Território Lovecraft

Território Lovecraft Matt Ruff

Resenhas - Território Lovecraft

Wally.Mota 11/03/2020

Em Território Lovecraft, acompanhamos a jornada de rapaz negro chamado Atticus pelos Estados Unidos na época da segregação racial. Após receber uma carta de seu pai sobre a origem de sua mãe e decidir visitá-lo, ele fica surpreso ao saber que o mesmo desapareceu!
~
Ao procurar pistas do seu paradeiro, Atticus acaba percebendo coisas muito estranhas, como o fato de o pai ter sido visto acompanhado de um homem branco!
Recebendo ajuda do tio e de uma amiga, eles partem em busca do pai, mas o que irão descobrir é apenas o começo de um ritual mirabolante!
~
O livro é composto de 8 contos, cuja história de cada um gira em torno de um personagem específico. Apesar disso, as histórias são todas interligadas e as ações de todos irão impactar na trama principal! Particularmente, achei alguns personagens bem mais interessantes do que o próprio Atticus, como são os casos da Lettitia e Ruby!
~
Território Lovecraft pode ser um pouco previsível e sem grandes plot twists, mas entrega uma boa história cheia de referências ao mundo Lovecraftiano e mostra um pouco da dificuldade que era a vida dos negros na época da segregação racial, a qual causou impactos até hoje! Magias de sangue, viagem entre mundos, espíritos e muito mais te esperam nessa aventura!
~
A edição em capa dura roxa e com fitilho de mesma cor, além dos brindes, é exclusiva da caixa 16 do clube Intrínsecos! O livro vai virar série na HBO pelas mãos do JJ Abrams!

Até a próxima!

Aline Guedes 21/03/2020

Boa ficção retratando uma triste realidade
Não é meu gênero favorito, mas gostei bastante da leitura. Em termos de ficção o livro evolui bem.
O que mais me incomodou, e isso é um ponto positivo, são as citações de eventos reais.
É incômodo e triste pensar que tanta coisa absurda aconteceu e ainda acontece.
Por último, gostaria de acrescentar que as referências a Lovecraft são bem colocadas e às vezes sutis.
Wagner.Gaspar 21/03/2020minha estante
Precisando ler o meu. Até hoje, kkk

Aline Guedes 22/03/2020minha estante
Eu recomendo, a leitura valeu a pena ^^

@julianasoriano_s2 02/04/2020

Hum...
Sabe aquele livro que vc lê, acaba e pensa, "hum, tá" ?!?
Gostei da escrita; me prendeu, pois li até o final, mas eu esperava mais!!! Queria um final melhor, achei o desfecho bem fraquinho!

alice 06/09/2020

Comecei a leitura sem muitas expectativas e finalizei sendo surpreendida e gostando muito da história, dos personagens e da narrativa que acompanha cada um deles.

Apesar de ter esperado um desfecho mais grandioso devido aos acontecimentos ao decorrer do livro, a narrativa é fluída e trás como pano de fundo a segregação racial nos eua, mostrando a realidade cruel em meio a ficção.

belligna 06/06/2020

Apesar de ter me prendido em vários momentos, senti que o autor tentou "atirar" para todos os lados e acabou se perdendo. Me decepcionei mas não me arrependo de ler lido.

Gramatura Alta 16/06/2020

Em TERRITÓRIO LOVECRAFT, Atticus é um jovem negro, veterano da Guerra da Coreia, fã de H.P. Lovecraft e de vários outros escritores pulp fiction. O problema é que ele vive nos Estados Unidos de 1950, em plena segregação racial. Alguns anos após sair de casa, ele descobre que o pai, Montrose, está desaparecido. Atticus retorna, então, à sua cidade natal para com a ajuda do tio e de uma amiga que não vê há tempos, partirem em uma missão de resgate. Suas únicas pistas são uma carta escrita por Montrose, contando que ele descobrira a ancestralidade de sua esposa, e a palavra de um amigo que disse tê-lo visto saindo de casa, na calada da noite, acompanhado de um homem branco.

Atticus e o tio, conhecendo Montrose, sabem que ele jamais aceitaria a carona de um estranho. Muito menos de um estranho branco. Desconfiados e naturalmente precavidos – afinal, ser negro num mundo que deseja a sua morte te faz tomar certas atitudes –, o trio parte nessa missão. Passando por lugares antiquados e perigosos, o grupo enfrenta sociedades secretas, rituais sanguinolentos e, claro, o preconceito do dia-a-dia. E essa é apenas a primeira parada de uma jornada que dura pouco mais de um ano.

A edição é composta de oito contos e um epílogo. O primeiro deles, acompanhando Atticus, recebe o título do livro e é o mais longo (pouco mais de 100 páginas), já que é o responsável por nos apresentar os personagens e a atmosfera em que estamos sendo inseridos. E posso dizer que essa etapa é concluída com maestria.

O autor conseguiu inserir a magia e o suspense em sua forma pura, mas não massiva. Para quebrar a atmosfera fictícia, elementos reais predominantes foram adicionados para aproximar a obra da realidade (racismo, Jim Crow, maçonaria, livros raros, línguas desconhecidas… a própria bíblia).

A sua sacada foi genial, apresentando um mundo conhecido, palpável, conduzindo o leitor por caminhos salpicados de suspense para, no fim, mostrar a magia conectando tudo e dando respostas convincentes. Essa fórmula se repete em todos os contos, fazendo com que o leitor se mantenha preso à leitura do início ao fim.

Os personagens são carismáticos de varias formas, suas personalidades são tão fortes que nos causam sentimentos diversos. Embora cada um dos contos acompanhe um personagem em específico, Atticus é o centro do enredo, de forma que ele aparece ou é citado em algum momento, na maioria dos casos como o ponto chave.

A leitura foi extremamente fluida, a escrita é de fácil entendimento e não fica de enrolação desnecessária. Adorei a forma como o Matt fez cada conto em separado, contando uma história específica, ao mesmo tempo em que deu um jeitinho de unificar todo o enredo. No início, o autor focou em levantar os questionamentos, mostrar o problema, nos fazer pensar acerca disso (criando teorias malucas, inclusive). E depois, à medida que a leitura avançava, ele foi inserindo as respostas, nos conduzindo por um fio invisível até o final. Foi genial!

Embora o enredo faça menção à H.P. Lovecraft, não é necessário ser conhecedor da obra pra usufruir dessa leitura. É claro que certos momentos podem ser muito melhor aproveitados se conhecermos o mínimo dos livros do autor (por exemplo, sua criatividade pra concepção de monstros e atmosferas tensas), mas a experiência de TERRITÓRIO LOVECRAFT não será perdida. O livro é completo.

Poder fazer essa leitura com um pano de fundo tão impactante em pleno momento de protestos e discussões acerca do racismo, digo que foi uma experiência única. Os preconceitos vividos por Atticus e sua família, que naturalmente revoltariam, impactaram ainda mais. Embora o foco da leitura seja outro (o suspense, as sociedades secretas, o elemento mágico), acredito que possa ser uma leitura indicada para debate sobre o tema, já que as cenas descritas são nuas e cruas, inseridas propositalmente para chocar o leitor com a realidade.

Resenha escrita pela Bianca para o blog.

site: http://gramaturaalta.com.br/2020/06/16/territorio-lovecraft/

Nath @biscoito.esperto 23/01/2021

Um livro que trata perfeitamente do racismo na obra de Lovecraft, trazendo o que a literatura do mestre do terror tinha de melhor e denunciando o que tinha de mais terrível - não os monstros ou a violência, mas o racismo e a xenofobia. Este livro contém altas doses de terror cósmico, magia misteriosa, aventuras insólitas e personagens cativantes. Uma leitura incrível!

site: www.nathlambert.blogspot.com

manutts_ 30/06/2022

maravilhoso ??
QUE LIVRO BOM MEU DEUS.
EU NAO ENTENDIA NADA NO COMEÇO, O LIVRO É LITERALMENTE FEITO DE PALAVRAS DIFÍCEIS. se você se interessar por esse livro indico que você o leia com um dicionário ao seu lado.
É UMA OBRA DE ARTE, TODOS DEVERIAM LER TERRITÓRIO LOVECRAFT!!

@allanvmariano 17/01/2021

Excelente leitura!
Faz tempo que não termino um livro e digo: "puxa, esse vai deixar saudades". Leitura boa e dinâmica. As histórias são interessantes e te fazem seguir lendo, sedento pelo seu desfecho. Território Lovecraft abordou a temática do racismo como poucos, eviscerando o mal que assola a sociedade americana ainda hoje. É interessante ter mais essa perspectiva. Mas é isso. Recomendadissimo!

iamcoito 19/07/2020

Acho que ao ler a sinopse, acabei imaginando um certo caminho que seria seguido pelo protagonista e como esse caminho seria mostrado. Ao invés disso, encontrei um livro que não se focou apenas em um protagonista. Tivemos diferentes caminhos e narrativas, para diferentes personagens ou mesmo grupos de personagens. O livro traz vibes de terror, ficção científica e fantasia de uma maneira maravilhosa. Gosto dessa forma de contar uma história. Acredito que tenham construído muito bem a questão do racismo e do quanto aquilo afetava os personagens. Me questionava que sentimento teria lendo um livro de terror, já que diferente de um filme, não seria uma experiência tão visual e sonora. Em certo momento fiquei apreensiva e envolvida com esse clima então me dei por satisfeita.

itsannaokayy 18/06/2022

Interessante
Achei a história interessante assim como o enredo, não posso dizer que gostei de tudo do livro mas algumas partes eu curti bastante e tem um pouquinho de terror, aventura, ficção e etc.

Thiago 28/07/2020

Complicado
É um livro diferente. Eu amo um bom livro de terror e um bom livro de ficção, porém esse não é nenhum nem outro. Uma questão racial foi discutida no livro, que em minha opinião, de forma errada. Não quero dizer que é errado um branco contar sobre questões de racismo, acho ótimo que todos se importem, mas no livro achei que ficou muito forçado. Fora isso, a leitura não é tão fluída quanto eu esperava. Em alguns momentos confusa, e em outras chata. Os personagens poderiam ser melhor trabalhados. Queria ver mais sobre o Atticus e Letitia.

PorEssasPáginas 07/08/2020

Mas aqui vou abrir um parêntesis: o autor do livro, Mark Ruff, é branco. Quando descobri isso, fiquei decepcionada. Quando comecei a ler o livro, não sabia; aí, fui procurar, e encontrei sua foto. Isso significa que a obra é inválida? Não. Escrever e ler é essencialmente desenvolver empatia, colocar-se no lugar do outro. Além disso, toda a produção da série da HBO inclui nomes como Jordan Peele, o já consagrado diretor de obras de terror como Corra! e Nós. Mas o fato do autor de Território Lovecraft ser escrito por um homem branco é um ponto a ser refletido sim; afinal, o livro de um homem branco foi publicado em vários países e virou uma série da HBO. E quanto aos autores negros? Homens negros, mulheres negras, LGBTQI+ negros, PcDs negros? Como essas pessoas estão sendo tratadas no mercado editorial, de cinema etc.? As oportunidades são as mesmas? Os pagamentos são os mesmos?

A gente sabe que não.
(...)
Voltando ao livro, como já mencionei, o mais apavorante mesmo em Território Lovecraft é o racismo na sociedade daquela época (que, infelizmente, perdura até hoje). O horror cósmico, de fato, é discreto e não assusta muito, o que é um pouco decepcionante. Há uma naturalidade quase absurda dos personagens em relação às questões sobrenaturais, o que afasta um pouco o leitor por falta de veracidade. Várias vezes eu fiquei lendo aquelas coisas e pensando “uau, gente, mas isso é bizarro, vocês encaram isso como natural?”, tipo, hein? E às vezes era até difícil de entender, como se a gente tivesse sido jogado em uma situação com poucas explicações, com os personagens totalmente ambientados, mas você não. Eu não sei se isso foi de propósito, como um paralelo ao racismo, talvez, que afinal de contas é naturalizado e um branco não consegue entender. Pode até ser, mas isso me afastou um pouco da leitura.

*** resenha completa no blog! ***

site: http://poressaspaginas.com/resenha-territorio-lovecraft

Lucas 08/08/2020

Amei passar um tempo com esses personagens, queria muito ser amigo da Letitia.