A canção da órfã

Resenhas - A canção da orfã

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Laisa.Ruiz 15/12/2021

Interessante...
Admito que demorei bastante para ler esse livro, na minha humilde opinião ele só fica bom do meio para o fim. A história em si é muito bem feita, mas se desenrola de uma forma lenta, com os protagonistas senti, respectivamente, amor e ódio, sendo que me apaixonei pelo Mino e desejei que Violetta morresse basicamente o livro todo (só no final que essa sensação de raiva passou, mas ainda tenho um pé atrás com ela). Confesso que chorei, gritei, virei detetive, desvendei o plot twist, fiquei com nojo, dei risada... em suma, tive várias emoções (principalmente nos capítulos após a metade do livro).

jenalondra 15/03/2020

Bonitinho
Estória fraca, com enredo pouco desenvolvido, no entanto mostrou coisas novas desconhecidos da cultura italiana.

Christian Homem de Melo 21/09/2021

Uma agradável surpresa
Um passeio pela Veneza de 300 anos atrás. Escrito de forma leve e fluida, a trama se desenvolve de forma a te prender nos canais de Veneza.
Eu amei! Mais é spoiller!

AnaPAssis 21/03/2020

A história é linda, mas não consegui me envolver 100% com os protagonistas... Por isso não dei 5 estrelas.
Mas recomendo, tenho certeza que a maioria vai se emocionar com a jornada dos protagonistas.

Caabiagi 02/04/2020

No começo eu não estava acreditando que iria gostar do livro. Estava lendo pois era recomendação de uma autora que eu gosto muito. Mas confesso que o livro me conquistou depois, não conseguia parar de ler.. e apesar de eu não gostar muito do modo como a autora "passa o tempo" entre um capitulo e outro (eu acho rápido demais hahaha), eu gostei do final. Queria que ela tivesse mostrado um pouco mais a vida deles pós os eventos finais, mas o capitulo extra nos dá um gostinho de como foi. Pra quem gosta de um romance com mistérios, amores proibidos, musica e cenários italianos, eu recomendo.

Izabela 28/04/2021

Até que foi bom nas primeiras páginas.
Mas a história é muito arrastada, com detalhes que fazem minha ansiedade gritar. Muito sofrimento.
É tipo a vida. rsrs

Malu | @dicas_de_malu 07/04/2020

Tinham me falado que o início desse livro era lento, mas me surpreendi ao me ver presa nas primeiras páginas e amando a leitura já no começo. Porém, isso infelizmente não se manteve.

No inicio, a situação dos protagonistas e o amor que eles compartilhavam pela música me tocou muito. Mas ao longo do livro não consegui me conectar mais com eles. A Violetta me irritou por se mostrar imatura e egoísta em muitos momentos. Já o Mino tem mais carisma e passa por situações que fizeram eu me apegar mais a ele, mas mesmo assim senti que faltou desenvolvimento.

A trama me incomodou pelas passagens de tempo muito confusas e pelos acontecimentos um tanto abruptos. Senti que faltou um desenvolvimento melhor, que me permitisse me emocionar com a história. Além disso, o grande plot foi previsível e não teve o impacto que eu esperava. Porém, gostei do desfecho por demonstrar o amadurecimento dos personagens.

De um modo geral, A canção da órfã me conquistou no início, mas deixou a desejar no desenvolvimento da trama e dos personagens. Uma pena, pois a premissa é ótima e a ambientação em Veneza é encantadora. Mas essa é só a minha opinião e acho que vocês devem ler para tirar suas próprias conclusões. Do mesmo modo que eu não gostei, outras pessoas amaram.

Resenha completa no blog.

site: http://www.dicasdemalu.com.br/2020/04/resenha-cancao-da-orfa.html

Taize @viagemliteral 07/05/2020

A autora Lauren Kate, que ganhou fama em todo o mundo com a famigerada série Fallen, trouxe para nós leitores, seu primeiro romance adulto sendo ambientado na Veneza do século XVIII, contando a história de órfãos que viviam no Incuráveis, um hospital que fora convertido em orfanato para receber as diversas crianças que eram deixadas ali à mercê da sorte.

"Esta história começa em um orfanato, em uma noite solitária no bairro sonolento de Dorsoduro. Lá, na ala dos enjeitados, uma menina de 5 anos estava deitada na cama, planejando sua fuga."

Em "A canção da órfã", ganham destaque dois personagens totalmente diferentes um do outro, mas que de alguma forma de complementam: Violetta, a soprano e Mino, o violinista. Ela, que se destacava pela sua impetuosidade e desejo de ser livre dos muros do tão rigoroso orfanato, o outro por ser bondoso, obediente e querer sua liberdade, mas não para provar os sabores da vida, mas para encontrar sua mãe, aquela que tem todo o seu amor, mesmo não tendo tantas lembranças de quando era aquecido por seu colo. Mas, uma coisa os tornavam iguais: o amor pela música!

"A vida era como a música; se você mudasse uma única nota, mudaria a canção inteira."

No orfanato de regras tão restritas, pavilhões de meninos e meninas eram separados. As meninas, desde muito novas, eram enviadas para as aulas de música, todas sonhando em um dia alcançar o lugar de corista na igreja, mesmo que isso restringisse suas apresentações a apenas a casa do Senhor. Caso não tivesse talento para garantir a vaga no coro, o destino seria cuidar dos sifilíticos e ter uma vida fadada a solidão. Já os meninos eram libertados mais novos, podendo sair, trabalhar, constituir uma família e ter sua independência.

As saídas pelas ruas de Veneza eram raras, e mesmo assim, sempre sob o olhar rigoroso da abadessa. Todas essas ordens eram demais para o espírito livre e o temperamento forte de Violetta, que desde criancinha já fugia para lugares onde poderia apreciar a vida fora dos muros dos Incuráveis.

"Ela nunca pararia de desejar sempre mais? Seu maior sonho era viver livre em algum lugar. Ainda era difícil visualizar esse lugar, mas, quando apertava a opala negra, Violetta quase o sentia."

Certo dia, ao subir para o telhado do orfanato a fim de apreciar a vista da cidade, do carnavalle e de todas aquelas pessoas mascaradas pelas ruas de Veneza, a soprano ganhou uma companhia: Mino, o violinista que se tornou seu grande amigo, e seu amor. Entretanto, o destino fora traçado de forma impiedosa, e tudo que construíram sob o telhado do lugar que chamavam de lar, tomaram rumos totalmente opostos.

"No telhado, os dois falavam uma língua secreta feita de música. Porém estavam mais velhos agora, tão diferentes dos órfãos que haviam sido um dia."

Um dos aspectos mais marcantes e positivos do livro é a ambientação. Veneza é um lugar lindo, digno de muitas histórias de amor. O carnavalle e seus mistérios, deram uma cor a mais em toda a trama, que inicialmente teve sua descrição tão envolvente que fora impossível não me sentir caminhando pelas ruas de Veneza, entretanto, no decorrer do livro, tais descrições se tornaram repetitivas tornando a leitura um tanto cansativa, e com passagens de tempo muito abruptas, nos fazendo em alguns momentos, não saber se passou um dia ou um ano.

Mas, "não existe o bom sem defeito, nem o ruim sem qualidade", não é? De um modo geral, é uma leitura que, no fim das contas nos prende e nos faz ansiar para saber o desfecho de todo o drama vivido por Violetta e Mino, eles que, apesar de sofrerem grandes transformações, viverem tragédias e paixões, nos transportam para um lugar onde, apesar de todos os males, o amor e a esperança se sobressaem.

"Por anos, os dois haviam cultivado aquela música dentro de si. Agora era quase possível ver a canção entrando no mundo. Ela fora libertada, uma força física, uma mudança súbita na luz e no céu."

Rafaela Rezende 03/06/2020

Então
O livro não é ruim, mas não prende. Felizmente há um final que supre toda a história.

Evandro 27/09/2023

Incrível
É impressionante como Lauren Kate é apaixonante. Sua escrita é única e envolvente. A forma como ela conta uma história é extremamente romântica. Impossível não se apaixonar. Minha autora favorita ??

Ju 12/06/2020

Romance que se passa em Veneza no século XVIII entre órgãos de um orfanato que sonhavam em ter um vida fora daqueles muros e realizações além do canto. Mas várias situações surgem para acabar com seus objetivos

Ricardo 31/10/2020

Ainda afetado pela música na prosa...
O título desta resenha não tem muito a ver com a obra em si (para quem já leu "As Cordas Mágicas", de Mitch Albom, talvez encontre uma correlação), mas acho que Lauren Kate também se aproveitou da música para escrever esta obra que eu achei incrível. A trama entre Violetta e Mino, seu encontro inicial e os sucessivos desencontros subsequentes no enredo dão um drama melodioso e emocionante a este romance situado na Veneza antiga entre os dois órfãos. Leia até o final, com a mente aberta a todas as possibilidades.

Nah 25/11/2021

Amei que a história passa em Veneza e a forma como a autora ambientaliza toda a história ali, ela consegue descrever com tantos detalhes cada característica da época e dos lugares em todo o decorrer da história. Dá até uma vontade de estar lah em cada cantinho conhecendo Veneza. Isso foi uma das coisas que eu mais gostei na história.
Os personagens também consegui me apegar desde o inicio. Conhecer um pouquinho dos dois no início, ver a ligação que eles tinham. Depois ver o amor tão puro deles nascendo apesar das barreiras. Mais então vindo as circunstâncias e os obstáculos que os separaram e me fizeram sofrer juntos com eles no decorrer da história, torcendo para que eles pudesse encontrar um caminho de volta e serem felizes. Mais pra frente quando tudo começou a se resolver tiveram reviravoltas e acontecimentos tristes.
Só sei que é um livro cheio de sentimentos, reviravoltas, alguns momentos felizes, vários momentos tristes. Mais um livro real, como a vida realmente é, muitas vezes.
E no final nós mostra como o destino é tão certeiro. Não importa pra onde a gente vá, quem a gente encontre ou o que aconteça nesse meio tempo, o que foi feito pra ficar junto e dar certo, uma hora se encontrar, mais cedo ou mais tarde.
Então eu só digo, vale muito a pena ler esse livro. É um livro rico em detalhes e sentimentos.
Eu amei ?_?

Simplesmente Nise 11/04/2020

Uma história difícil de ler
Um romance de época diferente de todos que já li

1 | 2 | 3 | 4 | 5