O menino do pijama listrado

O menino do pijama listrado John Boyne
Oliver Jeffers

Resenhas - O Menino do Pijama Listrado

Samuel391 09/02/2024

"Por que vocês usam pijamas o dia todo?"
As entrelinhas!!!! As entrelinhas são tudo nesse livro! Desde o Fúria a Haja-vista, entrelinhas compõe esse livro e nos abre a imaginação. O final a gente espera mas não acredita.
Eu amo como esse livro passa pela mente de um garoto vendo tudo isso acontecer na sua frente, sem entender direito oque está acontecendo. A sua inocência em uma situação tão desesperadora.
Inocência. Esse livro consegue dois tipos; a primeira é a inocência que perdura, a mais infantil e nova, a que continua intacta ao tempo; e a segunda é a inocência tirada, a que vira um outro sentimento, seja ódio ou desprezo ou qualquer outro sentimento, a inocência que é retirada pela situação, tornando o indivíduo cúmplice disso. Vemos as duas versões nos irmãos.
Essa é apenas uns dos inúmeros temas debatidos nesse livro. Sem dúvidas nenhuma, um clássico.

Débora Cona 08/02/2024

O menino do pijama listrado
Assisti o filme há muitos anos, e confesso que não lembrava bem da história. A medida que tudo foi desenrolando, fui lembrando vagamente o que poderia acontecer. Que desespero!!! Me coloquei no lugar da mãe do Bruno e imaginei o quão desolada ela ficou com o desaparecimento do filho. E como ficou a mente do pai ao perceber o que tinha acontecido com o filho???

Llenn 08/02/2024

A triste história de Bruno e Shmuel
Eu li esse livro por obrigação porque eu precisava dele pra uma prova, mas é um livro bom. Eu só acho que as coisas acontecem muito devagar e não senti tanta emoção como eu senti no filme. Não gostei da reação dos pais do Bruno quando ele some, mas acho que entendo. No livro eles são bem mais frios do que no filme.

sophiataylors 07/02/2024

Achei mto bonito o jeito q o ator descreveu momentos em q certos trastes cometiam atrocidades de um jeito sutil e indireto.
porém, achei o início mto parado e arrastado, ficando melhorzinho só qnd o shmuel eh apresentado.
tbm achei mto ruim isso de só focarem no " sofrimento " do Bruno, e esquecendo completamente do shmuel ( q foi a pessoa q realmente sofreu).

marinaqz 05/02/2024

Necessariamente triste.
Até hoje penso que os dois só queriam brincar juntos? Nunca tinha assistido o filme e fiquei devastada com o final.

frogsmood 02/02/2024

Problemático
Tem muitas pessoas que utilizam desse material para exemplificar uma história verídica, porém esse livro não cumpre esse papel.
O fato do bruno (protagonista) ser filho de um militar e não saber que ao lado de sua casa tem um campo de concentração só prova o quanto o livro é romantizado e superficial, afinal as crianças durante a segunda guerra mundial já eram doutrinadas desde muito cedo a seguirem os ideias naz1... Então esse papo de "que pijama é esse?" "O que você faz ai dentro?" "O que está acontecendo?" não faz sentido algum.
Outro ponto problemático é o fato da história inteira girar em torno de Bruno, o menino branco filho de militar, tirando completamente o protagonismo dos judeus.
Cria-se uma sensibilidade MUITO maior por Bruno do que por Shmuel (a criança que está neste h0locaust0)

spoiler alert ??
Tanto que é, quando ambos os meninos morrem na câmara de gás, o foco maior é na dor, no choro, no pânico dos pais de Bruno, fazendo os telespectadores sofrerem pela morte dele, fazendo-as se esquecerem de Shmuel (e até mesmo dos outros judeus)!

É isso, a leitura não representa a realidade e se torna extremamente negativa partindo desta perspectiva.

manuzines 04/02/2024minha estante
exato

Alice.Oliveira 01/02/2024

O menino do pijama listrado e a pureza das crianças
Livro muito bom. O autor consegue narrar uma história cruel e visceral de forma simples e sutil, tal qual a pureza da resposta das crianças.
Única coisa que me incomodou foi o fato do autor pontuar inúmeras vezes algumas frases e contexto. No mais, é um ótimo livro apesar da história ser baseada em um triste período da história da humanidade.

Izabel2 01/02/2024

Os meninos dos pijamas listrados pra ser mais exata
Só não dou 5 pq teve mt detalhe desnecessário pra um livro de 190 páginas e oq foi necessário pro filme acabou sendo cortado na hora da produção

Anzxbia 31/01/2024

Esse livro é extremamente maravilhoso. O autor conseguiu abordar fatos reais e perturbadores de uma forma leve. Esse livro é tão bem escrito,não tenho outras palavras a dizer a não ser isso e que o final me deixou muito mal, mas é um livro muito bom mesmo.

Caroline.Walendorff 31/01/2024

História e ficção
Tem que ter muito tato e talento para conseguir abordar um tema tão difícil, triste e pesado de uma forma leve, indireta e sútil. O autor, mesmo não sendo detalhista aos acontecimentos desumanos e atrocidades da época, conseguiu contar uma história com início meio e fim, com sentido e com um fundo histórico marcante, deixando "em aberto" ou com aquele quê de "vcs sabem o que aconteceu" em vários momentos, visto que, todos sabem o que aconteceu e o que foi o holocausto, o nazismo e os campos concentração. É um bom livro para dar início a leituras com um fundo histórico desta época sem sair muito traumatizado com os detalhes e relatos das atrocidades deste fatídico período da história da humanidade.