Território Lovecraft

Território Lovecraft Matt Ruff

Resenhas - Território Lovecraft

Katiana.Almeida 31/05/2022

Que confusão viciante!!
Só para deixar registrado que amei esse livro, e não sei nem explicar o motivo, mas ele me prendeu muito!!

Maína 31/05/2022

Eu amei esse livro demais. Ele é perfeito em todos os sentidos, aborda bem os personagens, a história é bem desenvolvida e você vai querer devorar ela.

100sunga 24/05/2022

Mediano
Nunca demorei tanto para ler um livro, a história é bem fraca! Apenas "pegou" o nome Lovecraft para atrair o público.

ste 22/05/2022

3 estrelas porque..
Eu até hoje não sei se gostei desse livro.

Os pontos positivos são os personagens e a época em que é situado (tem questões sociais e é bem interessante o envolvimento dos personagens nisso). O fato de ter contos interligados também é um ponto positivo pra mim; é bem diferente o tema do livro. O suspense em relação ao mundo místico é muito bem pensado e super original.

Porém, talvez seja minha inexperiência dentro desse gênero, mas fiquei um pouco confusa no início e tive que me empurrar para ler até ficar interessante. Demorei mais que o normal, por causa disso. Outro ponto negativo é que não entendi a história do caleb e seus objetivos. Algumas informações ficaram perdidas no ar.

Enfim, talvez eu mude de idéia relendo o livro e, assim, não fique tão confuso. Também pretendo ler mais livros do gênero. Recomendo pra quem quiser ler, tem uma pegada bem diferente mesmo.

Feh Tryller 20/05/2022

Território Lovecraft
Um livro repleto de elementos sobrenaturais: poções mágicas, livros antigos, portais para outras realidades, casa mal assombrada, fantasmas, feitiços.
Mas o que mais me assusta e me deixa chocada não é nada disso, e sim o racismo, infelizmente um mal que perdura até hoje.

Maria 17/05/2022

Território Lovecraft foi um livro que eu comprei 100% influenciada pela capa bonita na Bienal do Rio em 2021, e porque eu nunca tinha tido contado com Lovecraft, nem indiretamnte, e eu vou fingir que querer conhecer Lovecraft, mesmo que por um livro que não seja dele, foi um dos motivos pelo qual eu comprei o livro (não foi).

Não é o melhor livro que eu já li na minha vida toda, na verdade, é um livro que têm alguns defeitos notáveis, mas não é ruim, e, se você gosta desse gênero, ele vale a leitura.

Alguns dos defeitos dele que me incomodaram foi, primeiro, a diagramação. Território Lovecraft é organizado em contos e não tem capítulos, e eu sou apegada a terminar de ler um livro quando o capítulo acaba, então foi meio sofrido para mim. Outra coisa é, como o livro é dividio em sete (ou oito) contos, que narram diferentes momentos de uma única história maior, o livro se torna cansativo.

Eu demorei aproximadamente um mês para ler o livro todo, porque no meio dos contos bons e que te prendem, têm conto que simplesmente não descem e eu devo ter passado duas semanas lendo um conto só. O que eu quero dizer é que a qualidade dos contos é bem variada e não sei se os contos maravilhosos e interessantes suprimem os chatos e entediantes.

Talvez eu tenha tido essa impressão porque esse é um dos primeiros livros do gênero que eu li, e simplesmente não seja a minha área de interesse, mas estou mais inclinada a achar que foi esse livro em específico que não foi um colírio para minha imaginação. Mas, claro, isso é opinião 100% pessoal de alguém que comprou o livro porque achou a capa bonita, então talvez você deva dar uma chance.

Yasvie 12/05/2022

Eu, oficialmente, desisto.
Certo, vamos lá, do começo.

Esse livro é ruim. E não ruim de um jeito interessante, é simplesmente ruim, de um jeito azedo e desconfortável. De um jeito que você nem consegue terminar.

Pessoalmente eu não acho que já me senti tão irritada lendo um livro quanto esse, não consigo pensar em outro do qual eu tenha sentido desde o começo que não terminaria como senti com esse.

O motivo de ser assim? São varios, vamos lá, em tópicos:

1. O autor, branco, peca em perceber que os persongens, negros, deveriam ter outras coisas para fazer da vida e interesses que não fosse sempre lutar contra a segregação racial o tempo todo o livro todo. É exaustivo que eles não tenham mais nada para fazer, e eu como uma mulher de cor, me incomodo em ver persongens tão interessantes sendo colocados em lugares tão minúsculos. O autor tentou ir contra isso mas acabou preso na mesmice.

2. A forma de escrita é irritante e chata. Novamente o autor peca na hora de tentar acertar, ele achou, provavelmente porque normalmente isso dá certo, que dividir os livros em contos seria uma boa ideia. Mas não foi, não para a história que ele estava tentando contar, não para os persongens existentes, não para a ideia do livro. Ficou chato e cansativo pois?

3. ?as histórias são sem graça. Desde o primeiro conto já dá para notar que aquilo ali não é terror, nem mesmo um suspense. É uma releitura de algo que um dia foi um terror, e deu errado. Tudo bem, eu entendi, o monstro é o racismo, beleza, mas desde o começo deixa no ar que terá mais do que isso nas histórias, e não tem. Na primeira o ?suposto? monstro na floresta nunca nem aparece, e sinceramente não vou esperar até o último conto para ver se aparece ou não, fica cansativo.

4. A releitura das histórias do Lovecraft foram mal feitas, e na verdade nem deveria ter o nome dele no título já que ele mal tá lá. Só colocou porque é um nome famoso, já que, honestamente , com ou sem, não faz diferença alguma. Se era para melhorar as problemáticas dos contos dele, o autor fez isso com a bu***.

5. Pelo menos é bonito né, o livro. Não compre pela capa. Ou compre. Esse aqui é bonito. Vai que vale a pena. Ou não. Nunca vale. Não valeu. Livro de beleza que me custou 20 reais? Talvez, sim.

JP Scofield 10/05/2022

Sobre Atticus e companhia
O livro conta as aventuras de Atticus e o seu grupo pelas confrarias mágicas dominada por pessoas brancas. São uma séries de contos que se entrelaçam para o final.

O livro em si é uma historia bem dinâmica. Com vários personagens ricos em detalhes, dinamismo e cativantes. Ouso dizer que nenhum dos personagens principais me gerou ódio, eu gostei da maioria se não de todos.

Mesmo sendo o antagonista principal, eu não consigo odiar o Caleb. Eu gostei muito dele kkkkkk.

O fato dos personagens se acostumarem muito rápido com o sobrenatural me deu um pouco de agonia, eu gosto de um desenvolvimento mais lento, mas isso não tirou muito o gosto de ler essa história.

Mas opinião própria: um autor branco escrevendo sobre racismo foi um tanto quanto...nheh. Não tem tanta potência quanto alguém que sofe isso na pele.

Indico o livro.

Leonardo Bezerra 01/05/2022

Queria MUITO ter gostado dessa leitura, mas só o fato do livro ser dividido em contos que se conectam deveria ter acendido uma luz vermelha para mim. Creio que seria muito mais interessante se o livro fosse mais longo e dividido em tramas paralelas como Stephen King bem faz em suas obras.

Além disso, senti um tom anticlimático na maioria das histórias. Apesar de ter gostado do desenvolvimento de várias delas, senti que seus finais foram decepcionantes e pouco elucidativos. A tática do autor de explicar rapidamente o que aconteceu com cada personagem em capítulos posteriores foi não só mal executada como também chata de se ler.

O autor tinha uma ideia muito boa, mas que foi parcamente executada e que tenho certeza que na mão de outros escritores poderia ter sido performada com maestria.

Me peguei desejando acabar o livro logo, mas ao mesmo tempo não conseguia terminar porque cada virada de página havia se tornado um sacrifício.

Chase.Stanley 25/04/2022

Para um bom iniciante ... esse Lovecraft basta!
Uma história instigante, com bom enredo e tramas. Território Lovecraft não deixa nada a desejar como um bom suspense, uma pitada de magia, terror, romance e boa dose de humor. Ambientado numa época em que o posicionamento americano era determinado pel cor da pele, o livro mostra como a luta dos negros por maior participação social, cultural, econômica, política e religiosa foi de máxima importância para a construção da nação americana e também de seu imaginário coletivo.

site: https://www.instagram.com/ma_petite_librairie

Adiel Barbosa 25/04/2022

Território Lovecraft tem uma narrativa bastante convidativa e fora do comum. Como o próprio título menciona, era de se esperar que encontrássemos analogias ao universo Lovecraft. O que a acontece aqui, porém, é algo bem interessante. Apesar de o H. P. Lovecraft ter sido um ótimo escritor, ele era racista, e análises mais detalhadas à sua obra (às vezes nem tanto) apontam esse desvio de caráter. Mas o que isso tem a ver com a história? Bem, o Matt Ruff agora inverte os papéis e dá ao preto a chance de ser herói, a oportunidade de fazer parte da literatura de ficção científica (coisa não tão fácil), e acredito que com isso ele aquece o coração dos jovens pretos que não se viam representados nos tão comuns e enfadonhos super-heróis brancos. Então é isso, temos vilões brancos e mocinhos pretos salvando o dia.

LeticiaSPereira 18/04/2022

Livro importante
Muito bom e importante, tratando o racismo nos Estados Unidos sob o Jim Crow, incorporando o terro de Lovecraft.

Rafael Delboni 18/04/2022

Livro necessário, porém esperava mais do final...
Nos Estados Unidos, no auge da segregação racial, um jovem veterano do exército, sua família e amigos, enfrentam criaturas cósmicas, cultistas de deuses esquecidos, e encontram tesouros ancestrais, em uma aventura visceral em que o racism0 é o pior dos inimigos.

Planejado primeiramente para ser uma série de TV, Matt Ruff escreveu o livro na tentativa de reimaginar o universo criado por H.P. Lovecraft, abertamente racista, criador de um universo que inspirou gerações de escritores de horror, entre eles Stephen King, Neil Gaiman e Guillermo del Toro.

Com um ambiente histórico rico em detalhes, a história prende o leitor não só pela questão imaginativa, mas pelo recorte duro da realidade do mal que ainda assombra o mundo. Em suas páginas, vemos Atticus, e outros personagens negros, passarem por situações que nos fazem embrulhar o estômago, trazendo a tona revolta e o desejo por justiça.

Os elementos mágicos são muito bem descritos, e em meio a realidade se tornam quase críveis, estejam eles no horror subjetivo, como no capítulo de abertura do livro, ou em capítulos mais expositivos como em “Jekyll em Hyde Park”, protagonizado por Ruby.

E por falar em Ruby, ela, ao lado de Hypolita, é dona do melhor capítulo — os capítulos aqui funcionam como contos — fazendo com que nos questionemos como leitores. Será que gostaríamos de viver na pele de outra pessoa? E o quanto estaríamos dispostos a pagar por isso? Sério, incrível demais!

Meu temor — sentido já no penúltimo capítulo — infelizmente se concretizou, pois, a história acabou se resolvendo rápido demais, de maneira um tanto rasa e com mais pontas soltas, e com mais cara de deus ex machina do que os contos originais de Lovecraft.

Ainda assim, este é um livro que indico justamente por ser um dos primeiros que retomam os mitos criados pelo autor, criticando aquilo que deve ser criticado, e sem a famosa passada de pano.

site: https://www.instagram.com/viscerasliterarias/

Mikael_13 17/04/2022

Nossa, me surpreendi muito com esse livro. Já tinha visto a série da HBO, mas não tinha curtido muito, mas lendo o livro, tive uma experiência muito positiva.