Tudo que você não soube

Tudo que você não soube Fernanda Young

Resenhas - Tudo Que Você Não Soube

Danilo 14/01/2024

Experiência de leitura
Mais uma grata surpresa nesse ano! Um livro forte, cheio de reflexões e vazios da protagonista, com uma escrita muito característica e que transforma o livro em uma experiência de leitura muito única.

É provável que algumas pessoas se sintam incomodadas com o desfecho do livro e até mesmo com a confusão e "não explicações" que a autora deixa na história, mas para mim isso é uma técnica muito assertiva nesse tipo de romance epistolar.

Li o livro pelo BibliOn e já quero ler mais obras da Fernanda Young.

Alana.Pitol 07/01/2024

Um pouco cansativo em alguns momentos, mas genial. Tem abertura para várias linhas de raciocínio e diversas nuances.

Maria13835 25/12/2023

Fernanda Young faz uma falta
Essa é uma das maiores provas de que há livros os quais você simplesmente ainda não está preparado para ler.

Tentei ler "Tudo que você não soube" em uma outra oportunidade. A linguagem desbocada, agressiva, me desencantou. Estava tão habituada ao erudito polido que cometi a besteira de desvalorizar o sujo. Agora, em uma segunda tentativa, foi o soco no estômago que me fez devorar o livro em dois dias.

Fernanda Young tem um jeito formidável de chocar. Fui cativada pelo escândalo. Pelo desconforto. Assisti a entrevista dela ao Provocações e pensei "preciso conhecer essa mulher". Honestamente, acho que não poderia tê-la conhecido mais a fundo do que nesse livro brutal. Ela diz que não se revela, vive uma introspecção permanente, mas o que eu vi foi um um enorme prazer em se mostrar, em toda a sua beleza, medo e horror.

Pensei no que ela disse sobre o interesse exótico e o interesse poético que as pessoas nutrem por ela. Ela faz muita falta. Mulheres que são um soco no estômago fazem falta. A audácia está escassa no mundo e, paradoxalmente, na literatura. Mas Fernanda parece ser audaciosa por não saber ser de outra maneira.

Sim, Fernanda, eu concordo. Somente porque ainda é anti-higiênico e antiestético. Como a martelada na cabeça, o sujeito atropelado pelo pranto e o cabelo que custa o casamento. Mas sem as reticências.

Elizangela44 22/10/2023

Que livro bom!
O livro é pesado? Denso? Cru? É!
Mas o livro é sensível, direto, escrito em linhas e entrelinhas. A personagem é doida de pedra e eu devorei essas páginas em um dia.
Oque posso dizer? Leiam, leiam com urgenciaaaaa. Fernanda Young, eu te amo.

Leonardo Bezerra 20/10/2023

Comecei a ler Fernanda Young pela primeira vez com o livro Aritmética e não gostei. Hoje, depois de ler esse livro, sinto que talvez eu não tenha entendido o propósito de Aritmética ou então que eu não tinha maturidade literária suficiente para entender. Gostei muito de Tudo que você não soube, por sua personagem muito bem escrita e o fluxo de consciência que remete a Clarice Lispector e Virginia Woolf. Tem algumas passagens nesse livro que achei tão lindas que me considerei sortudo por ter tido contato com um livro como esse.

Caroline 13/10/2023

[...]
"Tudo o que você não soube" é um livro escrito por uma filha para o pai.
Se equipara à um soco no meio do estômago, chupar limão ou bater o dedinho do pé em algum canto.
Uma escrita forte e poderosa como poucas vezes vi.
Quem não entendeu ou não se deixou tocar teve muita sorte na vida.
Fernanda Young é sensacional.

Gaby 04/10/2023

Nota 2,8
Tem uma premissa interessante, porém a autora se perde em diversos momentos, o que torna a leitura muito chata e cansativa. Porém existe uma lição nesse livro que eu adoraria que os pais e mães das adolescentes que eu atendo aprendessem, eu indicaria esse livro se ele realmente fosse bom, pois assim eles não iriam abandonar. Só não abandonei porque li pro meu clube.

Luann 03/10/2023

"Tudo que você não soube" de Fernanda Young apresenta uma narrativa amarga e desagradável, onde uma protagonista sem nome escreve uma carta ao pai moribundo com um tom de ressentimento constante. A história, narrada de forma desordenada, revela traumas de infância e eventos perturbadores do passado da personagem, mas carece de um senso de redenção ou crescimento. A falta de empatia da protagonista e seu comportamento autodestrutivo podem tornar difícil a conexão com o público, e a narrativa frequentemente parece focar excessivamente no negativo, sem oferecer muitas perspectivas positivas ou soluções. O livro deixa uma sensação de desespero e desolação que pode afastar os leitores em busca de uma experiência mais gratificante.
Gaby 03/10/2023minha estante
Nossa

Gaby 03/10/2023minha estante
Nossa

amandaox 03/10/2023

Olha, eu juro que tentei, mas não deu pra levar esse livro a sério. Eu passava o tempo todo pensando ?pobre menina rica? que só reclama de tudo (autocrítica). Ela até que tem uns pontos interessantes, mas achei tudo bem maçante e desnecessário

Doralice.Ramos 30/09/2023

Terapia em dia
Esse livro poderia se chamar "A falta que a terapia fez na minha vida". Eu esperava muito desse livro e não recebi quase nada, digo isso, pois apesar dos pesares o livro me deixou mais firme em relação a pontos que precisamos conversar na terapia e que resolvem muitos dos nossos problemas. Pelo menos ele é um livro curto kkk

Natielli 28/08/2023

Um esculacho atrás do outro :)
A leitura é fluida e contém vários socos no estômago.. Há tempos eu não lia algo que me prendesse tanto!! Fernanda Young é sensacional em tudo que faz

Talita342 05/08/2023

Tava na minhas metas e no caso é o primeiro livro que pego da Maior.
Foi bem doloroso e pesado terminar essa curta carta, porque mesmo que não possa me comparar com ela, em sinto algumas de suas dores.

Uma grade carta de expurgos e mesmo que ela não peça perdão, ela almeja pelo ato de ser vista pelo menos uma vez. E em dado momento ela não consegue nem mesmo aceitar q poderia ter resquício de momentos bons em sua infância tão deteriorada.

?Se tivesse uma foto dessas lá em casa, na parede, naquela parede que ficou toda respingada de sangue, eu teria me sentindo amada e tudo seria evitado?.