante, não é muito realista.
Gosto dos personagens, principalmente do Shmuel, mas não acho que nenhum deles foi aprofundado, nem mesmo o Bruno. Alguns personagens e alguns momentos do livro são bem irritantes e às vezes ambíguos, mas tudo isso porque foi escrito na perspectiva de uma criança.
Entendo a importância do livro, assim como vejo os seus erros. Foi uma leitura necessária, mas não diria excelente.

Madu 18/12/2023

Autor conseguiu passar sensação de ser escrito por um menino
Há muito tempo que eu tinha visto o filme, então não lembrava com riquezas de detalhes. O livro conta a história do bruno que é filho de um oficial alemão, ele tem uma irmã e sua mãe, por conta do trabalho do pai, Bruno e sua família mudam de casa para um lugar que no início o menino Bruno não gosta e acha que irá por pouco tempo,mal sabe ele que será por bastante tempo e que ele está perto de um campo de concentração de judeus. Lá ele conhece o meino shmuel que é um judeu,porém bruno não sabe a situação em que vivem então não entende o porquê o menino vive atrás da cerca, tem cabelo raspado e pq veste um pijama listrado. Eu vi muitas pessoas falando que não gostaram de como o bruno lidava com a situação mas eu entendo que o autor quis passar a ingenuidade dele.

Gustavo.Martins 18/12/2023

O menino de Haja-Vista
A tragédia vai acontecendo naturalmente, e irrefreável. Claro que isso tudo aconteceu há pouco tempo e algo parecido poderia acontecer de novo. Agora na nossa época.

Andre 18/12/2023

Uma crueldade em 190 páginas
Nunca que iria pensar o quanto o final dessa história faz sentido a tudo que foi escrito. Foi uma sensação estranha, pois até a metade do livro eu estava reclamando de muita coisa? e eis que o desfecho explica tudo, com um severo toque de crueldade.

Diih 16/12/2023

O menino do pijama listrado
O Holocausto na visão de uma criança inocente que nem sabia o que estava acontecendo..
Eu vi o filme muitos anos antes de ler o livro, e sempre tive a curiosidade de ler.
Mas o livro é muito mais "leve" que o filme.. pois no livro o menino Bruno de apenas 9 anos, não vê as coisas como os adultos, ele não entende o que tá acontecendo, e como o livro é uma narrativa sobre o ponto de vista dele, se torna menos pesado que no filme, onde você vê tudo o que o Bruno não descreve nas falas e pensamentos dele.

Aurélio 16/12/2023

Já li alguns livros sobre guerras, e diariamente vejo notícias desta, mas esse livro não fala de guerra, mas de extermínio, e não fala de adultos, mas de crianças. Essa mistura agridoce, de crianças e crimes de guerra, de esperança e desolação, de inocência e perversidade forma esse livro que toca milhares de corações até o dia de hoje, e nos convida a lembrar e ojerizar os horrores da guerra e da condição humana. Na história, houve alguns momentos que mais me marcaram, como a irmã mais velha do protagonista, Bruno, repetindo as ideias e ideologias dos adultos, sem nem saber direito o que dizia, e Bruno relatando que iria se mudar com a família (seu pai era oficial da SS) para um lugar chamado ?Haja Vista?. O leitor que conhece o tema logo reconhece esse nome: o infame campo de concentração de judeus ?auschwitz?. Com o desenrolar da história, o menino Bruno conhece um outro garoto, Shmuel, prisioneiro do campo, e eles se tornam amigos, acontece que a guerra chega perto do fim e os nazis recebem a ordem de exterminar os judeus restantes. Shmuel, claro, está nessa lista, mas Bruno inesperadamente se junta a ele, sob a ilusão de que eles iriam a algum tipo de brincadeira, mas acabam sendo, juntos, mortos por gás.