Tudo que você não soube Fernanda Young

Resenhas - Tudo Que Você Não Soube

bteuzt 03/08/2023

Ordem ao caos
Me prendeu do começo ao fim, numa escrita intelectual e ao mesmo tempo moderna, sobre a complexidade de uma mulher que viveu/existiu sem se sentir amada. amar é o que, afinal?
um quê da própria fernanda da personagem, arrisco dizer. desde seu falecimento, criei uma esquisita obsessão pela sua figura - assisti diversas entrevistas, saia justa, irritando fernanda young; o suficiente para ler e diferenciar o que é a filha desamada e o que é fernanda e um pouco do que sou eu. crítica de tudo e todos, a personagem cheia de manias psíquicas e um questionamento de vida que não passa do despertar ao café da manhã burguês, me fez sentir empatia pela dor extrema e talvez até injusta. dei muitas risadas com o ódio ao cinéfilo.

Theo.Tell 03/08/2023

De inicio senti uma leve estranheza com a escrita, pq ela é bem frenética e cheia de sentimento já que é um grande monólogo. Amei a escrita da Fernanda, é muito envolvente e diferente dos livros que já li. Senti um misto muito grande de sentimentos com relação a narradora e também com relação as outras personagens. Vou procurar mais coisas dessa autora pra ler.

cecí 29/07/2023

Que surpresa!
Li esse livro por influência do Rodrigo de Lorenzi, que confio super no gosto literário e ainda assim me surpreendi! é um livro feito sem pudor algum, até com alguns pontos de humor aqui e ali e tão CRU. a fernanda young transcendeu aqui.
é um livro que cumpre tudo que ele se propõe, por isso julgo ele como perfeito pra todas as propostas que ele promete. a protagonista é um ser humano indescritível, mas é inegável o quão humana de fato ela é, com todos os erros e toda a dinâmica dela com a família que ela teve, a família que ela criou e tudo mais. alguns capítulos desse livro viraram meus favoritos da vida, e incluo o capítulo XVIII, que foi aquele diálogo incrível com o senhor e a família dele [spoiler]. eu como leitora me senti parte da conversa do quão genuína e natural toda aquela conversação foi escrita, e me senti aliviada pela protagonista desabafar FINALMENTE sobre tudo que ela passou e fez. tudo foi na medida certa. em alguns pontos, é extremamente fácil de se identificar com ela, com toda a condição humana dela e a complexidade que a gente carrega por natureza. as reflexões que ela conclui e escreve pro pai não são nem pedradas pra quem ta lendo, é só martelada (ba dum tss) que reflete na gente como pessoa.
fernanda young você é eterna ?

70scaua 26/07/2023

O livro é muito bom. Não é uma leitura fácil, mas com temas bastantes relevantes e importantes: Abandono parental e Abusos Psicológicos. Não tem como não se identificar com a personagem em algumas partes do livro. Recomendo demais a leitura desse livro.

Suelen192 26/07/2023minha estante
Feliz porque não encontro muitas pessoas que tenham lido esse livro

jade 15/06/2023

Livro de mulher doida s2
Definitivamente, meu gênero favorito. fernanda young é grandona, seu único erro nesse livro foi falar que não gosta de comida baiana. adoro livros crus.

Peupaiva 13/06/2023

Esperava mais
CONTÉM GATILHO DE VIOLÊNCIA

O livro conta a história de um mulher que após diversos traumas e a alienação parental, acabou comentando uma loucura, e acabou arcando com as consequências, porém ela aborda a origem da sua escolha.

A protagonista e cirúrgica com suas palavras e pudor é algo que passou longe. O livro tem diversos insights, e é interessante que enquanto ela faz o seu ?desabafo? ao seu pai, observar o seu processo de auto conhecimento e auto crítica. Em nenhum momento o arrependimento, um grande senso de responsabilização e muita mágoa e o que conduz toda trama.

Felipe.Colen 13/06/2023

Li porque é curto. Os acontecimentos são relevantes e de inteira necessidade de revisão pela sociedade. A violência, o abandono e os ressentimentos são objetos que necessitam atenção para que se busque um mundo cada vez mais amoroso e melhor de se viver, entretanto a forma que isso foi abordado por meio da história é um misto entre contornar um problema com outro problema e fazer parecer normal.

kelly.brekker 11/06/2023

"não sou alegre nem triste, sou poeta"
Eu não tenho palavras pra descrever o que foi ler isso aqui! apenas LEIAM.

"mas sou totalmente reticências, não tem jeito. Não tenho como evitar. Sou...sou um capítulo curto, com final em aberto. Uma cascateira inveterada. Minto em nome do amor sem ser poeta"

Juliana 22/05/2023

Uma leitura bem diferente!
Entrei de cabeça nessa leitura imaginando que seria algo denso, mas foi bem divertido. A autora tratou a temática da negligência parental de forma leve, e que foi se dissolvendo no texto em pequenas doses. Foi legal sair da minha zona de conforto e conhecer o trabalho de Fernanda Young!!

Bcvc 12/05/2023

Adorei
Nossa, o livro é pesadíssimo, feito para causar estranhamento. A escrita dessa autora é ótima e as palavras são as mais chulas e amargas possíveis.

Jorlaíne 11/05/2023

É sempre culpa da falta de amor!
Uma mulher cheia de traumas que escreve uma carta ao seu pai para explicar o porquê sempre foi problemática.
Por conta da falta de amor, atenção e pelo excesso de desprezo de seus pais comete muitas atrocidades como: martelar a própria mãe, usar drogas e fazer sexo com qualquer um sem proteção.
A ideia do livro em refletir essa falta de amor na personalidade e nos atos da protagonista é muito válida, mas achei que faltou profundidade no enredo. A história acabou ficando muito superficial.
A parte final do livro trata sobre a disputa feminina. Tema este tão importante para discussão. Esse foi o ponto alto do livro.

Bergamota 24/04/2023

Tudo que você não soube
A autora parece que consegue muito bem ler o ser humano de uma maneira verdadeira e até crua de se pensar, esse livro me trouxe uma certa inquietude já que ele fala de um abandono sentimental, onde podemos perceber várias frases desse livro e em alguns você consegue muito bem se identificar.

Halanda.Debossan 30/03/2023

A expectativa estava alta
Fui ler esse livro com tanta expectativa por causa de indicações e no final não foi tudo isso. Acho que a autora consegue sim, mostrar o que a falta de afeto e acolhimento principalmente na infância pode resultar no futuro de cada pessoa, mas pra mim faltou mais aprofundamento, sobre a vida dela, sobre os acontecimentos, as ?justificativas? foram fracas e acho que as vezes até mal contadas. Senti como se a própria personagem se perdesse no que falar. E uma leitura fluida, rápida, com um tema pesado mas que eu acho que poderia ter sido mais elaborado.

Charleees 28/03/2023

TUDO QUE VOCÊ NÃO SOUBE - Fernanda Young
Vocês se negaram, desde o começo, a me aceitar do jeito que eu era. Nasci sob o signo da desaprovação, sabe-se lá por quê. Desde pequena, recordo bem disso, nada que partisse de mim agradava vocês. Nunca um elogio foi feito, a coisa alguma; jamais um carinho. Sequer um olhar afetuoso eu lembro de ter recebido. Aliás, parecia que você não podia me olhar. Sério, não tenho memória dos seus olhos apontando em minha direção, em momento algum. E, conforme fui crescendo, esse abismo parecia ir aumentando. Ao seu lado, aquela mulher fria, dita minha mãe, toda "íntegra e caridosa", absolutamente preconceituosa e, pior, orgulhosa de sua ignorância. Acho que herdei essa frieza prática de vocês. E nem isso lhes fez gostar um pouco de mim.

Fernanda Young em -Tudo que você não soube- é catártica ao trazer os sentimentos de uma filha escrevendo sua história a seu pai que está morrendo. A gente entra na intimidade dessa mulher, sem nem ao menos conhecer seu nome. Uma mulher, uma filha que aquele pai jamais chegou a conhecer. É uma história intensa quando vamos entendendo a problemática de toda aquela situação, daquela família, daquela mulher que quando adolescente virou caso de Polícia e viu sua família sendo destroçada.

A linguagem de Young é maravilhosa e só lendo para entender seu jogo de palavras, suas frases marcantes, seu estilo tão atual, tão jovem e tão cheio de emoções. Young foi uma voz brilhante na literatura de nossos dias.

* Resenha editada em Novembro 2019

@eu_rafaprado 14/03/2023

Tudo que você não soube
Tudo que você não soube ? Fernanda Young.
- Nota 4,5 de 5 - 144 páginas (Tempo médio de leitura: 4h48m).
?Mas dane-se o entendimento, quero agora que você engula minhas histórias como engole o mais amargo dos seus remédios. Estou puta e não irei deixar barato. Preciso apenas ir buscar os meninos no curso de inglês e, na volta, você me aguarde?.
Fernanda foi genial, sabe aquela lenda de um cara que tudo que tocava virava ouro? Pra mim esse era o poder da Fernanda, transformava as palavras em preciosidades. Dona de uma inteligência impar e de um humor assertivo, cativava os despercebidos.
Me lembro de deixar o vídeo cassete programado para gravar os Normais nas sextas-feiras, geralmente eu dormia enquanto assistia o globo repórter, só pra não perder as risadas garantidas com os diálogos do Rui e da Vani, roteiro escrito por Fernanda Young.
Nesse livro, não vamos encontrar a Fernanda bem humorada, ela conta a historia de uma mulher que quando adolescente tentou matar a mãe a marteladas, foi presa, cumpriu a pena e se casou bem, com um homem de sucessos, tem dois filhos e uma casa na praia dos sonhos.
Essa mulher decide escrever um livro para seu pai, e expressar toda sua revolta pela vida, seus desassossegos, o pai encontra-se em cuidados paliativos, esta prestes a morrer, e ela quer contar tudo que ele nunca soube, antes que ele faça a travessia.
Temos todos os motivos para no mínimo estranhar essa tal mulher, mas o que acontece na verdade é o encontro de semelhanças, de identificação.
?Em mim, garanto que não há pecado, pois não acredito neles. Pode haver desespero e ódio, porque, na falta de amor, ocuparam-me os piores sentimentos?.
?Não sei quem eu sou, e sou egoísta: quero um computador novo, viajar por um mês sozinha, correr uma maratona e conhecer o deserto de Atacama. Odeio desertos, mas onde pode descansar alguém que não é capaz de entender o que fez e o que faz??
Fernanda, ao todo publicou 14 livros e roteirizou quatro filmes e 16 séries e minisséries.
Leia Fernanda Young, Leia mulheres nacionais.