Quincas Borba

Quincas Borba Machado de Assis

Resenhas -

Janqueles 17/01/2023

Uma junção de todos os livros.
Todos sabemos como é o livro de Machado de Assis, porém sempre nos surpreendemos, ainda mais se tratando de Quincas Borba. O livro em si, tem uma junção de características de todos os livros dele, mais especialmente de Dom Casmurro e de Brás Cubas, isso deixa o livro mais rico, e o final mostra bem isso.

Anna.Bichler 16/01/2023

Quincas Borba
A história é muito boa, tem um puta final triste e, se n meu favorito ele com certeza tá entre eles.

Stefanny 15/01/2023

Machado de Assis nunca decepciona seus leitores e dessa vez não foi diferente. Nessa trilogia, ele explorou inúmeros aspectos sociais daquela época que, de certa forma, prevalecem até hoje

Miss del Art 14/01/2023

Ao vencedor, as batatas!
Esse livro é muito bom! Eu não costumava ler muitas obras do Machado de Assis por achá-las muito complexas, porém, hoje em dia acho a leitura muito tranquila. Sem contar que a escrita do Machado é excepcional, esse romance me surpreendeu e o final é muito triste.

Apz 12/01/2023

Trágico?
Apesar do nome Quincas Borba, esse livro vai contar praticamente a vida de Rubião, homem do século XIX que vira um burguês após adquirir a herança de um amigo (Quincas Borba) que morre tendo delírios e que além da herança deixa seu cachorro (de mesmo nome). O homem se muda para a Corte, no Rio de Janeiro e arruma amigos da sua nova mesma classe social (Sofia e Cristiano Palha principalmente).
No início, mais ou menos até 30%, foi um livro morno, tranquilo de ler mas sem muitas emoções; depois disso até 60% mais ou menos não entendi muito, e daí até o fim tiveram algumas coisas que me deixaram um pouco mais interessada, mas bem pouco, e por essa experiência de leitura não tão fluída a nota foi meio baixa.
Mas quando o final foi chegando, e vi o intuito da obra, a moral, eu fiquei um pouco chocada, um tanto quanto entusiasmada com a genialidade do livro, me senti genuinamente triste com o fim, um fim trágico, não aquele que você chora com pena da personagem mas fica pensando sobre as consequências de tudo aquilo que fazemos durante a vida.
Um livro que, apesar dessa experiência lenta de leitura, extremamente recomendável. Eu arrisco dizer que pelo final valeu a pena alguns períodos de leitura maçante. Incríveis reflexões sobre relacionamentos rasos baseados em status, aquela coisa bem clichê sobre quem está com você nos momentos bons e te esquece nos momentos ruins representada de forma genial.

nanarissa 11/01/2023

Esperava mais do livro. Mas achei graça por notar ser um "spin off" antes de virar modinha (e antes do tempo existir provavelmente). Por isso, recomendo a leitura de Memórias Póstumas de Brás Cubas antes deste.

manu_ 10/01/2023

Infelizmente esse livro não me envolveu tanto como Dom Casmurro. É possível notar a característica marcante de Machado de Assis que é o desenvolvimento psicológico dos personagens e a demonstração de como a sociedade elitista é corrupta, mas de alguma forma sinto que o personagem Rubião não foi tão bem desenvolvido assim na questão da loucura. Sei que isso foi uma consequência da sociedade e não algo fisiológico, mas isso me pareceu pouco explicado no livro.

Carolina1969 09/01/2023

Quincas Borba.
Amo esse livro. É surreal ver que mesmo que os tempos se passem, a sociedade ainda permanece gananciosa e provedora de ?batatas? a qualquer custo. Eu amo o realismo.

João 04/01/2023

A fórmula que o Machado usa de intimismo é muito boa
Quincas na verdade é a continuação direta de outra obra do Machado de Assis é o Memória Póstumas de Brás Cubas, o livro tem uma linguagem muito massiva mas não o culpo pois era a linguagem utilizada pela elite do escritores dá época, lembro que tive que ler o primeiro capítulo 14 vezes kkkkkkkk porém continua sendo muito bom ele sabe muito bem puxar o leitor com as suas palavras e isso na verdade é a marca dele, o livro conta a história de Rubião depois dos acontecimentos do primeiro título e mostra como o ser humano pode ser traiçoeiro e corruptível por causa do dinheiro

gabbiedb 03/01/2023

Esse foi menos irônico do que o Memórias Póstumas de Brás Cubas, mais sério e mais triste. Os enredos das duas histórias são deprimentes, mas o jeito que Quincas Borba foi contado me deixou com pena. Não que isso seja uma coisa ruim, até porque me faz refletir sobre as intenções das pessoas ao meu redor.
Livro impecável, como eu esperava que seria :)

Leticia.Santos 31/12/2022

Quincas Borda, sendo uma obra do Relismo de Machado de Assis possui todos os traços característicos do estilo do autor. O enredo é cômico, sarcástico, crítico e trágico, mas muito fiel em seu retrato da natureza humana.

Lu 31/12/2022

muito muito muito bom, todos deveriam ler

machado faz, novamente, uma obra fantástica, um clássico

lumushroom 31/12/2022

"Chora se tens lágrimas. Se só tens riso, ri-te!"
Levei vários meses pra terminar de ler porque me enrolei bastante.
Se tornou um dos meus livros favoritos, apesar do final ser um pouco "inesperado"?
Amo a escrita do Machado de Assis, e mais ainda seu humor sombrio.
Acho que a história corre de uma forma boa, um pouco maçante às vezes, mas impossível de parar de ler em outras.

No fim, realmente gostei, e acho que valeu a pena

E já vou logo para outro livro dele porque realmente o estilo, a escrita, a brincadeira com as palavras, o humor, tudo do autor me prende e cativa bastante

Giulia 30/12/2022

Ah sla
A escrita machadiana é muito incrível de vdd, mas a história é bem maçante e os personagens são bem chatos, eu entendo q a premissa é exatamente o desenvolvimento psicológico do protagonista, mas sla chato