O menino do pijama listrado John Boyne
Oliver Jeffers

Resenhas - O Menino do Pijama Listrado

hmhenrique 29/01/2024

Incrivelmente triste
Eu li esse livro quando era moleque e ele me surpreendeu tanto. É impossível não se comover e sentir a dor ao ler cada página. Momentos angustiantes que nos prendem nessa leitura. O filme também apresenta uma ótima adaptação.

vihcordeiroo 28/01/2024

O menino do pijama listrado é uma leitura poderosa que deixa uma marca profunda na mente e no coração do leitor.

Emy 28/01/2024

Foi uma releitura.
Gostei do livro mas não acho tudo isso que é falado sobre ele.

Anna243 27/01/2024

O MENINO DO PIJAMA LISTRADO
"-- Você é o meu melhor amigo, Shmuel - disse ele - Meu melhor amigo para a vida toda."

Estou sem palavras para esse livro. Superou as minhas expectativas, simplesmente PERFEITO.

Helenística 27/01/2024

O menino do pijama listrado
O livro se passa durante a 2ª Guerra Mundial, porém os protagonistas são crianças, assim, o autor faz com que esse cenário catastrófico, tenha minutos de inocência, beleza infantil e brincadeiras. É um clássico emocionante, daqueles que você prende a respiração no final e quando termina, fica horas olhando para o teto refletindo sobre a leitura.

Camila 26/01/2024

?Temos que fazer o melhor de uma situação ruim.?
Já faz quase um dia que terminei de ler O menino de pijama listrado e não paro de pensar nessa obra, ela teve um efeito sobre mim, que estou tentando digerir até agora.
A obra está totalmente relacionada a perspectivas: a perspectiva de uma criança, o que faz ser essa obra ser o que é já que traz tanta ingenuidade e inocência dentro de um acontecimento tão terrível que marca a história da humaidade, e a do leitor, que tem ciência do que está acontecendo nesse período histórico.
Assim, o enredo se dá a partir do momento em que uma menino chamado Bruno, chega em casa e depara-se com a empregada da casa encaixotando todos os seus pertences, descobrindo que ele e sua família se mudariam de Berlim por causa do trabalho de seu pai, que ele nunca entendeu bem sobre o que se tratava. Ao chegar em sua nova foi um grande abalo para ele, pois Haja-Vista, o nome de sua nova residência, era completamente triste, com "apenas" três andares- diferentemente de sua casa em Berlim que havia 5-, sem seus três melhores amigos e sem seus avós.
Da janela de seu quarto, Bruno avista uma fazenda, com centenas ou talvez milhares de pessoas, que curiosamente, usavam pijamas listrados e tudo isso o começou a deixá-lo intrigado "Por que havia a cerca?" "Por que eles não vinham para este lado da cerca? E por que só os soldados podiam ir para o outro lado?" eram muitas perguntas, ele não tinha ideia do que estava acontecendo a sua volta.
Percebendo que passaria muito mais tempo do que imaginava em Haja-Vista decidiu melhor fazer algo que gostava, -já que não tinha ninguém com quem brincar, apenas sua irmã que como ele mesmo dizia "é um caso perdido"-, explorar. E assim, circundando um cerca, viu um ponto que virou uma mancha que virou um vulto que virou uma pessoa que virou um menino de pijama listrado, Shmuel, um judeu que por coincidência nasceu no mesmo dia em que Bruno, que dali para frente seria seu novo melhor amigo secreto com o qual passaria a caminhar todos os dias ao local e sentaria de frente para a cerca e conversariam sobre suas vidas. Durante esses diálogos é possível perceber como Bruno é mimado e sempre fala de sua vida como se tudo não estivesse bom, enquanto Shmuel, na maioria das vezes trata seus problemas de modo superfíciais sem que pareça que são tão ruins. São crianças tão parecidas, mas ao mesmo tempo com vidas tão diferentes... O resto da história deixo para quem for ler.
Mais um livro que nos torna mais humano e nos faz ser mais grato por nossas vidas. Este livro serve de lição para que esta mancha na história fique no passado e nunca mais se repita.

Tiago.Guedes 26/01/2024

Amizade e uma completa inocência
A história de Bruno e Shmuel é um lembrete constante da importância da tolerância, da compaixão e da amizade. É um grito contra a indiferença e o ódio, e um apelo para que nunca esqueçamos os horrores do passado.
Ao ler "O Menino do Pijama Listrado", fui transportado para um tempo e lugar que jamais esquecerei. A história de Bruno e Shmuel me tocou profundamente e me fez refletir sobre a importância da amizade, da compaixão e da esperança, mesmo em tempos sombrios.

Leandro.Castelan 25/01/2024

Bom livro
Um livro envolvente e rápido, com um final surpreendente e emocionante. Conta a história de uma família de mudança para um local distante de sua cidade atual, Berlim. O patriarca da família, comandante das forças de Hitler, é convocado para um "trabalho especial" em um local distante que muda a vida de toda a sua família.

sgpf 23/01/2024

O menino do pijama listrado
Assisti ao filme quando ainda era criança. Hoje, com dezenove anos li o livro de uma vez só, devorando em um período entre a tarde e a noite. Lembro-me de chorar com o filme e não foi diferente, chorei com o livro também. Esse irá ficar marcado, com certeza, em minha memória.
Karina (Ka) 23/01/2024minha estante
Estava só lágrimas no final do livro ???

Annes 23/01/2024

Menino do pijama listrado é um livro que mostra a visão de um menino de 9 anos na sua pura inocência na segunda guerra mundial, onde no decorrer do livro, descobre que os prazeres da vida são coisas simples e que uma amizade pode ser muito importante, independente das suas diferenças. O final é um pouco diferente do filme, não sendo tão explícito o oq acontece com os meninos, mas deixa subentendido.

Vanessa1779 23/01/2024

Dor de um povo
Como pode um povo sofrer tanto ,com tanta maldade ,nem as crianças foram poupadas ,muito triste.

LAvia184 23/01/2024

O menino do pijama listrado - John Boyne
Um dos livros mais bem escritos que já li, retrata uma época sombria da humanidade através do olhar de inocência de uma criança que, sem saber, está nesse meio de guerra. Tem várias passagens tristes mas que fazem você refletir.
É chocante, triste, intenso, reflexivo e enredado. De fato, um livro excelente.
Iarlys 23/01/2024minha estante
Sim, é um livro ótimo.
Fiquei sabendo que foi lançado uma segunda história, dessa vez contada pela irmão do protagonista. Estou tentada a adquirir.
Li O Menino do Pijama Listrado no Ensino Médio e lembro de ter chorado horrores na época.
Ótima leitura!!