O menino do pijama listrado John Boyne
Oliver Jeffers

Resenhas - O Menino do Pijama Listrado

Gigi 17/02/2024

Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz idéia que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e a mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e para além dela centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com frio na barriga.
Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. O menino do pijama listrado é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.

lunadaniela 14/02/2024

Livro simples e objetivo
O impacto que tive com essa leitura não foi tão grande, já que pela repercussão que o livro tem, eu já sabia o que aconteceria ao decorrer da trama.
Um livro com uma leitura básica, que mesmo quem não pratica muito a leitura consegue fazê-la facilmente.
Apesar da fantasia de Bruno ser uma criança tão inocente, que em meio a uma sociedade nazista, não consegue perceber o que acontece ao seu redor, ainda assim, é um livro cativante, que traz ao leitor certo desconforto em alguns momentos.

Leiturasdaflora 13/02/2024

Devastador
Queria ter mais palavras para descrever, mas a palavra que tenho é simplesmente: devastador! É preciso dizer que a inocência de uma criança é capaz de mudar o nosso olhar em relação a um fato ou história. O controle nazista na Alemanha e os acontecimentos desencadeados pela perseguição de judeus é um fato histórico que afetou todas as nações mundiais com sua violência e é claro, seus grandes campos de concentração. O que o autor faz em sua obra é retratar de forma singela e através do olhar de um garotinho de oito anos uma parte da história e dos acontecimento de um dos locais mais horríveis da história, o que por um lado ameniza, por outro torna tudo ainda mais terrível.

Leandro137 13/02/2024

O menino do pijama listrado
Foi interessante ler o livro depois de ter assistido o filme. Enquanto lia ia passando na cabeça os personagens, o cenário e as cenas do filme, mesmo que faz tempo que assisti ele. Não tenho certeza, mas me parece que algumas informações que o livro traz, não me lembro de ter visto no filme. Então, o livro acabou reforçando o meu entendimento da história. É um livro triste, assim como quase todos os que tenham o holocausto como tema. Gosto ler livros sobre o nazismo para não me esquecer até que nível a loucura humana é capaz de alcançar. O menino do pijama listrado mostra a inocência de um menino de nove anos frente a realidade brutal que estava em seu entorno. Achei o livro bem gostoso de ler, ainda mais por ser curto e bem rico de detalhes ao mesmo tempo.

Martinsscah 13/02/2024

Chorei horrores, gostei mais do filme. Mas recomendo o livro tbm, que é bom. Mas achei que no livro, não explicou direito

Gracinha 13/02/2024

Excelente
No livro podemos perceber alguns detalhes que o filme não deixa muito explícito. O pensamento do garoto também proporciona uma compreensão maior da história. O final é muito triste.

Jeciane Cruz 12/02/2024

O menino do pijama listrado
Por mais que eu soubesse mais ou menos sobre a história, eu ainda sim me surpreendi.
Eu não estava esperando por esse final.

O Bruno no decorrer da história conseguiu me deixar bem irritada por tamanha inocência e isso só me fez lembrar de como nós realmente somos inocentes quando criança.

Gosto de histórias que me fazem pensar e me prendem. E essa foi uma delas. Gostei bastante!

Tarsila.Assis 12/02/2024

Todo mundo deveria ler esse livro,justamente por abordar um tema de muita importância de uma forma leve,rápida e emocionante.
"O que acontece do outro lado da cerca?"
"Você é meu melhor amigo, Shmuel. Meu melhor amigo para a vida toda".?

BlueFerreira 10/02/2024

Livro imprescindível!
“- E se eu também tivesse um par de pijamas listrados? Aí eu poderia passar para o seu lado e fazer uma visita, sem que ninguém percebesse."

Laura2718 10/02/2024

Livro que conta sobre nazismo e suas dimensões sob perspectiva de uma criança. Durante o percurso da leitura, pode-se fazer associações do que ele narra e do real fato (geralmente uma realidade horrenda) que está ocorrendo. Vale a leitura!

Neiii 10/02/2024

Então Concluí O Menino do Pijama Listrado
Sinceramente eu já sabia do final mas mesmo assim chorei. É muita triste a amizade do Bruno e Shmuel durar 1 ano pra eles se verem, e no final isso acontecer.

mgzvrse 09/02/2024

Muito, muito triste
Honestamente não sei nem como começa a falar desse livro. Adorei as estrelinhas na história (fúria e haja-vista), e a forma como a história foi escrita no geral também é muito boa, a inocência do Bruno, a maldade dos soldados, enfim, tudo nessa história me trouxe um mix de tristeza e ódio. Só acho que poderia ter focado mais na história so Shmuel, que foi a criança que realmente viveu o holocausto, mas enfim...

Bebela 09/02/2024

Muito muito muito muito bom e muito muito muito triste.
Valeu a leitura e eu agradeço já saber de ante mão que avaria de forma triste.

mariavmoreira 09/02/2024

A história fictícia de um acontecimento real.
Começo a resenha falando o quanto esse livro me tocou,desde saber o que as pessoas realmente passavam a saber que soldados riam dos judeus.
Foi lindo ver a inocência de uma criança como o Bruno,vendo Shmuel como a pessoa normal que ele era,e a amizade dos dois acontecendo.

Enfim,a amizade durou até o final,e eu não me arrependo de ter lido essa história,por mais que seja trágica,por saber que realmente coisas como aquelas aconteciam.

Minha opinião :(