O Menino Maluquinho

O Menino Maluquinho Ziraldo

Resenhas - O Menino Maluquinho

Zezinholendo 08/04/2024

O menino maluquinho e muito esperto uma criança cheia de energia e alegria,onde ele passa é uma festa, na escola em casa todos amam muito o menino maluquinho.um livro muito bom fiquei meio intrigado com uma palavra que Ziraldo usou no livro que aparece 2 vezes e achei desnecessário o uso daquela palavra mas como não quero estragar com o desejo de alguém ler o livro deixo para que vocês mesmos leiam e tirem suas conclusões. Mas é um livro ótimo. Muito bom.

Stella F.. 08/04/2024

Uma criança e um adulto feliz
Aproveitando para reler esse grande clássico. Como é um livro infantil, e já passei os olhos por ele várias vezes, hoje resolvi lê-lo (na realidade escutá-lo no youtube) e depois fui na BibliOn ver os desenhos, e ficar admirado da criatividade de Ziraldo, que fez de um menino um homem feliz. Ele era travesso, mas era uma travessura sadia, que todos fazemos quando crianças, ralar joelho, andar de bicicleta, brincar de pique e outras mil brincadeiras. Olho para os meus joelhos em tem muitas marcas. A infância fica para sempre na memória, boa ou ruim, que bom que o menino maluquinho teve uma infância feliz e eu também.
Recomendo a todos, uma dose de alegria!

Adriana Scarpin 08/04/2024

Em honra do Ziraldo (1932 - 2024).
Ontem ia reprisar o filme do Helvécio Ratton na Globo, mas como estava enrolando demais pra terminar o BBB, tirei o som daquela gente horrível e fui reler o livro do Ziraldo enquanto o filme não começava.
Pouca coisa lembrava do livro ou do filme, mas me surpreendeu a fidelidade do filme para com o livro, o menino maluquinho possui a mesma essência em ambas as mídias e tem toda a razão de ser de ser símbolo da criança brasileira.

Bíh948 07/04/2024

Tão simples, mas tão lindo!
Meu Deus! Ler isso foi algo completamente repentino. Eu me impactei com a notícia do falecimento do Ziraldo e todas as homenagens, me lembrei do quanto eu gostava do menino maluquinho na minha infância e então simplesmente quis ler o quadrinho. E li... E caramba... Eu tô muito emocionada! É tão simples, mas tão sensível, que me fez chorar...

É uma história linda! Todo mundo já foi um menino maluquinho. A pureza do livro, em mostrar a infância, as coisas que o menino maluquinho gostava e fazia, me trouxe tantas memórias da minha infância. Esse livro faz você reviver a criança que há em você, e também valorizar todos os meninos e meninas maluquinhos que conhecemos, e entender que são apenas crianças sendo felizes.

O final, vendo ele crescer e se tornar um adulto me tocou de uma maneira que eu não consigo explicar muito bem, mas me fez chorar.

Uma história perfeita tanto pra adultos como pra crianças, divertida, leve, mas também muito profunda. Não esperava que uma leitura tão descompromissada e rápida pudesse me impactar tanto. Amei!

Dimas.Samuel 07/04/2024

Para todos aqueles que um dia já foram também um ?menino maluquinho? atemporal demais e marcou muito a minha infância

Alzira 07/04/2024

Meu primeiro livro favorito!
Ziraldo se foi, mas sua obra é eterna! Recebi a notícia de sua partida como se tivesse recebendo a de um conhecido, de uma pessoa querida! Mas não deixa de ser, pois Ziraldo foi meu primeiro autor favorito, o que aos 7 anos me fez ler, reler e decorar meu livro favorito da infância, lá em 1990. Livro que comprei pras minhas filhas ( igualzinho o que eu tinha, pequenininho) e que por coincidência, semana passada peguei pra reler com uma delas, pra ver se ainda sabia decorado. E ainda sabia boa parte! Muito obrigada, Ziraldo! Graças a você, sou uma leitora. Minha cabeça sempre terá macaquinhos no sótão, meu olho sempre será maior que minha barriga e sempre terei pernas enormes que darão pra abraçar o mundo! Obrigada por ter me feito uma criança maluquinha e feliz! Vc e Maurício de Souza foram fundamentais na formação dessa leitora aqui! Gratidão!

Lourena2 06/04/2024

O menino maluquinho não conseguia segurar o tempo!
Ziraldo era um gênio, os traços e sua simplicidade faz do menino maluquinho um livro emocionante que não importa a idade que vc tenha sempre será emocionante lê-lo. Sua estrela nunca será apagada ?

Joelson Santos 06/04/2024

Parte da minha infância
Leitura feita hoje, dia 06/04/2024, data de falecimento do lendário Ziraldo. Como homenagem a Ziraldo voltei ao menino maluquinho, a triste notícia de sua morte me pegou como um choque mas ler o menino maluquinho me voltou o sorriso. Sejamos todos maluquinhos assim como Ziraldo foi...

Maira.Brigitte 31/03/2024

Simplesmente o livro da minha infância. Eu reli varias vezes e ainda assistia o filme. Era totalmente viciada.

Sarah 26/03/2024

Eu era apaixonada pela série, mas nunca havia lido a obra. O menino maluquinho é muito esperto, não para quieto, quando não tá aqui tá ali. Representa muitas crianças que tiveram a graça de ter uma infância de verdade, com presença da família, brincadeiras criativas e amigos. Adorei conhecer o livro que deu origem a série que a minha criança adorava.

Mente.Leitora 12/03/2024

Uma delícia de leitura. Fácil,tranquila,alegre. Leitura para uma sentada e que faz lembrar os tempos agitados da infância.

Emmanuel.Amonike 02/03/2024

Uma experiência de criança.
O sentimento que tive ao ler essa obra foi de que Ziraldo amou brincar ao escrever e desenhar o Menino Maluquinho. Este personagem é como um avatar dos garotos brasileiros que não dependem muito da tecnologia, mas são sociáveis e brincalhões. Essa história reflete uma época e mostra muitos desejos e vontades pessoais, expressos em cada página.

Tem uma poesia sutil, que parece ser apenas a mente divagando em puro fluxo de pensamento ao elaborar os textos.

O livro é curto e talvez sua maior arma seja a nostalgia de ter vivido uma infância maluquinha, que não podemos esquecer quando nos tornamos adultos.

Adamastor Portucaldo 15/02/2024

O personagem tomou as rédeas...
O menino maluquinho
Deve ter sido uma digressão lá do Pasquim, um ícone daqueles tempos (70s/80s?).
Mas o tempo muda, o tempo vôa e nem aquela então famosa poupança continuou numa bôa!
A gente pega o livro pra ler pros piá, e em vez de um livro infantil, encontramos um livro de época, quase uma peça de museu!
Muita coisa mudou e explicar tanto anacronismo ia dar um trabalhão.
A língua também mudou - fica evidente quando encontramos o verbo transar lá pelas tantas - totalmente esgualepado, extraviado!
Talvez seja uma autobiografia, e é uma linda estória, e deu saudades.
Depois, certamente o personagem tomou as rédeas (o divórcio, [ou será que ainda era desquite?] que aparece lá pelas tantas já me cheira a modernidade e engajamento) e virou avalanche - no Skoob há centenas de livros do Ziraldo e adivinha quem domina? Esse menino mesmo, e ficou ainda mais excelente!!

Giovanna.Tardeu 14/02/2024

O Ziraldo tem muita criatividade para um adulto.
O menino maluquinho lembra muito meus amigos, principalmente o Davi.