Minimalismo Digital Cal Newport

Resenhas - Minimalismo digital

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

EVELLIN30 08/04/2024

LEITURA OBRIGATÓRIA!
Ser minimalista é ser inteligente!
Levando principalmente para o minimalismo no rumo tecnológico. Neste livro são abordados temas como por exemplo os prejuízos do excesso de telas no nosso cotidiano
Mim fez refletir sobre meus comportamentos e usar a tecnologia de forma inteligente e racional
Esse livro definitivamente é um guia para manter sua sanidade mental em mundo que está cada vez mais afundando no rumo tecnológico e esquecendo de viver o essencial-o presente.??

julia.cout 05/06/2023

Vou por em prática o experimento de 30 dias sem redes sociais com alguns ajustes, pois acho o metodo do livro muito drástico e pouco funcional a longo prazo.
Filipe Emanuel 24/08/2023minha estante
Muitos erram pois acham que é só não ter acesso a meios digitais. Mas, o próprio livro mostra que isso não é o principal. Nada adianta se não descobre o que é de "valor" pra cada um pra substituir as mídias digitais.

Jorisdana 17/05/2023

Excelentee
Gostei bastante. Fala cada aspecto criada pelas redes sociais para nos deixar viciados. Dá para entender o que acontece com a gente quando se entrega a eles. O que eu tiro de lição máxima é que as redes sociais são uma ilusão, uma falsa ideia de entrosamento, não são relações de verdade, não substitui uma conversa olho-a-olho, são só curtidas que suprem nossa carência. Apesar da internet ser uma ferramenta maravilhosa que revolucionou o mundo, devemos tomar cuidado com as armadilhas, manter na nossa vida só o que realmente queremos das redes sociais.
Eu amei muito, já tirei as notificações do Instagram, vou entrar lá só quando sentir vontade de ver as mensagens, e não só porque vi uma notificação de uma curtida.
Gii.assis 17/05/2023minha estante
sei nao emmm, suspeito

Jorisdana 20/05/2023minha estante
Vai cagar irmã ?

Maurício 23/12/2022

Minimalismo Digital
O livro é bem atual e tentar expor os malefícios do uso das mídias sociais de forma irracional. Carl tenta expor sua ?tese? sobre minimalismo digital com fundamento em vários recortes feito de diversas fontes como: jornais, notícias, artigos e afins. Muito do que fora exposto pelo autor não tinha ouvido se quer falar, (e já sei o porquê) a economia da atenção é um termo novo para mim, que durante a leitura pude entender mais sobre de forma resumida, o que me fez ampliar a percepção sobre como é gerada a economia e extraída pelo meio digital.
Muitos vão achar que ser um minimalista digital hoje é ruim, ideia de louco ou qualquer outra definição que usem para camuflar sua dependência digital, (já fui assim), as técnicas propostas por Carl são bem radicais, o que pode causar bastante desconforto para aqueles que possuem uma certa dependência (vício) nas redes, mas durante o livro você vai conhecer diversas sugestões para tal prática, mas o que pude perceber com os relatos de seus leitores e fontes, é que você tem autonomia de adapta-las de acordo com a necessidade de cada um, mas sempre ter cuidado com as armadilhas que você mesmo pode cair no seu método. Outro ponto que me interessou e me fez dá mais créditos ao livro são as citações das fontes pesquisadas pelo autor no decorrer do livro, isso dá mais seriedade e credibilidade ao que está sendo exposto, até porque como descrito pelo mesmo, ele não usa redes sociais, mas isso você vai entender no decorrer da leitura.
Este livro é indispensável para refletirmos sobre como funciona os bastidores das mídias sociais e como elas se alimentam da sua atenção (verdadeira maquina de caça níquel), ser minimalista digital é ser consciente nas suas escolhas e modo como usa os meios digitais para consumo de conteúdo ou socialização, é ser pragmático, mas sem perder foco e objetivo, é avaliar o que as mídias sociais tem de fato para oferecer e não cair nas armadilhas da economia da atenção.

Lais Stefani 22/10/2020

"As pessoas não sucumbem às telas porque são preguiçosas, mas porque bilhões de dólares foram investidos para fazer com que isso seja inevitável."

Sabrina 22/10/2020

Ótimo livro!
Com certeza é necessário uma releitura de tempos em tempos.
Colocarei em prática vários "mão na massa" que o autor trás.

Recomendo fortemente esse livro.

LeticiaChandler 19/11/2022

Bom ponto de partida para auto-reflexão com a tecnologia
Sou formada em Publicidade e Propaganda e assuntos referentes a comunicação sempre me despertam curiosidade. Esse livro me ajudou a criar reflexões ativas na minha relação com as Redes Sociais e o smartphone, me levando a questionar "por que estou fazendo isso?" Depois de passar algumas horas no instagram sem nem perceber. Lógico que a questão vai mundo mais fundo, mas desenvolver senso crítico no meio de conglomerados de empresas na era da Economia da Atenção, em dispositivos aparentemente inofensivos, ou seja, empresas que LUCRAM e CONTRARAM PESSOAS para que passassemos mais tempo online, não é facil. O livro tem MUITOS vieses que me incomodaram, como certos extremismos (e não minimalismos) e principalmente uma obsessão em "otimizar a vida" e até seus momentos de lazer. É uma leitura que recomendo, mas com as ressalvas de que, assim como temos que ter senso crítico pras mídias, também precisamos ter ao ler o livro tendo consciência do viés "analógico" do autor.

amotsix 19/11/2022

leitura pragmática e complexa, mas boa
esse livro veio como recomendação dentro de outro livro e, pelo gênero em que ele se enquadra, a fórmula costuma ser mais ou menos isso: teoria > encaixe no comportamento humano > prática. esse livro vai na contrapartida, analisando o comportamento humano com bastante teoria e uma prática mais rasa no final.

é uma leitura mais demorada, cheia de contexto, teorias e atualidades, o que não me agradou tanto, mas pode agradar outras pessoas que conheçam menos o assunto.

é muito bom, mesmo assim, e me deu uma noção mais ampla do minimalismo digital em relação à base que eu tinha antes :)

Carlinha 15/06/2023

Em tempos de sobrecarga é preciso refletir a nossa filosofia
Cal Newport propõe que revisitemos a relevância e o uso da tecnologia em nossas vidas. De fato, as vezes parece que a tecnologia é quem nos usa.

Excelente leitura! O autor traz a importância de dar limites ao uso de tecnologia para então nos concentrarmos na presença, no aqui agora. E também faz alusão que o excesso de tecnologias em nossas vidas está mais próximo de um vício, pela forma como foi projetada, do que como ferramenta mesmo. Atrelado a isso, traz o profundo impacto em sobrecarga mental, foco, atencioso e como isso posso ser prejudicial para as relações humanas.

Além de fazer esta discussão, o autor sugere algumas alterações de comportamento para ter uma relação mais saudável com a tecnologia.

Anna 25/04/2023

Minimalismo Digital
Descobri esse livro totalmente aleatória, fuçando na internet sobre o tema. Assisti primeiro um vídeo do autor no YouTube, e achei legal ler mais sobre. Gostei bastante da leitura, único ponto a melhorar é que em certa parte ele se torna meio repetitivo.

Patty 27/04/2021

Importante reflexões
O livro me fez refletir sobre uso das redes sociais e do smartphone. Apesar de não concordar com autor em alguns momentos acredito que seja uma leitura obrigatória.

Day 17/06/2021

pensando pensamentos
Gostei muito da proposta do livro e de como o autor desenvolveu isso. Foram pensamentos importantes que me ajudaram a entender de forma mais sólida o porquê de eu querer diminuir o uso das redes sociais. Antes eu tentava e em 2 dias voltava por puro tédio, mas com as dicas ao longo do livro foi ficando mais claro que na verdade eu não preciso estar online o tempo todo.
Tirei 0,5 estrela por um detalhe, porque em um dos capítulos ele bate muito na tecla de que você precisa estar sempre fazendo algo de útil, e não concordo tanto. Acho que deve ter momentos em que a pessoa pode só olhar o gato se lambendo por 40 minutos e não fazer mais nada além disso, e tudo bem. Essa ideia de estar sempre sendo produtivo, pra mim, é coisa de quem fala "trabalhe enquanto eles dormem", o que eu discordo completamente.
Achei legal também comparar as dicas com os dias atuais na pandemia, pois atualmente é simplesmente impossível ligar pra um amigo e sair com ele pra tomar um café.
Enfim, acredito que é uma boa leitura pra quem tem esse desejo de se desconectar um pouco.

Elenthya 26/04/2023

Precisamos falar sobre minimalismo digital
Em uma era onde a maioria das cabeças andam baixas e a maior parte das mãos vive segurando um aparelho eletrônico, é necessário parar e refletir se isso realmente traz mais benefícios do que malefícios.
O livro apresenta não apenas os contras de se fazer uso demasiado dos eletrônicos, mas mostra isso de uma forma que não extremiza a decisão de continuar ou não usando. Essa é uma decisão que cabe a cada pessoa , assim esse é um livro bastante indicado para aqueles que (como eu) estão iniciando o tortuoso caminho de abrir mão de redes sociais e/ou outras tecnologias.
Demorei um pouco para ler o livro por conta de alguns termos técnicos e expressões que eu não entendia prontamente, mas não foi uma leitura ruim. Aconselho apenas que ao ler, não tente cobrir muitas páginas, mas sim meditar no conteúdo e nas informações passadas, assim tirará maior proveito da leitura.

leleka 26/08/2021

Você é viciado em rede social?
O livro trás importantes reflexões sobre o nosso relacionamento com a tecnologia, principalmente com as redes sociais.
Meu vício no twitter e instagram sempre me incomodaram muito, e esse livro trouxe dicas bastante práticas de como lidar com isso. Algumas um pouco difíceis de colocar em prática, mas totalmente possíveis.
Recomendo demais essa obra pra todos aqueles que estão preocupados com o tempo que gastam nas mídias sociais e querem mudar seu relacionamento com a internet.

Kamila With K 17/09/2021

Já fui um ser humano...
Com a era tecnológica que nós vivemos, é fácil nos conectarmos com milhares de pessoas e ao mesmo tempo não ter conexões reais, as mídias sociais hoje em dia são o palco da vida aparentemente perfeita das pessoas, um fato comprovado no livro é que desde o surgimento delas os índices de ansiedade e depressão aumentaram drasticamente, devido a comparação que elas causam. Será que nós precisamos mesmo passar no mínimo 2, 3 horas verificando a vida de pessoas que se quer conhecemos? O que isso edifica na nossa vida? Precisamos mesmo verificar as mensagens, no meio do trânsito, no trabalho e até mesmo enquanto conversamos com alguém? O uso compulsivo dessas mídias sociais nos tornou impacientes e intolerantes com interações primitivas, olho a olho, toques, substituídos cada vez mais por emojis e like.
Já fui um ser humano, hoje não sou mais... Leiam o livro para ter um consumo mais consciente de mídias sociais.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6