Território Lovecraft Matt Ruff

Resenhas - Território Lovecraft

rach 23/11/2021

Horror cósmico do mundo real
Sinceramente não sei como descrever esa obra além de: por favor leiam esse livro! E venho dizendo desde as primeiras páginas (4% no Kindle).

Bruna 17/11/2021

Território Lovecraft
Tudo nesse livro é perfeito: a escrita, a forma que a história é narrada, a construção dos personagens, a forma clara e real como o racismo é descrito, as partes que tem algo do HP Lovecraft, simplesmente muito impecável.

Só não consigo acreditar que a história foi escrita por um homem branco kkkjk

Lívia 13/11/2021

Achei interessante, mas não me prendeu
Acabei demorando para ler o livro.

Ele não tem muitas divisões em capítulos. São grandes capítulos que contam histórias relacionadas com o enredo principal, porém ficadas em personagens diferentes. A alquimia/filosofia é bem interessante, mas não é muito aprofundada no livro.

Alexia.MiliAo 06/11/2021

Um bom livro com um final péssimo (nada novo por aqui)
Parece que o escritor ficou com preguiça de escrever o final. Aconteceu tudo muito rápido e muito fácil. Além de ter um "vilão" que, por mais mal desenvolvido que seja, ainda tem mais personalidade que o protagonista.

J. R. P. LIMA 02/11/2021

O Racismo supera o sobrenatural.
Terror que vai além do convencional. Em Território Lovecraft temos histórias que apresentam uma mistura de sobrenatural, ficção científica e racismo nos Estados Unidos da América, nos anos 1950s.

Aqui acompanharemos a trajetória de Atticus, sua família e amigos próximos que acabam se envolvendo com uma confraria de Filósofos Naturais, versados em artes ocultas. Mais que isso, seremos levados a observar um pouco mais da realidade da população negra estadunidense no período e, com sorte, até refletir sobre as mil faces do racismo. O livro deixa claro que o sofrimento causado pelo Racismo é muito mais assustador e problemático que o mundo sobrenatural que os cerca.

A própria obra, em si, traz críticas ao Autor H.P. LOVECRAFT é por vezes apontado como um escritor racista e disseminador de preconceito e ódio racial, por vezes é dito apenas um homem de seu tempo. De toda forma, a obra traz protagonistas negros sendo explorados por antagonistas brancos e, permeando tudo isso, ainda temos o horror cósmico e o sobrenatural que usa e é usado por estes personagens. Foi um livro que me proporcionou muita reflexão e aventuras.

Coisas interessantes a serem ressaltadas:

? O amor pela leitura descrito nesse livro é sensacional. Não tem um ambiente onde não se encontre uma pequena coleção de bons volumes de diversos autores ou até mesmo uma biblioteca disponível. A relação com a leitura é incrivelmente instigante.
? Personagens femininas fortes, temos Ruby e Letitia que não me deixam mentir. Porém, nenhuma delas é tão impressionante quanto Hippolyta, mãe, aventureira, trabalha como fiscal do "Guia de Viagem do Negro Precavido" rodando o país para checar as localidades "amigas dos pretos".
? O Guia de Viagem do Negro Precavido" um livreto impresso para acompanhar o afro-americano que precisa por o pé na estrada, mas precisa se manter a salvo dos racistas.
? As "cidades e condados do por do sol", localidades onde se podia enforcar uma pessoa negra se ela fosse encontrada andando na região após escurecer.

(Instagram para mais resenhas: @Limaricardo91 )

Rodrigo 02/11/2021

Racismo
Perceber o quanto os pretos americanos sofreram discriminação e que essa ação reverbera até hoje foi o grande aprendizado dessa leitura, que tem o terror como mote principal, mas que não perde a essência ao discutir o racismo.

Janaina.CrisAstomo 31/10/2021

Segregação racial e fantasia.
A história do livro está dividida em 8 contos, todos passados ao longo de 1954/55 nos Estados Unidos, época da segregação racial naquele país. Atticus, Lettitia, George, Hippolyta, Horace e Montrose, dentre outros, recheiam esse livro. Ao mesmo tempo que o autor se utiliza da realidade, ele também nos apresenta passagens fantásticas, sobrenaturais e criaturas irreais.
H.P. Lovecraft escreveu muitas histórias de terror/horror, no entanto ele foi extremamente racista, preconceituoso. Alguns dos "monstros" que aparecem na história foram criados por Lovecraft. Ao longo da história nos deparamos com várias passagens racistas, violentas, segregacionistas... em alguns momentos foi até difícil terminar de ler algumas passagens, tamanha a violência que os personagens sofrem pela sua cor da pele.
Ao longo da história percebi que os personagens são muito amigos, cumplices, companheiros mesmo. Tem passagens super engraçadas e animadas. E uma grande aula de história.

Carol 29/10/2021

Muito bom!
Vi a série e pensei em ler o livro, o autor coloca dados verdadeiros, desde as políticas cruéis posta por Jim Crow em relação aos negros até o próprio "Guia de viagem do negro precavido, edição da primavera de 1955" .... Sem dúvidas as escolhas do autor enriqueceu a história, os momentos de denuncia ao racismo americano de fato nos deixa com o estômago embrulhado, por outro lado os momentos que envolvem a ficção e a fantasia são fantásticos.
Iva Ulisses 29/10/2021minha estante
Adoro esse livro. Terminei de ler e imediatamente pus na lista de releitura kkk

Tami 16/10/2021

Território Lovecraft
Um livro muito interessante, rápido de se ler, eu achei um pouco intrigante, conta história da época que os negros não podia fazer ou entra ou simplesmente participar de reuniões. Dependendo do lugar onde eles estava não podia entrar para se alimentar, claro que hoje em dia isso é um grande absurdo. Tem um pouco de realismo mágico, filosofia que na maioria das vezes o ser humano não consegue entender. Super indico o livro.

Lucas1429 11/10/2021

Em que o vilão é a principal referência
Veja bem, um autor branco escreveu um livro em que pensava fazer justiça à população negra, colocando-os como protagonistas em aventuras oriundas das pulp fiction, das sci-fi e do terror cósmico precursores de H.P. Lovecraft, que leva o nome da obra. Matt Ruff desafiou meu semblante quando li sua etnia e soube quem o era. Mas aí, até o desfecho, simpatizei com alguém que entra na estatística do: consciência de classe e raça não é luxo, muito menos um bicho, é dever.

Ao longo das 8 histórias aventurescas que se interligam ao final, divertidíssimas, aliás, a conformação ao principal vilão é clara, para os mais atentos já vem estampada na capa com seu título e conto homônimos - H.P. Lovecraft, um racista, machista, e demais adjetivos degradantes e denunciantes de tudo a que uma sociedade hoje manifesta não ser (e Atticus e sua turma sabem bem o que fazer com), é a metáfora chave!

Sem entregar muito, mesmo explícito, são personagens bem delineados, cientes de sua condição enquanto coletivo via mundo embranquecido, que encaram "monstros" análogos à identidade do homenageado cumprindo uma missão contra uma sociedade herdeira de uma KKK massônica nos EUA dos anos 50 - extremamente racista. Lovecraft moldou esse universo fantástico tão elogiado através de seu preconceito simbólico e com ele obteve o karma, não em vida, mas décadas depois, com alguém que se não pôde mudar o mundo por completo, acrescenta uma pontinha de dignidade e justiça aos marginalizados na literatura, a janela da alma.

@acumuladoradelivros 07/10/2021

Passei muita raiva e nervoso em muitas partes da história, nenhuma delas pelo enredo sobrenatural, mas acredito que em parte era essa a intenção do autor, a história é muito bem contada e com certeza merecia uma adaptação. E com certeza sendo uma adaptação de Peele deve fazer jus a obra, uma pena que aparentemente a segunda temporada tenha sido cancelada.

Lucas.Cavalcante 05/10/2021

Decepcionante
Achei bem ruim o livro, as coisas demoram a acontecer, estava com as expectativa que seria um livro muito bom devido a série da HBO e o marketing envolvendo o livro.

Italo Amorim 01/10/2021

Não é o livro que você está esperando e isso é algo ótimo
Lovecraft no nome, edições magníficas em versão física (não é, Intrínseca?) e uma ótima quebra de expectativas no começo. Se você for ler "Território Lovecraft" esperando um show de referências por parte de Matt Ruff, sinto-lhe informar que não é bem assim que essa opera toca.

"Território Lovecraft" casa três frentes diferentes de um jeito muito especial, absorvendo da realidade (sua principal frente), da ficção-científica e da fantasia pontos interessantíssimos. Tudo isso com os toques de duas coisas centrais: 1) o terror ficcional, que faz um pouco de jus ao "Lovecraft" no título da obra e 2) o racismo bem presente, sendo esse um contraponto da ficção como um medo real.

Expectativas falsas rendem falsas percepções sobre o livro, o que pode causar um certo incômodo em quem buscou em "Território Lovecraft" algo diferente do que ele entrega. Nunca leu H. P. Lovecraft? Uma pena, fica aqui minha recomendação, mas não é algo que afete a experiência da leitura - até porque, como falei, as referências se fazem pouco presente. Já leu H. P. Lovecraft e espera um livro riquíssimo de referências? Bem, talvez esse não seja o livro ideal para você, porém é um belíssimo tapa para entender que os terrores da vida pesam no mundo fantasioso de um jeito tão aterrorizante quanto os medos fantásticos.

No fim, diria que "Território Lovecraft" não é o livro que você está esperando, mas talvez ele seja necessário exatamente por isso.

Y.A. 01/10/2021

Necessário
Se você não leu nenhum livro do H.P. Lovecraft, pode ficar tranquilo que isso não vai atrapalhar sua leitura (o autor só faz algumas pequenas referências), o que importa aqui é o medo real dos protagonistas: o racismo. É uma leitura pesada, que em quase 90% da história você sente raiva pela injustiça que os personagens sofrem - fora a violência e o medo que os assola simplesmente por viver naquele tempo - mas que é necessária você conhecer para entender, mesmo que um pouco, o que a população negra sofre nos EUA e em outros países, inclusive aqui no Brasil.

Elyene 24/09/2021

Ação e reflexão (humor e raiva também)
Sabe quantas vezes tive que defender esse livro afirmando NÃO ser escrito por Lovecraft??? Kkkkk Uma leitura que se revelou bem mais divertida do que o esperado e ativou todos os meus botões no que concerne à sensação de injustiça e revolta. Um livro cheio de ação e de reflexão, então, acredite, não tem o que dar errado! Muito bom mesmo!