Território Lovecraft

Território Lovecraft Matt Ruff

Resenhas - Território Lovecraft

Klinef 17/04/2022

Eu li por causa da série, gostei bastante e achei muito interessante, acabei travando em algumas partes mas é uma leitura muito boa.

Renato 17/04/2022

Um Maravilhoso Romance de Ficção Científica e Horror
Passei durante mais ou menos um mês lendo Lovecraft Country, eu já havi visto a série e me maravilhado com o mundo, e daí lendo o livro comecei a ver muito mais aventuras que acabaram que não foram exploradas na série, e que amei demais. Prefiro tratar as duas como maravilhosas, mesmo com a divergências na história, mas lendo eu consegui me sentir bastante íntimo com os personagens que estavam envolvidos e de suas histórias (Ainda mais da Hippolyta, melhor personagem). Aguardando ansiosamente pela continuidade, e posso dizer com orgulho que Lovecraft Country foi o livro que me fez ler páginas a rodo, mais de 20 páginas numa noite, mais de uma hora lendo, só tenho a agradecer, amei demais.

Sarah 17/04/2022

bom livro
algumas histórias não são tao boas quanto outras, tem umas bem arrastadas e eu particularmente não curti muito o final, mas no geral e um livro bom e que te faz refletir muito!

Pequod.3 13/04/2022

Um romance, mas que possui uma estrutura de contos, temos aqui uma história com personagens memoráveis e os acompanhamos dentro de cada capítulo histórias que se conectam através da ambientação fantasiosa da obra do autor Lovecraft e também pelo fato de ser uma história ambientada na década de 1950, na época da segregação racial, tendo seus capítulos interligados principalmente com a primeira história e seu fechamento interligando com a última. Para quem gosta dos autores de pulp fiction ou de uma boa fantasia moderna, vale muito a leitura.

Grazi 08/04/2022

É um livro bom mas pra mim foi um pouco dificil de ler, cheguei em um momento que me peguei tentada a abandonar porque a leitura não estava fluindo.
Eu não sabia que o livro era de "contos", na verdade ele vai mudando de ponto de vista, o que meio que não funcionou. O primeiro arco é muito bom, a gente se sente imerso na história. Como ele fala sobre o racismo aberto e extremo dos EUA nos anos 50, eu sentia aquele medo recorrente por eles, achando que poderia acontecer qualquer coisa com eles na próxima esquina, o que não acontece nos outros contos.
Não vou dizer que os outros são ruins, mas não tão bons quanto o primeiro.
Gostei de ter como um pano de fundo o horror cósmico do H.P Lovecraft, o que me fez querer conhecer as obras dele.
Apesar de não ter funcionado comigo, eu acho que é um livro que vale a pena ser lido. Recomendo.

Livia1405 05/04/2022

Amei demais!
Tinha um pouco de receio de ler por causa da hype da série, mas é excelente. Retrata bem a vida injusta das pessoas negras americanas na época da segregação, que é ainda mais assustadora do que os momentos sobrenaturais vividos pelos personagens. Gostaria muito que fosse uma série maior de livros.

Diego.Ferreira 04/04/2022

Lovecraft só no nome
Achei bem interessante a coletânea de contos que se unem no final, só que não é nada grandioso... Depois que vi que não seria exatamente um Lovecraft e fiquei com o "coração mais aberto" para isso, acho que pude curtir o livro de uma maneira muito melhor!

Ventura 26/03/2022

Estava ansioso para ler esse livro depois que vi a série e mesmo sendo muito diferente da serie em alguns momentos, eu achei incrível.

Acompanhar a jornada dos personagens de forma mais detalhada tornou a experiência ainda melhor. Confesso que fiquei decepcionado com algumas histórias por serem diferentes demais de como foi retratado na série.

A escrita do autor é deliciosa!

Gabriel.Baeta 26/03/2022

Ótimo livro pra conhecer Lovecraft
Um livro de Lovecraft, não escrito por H. P. Lovecraft. Um livro que critica a posição dele como um aristocrata, xenofobico e racista devido sua criação.

Usa de suas obras pra criar um terror tanto real, através dos branquelos racistas caçando pretos quanto criaturas aterrorizantes lovecraftianas.

Veh 25/03/2022

Um livro bem viajado e bem sério ao mesmo tempo
O livro é uma ficção histórica que conta em grandes contos, os acontecimentos inusitados, repletos de magia, fantasmas, portais e outras loucuras, de um grupo de pessoas negras ( a raça é importante no contexto ok?) que após acabar sem querer se envolvendo no meio de planos de uma seita de pessoas brancas poderosas (e completamente doidas) se vêem em contato com coisas bizarras e assustadoras além de enfrentar a sociedade preconceituosa e racista que os cercam no dia a dia.
É uma narrativa bem viciante, porque os capítulos são separados por personagens, cada capitulo acompanha uma aventura de um membro da familia, que aos poucos se juntam no final, não é uma narrativa muito linear. Tive problema mesmo foi com o conteúdo, pois acho que não estava muito acostumada com ficção científica desta forma, acho que o autor jogou muitos elementos diferentes que não se conectaram muito bem ao meu ver e pareciam um pouco viajado demais (tipo em It, mas em it fez mais sentido). Talvez ele fez isso pra dinamizar os capitulos e mostrar diferentes elementos fantásticos mas >eu< não gostei e tive problemas pra entender algumas coisas. Eu estava esperando um pouco mais de suspense e terror psicológico, apresenta sim alguns momentos de tensão mas estava esperando algo mais explícito.
Agora em relação ao contexto do livro e questão racial, o livro é também uma ficção histórica ao trazer eventos reais misturados à trama, eventos esses muito interessantes e reflexivos quanto a questão racial ao longo dos anos, principalmente nos EUA onde a segregação racial era evidente antigamente, e mostra resquícios desse tempo até hoje, principalmente no sul do país.  O autor tratou o assunto de forma bem real, apesar de ser um autor branco e por isso não ponho a mão no fogo pra falar que foi perfeito porque é um conhecimento muito limitado e algumas vezes pode ser visto de forma problemática. Foram retratadas principalmente a violência policial contra negros e as limitações de vida que as pessoas negras sofrem em termos de lei e qualidade de vida, mas acho que dava pra colocar ainda outros aspectos que passam despercebidos e não são tão evidentes vistos pela perspectiva de uma pessoa branca.
Talvez seja um pouco spoiler agora mas nem tanto, eu senti falta de trazer essa questão racial no plot principal do livro (quem ler vai entender) que ficou bem defasado e muitas vezes confuso, com um final bem corrido, mas ficou claro que a intenção do autor foi fazer o leitor sentir mais receio e medo de pessoas brancas comuns do que de fantasmas e criaturas de outros planetas, que é o que realmente pessoas negras tem de enfrentar na vida real.

Giu 23/03/2022

Achei bem chatinho. Não gostei do desenvolvimento da história e não me apeguei a nenhum personagem. Pior q eu estava super ansiosa para essa leitura e acabei me decepcionando

Letícia Miranda 20/03/2022

Muito bom, nota dois
O livro tem uma temática inicial ótima, porém muito mal explorada e desenvolvida.
Os personagens são extremamente rasos e a história também. Comecei o livro altas expectativas por causa da sinopse e me decepcionei.

furonarrativo 11/03/2022

Bom livro, mas cadê o terror?
O título já é autoexplicativo, cadê o terror de Territorio Lovecraft? Pois é, com exceção de um ou dois contos, a história não tem elementos de terror de verdade.

Ainda assim, o livro é um recorte cruel do racismo dos anos 50, e isso foi o que me motivou a ler. Além dos personagens serem extremamente cativantes (em especial as mulheres, que pra mim são os destaque), a história mostra uma sociedade negra sobrevivente ao racismo de um jeito que eu bem nem sequer imaginava.

Tirando o fato de não haver muitos elementos assustadores ou referências ao terror cósmico de Lovecraft, além de eu não ter gostado de um dos contos, a história ainda é bem envolvente e vale a pena ser lida.

aishameld 03/03/2022

Incrível!
Não costumo ler o gênero mas achei bom demais, demorei um pouco a engrenar de fato na leitura por achar o começo meio lento, mas logo depois me prendeu muito.
Gostei da escrita do autor, do desenvolvimento dos personagens e principalmente de como ele mistura a ficção com acontecimentos tão cotidianos, além das citações a fatos históricos.
Narração bem fluida, história intrigante, ótimos personagens e críticas bem colocadas, leria bem mais sobre o universo e seus personagens.
Acho que só não dou 5 estrelas porque não curti muito a divisão do livro. Acho daria uma nota 4,8.

Eduarda.Silva 02/03/2022

Território Lovecraft
Um grupo de amigos e familiares combatem perigos e ameças terrenas e extraterrenas (é aqui que está a pegada Lovecraftiana).

Não são agentes brancos do FBI, mas sim negros na década de 50. Apesar da escravidão ser abolida há quase um século, os Estados Unidos ainda era extremamente racista.

O primeiro conto (de 8) já nos mostra que os negros levam consigo um "guia do negro precavido" que serve para mostrar os locais que os negros podem frequentar.

No livro, encontramos pequenas aventuras protagonizadas por personagens diferentes e, no final, acabam se unindo em uma coisa maior.

Essa coisa maior é uma organização branca que quer controlar o mundo (sim, esse livro é bem doido)

Não foi uma leitura rápida, achei alguns pontos maçantes, mas mesmo assim, eu recomendo!