Campo Geral

Campo Geral João Guimarães Rosa

Resenhas - Campo geral

Jack7144 24/07/2023

Serviu de aprendizado!
Um livro clássico, mas que não faz o meu tipo. Realizei a leitura por conta de vestibulares.

Entretanto, para quem gosta, é um prato cheio.

Elisa 19/07/2023

O MuTum é um lugar bonito
Nossa eu amei d+++ esse livro, Guimarães Rosa amava retratar a imaginação de uma criança e, como adolescente, posso dizer que ele fez isso fielmente. Essa leitura é mais que um entretenimento, é um aprendizado sobre as realidades do nosso Brasil

mariana 15/07/2023

Campo geral (Resumo fuvest)
- terceira geração modernismo (45)
- sertão de Minas Gerais
- Uma novela (só um núcleo, maior que conto e menor que romance)
- Narrativa em terceira pessoa a partir dos olhos do miguilin
- todaaaa história gira em torno da criança (miguilin) de 8 anos
- Miguilim uma criança fofa e sensível
- acontece em Mutum, ngm gosta da cidade principalmente a mãe (todo mundo quer sair)
- Toda a perspectiva do miguilin é atravessado pela perspectiva dos outros (não tem opinião própria)
- Dito mais novo mas conselheiro de miguilin e melhor amigo confidente
-  tio teres tem um caso com a mãe do miguilin é foge
- minguilin não entrega a carta do tio e marca o amadurecimento do menino
- dito morre e marca mais um amadurecimento do garoto
- minguilim fica extremamente abalado com a morte do dito
- minguilim bate no irmão mais velho (Liovaldo) pra defender o Givo que Liovaldo estava batendo de graça
- minguilim é espancado muitooo pelo pai (tem uns pensamentos sombrios como matar o pai quando crescer) por ter batido no irmão mais velho pq ele acha q minguilin tem q respeitar o mais velho. tem o ápice de amadurecimento quando começou a rir por pensar nas maneiras que ia matar o pai quando crescesse e é respeitado por todos!!
- O espancamento e a quebra das
gaiolas e dos brinquedos fecham o processo amadurecimento de Miguilim (vários amadurecimentos!) -> pq Miguilim não precisa ou não pode mais brincar com os brinquedos de criança
- Não da pra saber se o pai ama ou não os filhos, é um relacionamento estranho
- o pai se enforca pelo remorço todo enquanto mingilin ta doente, não aguenta a tristeza de perder dois filhos seguidos (Dito e Minguilim)
- Mãe assumi o caso com o tio
- cena final: miguilin coloca um óculos enxerga e fala "o mutum é bonito" (A cidade que ngm gostava)
-> minguilin não tinha opinião própria, miopia e óculos são uma metáfora pq ele amadureceu e agora enxerga bem pelos próprios olhos
-> o livro fala sobre amadurecimento!! em casas desestruturadas

theus33 09/07/2023

? ? aquele com o menino miguilim;;
Ao longo da minha trajetória como leitor meia-boca, existiram poucos autores que fizeram eu me sentir tão próximo de um livro durante uma leitura, e Guimarães Rosa foi um desses.
Com uma narrativa singular e linguagem lapidada, Guimarães Rosa nos guia por Campo Geral, apresentando a rotina do menino Miguilim, habitante do Mutum, localizado no interior de Minas Gerais. A proposta, que parece simples, constrói camadas complexas ao longo de 136 páginas. Isso deve-se ao fato do narrador, mesmo sendo onisciente, escolher demonstrar a visão do mundo de Miguilim, sua inocência, seus sentimentos em relação a tudo que ocorre ao redor dele; tudo isso com grande maestria. Além disso, a proposta ambiciosa do modernista de construir um enredo universal utilizando de indivíduos específicos, enriquece mais ainda a estória.
Durante a trama, qualquer leitor simpatiza com Miguilim, teme por ele, entende seus medos e frustrações. Além disso, um ponto interessante é a possibilidade de se identificar com ele em certos momentos, afinal, todos fomos crianças um dia. Sendo assim, Guimarães Rosa constrói uma atmosfera cheia de emoções, angústias e o principal: ingenuidade, capaz de tirar lágrimas de qualquer um.
Dessa forma, Rosa brinca com a língua, inventivo, e cria sua forma única de narrar, que estranha até o leitor mais experiente. E, seguindo a rotina e amadurecimento de Miguilim, constrói um enredo que sintetiza muito bem o motivo de ser um escritor tão reconhecido.
Por fim, reforço que ler Campo Geral é colocar os óculos de Miguilim e, portanto, questionar tudo que a literatura consegue nos fazer sentir e também tudo que ela consegue representar, já que o autor entra na mente de uma criança de forma tão verossímil. Um dos melhores livros que eu já li na minha vida, simplesmente.

Sophia709 05/07/2023

Clássico de Rosa
Essa obra conta a história de Miguilim que vive nos campos gerais com a sua família e é narrada em terceira pessoa pelo ponto de vista do protagonista. É uma obra complexa, não é fácil ler Guimarães Rosa mas traz discussões muito importantes envolvendo identidade, violência, família e religião.

Rafaela.Priesnitz 20/06/2023

Campo Geral
Mais um livro de leitura obrigatória para escola. Mesmo de não tendo entendido muito bem a linguagem no começo, depois que peguei o jeito ficou facinho. O narrador usa gírias e modos típicos de falar, o que ajuda a situar o leitor no cenário da narrativa.
Apesar de ser bem parado em algumas partes, o ponto é não desistir, porque o final é lindo, vale muito a pena a leitura.

I am a crazy person 18/06/2023

?Campo Geral? é um livro que amadurece segundo o próprio personagem. A narrativa, embora em terceira pessoa, é capaz de mergulhar nos mais profundos pensamentos e lógicas de uma criança, Miguilim. Assim, é uma obra incrível para se analisar como os impactos da violência, da pobreza e do próprio crescimento.

Claro, estamos falando de Guimarães Rosa. O livro é bom.

Gigi 17/06/2023

Emocionante????
Uma das obras mais bonitas que já li. Comecei lendo com pouco interesse, confesso, mas me deparei com uma obra sensacional conforme ia chegando ao fim do livro. Lindo, lindo, lindo!

Lethy_21 15/06/2023

Que história
Já vou começando falando q leitura complicada senhor amado, ele conseguiu retratar a infância de uma forma tão complicada de entender....

É q história triste meu deus, pobres crianças passar por situações tão intensas sendo tão jovens. A história me lembrou um pouco de "Vidas Secas", q também é uma história triste.

Não foi uma leitura fácil e muito proveitosa, espero reler no futuro e ter maturidade e capacidade suficiente para interpretar e absorver o que o livro tenta nos passar ou ensinar.

Carolina.Perdigão 10/06/2023

Nunca li um livro com tantas palavras desconhecidas. Pelo que sei é uma marca do autor. Gostei da história, mais ainda da personagem principal, o menino Miguilim.

Carol 09/06/2023

Quando bate aql sdd...
Só conseguia pensar nessa msc lendo esse livro, acho bom q os livros (literários) q eu n gosto são geralmente o q as pessoas gostam e vice-versa. Eu nunca me animo mto pra ler um livro da escola, ainda mais um q geral tava tocando p4u, mas ou eu lia ou eu ia mal na prova (pq eu já vou mal lendo o livro, imagina se n lesse).
E caramba, q livro BOM. A linguagem realmente n é fácil e n é um livro q vc lê tão rápido justamente por isso, mas a história me prendeu, eu senti um misto de alegria, raiva, tristeza, indignação e ??? lendo esse livro, mas as mlrs histórias são assim né.
Entt se tiver alguém lendo isso aqui, dê uma chance, prometo q do meio pro final fica mlr