Território Lovecraft

Território Lovecraft Matt Ruff

Resenhas - Território Lovecraft

Lucas Souza 10/02/2021

Um livro necessário
Território Lovecraft se mostrou uma grata surpresa. A estrutura em contos é bastante interessante, mostrando diferentes histórias interligadas sempre pelo mesmo personagem, o Sr. Caleb Braithwhite.

Com um cenário de segregação, onde os pretos não possuíam direitos, ver esses personagens fortes, como Atticus e Letitia, mostra que o maior terror é, de fato, a humanidade.

Apesar do título evocar H. P. Lovecraft, as referências a ele são presentes, mas não tanto quanto esperado.

Enfim, o livro é necessário, merece ser lido e faz com que pensemos em como a sociedade precisa se transformar.
Agora com o livro concluído, posso me dedicar à série.

Emanuel Xampy Fontinhas 11/02/2021

...
É um bom livro, mas o fato de ter visto primeiro a série prejudicou um pouco a leitura, pois o livro é um tanto mais conservador do que a produção televisiva e fica também um pouco evidente que o autor, apesar de fazer um retrato bem honesto das adversidades enfrentadas pelos pretos norte americanos da época, não tem vivência do racismo, parece realmente alguém contando histórias que só conhece de ler e ouvir, não de viver.

may 25/02/2021

O livro é bom, mas vejam a série porque é muito melhor
Território Lovecraft é dividido em 8 partes, uma para cada um dos personagens principais e a última divida entre eles. Ao longo das 350 páginas, podemos conhecer as histórias de Atticus, Leticia, George, Hippolyta, Ruby, Montrose e Horace e as intercessões que os atravessam e unem suas trajetórias. O cenário se constrói nos EUA dos anos 50, em meio à intensa segregação racial e o enredo conta com a aparição de bruxos, fantasmas, monstros, dentre outros. A ideia é mostrar ao leitor como o racismo pode ser mais perverso e assustador que seres sobrenaturais.

Primeiramente é importante alertar que minha opinião foi fortemente influenciada pela série da HBO, que assisti antes de ler. Fiquei deslumbrada e em choque com sua qualidade em todos os sentidos (VEJAM A SÉRIE), então logo pesquisei mais e encontrei o livro.

A edição de capa dura é linda demais, com relevo e as bordas das páginas em azul (vale a pena ter o livro só pela capa ?).

Tem algumas cenas bem parecidas com a série, mas no geral são experiências bem diferentes. Algumas coisas são apresentadas com um pouco mais de calma - o que foi legal porque eu consegui entender melhor questões que tinham passado despercebidas - e dentro das partes de cada personagem conseguimos conhecer mais sobre eles, ler o que se passa em seus pensamentos. O lado negativo é que o leitor não consegue se aproximar tanto dos protagonistas, nem ver o que tá acontecendo com eles depois que seus capítulos acabam, eles não se desenvolvem e nem suas histórias, o que empobrece a narrativa (sem falar que a série é beeem mais completa e passa por muitos assuntos necessários que você não encontra no livro).

No início a leitura é arrastada, mas conforme as páginas vão passando, a coisa vai ficando melhor. Não é ideal pra quem tá procurando uma ficção científica bem elaborada ou um suspense assustador, mas é interessante pra quem curtiu a série e quer se envolver um pouco mais com a história e os personagens, tendo em mente que não é tão bom quanto.

???? SPOILER ????

- A Di é um menino ://

- O FINAL É PÉSSIMO - muito mal feito, as coisas se resolveram muito fácil e nem acho que o Caleb Braithwhite merecia tudo aquilo, coitado

- às vezes o vilão é mais cativante que os protagonistas

- NÃO TEM ROMANCE NENHUM - na minha humilde opinião isso empobreceu bastante

- a única parte assustadora é a do horace, o resto é bem sem graça

- a série é muito mais desenvolvida, com questões LGBT, a parte da Coreia, questão indígena e muito mais

- gostei da história do Lancaster e do filho do Winthrop (que não tem na série) e gosto mais do Caleb do que da Cristina

- NÃO TEM NENHUMA MORTE nos personagens "do bem" e os "vilões" morrem muito fácil - em uma história que deveria ser assustadora, isso é meio estranho né
dionisocastro 26/02/2021minha estante
adoreiiii ????

Luann 27/02/2021

Para quem viu a série primeiro, o livro se torna algo mais leve e fácil de se ler, embora muda muita coisa de um para o outro.

Ricardo.Rincon 24/03/2021

Pra quem gosta de terror cósmico
Fiquei muito surpreso com o poder de narrativa do autor. O jeito como ele conta a história é muito diferente.
No começo me incomodou um pouco, mas com o tempo eu acostumei e devorei o livro.
Recomendo.

Italo Ruan 24/03/2021

Li após ver a série e me surpreendi com as mudanças para melhor, com mais foco em diversos personagens.

Ayrton.Silva 31/03/2021

Um livro muito bom. Adorei todas as partes da história. Uma leitura muito legal e interessante.

iris 25/04/2021

trama intrigante, execução imperfeita
Sou uma grande fã de livro de contos e por isso apreciei muito a organização desse romance em contos quase antológicos, mas me percebi ficando frustrada em certas partes do livro que não seguiam a trama como o esperado e com personagens que não me cativaram tanto quanto os outros. O terror do livro não é do tipo que estou acostumada, mas eu amei mesmo assim. A forma como a questão racial na época da segregação é lidada nesta obra não abre espaço para reclamações, o tema principal do romance é super legal e vários dos personagens carregam a narrativa de forma incrível. Gostaria de apontar que a letitia é definitivamente o ponto alto do livro, e o protagonismo negro com personagens tão fortes e bem construídos não fica muito atrás. No geral, recomendo bastante a leitura.

râmi 26/04/2021

adorei
comecei a ler esse livro sem a menor expectativa, mas me surpreendi com o tanto que me prendeu, apesar de alguns momentos desconfortáveis de racismo escancarado. adorei a forma que é escrita (por contos) que a cada cap um personagem ganha destaque

Juliana1371 05/09/2022

Dos livros que digo ?ainda bem que insisti para terminar?
Confesso que o início da leitura foi bem difícil, tive muita dificuldade de me situar na história e principalmente me localizar na quantidade de personagens que foram apresentados. É um livro com potencial de cinco estrelas, mas deixa a desejar na narrativa. Porem, pro meio da história em diante a trama te envolve de uma maneira, te surpreende, te instiga a ponto de não querer mais largar.
Da para perceber que a história é desenvolvida com muito estudo por trás, ainda sigo impressionada com a genialidade do autor: todo capítulo começa com uma citação (indo de passagem bíblica até trecho de um manuscrito ou livro) que em um primeiro momento não faz sentido algum, mas ao fim dele você percebe como aquele trecho fez sentido para o desenrolar daquele momento da história. Genial, apenas.
Um livro que recomendo, com um lembrete de insistência no início da história!

Luiza3351 17/09/2022

A escrita é fluida e faz com que não queiramos parar. As referências a Lovecraft e outros destaques da cultura pop faz com que seja ainda melhor. Vale muito a pena a leitura!

Beatriz Dias 05/07/2021

Território Lovecraft
Território Lovecraft é algo diferente do que estou acostumada a ler e nesse mundo novo da ficção científica que na maioria das vezes é embranquecido seja nos livros ou no cinema, é uma grata surpresa. O enredo que o livro tem e a forma com o autor desenhou a história é bem interessante mas pode ser um pouco confuso por ter tantas referências e histórias paralelas. Fiquei com vontade de conhecer mais o universo que o livro apresenta. 4 estrelas pra ele e agora vou assistir a série no HBO.

Leonardo 27/07/2021

Interessante
O livro é composto por contos que se conectam e esses contos trazem os elementos "Lovecraftianos". Cada conto é composto por uma dessas característica.
É um bom livro e as histórias são bem escritas. O autor tem um bom conhecimento sobre o que se propõe/baseia a escrever.
Vale pela diversão. Mas lembrando: Não é Lovecraft.

Washington.Capuzzo 19/07/2021

Ainda não vi a série. Decidir ler o livro primeiro. Adorei. Achei envolvente com capítulos contando histórias quase independentes, sempre com alguma parte dela deixando ganchos para o capítulo final que funciona realmente como um "final de temporada".
O mais legal do livro é perceber que o que realmente causa medo e horror não é a temática Lovecraft, mas sim as questões sobre preconceito e segregação.

Patricia.Olazar 08/08/2020

Não gostei muito, achei ele bom. Foi uma leitura difícil, não via a hora de acabar. Mas recomendo a leitura, ele pode agradar o gosto de alguém.