O Exorcista

O Exorcista William Peter Blatty

Resenhas - O Exorcista

Fatori 09/11/2020

Leitura muito fluida, vocabulário simples e com organização temporal de fácil compreensão. Gostaria de escrever mais sobre o que achei da leitura, afinal é um clássico literário e cinematográfico, um dos meus filmes favoritos e agora também é um dos meus livros favoritos, mas fico com as poucas palavras e indico a leitura a qualquer um que queira iniciá-la.
Apenas para termos de comparação, o filme foi extremamente fiel ao livro, entretanto algumas coisas que ficaram implícitas no filme ganham uma luz de esclarecimento no livro. Gostei demais!

Giu 01/11/2020

O Exorcista
Demorei para ler, já que não conseguia ler à noite por medo AHAHAHAH. Incrível!

@tigloko 31/10/2020

"Senhor, ouça a minha prece"
Não é um clássico à toa. Sem pensar é um dos melhores que já li do gênero terror. Estória excelente, momentos de tensão e de reflexão na medida certa, bons personagens. Tem a receita certa do sucesso.

O livro tem uma proporção maior de diálogos, o que fez a leitura fluir muito bem. Ele tem uma pegada investigativa, quase policial em determinados momentos. Confesso que não curti tão quanto as partes com o padre Karras, o ponto alto e melhor personagem do livro. O seu ponto de vista é algo que fiquei fascinado, por ele ter sua fé abalada devido a acontecimentos recentes. E esses momentos geram reflexões interessantes, em que ele questiona a natureza das coisas como por exemplo: qual a linha entre o terreno e o sobrenatural? Qual o limite entre a razão cientifica em contraponto com a religião e a fé?

E quando o livro engata na sua parte final é de forma frenética e impactante, tendo aquela sensação de perigo num crescente. A tensão é trabalhada de forma ímpar, realmente me prendeu no terço final.

Tirei meia estrela pois a momentos que a narrativa está empolgante e a uma quebra repentina no ritmo da leitura, nada que me atrapalhou na experiência como um todo. Recomendo de olhos fechados, vale muito a pena.

Obs: Fiquei curioso para a sequência apesar de já ir com um pé atrás :/ pois essa história aqui é quase perfeita. Será que precisaria de uma sequência? cenas dos próximos capítulos.

Obs²: O filme é uma obra prima também. Tenho que rever mas lembro que gostei muito da primeira vez que vi.

bibicortez 31/10/2020

Macabro e nojento
Gente, eu realmente não sei dizer se gostei desse livro, mas com certeza eu não desgostei kk. Fiquei com nojo em vários momentos porque tinha muitas fezes, vômitos e conteúdos inapropriados. Só tenho a dizer que foi uma experiência única, porém bem nojenta.
Alexsandro 09/12/2020minha estante
Parabéns pela coragem ? O filme O exorcista, de 1973, é sem dúvida alguma o filma mais horrível e apavorante do gênero. Acredito que o livro seja no mesmo nível. Por enquanto, não faz parte dos meus planos literários explorar essa obra ?.

Leo 31/10/2020

Vale a pena a leitura.
Existe toda uma mística em torno desse livro, e, apesar de algumas cenas polêmicas, o livro é muito bom ao mostrar várias visões a respeito de possessões (visão da fé, da psicologia...), criando um conflito palpável, principalmente no personagem do padre Karras. Ao contrário do que muitos pensam, o livro não impulsiona satanismo nem forças malignas. Escrita muito fluida e, apesar do conteúdo impactar algumas pessoas, agradável.

Ah, e pode dormir com ele do lado, sem problemas. Kkkkk

Mfarits 30/10/2020

Envolvente!
Achei bem imersivo. Quando você para pra analisar ?Nossa, esses acontecimentos são com uma criança.?, eu recomendo que você não vá ler só pra dizer ?Ah, eu aguento terror? ou só para se assustar. Além disso, a história é bem rica. Olhem com empatia, é bem triste. Uma ótima leitura!

Carol Rouz 30/10/2020

Não é assustador como eu esperava
Podemos ver o drama vivido pela mãe ao ver sua filha adoecer e ser possuída por uma entidade demoníaca. Acompanhamos a mudança de opinião da personagem Cris, que faz de tudo para tentar salvar sua filha, recorrendo a meios e crenças dos quais nunca acreditou. O livro é mais voltado para o sofrimento dos personagens da trama deixando a parte de terror e suspense em segundo plano de forma subentendida.

Gigi 29/10/2020

Sinto que subestimei demais a leitura achando que não ia sentir medo.. terminei sem conseguir dormir por umas noites mas fora isso tudo ok ?

oraculws 26/10/2020

CLÁSSICO É CLÁSSICO
Esse livro é uma mistura de sentimentos icônicos! Não senti medo em nenhuma parte e ri bastante com o demônio.

Luciana 26/10/2020

Nossa resenha de hoje é desse clássico do terror "O Exorcista" do William Peter Blatty.
Eu gosto do filme, acho normal (para meu gosto de filmes de terror), sem nada demais. Fui ler o livro e achei que seria a nessa mesma pegada, mas me surpreendi. A narrativa é incrível, te prende do início ao fim. Eu senti a tensão e o medo dos personagens. Simplesmente perfeito. Para quem gosta de terror, esse com toda certeza não pode deixar de ser lido. De todos os livros de terror que eu já li, até hoje, esse é o meu favorito. O medo é real!

Julio.Nascimento 26/10/2020

Sensação de terror
Esse livro faz uma imersão tão profunda, que você se sente participando das cenas e isso nos traz uma boa experiência com o terror passado.

Kah 26/10/2020

Acho que nem sei como dizer o quanto eu amei ler esse livro! Li em pdf e agora necessito dele na minha estante rsrs... Apenas tinha assistido o filme, que é meu favorito do gênero. E agora o livro também se tornou um dos meus favoritos! Super indico a leitura. Um clássico!

Thamires 24/10/2020

Um clássico de 1973 que inspira medo...
Resolvi que queria ler "O Exorcista" em outubro, mês das tradicionais leituras de terror e Halloween e etc. E foi uma grata surpresa.

Eu não fazia ideia de como seria essa leitura e lembrava vagamente do filme. No começo tive até medo de lê-lo antes de dormir. Mas é um livro que trava um embate entre dúvida e fé, que fala mais sobre o medo e a culpa, do que sobre a possessão em si, que segundo um dos personagens, atinge mais as pessoas ao redor do que a própria vítima. Apesar do receio, valeu a pena.

Gostei bastante da história e da escrita do autor. William Peter Platty se baseou fatos reais para escrever esse livro e sua narrativa prende o leitor. O tempo todo eu fiquei curiosa para saber como seria o encontro entre Regan e o Padre Karras. O final me comoveu.

E aqui, minha citação favorita do livro:
"Porque eu acho que a crença em Deus não é uma questão de razão; acredito que é no fundo, uma questão de amor: de aceitarmos a possibilidade de que Deus possa nos amar." (pag. 304).

Livro 23 em 2020, nota 4 de 5 estrelas.

Roberta 22/10/2020

O Exorcismo
O Exorcista é um dos meus livros favoritos da vida! Eu reli ele agora apenas pela experiência, pois ainda lembrava da maioria dos acontecimentos.
Na releitura, algumas partes me incomodaram, algumas descrições do Padre Karras foram totalmente desnecessárias, os surtos da Regan, principalmente quando o Merrin aparece, me incomodaram muito por motivos pessoais (que não vem ao caso no momento), o final corrido, poderia ter sido escrito em mais algumas páginas.

Mas de forma geral, ainda é um favorito, pelo apego emocional que eu tenho com ele. Por ser um livro muito bem escrito, a tensão crescente, o ritmo acelerado nas partes da Regan, os sentimentos que ele provoca em você. É uma obra de arte.

O Padre Merrin para mim, é um dos melhores personagens já escritos. Ele é extremamente forte, e em poucas páginas o conhecemos, e vemos como a fé dele é inabalável e bonita, e como ele é uma pessoa de bom coração e gentil, mesmo tendo visto o mal de perto.

Marcela 22/10/2020

MERRIM!!!!
O que foi esse livro?! Primeiramente gostaria de dizer que eu não esperava gostar tanto. Foi meu primeiro livro de terror, e estou agradavelmente surpresa. Fico feliz por ter dado uma chance e por ter escolhido esse aqui para começar.

A história conta sobre a Regan, uma menina de 12 anos que é possuída.

Acontece que é bem mais do que isso. Não é um livro de uma possessão, é um livro SOBRE uma possessão. Ele vai além do que uma garotinha possuída que acaba num exorcismo.

Conta desde o começo, somos apresentados para a menina, o que leva o demônio até ela, cada grau e degrau em que o demônio vai se fortalecendo, e de apenas pequenas frases num tabuleiro, ele chega a de fato possuir ela.

E é um livro pesado! Tem cenas chocantes em níveis absurdos, então contém um gatilho.

Os personagens são ótimos, tem personalidades próprias, defeitos, eles erram, eles surtam, achei muito coerente, nada pareceu absurdo.

O enredo é muito bom, a construção, a pesquisa, o trabalho que os personagens tiveram até chegar no palpite possessão, tudo muito interessante, toda a falta de crença vindo de um padre enquanto uma ateia pede um exorcismo.

E no final de toda preparação, surgiu um personagem absurdo, que a chegada dele trouxe alívio pra uma tensão que foi sendo construída por 300 páginas. A reviravolta final foi bem chocante. Eu amei! Melhor parte do livro foi Merrim mandando o demônio "calar a boca" e ele obedecendo! Queria só ter visto mais do padre Merrim.

Recomendo esse livro pra todo mundo que queira ler terror, que nunca tenha lido, que não acredite em demônio nem nada assim, que acredite. Vai na fé kkk