O menino do pijama listrado

O menino do pijama listrado John Boyne
Oliver Jeffers

Resenhas - O Menino do Pijama Listrado

ValAria34 25/12/2023

Um livro que destrói a alma
Li no ano de 2021, enquanto via filmes e documentários sobre o Holocausto. O menino do pijama listrado lhe envolve por completo por meio da visão inocente de duas crianças, que fazem amizade em meio ao caos da guerra.

Quel 25/12/2023

O livro q vai deixar uma dor profunda, ja assisti o filme e decidi ler o livro. a escrita é boa e fluida a história parte o coração

brenaa 25/12/2023

Eu nem sei se tenho palavras pra descrever como eu me senti lendo esse livro. É uma leitura fluída e ter a visão do Bruno facilita um pouco na hora de ler mas não diminui a dor. Teve vários momentos que eu tive que fechar o livro e dar um tempo porque por mais que o Bruno não entenda nada do que está acontecendo é deixado implícito e isso basta pra gerar indignação, desconforto e perturbação por saber que tantas pessoas passaram pelo mesmo que o Shmuel e a família dele, e que nem ao menos tinham como se defender de tudo aquilo. Eu definitivamente indico essa leitura.

Raissa 24/12/2023

Antes de eu começar a ler, eu tinha um receio por achar que seria muito pesado e não conseguiria seguir com a leitura, mas por o narrador focar na criança e vizando a perspectiva da própria, ficou tranquilo de ler, pelo fato de o Bruno, por não saber o que estava acontecendo, ameninar os fatos ocorridos.
A história do Shmuel é muito pesada e o fato de durante o livro o Bruno colocar os problemas dele no mesmo nível do que o do Shmuel me irritou muitíssimo, por mais que eu tenha noção que ele é apenas uma criança.
Enfim a única pessoa que achei que ainda possui neurônios da história toda, é a vó do Bruno.

Juliana2659 22/12/2023

Parece ser uma história inofensiva mas nada é o que parece
Eu achei muito interessante ler sobre uma fase histórica assustadora no ponto de vista de um pequeno garotinho e ver como ele enxergava a situação toda através de seus pensamentos inocentes, o que acabou tornando o livro um pouco mais brutal no final. Juro que quando li as últimas páginas eu fiquei sem chão e acabei chorando. É uma história bem triste que no início parece ser inofensiva mas o final te detona.

Emily555 22/12/2023

Além da Cerxa: A emocionante amizade de Bruno e Shmuel
"O Menino do Pijama Listrado",é uma narrativa emocionante que se desenrola a partir da perspectiva de Bruno, um garoto de oito anos que é transferido com sua família de Berlim para Haja-Vista durante a Segunda Guerra Mundial. A mudança abrupta de Bruno para esse novo lugar o deixa isolado e confuso em relação ao que está acontecendo ao seu redor. Contudo, sua curiosidade infantil o leva a explorar a área, resultando no encontro com Shmuel, um menino judeu que vive do outro lado da cerca de arame farpado de um campo de concentração nazista.
A amizade que floresce entre Bruno e Shmuel é um ponto central na trama, superando as barreiras físicas e sociais impostas pela cerca do campo. Antes avesso ao local, Bruno começa a se sentir em casa devido à presença de seu novo amigo. A inocência de Bruno serve como uma lente através da qual o autor destaca a brutalidade e desumanização inerentes à guerra, especialmente no que diz respeito ao tratamento desumano dispensado aos prisioneiros judeus.
A visão ingênua de Bruno proporciona uma perspectiva única, levando os leitores a refletirem profundamente sobre temas como intolerância, preconceito e as devastadoras consequências da ideologia nazista. Ao presenciar o mundo através dos olhos de uma criança, o leitor é confrontado com a dura realidade do Holocausto de maneira que pode ser mais impactante do que em uma abordagem mais direta.
A trama envolvente do livro ressalta a importância de se manter a humanidade em meio às circunstâncias mais desumanas. A reviravolta surpreendente no final da história deixa uma marca duradoura, destacando a tragédia que permeia a narrativa e enfatizando a necessidade de compaixão e lembrança histórica para evitar a repetição dos horrores do passado. "O Menino do Pijama Listrado" é uma obra que evoca emoções profundas e proporciona uma reflexão tocante sobre a natureza humana e as consequências de escolhas baseadas no ódio.

Ananda Faria 22/12/2023

O menino do pijama listrado
Embora o livro aconteça em um período que eu não gosto, ele é contando por um menino de 9 anos chamado Bruno e nele contém toda a sua inocência e isso torna o livro gostoso de ler.

AnezenA 22/12/2023

Livro que nos mostra a realidade, ou próximo, de como foi na época dos campos de concentração, como a inocência de uma criança e a ignorância de um adulto são tão gritantes. E conseguimos concluir que, nossa natureza é boa, mas nós a estragamos por causa de pensamentos e ideias vãs.

Lelê 21/12/2023

Pela UERJ de novo kkk
Valeu a pena com certeza, eu sempre gostei do filme então ler o livro foi suave...
Não vou comentar sobre as diferenças do livro e filme porque já tem um tempo q li kkkk
Eu gosto muito desse olhar inocente de Bruno, faz a gente ver tudo de uma concepção diferente, o final meus amigooosssss é pra te fazer chorar
O q tiro de conclusão?
As barreiras impostas pela polarização da sociedade podem e devem ser derrubadas.Amor, verdade e amizade são grandes instrumentos para mudar a realidade.

Weridiane 21/12/2023

Inocência infantil e o holocausto
Toda a inocência do olhar infantil na conjuntura abominável do holocausto. E que final... incrível, pra mim inesperado. Um livro em que a história definitivamente não é feliz, mas recomendarei sempre leitura.

Patrick.Ramos 21/12/2023

Impactante
Não esperava esse final, fiquei bem surpreendido. Livro legal para passar um tempo, nada demais. Muito bem escrito, foi uma leitura no geral agradável.
Natalia Oliveira 23/12/2023minha estante
Que edição linda ??

celiellida 21/12/2023

É tão triste, do começo ao fim, mas foi bom lê-lo porque o Bruno é um personagem muito amável. É ótimo, porém chocante em alguns momentos. Muita gente não gosta por ele tratar dos temas pesados com o ponto de vista de uma criança, mas eu achei interessante olhar por esses pensamentos.

bebela10 21/12/2023

Não gostei muito da leitura, acho que fui com minhas expectativas afloradas e me decepcionei um pouco.
É um livro bem triste e fica mais triste ainda em saber que isso realmente acontecia com os judeus e tals.

A história podeira ter sido contada pelo ponto de vista do menino judeu eu particularmente acharia a história muito mais envolvente.

Não achei tão legal o fato de um nazista ter sido colocado com "inocente" no ponto de vista da história sabendo que na realidade não era bem assim.

Filipe.Bertoline 20/12/2023

Tristeza e dor
Só de lembrar a angústia em ler, já fico triste de novo
a experiência de ler o livro é mil vezes mais triste que assistir o filme. entender o que se passa na cabeça do bruno é realmente uma leitura transformadora, e visita o imaginário infantil
@Caroline 20/12/2023minha estante
Tem um livro chamado Sobre o Sentido da Vida, de Viktor Frankl. Ele foi um judeu, médico psiquiatra, que ficou anos preso em um campo de concentração. Nesse livro, ele relata sobre a experiência dele, e a importância do sofrimento na vida do ser humano. É uma excelente leitura, se você se interessar por esse tema.

Fernando 20/12/2023minha estante
Embarque na continuidade dele, "Por lugares devastados".... Excelente!

Jean 20/12/2023

A história se inicia quando Bruno, um garoto alemão de oito anos, e sua família se mudam de Berlim para residirem próximos a um campo de concentração, provavelmente Auschwitz, mas isso nunca é confirmado no decorrer do livro. O jovem possui incontáveis perguntas e as respostas que obtém nunca são o suficiente, já que ele procura entender porque estão se mudando sendo que já possuem tudo. A única informação que Bruno recebe é que seu pai, um oficial do exército alemão, ganhou uma grande promoção e que o ?Fúria? (Führer) contava com ele para cumprir esse importante papel. Imediatamente seu pai passou a ser chamado de Comandante pelos criados e outros soldados da casa.
Já na nova casa, Bruno sente-se desgostoso e solitário, pois não há mais a presença e agradável companhia de seus três melhores amigos, sendo eles Karl, Daniel e Martin. A casa também não contava com o grandioso corrimão (como no casa de Berlim) para que pudesse escorregar nele sempre que quisesse. Além do mais, sua irmã Gretel era um ?caso perdido?, e com quem Bruno não tinha muita afinidade.
Ao adentrar seu quarto pela primeira vez, Bruno se interessa pela janela na qual ele não precisa ficar na ponta dos pés para poder enxergar do lado de fora como fazia em sua casa em Berlim. Porém o que vê através do vidro o surpreende. Para Bruno, eles estavam vivendo perto de uma grande fazenda de terra estéril e com cercas de arame farpado por todos os lados. Ao longe, ele avista pequenas cabanas de madeira. E pessoas? pessoas com uniformes listrados que o garoto entende como pijamas.