Gone

Gone Michael Grant

Resenhas - Gone: O Mundo Termina Aqui

baunilha 03/10/2010

Gone é um livro que tem um plot bem interessante. Imagine a sua vida, o seu bairro, sem os adultos. Sem as pessoas que fazem com que as coisas funcionem: igrejas, hospitais, restaurantes, escolas, creches, leis. Em última análise, as pessoas que fazem a sua casa funcionar. Isso já é o suficiente para se contar várias e várias histórias, de infinitos pontos de vista.

Nesse caso, Michael Grant escreveu uma história rica em ficção científica, adolescentes psicopatas, crianças com super-poderes, animais mutantes, morte, violência, intriga e um bocado de clichês.

A leitura é rápida, dinâmica e prende o leitor até o último minuto. Último mesmo, porque cada capítulo é marcado com uma contagem regressiva de tempo: o tempo que falta para que o personagem principal, Sam, complete 15 anos e assim, como todos os outros desapareça ao completar esta idade.

O livro é narrado em terceira pessoa, mudando sempre o foco entre os vários grupos que compõem a história. É recheado de mistérios, de coisas que você fica o tempo todo tentando descobrir. Assim como a Kari falou, há alguns paralelos com LOST e claro, eu amo isso! Um deles – e não é spoiler – é que muitos mistérios não são revelados, uma vez que são seis livros (assim como LOST tem seis temporadas).

Não, o autor não se inspirou em LOST para escrever o livro – eu acho – mas é claro que fã acaba vendo semelhança em tudo!

Eu gostei muito do livro, embora o começo tenha sido um pouco arrastado (até lá pela página 40 – são 511 páginas). Depois vai ficando cada vez mais emocionante. As coisas vão acontecendo em ritmo mais acelerado e quanto mais informações se tem, mais informações são necessárias.

Algumas pessoas têm me perguntado se eu gostei do final. Bem, eu gostei sim do final, embora os últimos capítulos parecessem uma enrolação, mas nada que desmerecesse o livro, porque embora esses capítulos pudessem ser retirados, eles são bem escritos e gostosos de ler (apesar da violência). E quando a leitura te entretem, não tem problema esticar um pouco mais.

Matheus 05/04/2020

Quem diria não é mesmo?
A primeira vez que eu vi esse livro em algum lugar da internet, provavelmente foi a 5 anos atrás e dês de la nunca peguei realmente para ler.

Em vários momentos da leitura, percebi que já tinha lido algo parecido em algum momento, porém isso não atrapalhou a leitura, que também teve vários momentos inéditos.

Só lendo a resenha eu imaginava o quanto de conteúdo a série poderia ter. Mas depois de ler fico pensando, já que conhecia a linha de raciocínio do escritor, o que pode acontecer daqui para frente.

Um ótimo livro, ansioso pra ler a continuação.

bru na 30/03/2011

Li várias resenhas positivas sobre Gone e confesso que foi isso que me motivou a comprar o livro. Acontece que, logo nos primeiros capítulos, eu fui perdendo o interesse pela história - os personagens não me cativaram e o enredo em vários momentos me deixou desanimada.

Falando em personagens, pra mim, como fã de Harry Potter, foi impossível ler o livro sem compará-los com Harry, Rony, Hermione e, por que não, Neville. As semelhanças em alguns momentos acabaram me atrapalhando e eu não conseguia mais imaginar Sam e companhia, mas sim Harry... Os vilões foram os que mais me conquistaram, não porque eu concordei com tamanha crueldade com que eles agiam, mas sim, porque achei a complexidade dos personagens muito mais elevada do que a dos "bonzinhos".

O enredo do livro mistura momentos extremamente surpreendentes com momentos de extremo marasmo, parece que o autor insistia em deixar o livro um bom tempo sem ação só para, quando estivéssemos quase desistindo dele, acontecer algo chocante que nos permitisse dar uma nova chance a ele. O livro só começou a despertar alguma curiosidade em mim lá pela página 130, até então, foi quase uma tortura a leitura. Menos mal que, quando a história toma um rumo mais preciso, ela começa a se desenvolver mais rápido.

Outro ponto que me deixou totalmente frustrada foi que o livro não apresenta nenhuma explicação pra nenhum dos mistérios citados, tudo bem, é uma série e mais livros virão, mas só levantar novas dúvidas sem ao menos falar um porquê de certas coisas acontecerem não é válido.

Acho que esse livro acabou sendo supervalorizado - é uma história realmente boa e que nos próximos livros provavelmente vai dar espaço para os personagens se desenvolverem e com isso, tornar a trama um pouco mais elaborada - mas não acho que ele seja tão espetacular como dizem. Provavelmente se eu não esperasse tanto do livro, teria gostado mais, talvez ter lido tanto sobre ele foi o que acabou estragando a minha visão da história.

maria 06/11/2020

Gone ? O Mundo Termina Aqui.
De forma repentina, todos os adultos da cidade de Praia Perdida desaparecem. Agora, só restam as crianças, os pré-adolescentes e os adolescentes. E cabe a eles tentar administrar e manter o controle da cidade.

Se vocês não se sentem mal com situações descritas
de forma pesada, leiam! O autor consegue transmitir a tensão e a violência de uma forma profunda. Ah! Sem contar que a ideia por trás desse livro é ótima.

O li no ano passado, então não lembro de tudo, mas recordo de ter que até dar uma paradinha e voltar depois para me recuperar.

Observação: não recomendo para crianças. Sei lá? Até os 12/13 anos? Creio ser muito pesado ler sobre coisas desse tipo ainda nessas idades.

Pipi 07/03/2023

Bom, o livro é realmente muito emocionante e cheio de reviravoltas. Pra quem gosta de ação e drenalina, esse é o livro perfeito pra isso.
O livro merece mais reconhecimento do que tem, ele é simplismente PERFEITO.
A cada pagina você vai ter um treco do coração, a cada página você se emociona, a cada página você morre de ódio. Esse livro é um mix de emoções, ele é cheio de detalhes e muito bem escrito. Realmente queria que todos lesem este livro e adimarasem esse livro.
Estou ansiosa para o próximo.

Heidi Gisele Borges 05/11/2010

Em Gone o leitor acompanha a história de Sam, Quinn e Astrid, quando, sem aviso, os adultos somem, qualquer pessoa acima de 15 anos simplesmente desaparece, os três descobrem que em torno de Praia Perdida há uma barreira, não conseguem perceber exatamente sua altura, que não permite que ninguém saia ou entre. Logo surge um grupo de adolescentes que toma conta do lugar, dita as regras, enquanto o trio tenta desvendar o mistério que cerca a todos, terão de enfrentar também os novos ‘donos’ do local.

Sam tem um segredo, um poder, que tenta esconder de todos, mas uma hora ele terá de usar para protegê-los e percebe que ele não é o único a possuí-lo. Enquanto isso mutações acontecem em Praia Perdida, em pessoas e bichos, ninguém está a salvo.

“– Então seu pai desaparece e você nem quer saber por quê? – perguntou Caine. – Interessante. Eu sempre quis saber quem eram meus pais de verdade.

– Deixe-me adivinhar secretamente você é um mago que foi criado por trouxas.

O sorriso de Caine foi frio. Ele levantou a mão com a palma para a frente. Um punho invisível acertou o rosto de Sam, fazendo-o cambalear para trás. Mal se segurou de pé, mas sua cabeça estava girando. Sangue escorreu do nariz”.

Em meio ao caos gerado pela ausência de adultos, situação que lembra O Senhor das Moscas – em que crianças em uma ilha precisam formar uma sociedade organizada, dividindo tarefas para a sobrevivência de todos –, porém sem a profundidade da história de William Golding. Uma grande responsabilidade para os menores, mas como ainda não possuem a visão restrita dos adultos, ainda conseguem se aventurar e ir além dessas limitações e fazer o trabalho necessário. A história é interessante, começa com bastante ação, apesar de não ter conseguido me prender todo o tempo.

*****
Mundo de Fantas no mundo dos livros

Gabi 06/01/2012

Tudo era normal em Praia Perdida – onde se passa a história de Gone, o mundo termina aqui – uma cidade pequena com aproximadamente 3000 habitantes. Mas algo deu errado e todas as pessoas maiores de 15 anos simplesmente desapareceram!

Pra Perdida agora é habitada por crianças menores de 14 anos. Sam, um adolescente do nono ano, junto com seus amigos, vão buscar respostas para o fenômeno, mas, o que eles estão a descobrir foge do padrão da normalidade e eles deverão enfrentar o desconhecido, o inesperado e o impossível.

Em Praia Perdida há uma usina nuclear e todos acreditam que a cidade foi poluída pela radiação, o que causou uma metamorfose nos animais e deu à alguns adolescentes e crianças poderes sobrenaturais.

Todos esperam que Sam seja o líder, o protetor dos pequenos, afinal, é preciso cuidar dos bebês, tratar os feridos, arranjar comida e consolar aqueles que choram o desaparecimento dos pais.
Mas, quando um adolescente de 14 anos pode se tornar um herói, outros podem ser cruéis. Alguns adolescentes locais, são realmente malvados e querem dominar os outros. Sam e seus amigos deverão travar uma batalha contra o mal para proteger as crianças de Praia Perdida!

Uma leitura imperdível e impressionante!
Eu adorei e particularmente adoro ficção científica, onde tudo o que é impossível se faz real. Adoro a adrenalina dessas histórias, a revolta que causa no leitor e ao mesmo tempo você torce pelos heróis e tem pensamentos raivosos sobre os malvados. Ah… é emocionante!

Apesar de ser um livro com muitas páginas, você o devora rapidamente e uma página te impulsiona à outra até você não conseguir parar e ler.

Este é sem dúvidas meu gênero literário preferido.

Naara Janeri | @Diariosdeleitora 29/05/2017

Primeiro livro da série de mesmo nome, Gone, uma distopia, nos traz um mundo onde, num piscar de olhos, todas as pessoas com mais de 14 anos desaparecem sem nenhuma explicação. Não há mais adultos, e as crianças que ficaram precisam tomar providências para sua sobrevivência.
Ao mesmo tempo, algumas das crianças começam a desenvolver mutações, apresentando super poderes, e os animais também começam a mudar. Coiotes que falam, cobras que voam e gaivotas com garras, como se já não fosse o suficiente o desaparecimento de todos os adultos e o surgimento de uma barreira misteriosa, confinando-os em uma especie de redoma, que aparentemente tem como centro a usina nuclear local.
A partir disso ,temos então a luta das crianças para se adaptar a esse novo mundo, tendo que lidar com problemas que não faziam parte de sua realidade: como cuidar dos feridos? Quem estabelecerá limites e regras numa terra sem lei? Quem cuidará dos bebês e crianças pequenas, que não sabem nem mesmo usar o banheiro? E os suprimentos?
Nosso protagonista, Sam, é visto por todos como um herói, porém não é isso que ele quer pra si. Ao se ausentar dessa responsabilidade, chega à cidade os valentões do reformatório local, liderados por Caine, com intenção de governar Praia Perdida, mesmo que seja por utilização de força bruta.
Engano de quem pensa que o livro, tendo crianças como personagens, segue uma linha mais infantil. Há uma atmosfera violenta estabelecida desde o principio, com cenas pesadas envolvendo violência, mutilações e tortura, tornando-se ainda pior por tais atos virem de crianças, que ao se verem livres dos adultos, não são mais refreados por punições.
Com um ritmo eletrizantes desde o primeiro capítulo, o livro nos mantém presos, seja pela engajante escrita do autor ou pela curiosidade em saber o que desencadeou tais fenômenos. Poderia facilmente tê-lo avaliado com cinco estrelas, porém me senti um pouco frustrada pela falta de resposta para os misterios que esse primeiro volume deixa. Mesmo sabendo que se trata de uma séries, gostaria de ter ficado com algumas dúvidas esclarecidas desde já. Apesar disso, estou ansiosa para pegar o segundo volume, que espero que continue nesse mesmo ritmo, e traga mais soluções, ao invés de apenas mais problemas.
Livro recomodadíssimo aos entusiastas das distopias e de livros infanto juvenis, a série Gone traz uma proposta totalmente inovadora, bastante diferente de outros livros do gênero.

site: https://www.facebook.com/diariosdeumaleitora/

Luiz Eduardo 20/01/2011

Nada de indefesas ou inocentes… Conheça o lado mais sombrio, violento e visceral das crianças!
Mesmo sendo um livro voltado mais para o público jovem, com uma linguagem mais simples, o autor conseguiu manter, de modo geral, um bom ritmo de história e abordar questões muito importantes, como o comportamento de massas (pessoas), a busca por domínio e poder, debates éticos e morais entre os personagens, e também uma visão bem convincente do ser humano como um ser facilmente corruptível. O bullying, claro, também é tratado na história, assim como o preconceito (há um personagem altista, inclusive).

O livro começa sem muita pretensão, parece que o principal da história será mesmo o sumiço repentino das pessoas, mas isso acaba ficando em segundo plano para que a gente possa acompanhar comportamento de crianças aterrorizadas. É semelhante ao que acompanhamos em The Walking Dead esse ano, mas no caso do livro, presenciamos o quanto uma criança é capaz de fazer para sobreviver em um cenário apocalíptico. O que eu gostei muito também é que Michael Grant, o autor, não teve o menor remorso em mostrar o sofrimento infantil, seja ele físico ou até mesmo psicológico.

Rsenha completa em: http://bit.ly/eppwrj

Sabrina 29/04/2014

O livro vem com uma historia diferente, chamativa e com muitos mistérios , que foi o que me prendeu ao livro, também o fato dele criar personagens que agem de acordo com suas idades ,porem o que me irritou no livro foi a sensação de estar assistindo um episodio de "tom e jerry" eles fugiam e eram capturados apanhavam, conseguiam fugir mas logo eram pressos novamente torturados, e assim se segue o livro todo, eu sei que o cenário deles e restrito mas essa situação desgastou a leitura.

Isabella Pina 02/05/2011

Surpreendente, criativo... Cadê "Famintos"?
Gone.... Que livro. O que posso dizer dele? Acho que nada que eu diga fará jus ao que realmente achei. Eu ganhei no meu aniversário (eu estava maluca pra lê-lo), mas acabei só lendo em Dezembro. Eu já devo ter lido umas 10 resenhas de Gone, todas dizendo: "Maravilhoso!". Sabe, eu não gosto de criar expectativas, pois sei que, muitas vezes, elas podem ser frustadas. Mas não consegui, e criei muitas para Gone. Se me arrependi? De maneira alguma! É um livro EXTRAORDINÁRIO. A história começa simples: Sam, um garoto normal, está boiando na sala de aula, quando seu professor faz puf!, literalmente. E logo descobrem que não é só ele que desapareceu. Todo mundo com mais de 14 anos sumiu. Pra onde foram? Estarão vivos? E, o mais importante: o que vai acontecer com aqueles que restaram? São muitas perguntas. Muitas dúvidas. Você simplesmente fica recheada de porquês o livro inteiro (o que não é ruim), e até nas partes mais bestas, você fica tenso, esperando que algo trágico aconteça. O livro te prende. Eu, por exemplo, li as primeiras 200 páginas em um dia. E 500 páginas não parecem nada quando se trata de Gone. Continuando, para ajudar toda essa confusão, ainda vem garotos/garotas de um reformatório, dizendo que precisam de um líder, blá blá blá. E, é claro, os poderes. Muita gente disse que os poderes não fizeram bem à história, mas eu simplesmente amei eles! Eles criam mais perguntas. Sam, com seus amigos (alguns traidores...), se rebelam de Caine, o líder do LGAR (lugar da galera da área radioativa), pois o mesmo é "do mau" e não vem fazendo muitas coisas boas para as pessoas (aka crianças) que lá vivem. E... acho que para por aí a minha Opinião Geral. Se eu continuar falando, sinto que posso acabar soltando algum spoiler e acabar com o livro para alguém. E o final? Um dos melhores que já li. O autor encontrou uma explicação muito, muito criativa, que eu jamais teria imaginado. E, de quebra, deu um gostinho de "eu necessito ler Hungers ou Famintos". Perfeito!

Ana 25/10/2014

Gone
Gone é uma série escrita por Michael Grant que consiste de 6 livros. A história a primeira vista remeta a série Under The Dome, porém, não é a cidade inteira que fica envolta por uma barreira. São as crianças e adolescentes. Todos os habitantes da cidade com 15 anos ou mais desaparecem repentinamente. Apenas os jovens ficam e tem de descobrir o que aconteceu e a viver com poucos recursos.
Sam é o personagem principal, ele é bom em crises e todos o veem como um líder de início, porém, isso muda quando garotos de uma escola preparatória próxima chegam à cidade e se proclamam os líderes.
Os livros tem um tema muito interessante, a história flui bem e nem parece que estamos lendo um livro com 500 páginas. Sam é um excelente personagem, porém, quem merece destaque mesmo é Caine, o líder dos garotos da escola preparatória. Ele é maníaco e egocêntrico, mas ainda sim muito gostável.
O livro não mostra apenas o ponto de vista de Sam, também vemos, no decorrer do livro, o ponto de vista de outros personagens.
Há também uma boa quantidade de ficção científica no livro. A cidade é próxima de uma usina nuclear e isso faz com que alguns personagens tenham poderes e os animais desenvolvam mutações, como cascavéis voadoras e coiotes falantes.
O livro corre em contagem regressiva para o aniversário de 15 anos de Sam, que é o grande clímax da história.

site: www.tatisachs.com
Igor Gil 24/12/2015minha estante
Brigadão pelo spoiler

EmmyBS 06/05/2011

Gone - O Mundo Termina Aqui de Michael Grant
Esse livro realmente me surpreendeu, eu o comprei porque achei a capa bonitinha e o tema desaparecidos é um dos meus prediletos, talvez eu goste mais de desaparecidos que de vampiros e sobrenatural.

Imagine que toda pessoa acima de quinze anos desapareceu. TODOS desaparecem na primeira linha do livro ficando apenas as crianças. Imagine que ao fazer quinze anos, você também vai desaparecer. E são as 299 horas e 54 minutos de Sam Temple que narra o livro.

Apesar de só existirem crianças na história, o livro não é bonzinho. Ele fala de sobrevivência, pessoas que não querem ser heróis, doenças que crianças não deveriam possuir, erros, instintos, pessoas que fracassam tentando ser heróis, sentimentos, escolhas erradas, erros sem perdão, a dificuldade de se perdoar, pequenas escolhas que fazem toda a diferença, amor, compreensão, a diferença entre hesitar e agir, de fé e esperança, sobre se descobrir sozinho.

Os personagens tem quatorze, treze ou até onze anos, mas a realidade os obrigou a amadurecer e eu consigo ver ali. Você vê a criança insegura e o caráter se formando aos poucos.

Eu realmente me surpreendi com o livro, principalmente no quesito romance.

Não que o livro seja um romance colorido, pois ele está bem longe de ser bonitinho. Como eu disse o autor não deixou de ser cruel, principalmente porque crianças podem ser muito cruéis quando estão assustadas ou não possuem limites.

Como eu disse, comprei achando que seria um livrinho bobinho sobre adolescentes e me surpreendi com a história e com os personagens apresentados que são todos interessantes, pelo menos para mim, mas cada um tem sua própria opinião.