A canção da órfã

Resenhas - A canção da orfã

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Isabela.KZS 30/01/2020

Segundas chances...
Uma vez eu lembro de um professor de geografia me falar: "Você começou tão bem, tão empolgada, mas no final eu senti que você ficou cansada e com preguiça."

Hoje, eu entendi a sensação lendo esse livro.

Veja bem, começou muito interessante. Os dois personagens eram muito bons e interessantes, mas logo no início a autora já decide separá-los. E tudo bem, foi previsto pela sinopse ser um livro de segunda chance. Mas aí, a autora mantém isso ATÉ O FINAL, e no fim tudo acontece TÃO RÁPIDO que eu fiquei até assustada.

Não consegui sentir muita coisa durante a leitura. A maior parte foi tédio durante a maior parte do tempo por ter achado bem arrastado e ter ficado dividindo os pontos entre eles separados e depois tudo ter jogando na nossa cara em menos de, o que, 8 páginas?

Ou pode ser só eu sendo amarga por não gostar da maioria dos livros de segunda chance. Tinha mais coisa pra colocar, mas não vale a pena o spoiler.

Jaqueline @icontextualize 10/03/2020

Emocionante
A Canção da Orfã || Lauren Kate || @editorarecord ||322p. || 4,0 ⭐.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
📖 Essa história se passa em Veneza durante o século XVIII. No livro vamos conhecer a história de dois personagens que cresceram em um orfanato conhecido como "Incuráveis".
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Eles abrigam crianças abandonadas e se dispõe a ensinar música a elas desde que chegam no local. Violetta é apaixonada pela música e faz parte do coral dessa instituição. Ela sonha em crescer nesse ramo e tornar sua voz conhecida e está determinada a isso. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Quando Violetta fica um pouco mais velha, ela conhece o Mino que também vive nesse orfanato e ele toca seu violino de uma maneira muito especial e isso mexe muito com ela, gerando sentimentos que ela acha confuso, pois nunca tinha se sentido de tal maneira.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Mino é um garoto que passou por muita coisa difícil. O seu maior desejo é saber mais sobre o seu passado, mais especificamente, sobre quem é sua mãe e o motivo de tê-lo abandonado.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Eu gostei muito dessa leitura. Eu não sabia o que esperar desse livro já que eu não conhecia a escrita da autora, e fiquei muito feliz quando terminei. Eu consegui me conectar com a história, mas isso aconteceu mais na metade da leitura, já que o início é um pouco arrastado.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Mas sobre os personagens, ambos passaram por muitas coisas difíceis e cada um amadureceu a sua maneira. Cada um com suas peculiares e traços e isso é o que me chama mais atenção. Não apenas criar personagens, mas conseguir desenvolve-los e acho que a autora fez isso muito bem.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Outro o ponto positivo é a ambientação da história. Eu me senti vivendo em Veneza e passando pelos menos lugares, foi uma experiência muito única. Uma coisa que me incomodou foi no final porque tudo aconteceu de uma maneira muito rápida. Não é ruim, mas poderia ser bem mais desenvolvido, na minha opinião.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
💬 É um livro de drama, mas não é apenas isso. Ele tem muita ação e reviravoltas o que eu acho muito legal. Só posso concluir dizendo que me apaixonei por esses personagens e pela história. Acho que a autora foi muito feliz ao terminar de escreve-lo..

Bárbara Allen - @trendbarbs 12/03/2020

Romance arrebatador!
Dois órfãos, Violetta e Mino, sonham em ter uma família e um lugar que possam chamar de lar, mas ambos vivem no orfanato, cujo conservatório se dedica a ensinar música aos órfãos. A rigidez dentro dos muros do Incuráveis não é capaz de aprisionar o coração da sonhadora Violetta e é ali que seu caminho se cruza com o de Mino, um talentoso violinista. A amizade nasce sem esforço, assim como algo mais.

A autora consegue contextualizar muito bem o cenário de uma Veneza do século XVIII em que as pessoas viviam metade do ano aproveitando o Carnaval pelas ruas da cidade. O melhor de tudo é que a escrita da Lauren flui, os capítulos são pequenos e divididos entre momentos da vida da Violetta e de Mino. Tudo isso ajuda o leitor a viajar pelas páginas do livro e entender melhor o ponto de vista de cada um.

Agora falando dos personagens, só queria registrar que amei cada um deles. A autora apresenta personagens que vão evoluindo ao longo da história e isso é admirável, pois começamos com um pequeno ranço da Violetta, mas depois passamos a entender melhor tudo que acontece. Fora que Mino é um personagem incrível, mas cheio de tristeza.

Além dos personagens principais, os secundários também são muito bem apresentados e acabam roubando um pouco da atenção do leitor. Isso incluí o antagonista que desde sempre você não vai com cara, sem ao menos saber que ele é ruim, mas já odeia desde sempre.

O que talvez me deixou um pouco cansada durante a leitura é o fato dos mil quase encontros que toda hora os protonistas tinham. Quando você achava que "Nossa é agora que eles vão se ver" BAM não acontecia nada, e logo no capitulo seguindo voltava acontecer a mesma tensão. Então isso me cansou um pouco.

No geral eu gostei muito livro a ponto da metade para o final ser difícil de você abandonar a história. Fazia tempo que eu não lia um romance tão envolvente em que eu me comovia e torcia tanto para o casal dar certo. É um livro de aquecer o coração e ao mesmo tempo deixá-lo acelerado com tanta emoção. Eu indico esse livro para todo mundo que curte um bom romance com muita pitada de drama.

Naiara Heres 09/10/2020

Achei o início do livro bem arrastado, e só me prendi na história do meio pro final. O cenário em que a história se passa é lindo, os personagens desenvolvidos, mas a leitura é massante. Apesar do final ser muito bom, poderia ter sido mais bem trabalhado em comparação com seu potencial.

Jaque @blogmalucadoslivros 06/04/2020

Surpreendente e emocionante
Lauren Kate é uma autora famosa, por sua série "Fallen", mas este foi o meu primeiro contato com a escrita da autora e eu terminei essa leitura mais emocionada do que eu esperava.

A PREMISSA:

Violetta vivia em um orfanato, e um dia enquanto olhava pela janela viu mais uma criança sendo deixada lá, enquanto a mãe cantava uma linda canção. Ela nunca se esqueceu desta cena e anos depois descobriu que esta criança era Mino. Os dois passaram a se encontrar às escondidas no telhado do orfanato, unidos pelo amor à música. Violetta cantava, enquanto Mino tinha o dom de tocar lindamente violino, e aos poucos a amizade deu lugar ao amor.

"A canção do sonho a assombrava com aquelas palavras que jamais conseguira cantar em voz alta."

Para Violeta seu único destino estava ali no orfanato, por mais que sonhasse em cantar fora dali, e poder usar máscaras como as mulheres que ela via pela janela durante o "carnavale" ela sabia que seu destino já estava traçado. Já Mino, desejava que as coisas fossem diferentes, mas a realidade ás vezes é dura e o destino pode mudar tudo. E assim Mino e Violetta acabam seguindo em direções contrárias. Porém o amor verdadeiro não pode ser esquecido.

O QUE EU ACHEI:

Apesar de ter algumas ressalvas, eu não posso negar o quanto eu amei essa história de amor cheia de desencontros. A narrativa da autora é fluída mas a leitura pra mim foi cheia de altos e baixos, mas não foi uma leitura arrastada mesmo assim. Em alguns momentos me irritei com Violetta, mas pra mim, o principal papel dela nesta história foi mostrar o quanto o medo pode travar nossa vida e nos fazer perder sonhos e amores.

Lauren Kate entrega uma história linda, cheia de sonhos, esperança, reflexão e desencontros. Foi uma leitura emocionante com um final lindo, que por mais que eu esperasse algo parecido, foi mais bonito e impactante do que eu imaginava que seria.

Recomendo demais essa leitura, principalmente para aqueles que gostam de leituras que aquecem o coração e nos enche de esperança, torcendo por estes personagens.

Queds 25/07/2020

A canção da orfã é ambientada em Veneza, no século XVIII. Violeta e Mino, são orfãos do Incuráveis, lugar que acolhe órfão e destinado ao ensino musical. Um local com sistema rigoroso e restrito. Ao se conhecerem dividem a paixão pela música e a partir daí surge um amor. Dois órfão que sonham além dos muros dos Incuráveis, um deles sonha com uma família, deseja um lar, o outro sonha com o impossível, sonha em desvendar os mistérios do seu coração e ambos desejam econtrar onde podem amar e ser amados e durante aqueles rápidos encontros se apoiam. Até que a imaturidade e o desencontro marcam os seus destinos.

Um romance dramático, marcado por desencontros e reviravoltas. Embora tenha um inicio dificil, após nos acostumarmos com a escrita da autora a história se torna envolvente e emocionante.

A trama foi incrível, todo o contexto histórico abordado foi surpreendente, saber que o coral dos incuráveis realmente existiu, nos choca e aperta o coração, mesmo com um desenvolvimento, na minha opinião, confuso, a leitura é interessante.

Algo apaixonante é a ambientação em Veneza, embora com algumas descrições extensas, foi muito interessante conhecer Veneza por este novo ângulo.

Violeta tinha um espírito livre, amava a música, mas queria conhecer o mundo, ir além de onde o horizonte alcançava. Crescento com o destino traçado, conseguir entrar para o coral e se tornar uma _figlie do choro_ ou fracassar e tornando uma _figlie di comum_ realizando somente tarefas domésticas

E mesmo conseguindo integrar o coral dos incuráveis, o final destinado para as coristas não é agradável. Quando obrigadas a se aposentar são substituídas pelas coristas mais novas, e tem a sua frente duas opções: se casam com desconhecidos ou são enviadas ao Convento e proibidas de cantar em qualquer lugar público.

Mino tem a sua vida ditada pela mulheres que conhece, no início tem um propósito, encontrar sua mãe. Quando se apaixona por Violeta sua ações são influenciadas entorno deste amor e quando tudo se perde se vê direcionado por Ana, que com certeza junto com o cachorro Sprezz são os persanagens secundários que mais chamaram a atenção na história.

Violeta e Minos nos leva a uma montanha russa de sentimentos, ora você gosta de um e odeia o outro e vice versa. A força x a fraqueza. A impusividade x o comodismo. A coragem x o medo. A imaturidade e a imprudência sendo transformada enquanto cada um faz suas escolhas.

Dois jovens que desde cedo perderam tudo, e sobreviveram com regras que aparavam todos os seus sonhos. Que almejam uma outra vida, que lutavam contra o que estava predestinado.

Uma leitura para quem curte ficção histórica, amores perdidos e redenção.

Vladia Castro 13/08/2020

A canção da órfã (Lauren Kate) ⭐⭐⭐⭐
Veneza. Carnevale. Máscaras. Letta e Mino são órfãos e moram no Incuráveis. O futuro pode ser promissor para Letta se ela for do coro. Mino pode aprender um ofício. Eles crescem e apaixonam-se, mas a vida toma um rumo diferente ,e eles se distanciam. A música sempre estará presente na vida deles. #acançãodaórfã #laurenkate #editorarecord

Malu | @dicas_de_malu 07/04/2020

Tinham me falado que o início desse livro era lento, mas me surpreendi ao me ver presa nas primeiras páginas e amando a leitura já no começo. Porém, isso infelizmente não se manteve.

No inicio, a situação dos protagonistas e o amor que eles compartilhavam pela música me tocou muito. Mas ao longo do livro não consegui me conectar mais com eles. A Violetta me irritou por se mostrar imatura e egoísta em muitos momentos. Já o Mino tem mais carisma e passa por situações que fizeram eu me apegar mais a ele, mas mesmo assim senti que faltou desenvolvimento.

A trama me incomodou pelas passagens de tempo muito confusas e pelos acontecimentos um tanto abruptos. Senti que faltou um desenvolvimento melhor, que me permitisse me emocionar com a história. Além disso, o grande plot foi previsível e não teve o impacto que eu esperava. Porém, gostei do desfecho por demonstrar o amadurecimento dos personagens.

De um modo geral, A canção da órfã me conquistou no início, mas deixou a desejar no desenvolvimento da trama e dos personagens. Uma pena, pois a premissa é ótima e a ambientação em Veneza é encantadora. Mas essa é só a minha opinião e acho que vocês devem ler para tirar suas próprias conclusões. Do mesmo modo que eu não gostei, outras pessoas amaram.

Resenha completa no blog.

site: http://www.dicasdemalu.com.br/2020/04/resenha-cancao-da-orfa.html

Taize @viagemliteral 07/05/2020

A autora Lauren Kate, que ganhou fama em todo o mundo com a famigerada série Fallen, trouxe para nós leitores, seu primeiro romance adulto sendo ambientado na Veneza do século XVIII, contando a história de órfãos que viviam no Incuráveis, um hospital que fora convertido em orfanato para receber as diversas crianças que eram deixadas ali à mercê da sorte.

"Esta história começa em um orfanato, em uma noite solitária no bairro sonolento de Dorsoduro. Lá, na ala dos enjeitados, uma menina de 5 anos estava deitada na cama, planejando sua fuga."

Em "A canção da órfã", ganham destaque dois personagens totalmente diferentes um do outro, mas que de alguma forma de complementam: Violetta, a soprano e Mino, o violinista. Ela, que se destacava pela sua impetuosidade e desejo de ser livre dos muros do tão rigoroso orfanato, o outro por ser bondoso, obediente e querer sua liberdade, mas não para provar os sabores da vida, mas para encontrar sua mãe, aquela que tem todo o seu amor, mesmo não tendo tantas lembranças de quando era aquecido por seu colo. Mas, uma coisa os tornavam iguais: o amor pela música!

"A vida era como a música; se você mudasse uma única nota, mudaria a canção inteira."

No orfanato de regras tão restritas, pavilhões de meninos e meninas eram separados. As meninas, desde muito novas, eram enviadas para as aulas de música, todas sonhando em um dia alcançar o lugar de corista na igreja, mesmo que isso restringisse suas apresentações a apenas a casa do Senhor. Caso não tivesse talento para garantir a vaga no coro, o destino seria cuidar dos sifilíticos e ter uma vida fadada a solidão. Já os meninos eram libertados mais novos, podendo sair, trabalhar, constituir uma família e ter sua independência.

As saídas pelas ruas de Veneza eram raras, e mesmo assim, sempre sob o olhar rigoroso da abadessa. Todas essas ordens eram demais para o espírito livre e o temperamento forte de Violetta, que desde criancinha já fugia para lugares onde poderia apreciar a vida fora dos muros dos Incuráveis.

"Ela nunca pararia de desejar sempre mais? Seu maior sonho era viver livre em algum lugar. Ainda era difícil visualizar esse lugar, mas, quando apertava a opala negra, Violetta quase o sentia."

Certo dia, ao subir para o telhado do orfanato a fim de apreciar a vista da cidade, do carnavalle e de todas aquelas pessoas mascaradas pelas ruas de Veneza, a soprano ganhou uma companhia: Mino, o violinista que se tornou seu grande amigo, e seu amor. Entretanto, o destino fora traçado de forma impiedosa, e tudo que construíram sob o telhado do lugar que chamavam de lar, tomaram rumos totalmente opostos.

"No telhado, os dois falavam uma língua secreta feita de música. Porém estavam mais velhos agora, tão diferentes dos órfãos que haviam sido um dia."

Um dos aspectos mais marcantes e positivos do livro é a ambientação. Veneza é um lugar lindo, digno de muitas histórias de amor. O carnavalle e seus mistérios, deram uma cor a mais em toda a trama, que inicialmente teve sua descrição tão envolvente que fora impossível não me sentir caminhando pelas ruas de Veneza, entretanto, no decorrer do livro, tais descrições se tornaram repetitivas tornando a leitura um tanto cansativa, e com passagens de tempo muito abruptas, nos fazendo em alguns momentos, não saber se passou um dia ou um ano.

Mas, "não existe o bom sem defeito, nem o ruim sem qualidade", não é? De um modo geral, é uma leitura que, no fim das contas nos prende e nos faz ansiar para saber o desfecho de todo o drama vivido por Violetta e Mino, eles que, apesar de sofrerem grandes transformações, viverem tragédias e paixões, nos transportam para um lugar onde, apesar de todos os males, o amor e a esperança se sobressaem.

"Por anos, os dois haviam cultivado aquela música dentro de si. Agora era quase possível ver a canção entrando no mundo. Ela fora libertada, uma força física, uma mudança súbita na luz e no céu."

Carol_lp 05/03/2022

"Uma canção os uniu. Um segredo os separou"
Nesse livro seguimos a história de Mino e Letta (ambos órfãos e músicos) em Veneza. Durante o livro, vemos como um segredo pode alterar a trajetória da vida.
Foi um livro bom, mas o livro demorou para me "prender" na narrativa. Além disso, achei que muitos detalhes desnecessários foram adicionados no meio do livro e também achei que o final foi muito apressado. Ao me aproximar do fim, fui criando muitas expectativas, mas, por conta do desenvolvimento final, houveram muitas pontas soltas, dessa forma, me decepcionei um pouco.
Uma coisa que achei ótima no livro é que você consegue sentir a conexão entre os personagens e entende como a música é essencial para a vida deles. Acredito que me apaixonei ainda mais pela música e por Veneza depois desse livro.

Caabiagi 02/04/2020

No começo eu não estava acreditando que iria gostar do livro. Estava lendo pois era recomendação de uma autora que eu gosto muito. Mas confesso que o livro me conquistou depois, não conseguia parar de ler.. e apesar de eu não gostar muito do modo como a autora "passa o tempo" entre um capitulo e outro (eu acho rápido demais hahaha), eu gostei do final. Queria que ela tivesse mostrado um pouco mais a vida deles pós os eventos finais, mas o capitulo extra nos dá um gostinho de como foi. Pra quem gosta de um romance com mistérios, amores proibidos, musica e cenários italianos, eu recomendo.

AnaPAssis 21/03/2020

A história é linda, mas não consegui me envolver 100% com os protagonistas... Por isso não dei 5 estrelas.
Mas recomendo, tenho certeza que a maioria vai se emocionar com a jornada dos protagonistas.

jenalondra 15/03/2020

Bonitinho
Estória fraca, com enredo pouco desenvolvido, no entanto mostrou coisas novas desconhecidos da cultura italiana.

Rafaela Rezende 03/06/2020

Então
O livro não é ruim, mas não prende. Felizmente há um final que supre toda a história.

Izabela 28/04/2021

Até que foi bom nas primeiras páginas.
Mas a história é muito arrastada, com detalhes que fazem minha ansiedade gritar. Muito sofrimento.
É tipo a vida. rsrs

1 | 2 | 3 | 4 | 5