Tudo que você não soube

Tudo que você não soube Fernanda Young

Resenhas - Tudo Que Você Não Soube

anythgs 24/08/2022

minha irmã, que soco!
Fiquei um bom tempo pensando no que dizer sobre esse livro, pois ele ativou umas memórias muito desagradáveis da minha vida. Pra quem tem problemas mal resolvido com os pais esse livro é lotado de gatilhos (que pelo menos no meu caso irão me acompanhar por uns dias mais ou menos).

o jeito que a fernanda descreveu os sentimentos bateu muito forte com as coisas que eu pensava quando era mais nova e na moral, eu não consigo pensar em mais nada. Não consigo nem fazer uma resenha de tão forte que essa leitura bateu em mim, porém foi mais que necessária em alguns pontos.

e o que dizer do capítulo 21? ?do you know what it feels like in this world for a girl?? éeeee gatas???.

Carolina.Teixeira 12/08/2022

A brutalidade da sociedade
Os livros de Young nunca são simples de serem comentados. Eles são repletos de nuances, críticas viscerais e situações inusitadas que incomodam. Rolam incômodos, risos, tristezas, agonias, concordâncias, tudo de uma vez só. Novamente, não me decepcionei com a leitura de Young e acho incrível como ela consegue lidar com assuntos complexos de um modo bem diferente.

gabbsnunes 06/08/2022

Fernanda Young sendo Fernanda Young
"Um dia, pai, eu poderei explicar para meus filhos, porque terei entendido qual é o segredo para sobreviver ao abandono. E que, por mais incrível que pareça, todos têm o direito de partir."

Não é um livro fácil, não vou mentir. Não pela escrita e sim pelo conteúdo. Mas existe nele uma beleza que não sei explicar. Que toca. Que choca. Que emociona na mesma medida em que causa horror.

Uma bela experiência.

Max 13/07/2022

Que incrível
Eu adorei a personagem me identifiquei com ela mas não martelaria a cabeça da minha mãe.
O livro é bom, mostra bem as mágoas, angústias e felicidades da personagem vc entende os motivos dela, não que ela esteja certa mas e entendível,a clarice é incrível.

readbydays 15/06/2022

prazeroso soco no estômago
sinceramente, eu não sei muito bem o que pensar ou falar sobre esse livro, mas ele me fez pensar bastante.
perdi as contas de quantas vezes parei de ler pra poder absorver tudo que tava sendo dito ali, levei diversos tapas na cara e socos no estômago.
não foi uma leitura fácil ou leve, não mesmo, tem coisas muito difíceis de se ler mas foi muito prazeroso ler esse livro!
fiquei com vontade de ler mais obras dessa autora.

Vann.Deodato 06/06/2022

Tudo Que Você Não Soube | Fernanda Young | Nota: 4/5 | +18 | Gatilhos: abuso psicológico, ansiedade, crime.

?"Sou... Sou um capítulo curto, com final em aberto. Uma cascateira inveterada. Minto em nome do amor, sem ser poeta."

"Tudo Que Você Não Soube" é narrado em segunda pessoa do singular. A personagem, sem nome, escreve para seu próprio pai que está no leito de morte. Ela narra como foi sua infância sem amor e carinho dos pais e como o crime aconteceu. A personagem expõe seus piores e maiores defeitos, dores, sofrimentos, angústias e medos que ela vive até hoje.

A personagem é bastante amargurada. Pensa diariamente em tudo que viveu por falta de amor dos pais que não a entendiam. Em certo momento, acreditei que os pais estavam corretos em uma coisa ou outra, mas a forma como a história é narrada, não cabe muitas dúvidas.

Após o crime, a personagem resolve mudar e tentar ser feliz a todo custo. Coisa que ela não consegue. Creio que, por mais que ela tivesse tido ajuda psicológica pós-crime, ela deveria ter continuado e quem sabe projetado um futuro mais feliz para ela.

?"O amor que nós queremos é o das poesias, o das novelas ? e ele não existe! Enquanto carecemos do que não existe, não teremos solução."

Adorei a escrita da Fernanda Young. Quero ler os outros livros dela. Recomendo para quem gosta de livros com temas profundos.

beatriz 03/06/2022

orrass
aquele meme la: me saying ?it is what it is? after going through one of the most traumatic and stressful situations of my life namoral eu amo a fernanda young ela eh meio doidinha ne

Cristina 15/05/2022

É um livro bem forte, confesso que demorei a ler pois parei em vários momentos pra digerir a leitura.
Tem uma história interessante mas em partes acabei achando muito arrastado.
Apesar do que ela cometeu é impossível não se identificar com algo em determinado momento, é um livro que mexe bastante com o psicológico e usa de frases poéticas e fortes.

gean. 25/04/2022

Eu não sei o que falar desse livro. De verdade.

A leitura é muito fluida e também intrigante.

O conteúdo em si me chocou bastante. Por vezes pensei em parar mas a F.Y consegue de maneira cômica, para não dizer trágica, prender sua atenção com o humor ácido, ou também aquele morde & assopra.

A carta permeia entre um pedido de carinho implícito e uma raiva de anos externada.

Não sei se que lado ficar, mesmo sabendo o quão triste é o ser humano em situação de abandono (o que mesmo assim não justifica alguns meios e fins)

Recomendo a leitura junto com um chá de maracujá.

bisoares 14/04/2022

Tudo que você não soube com certeza é um livro de muuuuitos aprendizados e reflexões. Amei conhecer essa autora, espero ler mais coisas dela e saio desse livro com muitas questões sobre muita coisa. Sinto que o final faltou alguma coisa PARA MIM mas ainda nao entendi o que.

Foi tudo muito forte, parece que eu estou falando mas toda desorientada, mas enfim maravilhoso LEIAMMMM

Camilly 14/04/2022

Pensando muito
Meu primeiro contato com a escrita da Fernanda e fiquei totalmente de cara. É imersiva, fluida e trás referências culturais impecáveis. As oscilações de humor e choques da narradora são tão bem feitas que parece de fato uma história real. Ela consegue trazer aqueles sentimentos à tona de maneira excepcional

Myla 10/04/2022

Carta de uma mulher que 3screve para seu pai - à beira da morte - contando sobre sua vida, suas dores, seus sofrimentos, seus piores segredos - tudo nos mínimos detalhes. É sobre relações familiares, amor, desamor, medo, culpa.

Não é fácil de ler. Honesto, sensível e provocador, pode ser pesado, quase um soco no estômago... É Fernanda Young, né?! Logo, contém ironia, sarcasmo, coragem e uma sinceridade crua e cruel.

"...abismo é viver. Não estamos à beira dele, estamos nele."

Vogel 09/04/2022

Esse livro é sensacional, rápido de ler porém uma leitura difícil devido ao tema. Foi uma martelada na cabeça esse livro. Apenas leiam!

Fabio.ferraz 28/03/2022

Resenha do livro: "Tudo que você não soube"
O livro traz um relato surpreendente, em primeira pessoa, de uma mulher que escreve para seu pai, que ela não vê há muito tempo e que está à beira da morte. A narradora, que não diz seu nome em nenhum momento do livro, conta sobre sua vida, suas dores, seus sofrimentos, seus piores segredos, tudo nos mínimos detalhes.

Os relatos descritos em si, pela narradora, são chocantes e nos prendem, apesar de ser contado em primeira pessoa e praticamente sem nenhum diálogo (costumo gostar mais de livros em terceira pessoa e cheios de diálogos), porém é um gosto pessoal, rsrsrs. A escrita apesar de forte, é bastante fluida ? o que facilita muito a leitura de um livro com tema tão pesado. Pesado, porque são descritos acontecimentos fortes, como por exemplo, que a narradora tentou matar a própria mãe a marteladas.

No geral, esse é um livro triste, sobre relações familiares tensas. É observável a mágoa e o desprezo que a narradora sente pelos seus país. É um livro que permite que o leitor se conecte com a protagonista e com as suas dores de maneira muito intensa, e mais do que isso: permite que o leitor se conecte mais com ele mesmo, com suas próprias dores ? cria um laço, uma identificação.

Dei 3 estralas e meia. Não sou muito fã de romances. Meus gêneros preferidos são suspense e terror, de preferência com assassinatos, mas recomendo a leitura do livro, principalmente por acreditar que muitas pessoas vivem as mesmas angústias e tristezas vivenciadas pela narradora e que, dessa maneira, muitos irão se identificar com a história.
anabeavila 28/03/2022minha estante

anaj 08/03/2022

marcante.
?quero que você saiba que pode contar comigo. Basta me chamar caso se lembre do meu nome. Você lembra, nao? Eu me chamo Adriana, Daiane, Carina, Renata, Creuza? Nao tenho medo de reticências e, por isso, quem sabe, posso lhe conseguir uma eutanásia, usando finalmente minha nova caixa de ferramentas.?