Território Lovecraft

Território Lovecraft Matt Ruff

Resenhas - Território Lovecraft

Anna Paula 09/05/2020

Arrastei este livro ao longo de uns 3 meses, nem só de boas leituras vive o ser humano, rs. O livro se passa no período de segregação racial nos Estados Unidos, e confesso que as passagens onde mostram o preconceito vivido pelos negros me chocaram muito mais do que qualquer outra coisa neste livro. Cada conto mostra uma passagem de um dos personagens da história, com pitadas de fantasia e horror. No fim, as histórias se juntam,trazendo um desfecho interessante.

Vivica 16/05/2020

Cansativo
Não é exatamente um livro que eu recomendaria. O pertinente apelo às questões raciais fica perdido entre histórias que poderiam ser melhor exploradas em contos mais elaborado a.

Fran 29/12/2020

Queria dizer que gostei, mas na verdade, comecei tantas vezes que terminei só pela força do ódio mesmo. Uma pena, estava empolgada, mas achei fraco d+

Rodrigo 27/07/2020minha estante
A história se passa em 1954

Nicole.Vila 20/06/2020

Território Lovecraft
No início não tava me chamando muito a atenção, mas depois virou um dos meus favoritos.

Luba 01/07/2020

Livro em contos que conta histórias que se integram no final. Cada conto é da perspectiva de um personagem diferente, sendo que o último reúne todos. Grande reflexão a cerca do racismo e segregação social com um toque de aspectos sobrenaturais!!!

Rayanne 03/10/2022

Essa leitura foi incrível, o livro tem várias partes, e isso nele é muito bom, explora vários personagens, várias histórias de cada um, e quando você vê, as coisas vão se juntando aos poucos e fazem sentido. É muito boa a experiência e valeu super a pena ler esse livro.

JL Marcal 25/12/2021

Uma leitura muito boa
Adorei como o livro é organizado, um conjunto de contos que se interligam. Adorei como desenvolveram a maioria dos personagens. O livro também mostra a terrível realidade que as pessoas negras sofriam na época da segregação e que ainda sofrem, mesmo que menos. Recomendo demais!!!

erika 24/01/2021

Território Lovecraft: bom, mas nem tanto, mas é legal vai...
Demorei a querer ler território Lovecraft por vários motivos, um deles foi sobre o livro ser um livro que dividia as pessoas, muitas achando ele bom e outras nem tanto. Eu fiquei no grupo do nem tanto, mas pra ser sincera, eu comprei o livro no impulso e só li porque não gosto de ter livro parado na estante (no caso na minha cômoda).

Eu não sou a maior fã desse estilo de terror cósmico, nem de terror na verdade, mas é uma aventura legal de ler, só não me cativou.

Tuca 15/09/2020

Recentemente adaptado como série pela HBO, “Território Lovecraft” é não apenas o título do livro como do primeiro conto apresentado nele. Composto por várias histórias protagonizadas cada qual por pessoas negras, porém que são interligadas e que seguem uma lógica temporal, todos os protagonistas são amigos ou familiares e aquele que se destaca em um conto, torna-se coadjuvante em outro, todas as narrativas, porém estão relacionadas às misteriosas, amedrontadoras, mágicas, e brancas famílias Braithwaite e Winthrop. A trama desenrola-se nos anos cinquenta, época da segregação racial nos Estados Unidos, e como todos os personagens principais são negros, essa é uma característica que ao longo da narrativa vai se mostrar um desafio muito maior que os monstros, fantasmas e bruxarias que os atormentam.

Por mais que o título tenha a ver com o escritor H. P Lovecraft não espere ver sua mitologia de forma tão explícita e maciça, é mais o estilo de história. Lovecraft costumava escrever contos que envolviam cultos mágicos, sociedades secretas, outros mundos, e é possível encontrar isso no livro de Matt Duff, no entanto, essa era apenas uma parte do universo de Lovecraft, havia muito mais dele. Duff, na verdade, baseou-se no gênero, no formato, e colocou uma pitada das premissas das histórias do colega nessa sua narrativa, com um porém: enquanto Lovecraft escrevia contos abertamente racistas, Duff criou heróis negros enfrentando não apenas magia, mas principalmente a crueldade e preconceito humanos. Além disso, há referências a outras obras clássicas do gênero Terror como “O médico e o monstro” de Stevenson.

O primeiro conto, Território Lovecraft, é também o mais longo e para mim o mais sem graça. Tanto que me desempolguei de início, porém quando parti para o seguinte em que o protagonismo muda de Atticus para Letitia, a história já se torna bem mais interessante, inclusive até com alguns toques de humor. Meu problema maior com a primeira história foi que achei a resolução do conflito sobrenatural conveniente e simples, nela o que mais me atraiu foram os aspectos humanos, as dificuldades de George, Atticus e Letitia de fazerem uma mera viagem de carro por que a cor de suas peles os tornava alvos constantes, era como se estivessem no meio de uma guerra, em território inimigo e desarmados, sendo continuadamente atacados.

Como a temática do racismo estrutural e luta contra ele para mim foi o mais interessante nos enredos, o melhor conto acabou sendo “Jekyll em Hyde Park”. Protagonizado por Ruby, irmã de Letitia, é uma trama que mescla bem o sobrenatural e os dois pesos, duas medidas em que brancos e negros eram tratados principalmente em meio às leis Jim Crow (segregacionistas). Não é uma narrativa sobre rebelião, mas sobre privilégios e oportunidades, e em determinados momentos, é chocante ler algumas situações que ainda vemos nos jornais.

Não posso deixar de mencionar que essa NÃO é um livro #ownvoice, ou seja, no caso, Matt Duff é um autor branco escrevendo sobre protagonistas negros e discutindo racismo, algo que ele nunca viveu na pele. Mesmo assim, acredito que ele conseguiu fazer o que todo bom escritor que tem intenção de escrever sobre algo pelo qual não passou deveria fazer: pesquisa. E ter empatia. Ademais, a ideia dele ao criar Território Lovecraft foi inserir representatividade negra dentro da ficção científica, o que foi uma reclamação emitida por seus amigos pretos que não conseguiam se enxergar nesse gênero que tanto apreciavam.

Acho que esse foi um livro que conseguiu muito bem ilustrar a frase dita pelo autor na capa de uma das edições americanas “Existe sempre um monstro quando se é negro na América”. Para Atticus, Letitia, George, Ruby, e todos os personagens negros da história, o racismo que sofriam era tão aterrorizante quanto os elementos sobrenaturais, não é à toa que Letitia conseguia lidar tão facilmente com eles. Na verdade, Letitia conseguia lidar bem com qualquer desafio que aparecia em sua frente. Infelizmente, o racismo é um monstro real, não tem como abrir um portal e aprisioná-lo em outro mundo, ou usar uma poção mágica para extingui-lo. É um vilão que precisa ser destruído com uma das nossas maiores armas: a nossa humanidade.

site: IG: https://www.instagram.com/tracinhadelivros/

Anna:) 21/01/2022

Comprei esse livro na bienal, simplesmente por que estava 20 reais e a capa me chamou atenção. Quando comecei a ler, comecei a pensar q talvez n deveria ter comprado o livro sem saber nada sobre ele.

Mas depois de algumas páginas, comecei a gostar da história. Se tratam de contos, contando algumas histórias doidas mas sempre envolvendo o mesmo ?vilão? ( q eu estranhamente simpatizei e n vi como um vilão) e os personagens são diferentes mas da mesma família, então nós já conhecemos eles.

O livro é interessante e a narrativa é rápida, vc consegue ler várias páginas e nem sente q leu.

Letícia 27/09/2020

uma história depois do autor
Este livro me surpreendeu muito mais do que eu esperava! Foi uma leitura muito leve e que trouxe muitas reflexões

Caio Dantas Cabral 01/10/2020

crítica, humor e horror
em um resumo, território Lovecraft trata sobre a segregação racial nos Estados Unidos nos anos 50 envolvendo elementos de terror,

monstros com tentáculos, espíritos, dimensões paralelas, portais, magia e muito racismo é o que engloba território Lovecraft, tudo isso envolvendo a segregação racial nos Estados Unidos nos anos 50.

resuminho: após receber uma carta do seu pai desaparecido, Atticus retorna a sua cidade e junto com sua família sai em busca do pai. em um país segregado, Atticus se envolve em diversos problemas, sendo que monstros, espíritos e mágicos são o de menos diante de um bando de brancos caipiras fudidos.

a narrativa dele é dividida em contos, cada um deles é sobre alguém envolvido com o Atticus, e que no final se interligam como um quebra cabeça muito bem pensado.

opinião: eu vim com muita sede ler TL, devido ao trailer da série que tinha visto. e acontece que o livro possui uma ambientação muito bem feita e detalhada, o que faz com que torne uma narrativa lenta.

é um livro muito bom, mas parece que ele foi escrito já com a intenção de virar uma série, não uma obra independente, acho que essa foi a falha do autor.

Larissa 13/06/2022

Um bom livro para refletir
Eu não amei a história do livro de modo geral... as coisas demoram a fazer sentido, as reações dos personagens parecem forçadas e o final não foi incrível.
Mas é um livro rápido e gostosinho de ler e que traz muitas reflexões sobre o racismo em meados do século XX.

Adson 30/07/2022

Em 2020 eu assisti a série da HBO, Lovecraft Country, baseada nesse livro e, foi uma das melhores séries que eu já assisti na vida, fiquei muito desapontado ao saber que não seria renovada, o que não muda o fato de ela ainda ser perfeita e bem fechada em sua única temporada.

Acabei de ler, e mesmo sabendo alguns acontecimentos o livro ainda assim foi incrível.

Descobri um pouco mais sobre o Green Book, um livro para negros precavidos, que apontava lugares onde os negros poderia ir, como: restaurantes, mercados e hotéis.Lugares onde eles seriam tratados com respeito.

Conheci também um pouco mais da história do Jim Crow.

Jim Crow era um personagem de comediantes brancos.
Esses comediantes pintavam a cara de graxa enquanto representava um personagem burro, pobre, atrapalhado, demonstrando quando o branco era uma raça superior.

Jim Crow foi um movimento tão forte, que as leis de segregação racial, (aquelas leis: não vendemos para pessoas de cor / banheiro para brancos / negros devem usar a entrada de serviço) ficaram conhecidas como Jim Crow laws (Leis Jim Crow).

E assim, não é spoiler, isso é só plano de fundo, é a segundo ou terceira camada do livro.

O livro é um livro de fantasia, mistério e claro lutas raciais.

O livro é incrível, a série é perfeita.