Minimalismo Digital

Minimalismo Digital Cal Newport

Resenhas - Minimalismo digital

Thaís Brito 26/02/2023

Já colocando em prática
Vi esse livro como uma leitura que uma amiga fez e comentou positivamente. Como eu tenho ficado exausta dessa lógica das redes sociais, resolvi conhecer os argumentos e as dicas propostas pelo autor. Achei bem exagerado ele chamar o minimalismo digital como uma nova filosofia. Não seria uma nova filosofia, seria algo bem simples (mas não menos importante): coletar informações sobre um hábito que automatizamos na vida moderna e apresentar caminhos para estabelecermos uma nova relação com as tecnologias.

Terminei a leitura no início do mês e comecei, há três dias, a colocar em prática a Faxina Digital. 30 dias sem tecnologias opcionais para escapar dos elementos que estimulam o nosso vício. É bastante interessante recuperar um tempo que é meu, não dos outros nem dos algoritmos. Voltar a selecionar conteúdos que me interessam em vez de rolar a tela infinitamente por publicações que nem sempre agregam. Planejar o que fazer com o tempo livre e pensar em uma rotina mais analógica.

Um conselho bem legal que ele trouxe foi investir um tempo no dia sem intervenções de outras mentes. Achei interessante, pois eu sempre tendia a querer preencher os espaços com um livro, um podcast. Há tempo para isso também, mas o livro nos leva a querer preservar momentos realmente nossos, a sós com os pensamentos, com o tédio, com a ausência de estímulos.

Espero completar meu tempo de Faxina Digital e conseguir voltar ao mundo digital nos meus termos, sem cair nas armadilhas que roubam nossa paz e nosso tempo em troca de muito pouco.

Marta__A 28/04/2022

Um livro sobre minimalismo digital interessante. Embora o autor coloque muitos exemplos dos malefícios das redes sociais, ele acaba falando pouco sobre como implementar o minimalismo digital, onde eu esperava que falasse mais sobre o assunto. Mas é um livro bom para se ler.

Fabi Luques 05/08/2022

Leitura essencial
Carl apresentou o tema de uma forma que eu não havia visto antes. É um livro denso em informações, mas muito mais inspirador do que qualquer outro que já tenha lido sobre o tema. Li o mais devagar possível pra não acabar logo, mas foi muito bom.
Essencial para todos!

Nathaly1 27/05/2022

Leiam
Esse livro é perfeito, acho que todos deveriam ler, para que nós possamos estabelecer uma relação mais saudável com as redes sociais, e com maior compromisso com nossa saúde mental.

Mari 17/06/2022

Ótima leitura
Gostei muito do livro. Traz reflexões muito interessantes sobre nossa relação com a tecnologia, tanto como sociedade tanto como indivíduos. Me fez repensar bastante sobre o jeito como eu uso redes sociais e tecnologias, percebi o quanto me deixam ansiosa e inquieta, principalmente o celular. E ainda trouxe várias dicas práticas de como equilibrar essa relação tecnológica. A leitura é fácil e fluída. Às vezes ele dá uns exemplos meio aleatórios que parecem que não tem nada a ver (aquele do campeonato de pedra, papel, tesoura, não entendi até agora), mas no fim fazem sentido, e nada que atrapalhe muito.
Recomendo!

Paola 20/09/2021

Seu tempo = dinheiro pra eles
?Estamos tão ansiosos por construir uma ponte que liga o Texas do Maine que esquecemos de nos perguntar pra que essa conexão serve?.

Livro muito bom, com dicas práticas, pra quem tá precisando de ajuda a ficar mais off-line.

Karol 31/08/2021

Super recomendo para quem se interessa pelo assunto
"Adotar o minimalismo digital não é um processo concluído no dia seguinte à sua faxina digital; em vez disso, requer ajustes contínuos."

O livro trata de um tema que eu me interesso bastante. Gostei das reflexões e exemplos que o autor trouxe. Ele ensina como se tornar um minimalista digital e ter uma maior qualidade de vida. O autor traz o conceito de ter um lazer de alta qualidade que é longe das redes sociais. Também traz a faxina digital de 30 dias e aos poucos introduzir outras tarefas como algum hobby. Ao voltar as redes sociais, é importante refletir a sua utilidade e qual seria a melhor forma de utilizá-la. Enfim, gostei bastante do livro, o assunto foi bem abordado e foi o livro mais completo que já li sobre isso.

Nanda 18/01/2023

Simples e direto
Ótimo livro para quem está tentando ter uma relação melhor com a internet e com as redes sociais, em uma geração que não consegue viver mais sem o mundo digital, o livro da várias dicas que inclusive vou incluir no meu dia-a-dia.

Beto 13/07/2021

Abre teus olhos sobre o uso das tecnologias
Livro muito bom e bem viciante sobre como podemos reduzir a nossa presença e ansiedade por estar sempre on-line. Me ajudou a reduzir o vício nas redes e ficar mais tempo off-line na vida real

oliv_mel 23/06/2023

Leitura fluida e agradável
Antes de começar a leitura eu acreditava que esse livro seria um pouco extremo no estilo ?desative todas as suas redes sociais e vá viver nas montanhas? kkk mas não é!

Ele não só aponta os prejuízos de uma vida conectada, como também aborda sobre os benefícios que essas redes podem trazer. O segredo é saber equilibrar! O livro traz várias estratégias de como utilizar as redes sociais de forma consciente, ao invés de permitir que elas dominem a nossa vida. É um método totalmente flexível que pode se encaixar em vários contextos de vida.

Uma coisa que também chamou bastante a minha atenção foi o fato do livro abordar a questão de não sabermos lidar com a solidão. O fato de estarmos sempre conectados nos impede de lidar com essa solidão, que também é benéfica. Somos seres sociáveis, mas também necessitamos ficar um pouco sozinhos, e isso inclui estar distante das telas. Nunca estamos sós? e isso pode ser um grande problema, principalmente se tratando do nosso lado criativo e da construção do nosso autoconhecimento.

Boa leitura! Indico para quem está saturado de uma vida extremamente conectada e quer estar mais próximo da solidão, ou de boas companhias (físicas).

evyfreitas 05/06/2021

Interessante e necessário
No mundo tecnológico e repleto de mídias sociais que frequentemente consumimos é necessário questionar o quanto de mídias sociais usamos e a motivação.
Livro traz informações importantes sobre o assunto além de experiências de pessoas que adotaram o minimalismo digital. Leitura leve e fácil.

Morgana.Paulino 07/11/2023

Me manteve longe das redes sociais durante um tempo
Li esse livro por recomendação de uma influencer de escrita no Instagram, recomendando como um livro que poderia fortalecer a criatividade.
Entendo o motivo, tendo em vista que momentos 'ociosos' podem gerar maior criatividade, que é uma das coisas que o livro defende.
As principais lições que aprendi são as mais simples também: dedicar o tempo que é de fato necessário para as redes sociais, priorizar quem está presente e usar as redes de forma estratégica, como ferramenta para pessoa que você deseja ser.
Um ponto negativo para mim é que o livro é bem repetitivo e isso deixa a leitura cansativa. O autor se estende em algumas explicações que não seria necessário. Poderia cortar algumas várias coisas que não faria diferença no resultado final.

Thalita234 11/03/2021

Pra quem tá viciadinho em redes sociais e já tentou de tudo pra largar esse aqui é uma boa pedida.

thomas 27/02/2023

Interessante
O livro é muito bem fundamentando e traz uma discussão atemporal, levando em consideração para onde estamos caminhando. gosto da escrita do cal newport, não é meu primeiro livro dele... mas nesse acho que ficou bem nítido que ele apenas reúne informações, mastiga tudo e cospe em algumas poucas páginas. quero dizer, ótimo livro, adorei as citações!! mas não tem nada de original por aqui.

almeidalewis 02/05/2020

Uma proposta a considerar
Precisamos indubitavelmente desse tipo de minimalismo para termos mais discernimento intelectual e buscar fortalecer mais a saúde psicológica.