Tudo que você não soube

Tudo que você não soube Fernanda Young

Resenhas - Tudo Que Você Não Soube

_eoguigo 23/02/2022

Tudo que você não soube
Ler este livro não é só uma leitura, é uma EXPERIÊNCIA.

Me conectei com a protagonista e com suas dores de uma maneira tão intensa sem nem que eu percebesse.

Tem uma escrita bem árdua mas fluida e citações muito boas, fortes e emocionantes (o poema meus amores!!!!).
juli 23/02/2022minha estante
nossa preciso ler!

sara 17/02/2022

Amo esse estilo de escrita. Me identifiquei em algumas partes com a personagem criada pela Fernanda (o que deve ser preocupante). O livro é bem curtinho, mas não deixa nenhum buraco, tudo se encaixa de um jeito TÃO... Não sei, vc simplesmente lê tudo de uma vez. Se você gosta de melancolia vai amar esse livro :)

Pâmela Felix 04/02/2022

Sensível e reflexível
Realmente esse livro me deixou angustiada e reflexiva.
Ele te faz pensar em como a infância influência diretamente no adulto que vamos ser.
Nos transtornos, nós sentimento, em tudo.
É uma leitura pesada, mas necessária.
Não foi meu favorito porque em partes foi maçante é cansativo. E mesmo sendo curto acabei não engajando na leitura.

Cacau 29/01/2022

Não deu certo pra mim
Há tempos que eu queria ler algo da Fernanda, pois sempre que assisto algum episódio de "Os Normais" penso que era uma gênia do sarcasmo. Mas, infelizmente, me decepcionei. O sarcasmo estava ali, porém, a tristeza foi maior. Pra mim não funcionou.

anabeavila 27/01/2022

O peso da ausência
Não conhecia os livros da Fernanda Young, foi o primeiro que li. É um livro intenso, no qual uma filha escreve uma carta para o pai que está morrendo, e ela faz revelações inesperadas, sempre deixando claro como é difícil entender os próprios sentimentos e como a ausência do pai dificultou sua vida. A ausência de amor, especificamente.

Ela questiona as escolhas que fez, as oportunidades que não teve, e durante a leitura é possível se colocar no lugar dela e pensar sobre todas as situações que ela apresenta. O nome dela não é mencionado, mas quando terminei o livro entendi o porquê. O ressentimento, a raiva, a tristeza e a culpa, tudo isso presente no conflito principal: por que meus pais não conseguiram me amar?

Senti em cada página o peso do abandono, do que a negligência parental é capaz de fazer com alguém, e é tudo tão real que eu chorei. O desejo que fica é que ela encontre a paz, pois mesmo que ela não exista, há muitas como ela na vida real.

"Um dia, pai, eu poderei explicar para meus filhos, porque terei entendido qual é o segredo para sobreviver ao abandono. E que, por mais incrível que pareça, todos têm o direito de partir."

-Louie 11/01/2022

Eu não sabia o que esperar desse livro quando comecei a ler. Ele é uma narrativa ácida, cheia de verdades e mentiras, tudo o que é podre e belo em cada um.

Cheio de críticas ao machismo, ao Brasil e sua estrutura social, a paternidade/maternidade... É um verdadeiro tapa na cara, principalmente, se você simpatizar com algum dos problemas da protagonista.

Fiquei apaixonada e também confusa pela escrita maravilhosa da Fernanda Young. Bem como, a criação dessa personagem tão profunda e humana que muda de atitude pelas ações e acontecimentos que parecem tão pequenos e ainda assim são capazes de causar um alvoroço em seu dia a dia.

É interessante como nos colocamos no lugar de uma mulher que martelou a cabeça da própria mãe, que não cita detalhes mas se faz entender.

Um livro que não tem começo, meio ou fim bem definidos, mas tem um efeito poderoso sobre o leitor.

Recomendo, estou ansiosa para ler mais coisas da autora.

Karlla.Maevah 09/01/2022

Forte, real e muito identificável
Achei que seria incrivelmente denso e muito mais pesado do que foi, mas li rápido e por mais aterrorizante o quanto isso possa parecer me identifiquei com várias das coisas escritas. É um livro incrível, não para todos, mas é. A escrita, as palavras e todas a profundeza.

Maria.Nayale 13/12/2021

"E tem um outro aspecto incrível nessa minha permanência em mim mesma: eu passei a gostar de estar onde estou. Consigo ser clara? Desconfio que não. Mas a clareza não é tão importante ? o que me interessa é que você acredite que, agora, eu quero, mais do que tudo na vida, estar no mesmo lugar das minhas sensações, mesmo as mais tenebrosas."

xflva 02/12/2021

Forte, doloroso e real!
Que livro incrível, foi uma leitura densa pela complexidade dos temas abordados, mas foi uma leitura incrível. Irei reler em alguns anos, pois nem se eu quisesse teria maturidade para entender o que a autora quis dizer.

Fabi_Colaco 29/11/2021

TUDO QUE VOCÊ NÃO SOUBE
?Quem disse que toda fruta é boa para saúde? Quem disse que todo assassino é malvado? Quem disse que todas as mães são boas??

?No Brasil aprende-se cedo que ser é ter, sem se aprender como se fazer para se ter, então não importa se foi trabalhando ou roubando, dá tudo no mesmo.?

Esse livro perturbou meus pensamentos e minhas teorias sobre a vida. Faz tempo que um livro não me grudava no sofá até eu terminar a última folha!

A história começa de forma simples, meio clichê, mas tudo muda rápido, a história é contada em primeira pessoa e é sobre uma mulher bonita, aparentemente entre 30 e 40 anos, classe média, casada e tem um casal de filhos. Ela decide escrever para seu pai que está à beira da morte e eles não se veem desde quando ela tinha 17 anos porque nessa idade ela foi enviada a um reformatório de menores por tentar matar a mãe com um martelo. A partir de então a vida dela se desestabiliza totalmente e as experiências desse lugar, assim como de sua infâncias e adolescência vão deixar marcas muito forte no seu modo de pensar e sentir.

Ela conta sobre sua vida, suas dores, seus sofrimentos, seus piores segredos, tudo nos mínimos detalhes, mas sem o propósito de te fazer sentir pena, pelo contrário, acredito que ela só almejou te contar como ela sente e entende o mundo, as pessoas e a vida, o problema é que diante da intensidade dos pensamentos dela, é inevitável você reavaliar os seus. É um tanto difícil analisar este livro. A escrita, cheia de desabafos, ?berrados? para um pai morrendo, pode ser bem perturbador por ser uma história triste, sobre relações familiares tensas.

A escrita apesar de forte, é bastante fluida, facilitando muito a leitura de um livro com tema tão pesado. Ele permite que o leitor se conecte com a protagonista e com as suas dores de maneira muito intensa, e mais do que isso: permite que o leitor se conecte mais com ele mesmo, com suas próprias dores ? cria um laço, uma identificação.

Maiara Cristina 10/11/2021

Uma leitura forte que nos faz repensar muitas coisas ao perceber o quão fácil é se identificar com a história absurda da narradora

elli elli 09/11/2021

Meu deus
Esse livro...ele é definitivamente o livro mais brutalmente real e cru que eu já li. Ele é o tipo de livro que eu vou ler novamente daqui a dez anos, só para ter maturidade o suficiente para conseguir sentir que absorvi tudo que foi lido aqui. Esse não é um livro em preto e branco, não é narrado por uma protagonista boazinha, tranquila, não há nada aqui que não seja cinza e retorcido de certa forma. Assim como não há nada em nós que não seja cinza e retorcido. É muito real e é por isso que muita gente deve fugir desse livro, uma assassina que, no final de contas, não era um monstro, no entanto também não está arrependida ou sente que cometeu um erro. A maternidade envolta por inveja, um casamento sem verdade, ou conhecimento sobre o parceiro...essas não são coisas novas, e ainda assim, são totalmente ignoradas. A mudança do amor ou a falta dele em um casamento...não é algo raro ou incomum. Esse tipo de verdade que as vezes dói, e queima, e por isso é ignorada por tudo e todos. Assim como a mulher que martelou a própria mãe poder ser uma boa mãe. A escrita desse livro...é absolutamente perfeita na minha opinião, os capítulos são curtos, e a rotina e preferências da protagonista são narradas de forma que nos aproxima tanto dela, que ao final, mesmo com todo o peso da narrativa, eu queria mais. Saber mais, da vida dela, dos filhos dela, dos pais dela, de tudo. Uma resenha de atração fatal, uma interpretação de Mozart, uma conversa sobre como é ser mulher no Brasil, ou sobre o amor, cada parte foi interessante e única para mim. Livros não fazem o que esse fez, não tornam um personagem tão "indivíduo" como esse fez. As emoções dela, descritas como foram e tudo mais...eu nunca me senti tão ligada, não dessa forma, a uma personagem, mesmo não sendo como ela, ou não concordando com ela em muitas coisas...foi uma experiência única. Recomendo, porque essa resenha só pode ser entendida por quem leu isso KKKK...juro que vale a pena.

Iago.parreira 04/11/2021

Uma protagonista marcada por mágoa, dores e uma vontade de escrever para o seu pai que está falecendo. Tudo o que você não soube é uma carta feita para um pai que negligenciou a sua filha e uma forma da mesma de contar para o pai o que aconteceu na sua vida desde que uma tragédia assolou a vida dos dois. Esse livro não tem final feliz, muito menos um final. Mas te fará refletir sobre a forma que vivemos.

Tais 02/11/2021

MARAVILHOSO!
Esse livro é escrito de uma maneira bem diferente, que te empurra pra ler mais um capítulo, e mais um, e mais um. Quando você vê, o livro já terminou.
Durante a leitura, há muitas frases/parágrafos que te fazem parar e pensar. A leitura vale muito a pena!