Minimalismo Digital

Resenhas - Minimalismo digital

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Gustavo 09/05/2021

Minimalismo digital
Um livro que ensina a mudar o seu relacionamento com as novas tecnologias sem precisar eliminá-las. Trata-se de usar as ferramentas com consciência para colher os melhores benefícios e não ficar sobrecarregado.

Jonatha8 19/05/2023

Bom.
É um livro excelente que aborda os benefícios do minimalismo no âmbito digital. Um ponto negativo do livro: autor extende muito os assuntos. Deveria ser mais conciso.

Laris 18/06/2021

Dilema das Redes versão em papel!
De início, fiquei receosa do livro ser parecido com o desenrolar de livros de coach, mas foi bem ao contrário disso! "Minimalismo Digital" consegue, de forma clara e precisa, mostrar como as redes sociais tem, na verdade, afetado a nossa forma de interação. O autor, inclusive, prescreve um método e dá várias dicas ao longo da narrativa de como se adaptar e melhorar sua conduta perante as redes. Achei bem envolvente, têm vários apanhados históricos e reflexões interessantes para quem gosta do tema. Nesta senda, quem gostou do documentário da netflix do título da resenha com certeza gostará do livro!

Uma das minhas passagens favoritas foi uma reflexão que o autor fez acerca da necessidade de momentos de solidão eventual para o desenvolvimento e autoconhecimento. Incrível!
Thata 18/06/2021minha estante
Parece bem interessante!

bianca 08/06/2021

Impactante e realista, acho que todos deveriam ter uma leitura como essa antes de ingressarem no mundo digital, para ter uma noção do quão prejudicial pode ser, mas também como pode ser benéfico se usado da forma correta.

Patrícia 05/09/2023

"Os seres humanos precisam se desconectar das redes para se reconectarem à sua humanidade"

Há tempos comecei a me questionar a respeito do mundo digital em minha vida, em como só estava me trazendo mais malefícios do que benefícios e este livro só me trouxe a certeza de que quero e preciso mesmo viver uma vida longe das redes sociais. Uma virada de chave significativa. Livro excelente!

Bárbara 19/08/2022

Livro prático e objetivo sobre os males das redes sociais
Sabe aquela sensação de não conseguir mais se concentrar em nada? Ler tá difícil, assistir a um filme também... Provavelmente ela vem do uso excessivo das redes sociais. Gostei que o livro demonstra que nosso vício não é resultante da nossa ausente força de vontade, mas de uma indústria gigante que lucra desenvolvendo mecanismos de captura da nossa atenção: a chamada economia da atenção.

O autor traz um passo a passo de como se desvencilhar dessas artimanhas das redes sociais. Ele não propõe um distanciamento radical da tecnologia, mas sim um uso mais consciente dela. Gostei, achei as dicas super aplicáveis, resta pô-las em prática. haha

Lulu 20/07/2023

Uma enrolação sem fim
O tipo de escrita do autor é extremamente prolixo. Ele reescreve a mesma coisa de várias formas diferentes, deixando os capítulos gigantescos e cansativos. Muitos conceitos e ideias tiradas de achismo. Não vale a pena a leitura. O que se ganha é muito pouco ou quase nada.

Gilvania4 10/04/2023

Moroso, mas prático
Embora não seja um livro muito direto, foi significativo, pois deixa claro que na era que vivemos hoje, as mídias sociais e o acesso rápido a todo tipo de informação, faz com que percamos o foco e principalmente nos traz uma ansiedade e angústia que não sabemos lidar.

visionsofyas 25/07/2020

tudo que eu precisava no momento
Esse livro chegou em boas horas pra mim, já que recentemente a quantidade de horas que eu tenho passado no celular tem me incomodado. Vou topar o desafio do Cal de repensar as funções. Sinto que é um livro que irei voltar pra reler outras vezes. Definitivamente, recomendo muito.

Andre.Arruda 22/06/2021

Desconecte para se conectar
De ensinamento, mostrou que precisamos desligar o celular para escutar nossa voz interior. Recomendo.

sara.fonsecc 26/07/2021

a internet ainda vai nos matar
achei bom os vários choques de realidade que o livro trouxe, principalmente pelo fato de eu ter crescido no meio tecnológico e realmente não me ver sem um aparelho eletrônico ou internet.

gostei de como o autor deixou o "soco no estômago" muito sutil e simples, ao nos declarar praticamente viciados e manipulados, e acho que todos deveriam dar uma chance pra esse livro e perceber o quão alienados estamos ao meio digital. ?

Thaís Brito 26/02/2023

Já colocando em prática
Vi esse livro como uma leitura que uma amiga fez e comentou positivamente. Como eu tenho ficado exausta dessa lógica das redes sociais, resolvi conhecer os argumentos e as dicas propostas pelo autor. Achei bem exagerado ele chamar o minimalismo digital como uma nova filosofia. Não seria uma nova filosofia, seria algo bem simples (mas não menos importante): coletar informações sobre um hábito que automatizamos na vida moderna e apresentar caminhos para estabelecermos uma nova relação com as tecnologias.

Terminei a leitura no início do mês e comecei, há três dias, a colocar em prática a Faxina Digital. 30 dias sem tecnologias opcionais para escapar dos elementos que estimulam o nosso vício. É bastante interessante recuperar um tempo que é meu, não dos outros nem dos algoritmos. Voltar a selecionar conteúdos que me interessam em vez de rolar a tela infinitamente por publicações que nem sempre agregam. Planejar o que fazer com o tempo livre e pensar em uma rotina mais analógica.

Um conselho bem legal que ele trouxe foi investir um tempo no dia sem intervenções de outras mentes. Achei interessante, pois eu sempre tendia a querer preencher os espaços com um livro, um podcast. Há tempo para isso também, mas o livro nos leva a querer preservar momentos realmente nossos, a sós com os pensamentos, com o tédio, com a ausência de estímulos.

Espero completar meu tempo de Faxina Digital e conseguir voltar ao mundo digital nos meus termos, sem cair nas armadilhas que roubam nossa paz e nosso tempo em troca de muito pouco.

Muzi 13/02/2022

Você usa a tecnologia ou ela que está te usando?
É fato, minha concentração, memória, foco estão muito diferentes do que eram há 10 anos atrás. Será que boa parte de não conseguir me concentrar e essa ansiedade estranha estão vindo de estarmos envelhecendo, ou os smartphones estão acabando com a nossa cabeça, de pouquinho a pouquinho, com esse tanto de notificações gritando por atenção e esses tantos de apps viciantes?

Conversando com alguns amigos, que me relataram as mesmas coisas, esse ano eu quis colocar como meta ter uma relação mais saudável com smartphone e internet. Quero ver como é ser menos dependente disso tudo.

Então, apareceu esse livro para ler e, nossa, foi uma grata descoberta. Ele me trouxe muitos caminhos e respostas como:

- Sim, de acordo com várias pesquisas os smartphones tem nos deixado viciados e compulsivos;
- Não, não só sou eu que estou sentindo isso (talvez você que lê se identifique com minhas lamurias, vem pro clube);
- Sim, isso afeta para um “canário” nossa vida e
- Sim, da pra ter uma vida melhor usando a tecnologia sem virar um homem/mulher das cavernas;

Este não é um livro de "Coach" ou de autoelogios para massagear o ego do autor. Cal Newport é professor pós-doc da Georgetown University e estuda o tema há muito tempo.

Então, se você leu até aqui para saber se vale a pena ler a resposta é SIM, com muita certeza. É um livro de fácil leitura e eu, pelo menos, sinto que ganhei várias ferramentas pra usar a tecnologia com mais consciência e resgatar o que sinto que perdi, tomara que eu consiga.

P.S: Se você ficou agoniado em ter que ler esse "tanto de” texto que não deve ter levado nem 30 segundos do seu tempo, é um bom sinal de como estamos agoniados buscando ver algo novo que a gente nem sabe o que é. Estamos cozinhando nessa panela a tanto tempo que nem percebemos as maluquices.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6