Tudo que você não soube

Tudo que você não soube Fernanda Young

Resenhas - Tudo Que Você Não Soube

Amon 21/10/2021

Um dos melhores livros que já li
De uma forma Cômica, Trágica e Singular Fernanda Young entregou um relato ficcional que além de te fazer pensar, te faz sentir, em cada palavra, descrição e momento do livro, como se estivesse sentado no sofá da sala tomando vinho e escutando a personificação da Rita Lee e Freud numa personagem intrigante e que não economiza nas reticências? Vale cada segundo de leitura!

vinavass 19/10/2021

"Enquanto carecemos do que não existe, não teremos solução!"
Uma avalanche de palavras amarguradas, daqueles sentimentos que precisamos de um bom porre pra falar sobre.
Poderia classificar este livro como um de alta literatura, porque é feito pra você refletir com base em reflexões profundas, mas também divagações. É preciso estar atento aos pequenos detalhes, as pequenas confissões, para entender o contexto e a complexidade.
A autora reforça algumas vezes que talvez devesse ter nomeado o livro como "O livro mais triste do mundo", e se formos parar pra pensar que ele vem de uma filha que escreve para o pai em seu leito de morte, tentando comprovar por uma última vez que ela não era tão ruim assim e buscando respostas para o abandono fraternal que sofreu, é bem triste mesmo.
Uma obra interessantíssima, que proporciona reflexões sobre as problemáticas individuais de cada um e como o amor do próximo influencia nisso, e porque te faz sentir não só empatia, mas até similaridade com alguém que martelou a própria mãe, mas também te faz sentir alívio ao ler e falar "ok, ela tem repudio de tudo isso, do amor, da felicidade, da praia, do carnaval. Ainda bem que não sou assim".

Rfgaugustin 16/10/2021

Seguimos na vibe amargura, ressentimento e dor.

"Tudo que você não soube" de autoria de @fernandayoung publicado pela @ediouroeducacao é um livro bem pesado.

Curtinho, escrito em primeira pessoa me trouxe o questionamento "um erro justifica o outro?"

A trama consiste num desabafo agressivo, verbalmente violento.

A personagem principal escreve ao pai, que está à beira da morte, sobre sua vida, os motivos que a levaram a fazer tudo o que fez (por exemplo martelar a cabeça da mãe aos 17 anos e deixá-la inválida), o desamor sentido por parte dos pais, os traumas, as frustrações, rancores, mágoas e principalmente a raiva.

Com humor ácido, ironia, deboche e muitos tapas na cara vemos um retrato da infelicidade, assim como no notas do subsolo.

Se estiver preparado para essa leitura vale a pena.

Quando li em 2009 achei razoável, comprei pela capa e pela autora. Pretendo reler no futuro, talvez minhas percepções mudem.

Você já leu algo da Fernanda Young? Gosta da autora? Conhecia esse livro?

#livros #fernandayoung #Ediouro #tudoquevocênãosoube #tudoquevocenaosoube #amargura #rancor #livrosintrospectivos #livrospesados #traumas #gatilhos #literaturanacionaleuapoio #autoranacional #psicologia #emoções #amolivros?

laurinha 14/10/2021

gostei bastante do livro, é uma história pesada mas a forma como a personagem escreve alguns pensamentos dela são engraçados. adorei o tom de deboche e as revelações ao longo do livro.

Seathis 08/10/2021

Brilhante e pertubador, cheio de verdades difíceis.
"Não tenho medo de reticências, e, por isso, quem sabe, posso lhe conseguir uma eutanásia, usando finalmente minha nova caixa de ferramentas."

Thay 30/09/2021

Tudo que você não soube
Ácido, incômodo e genial como Fernanda Young.

Você começa a ler e não faz ideia onde o livro vai levar ou a história por trás de uma mulher que escreve pro pai mas parece que o odeia.

Meu primeiro livro da Young e bem diferente do que eu venho lendo. Gostei apesar de não ter enrolado demais para terminar um livro tão curtinho.

Olivia 18/09/2021

Tudo que você não soube é um livro escrito por uma mulher, que pouco se apresenta, para o pai contando tudo que ele não soube sobre a vida dela. Como ela seguiu em frente com os traumas e as situações difíceis, como ela está seguindo e como ela se sente.
Uma leitura bem psicológica permeada da tristeza, solidão, medo e insegurança da personagem. Em alguns momentos da vontade de saber a parte que ela não conta porque o pai dela já sabe...

"Seguro a mim mesma pelo cangote, como uma cadela carregando a sua cria. O que carrego é ainda mais delicado ? chama-se sanidade. Preciso defendê-la de tudo e de todos, para mantê-la em mim. Posso vir a comer a mim mesma, só para que ela não escape em delírios. Temo enlouquecer, já tendo certeza disso. Por isso sou kantiana. A Humanidade sou eu."

Lorena 09/09/2021

Fernanda Young foi GENIAL e essa leitura só comprovou isso ainda mais!!! O cinismo presente torna tudo mais cru e verdadeiro, e é impossível não se identificar com pelo menos em ALGUM trecho do livro.

Jaque.Santos 06/09/2021

Livro chocante
Acontecimentos bizarros feitos para chocar sobre a vida de uma jovem que em momento algum é citado o nome. Ela escreve uma carta ao seu pai atualmente moribundo se apresentando ja que a partir dos 17 anos nao conviveu mais com o pai. A história choca e quando vocês pensa que nada de mais terrível pode acontecer, acontece.
É necessário se preparar para as críticas da personagem na carta relacionados a maternidade e abandono.

Nina 06/09/2021

Genial, intenso e cru.
Eu precisei parar pelo menos cinco vezes durante a leitura. Fernanda Young faz uma leitura tão crua e precisa do ser humano que chega a ser de embrulhar o estômago de tão real. É um dos livros mais impactantes que eu li por esses últimos tempos, talvez o que mais vai me impactar pela vida. Pouquíssimas páginas que fazem você refletir sobre todos os aspectos da vida como amar e ser amado, sobre rejeição, sobre luto, traumas e aceitação. É brilhante, e ao mesmo tempo me deu medo por ser tão real.

Laisy 04/09/2021

Pequeno mas pesado
Eu fiquei completamente devastada é um livro bem pequeno mas com uma densidade de sentimentos, aí gente eu demorei a ler pq eu precisava parar de respirar.

Sandra.Pogalski 02/09/2021

?Marteladas? no estômago
Um livro ?levinho? narrando a vida de uma filha, que martelou a cabeça da mãe aos 17 anos deixando-a também inválida, sobre sua vida e tudo que o pai não soube. Rancor, magoa, sinceridades, revoltas? de uma filha que sempre se sentiu abandonada e negligenciada pelos pais. É como estar lendo uma carta em forma de diário pessoal, despejando palavras e memórias fodidas direcionadas a alcançar o ápice da dor em um pai à beira da morte, desejando que ele sofra ainda mais, como ela diz que sofreu. Enfim, não é um livro para todos.

ellyszz 29/08/2021

incrível.
é um livro pequeno mas muito denso, cru, amargo e com várias ensinamentos.
a forma agressiva de contar a verdade foi surreal.
tudo foi contado com muita riqueza em detalhes de uma forma nada cansativa, realmente consegui me sentir dentro da cabeça dela e me identificar com diversas passagens.
esse livro dá um grande choque de realidade em todos os aspectos possíveis, porém sem perder aquele gostoso humor ácido ao longo da história.

é uma leitura que recomendo pra todos!!!!!!

Lucelly 29/08/2021

Sensacional
Procurei um livro da Fernanda Young e acabei escolhendo esse e não me arrependo. É um livro curto, mas pesado, então levei um tempo entre um capítulo e outro. É incrível a forma como a leitura é boa, ao mesmo tempo que é bem pesada. Você consegue rir e páginas depois ficar tão impactada com o que foi descrito que da uma pausa. Eu achei perfeito, espero ler outro livros dela.