Quincas Borba

Quincas Borba Machado de Assis

Resenhas -

Dani 07/09/2023

Um livro fantástico
Fazendo parte do meio da trilogia moderna de Machado de Assis, composta por "Memórias Póstumas de Bras Cubas" junto a "Dom Casmurro", o livro é maravilhoso.

Acredita-se que o modernismo se inicia na literatura brasileira a partir de Machado de Assis, neste livro podemos constatar isso, entretanto, é notável que não se há um modernismo puro, mas sim um pré-modernismo.

"Quincas Borba" é uma leitura maravilhosa pra que se compreenda que até o que vem em abundância pode acabar, que uma má administração pode levar uma conquista de uma vida à ruína. Digo que não há restrição a lê-lo, todos devem ter acesso a esta obra.

Mari_Cardinho 03/09/2023

Quincas Borba
Livro que li para a escola já tem um tempinho, mas tudo bem!
Por incrível que pareça foi outro livro da escola que eu gostei de ler, apesar de em um momento ter sentido que ele não ia acabar nunca durante o meio da leitura.
O livro conta a história de Rubião, um professor que acaba virando "amigo" do filósofo Quincas Borba e cuida dele até a notícia da morte dele no Rio de Janeiro. Após isso, Rubião recebe a notícia de que foi declarado herdeiro universal de todos os bens de Quincas Borba, desde que cumpra com uma única cláusula, cuidar do cachorro que leva o mesmo nome do falecido dono, Quincas Borba.
Assim, com a herança em mãos, Rubião parte junto ao cachorro para o Rio de Janeiro, onde no trem durante a viagem irá conhecer o intrigante casal Palha que se tornará amigo do recém herdeiro e durante sua estadia deixará claro o interesse financeira expresso na relações de amizade com o protagonista.

Isakibe 01/09/2023

Quincas borba, um amigo fiel
Esse foi o único livro da trilogia que li então posso ter ficado meio perdida em alguns aspectos, mas no geral deu para entender tudo pelo contexto. Esse livro trás muitos personagens melancólicos e te faz refletir bastante em alguns aspectos, principalmente em valorizar as companhias verdadeiras e tomar cuidados com as pessoas que estão no seu entorno!um classico da literatura

Sparr 26/08/2023

Tu não, ó eterno, tu te provocas!!
Essa é uma história sobre amar ao homem e amar ao cão. Uma narrativa cheia de metáforas e exemplificações que justifiquem o fim? A loucura? Não! A corrupção!
Quando Quincas Borba, um senhor afortunado que pretende deixar seu dinheiro ao seu cão, vê-se louco e morre em sua viagem, sem escrever o testamento, tudo vai para Rubião, o pupilo. Rubião julga-se pronto para receber, não apenas a herança, como os regados de uma melhor posição. Mas Rubião era tão frívolo que se esqueceu de usar a inteligência antes da ambição. Cercado por urubus e ases interessados em sua nova fortuna, vai se vendo em posição de Quincas. Não no renome, na loucura. E assim, definha até não ser mais que o arbusto.
Meu segundo livro mais amado do Machado de Assis, explora não apenas a falsa motriz de una sociedade que se tolera e se odeia, como também escancara como é simples corromper aqueles que constroem suas vidas em desejar a vida de outros e se esquecem de firmar seu solo no caráter. Há uma crítica forte também à maneira como a sociedade via e convivia com doenças psicológicas ou psiquiatras, e ao final de tudo, elabora em um texto sem igual, como amar os animais pode ser mais vantajoso que amar os homens.
Um livro cheio de metalinguagem, escanrando o quanto somos dissimulados, tortos e ambiciosos. Não existe herói sem falhas, não existe humano sem obscuridade. Um desenho que apenas o maior do Realismo seria capaz de compor.
Atenção: Esse livro pode não ser tão simples em leitura, há muitas metáforas, algumas digressões e é preciso ler com atenção para não se perder o raciocínio. Apesar disso, não é impossível, é gostoso demais e vale cada etapa do desafio.

Dani 25/08/2023

Como é gostoso ler Machado de Assis. Cheio de metalingugagem, o autor gasta três capítulos discorrendo sobre como deveria nomear os capítulos. Também faz referências a capítulos passados.
A história mostra como a sociedade burguesa só se importa com aparências e dinheiro, e como Rubião, ao se tornar repentiamente rico, foi vítima dessa sociedade devido a sua ingenuidade.
É muito interessante o fato de que o Quincas Borba tem relação com o Brás Cubas.
Também é interessante como o autor dedica tempo mostrando os sentimentos do Quincas cachorro, nos fazendo sentir por ele, ao mesmo tempo que a sociedade ali não o tratava tão bem.

... ao vencedor, as batatas!

Julia 23/08/2023

Quincas cão
Confesso que só o livro por conta da fuvest.
no final das contas, a leitura foi bem tranquila. me perdi algumas vezes na história, mas não foi nada fora do normal.
eu já sabia a história antes de ler, mas mesmo assim foi interessante ver como o machado de assis organizou o enredo e saber mais detalhes de como as coisas aconteceram

isa_nity 14/08/2023

FINALMENTE TERMINEI.
foi uma EXPERIÊNCIA. quando eu pensava que tava entendendo PÁ uma analogia ou metáfora que eu não entendi nem os artigos e tudo isso pensando "como eu vou fazer vestibular??"

gostaria de ressaltar que terminei ontem mas essa bomba de app caiu e não voltou

Thanks a Million 13/08/2023

Não tão bom quanto memórias póstumas, porém, com umas reflexões interessantes e momentos muito divertidos.
Todo o lance de Napoleão III saiu meio do nada porém foi uma adição muito interessante.
O último capítulo me deixou com lágrimas no rosto, por que você não quis fitar o cruzeiro com meu mano Rubião querida Sofia?

Carolina.Lazzarett 11/08/2023

Quincas Borba foi o quarto livro que li do Machado e não me arrependo de ter demorado tanto. É a melhor obra dele, disparado.

Luiza3321 05/08/2023

Só li pro vestibular, não sei se entendi muito bem, achei meio confuso, muita coisa acontecendo ao mesmo tempo.

Sofidajaca 03/08/2023

Ao vencedor, as batatas! ?
Um livro que comecei a ler por estar estudando justamente esse período literário na escola. Tinha apenas lido Dom Casmurro e peguei um trauma enorme, pq não gostei e fiquei com uma ressaca literária horrível.
Mas agora acredito que minha aversão não era ao autor em si, mas sim ao Bentinho. Até pq o livro, já começa com um personagem curioso e que me prende, o famoso filósofo Quincas Borba.
A progressividade temporal é mt bem trabalhada e é interessante ver a evolução dos personagens e como suas decisões o levam até o final.
Gostei de verdade, Machado de Assis me surpreendendo.

Karen612 01/08/2023

"Ao vencido, ódio ou compaixão; ao vencedor, as batatas."
Mais uma vez tive a graça de me alimentar com a genialidade do Machado de Assis, mesmo que não tenha achado tão incrível quanto os que li antes deste (Dom Casmurro e Memórias Póstumas de Brás Cubas). Diferente dos outros, este eu nunca havia lido e acabou sendo tudo uma baita novidade.
É uma ótima história? Sim. Mas, no fundo, eu esperava a exploração "bem paga" da filosofia de Quincas Borba e provavelmente isso fez com que eu não me apegasse tanto quanto eu deveria. Ou pode ter sido minha leitura bem quebrada. Todo caso, não digo que não indico, porque vale a pena; somente que não é melhor comparado aos anteriores.
Lembro-me agora de algo que pensei enquanto lia o livro sob uma árvore (que cena kkkkk): "em Dom Casmurro o Bentinho conta sua história e "interage" com o leitor; em Memórias Póstumas de Brás Cubas, o protagonista, Brás Cubas, narra sua história ao leitor. Todavia, em Quincas Borba o Rubião é protagonista e não conta sua história, ela é narrada por alguém de fora. Seguindo a linha, o Quincas Borba quem conta essa boa história(?) ? Será mesmo que eu, pobre leitora, estaria abirobada como o nosso amigo Rubião? Ou foi o efeito do cheiro do mato? Aí fica a dúvida. (Kkkkkkkkkk)

Uma dica ao trio do fracasso: ter muitas paranóias e querer mulher casada não dá futuro.

(Um dia vou reler este livro, rever minhas avaliações atuais e, quem sabe que com um novo entendimento eu hei de dar cinco estrelas?)