Território Lovecraft

Território Lovecraft Matt Ruff

Resenhas - Território Lovecraft

Fran 29/12/2020

Queria dizer que gostei, mas na verdade, comecei tantas vezes que terminei só pela força do ódio mesmo. Uma pena, estava empolgada, mas achei fraco d+

Bárbara 31/12/2020

Falar sobre o racismo de uma forma bastante original
Ser negro na década de 50, no sul dos Estados Unidos, não era nada fácil. A segregação racial, herança da Guerra Civil Americana, era desculpa para os mais terríveis preconceitos. A hostilidade e o risco de morte eram concretizados pelas "leis de Jim Crown". Negros e brancos não podiam sentar próximos em transportes, não tinham acesso às instalações públicas e privadas igualitariamente. Não tinham liberdade de ir e vir, só se observassem determinados horários. Para se sentirem mais seguros, quando precisavam viajar, valiam-se de "guias para negros", como o famoso Green book - que indicava os lugares seguros para se hospedarem e se alimentarem.

É nesse período histórico que conhecemos os personagens deste livro. Atticus Turner, veterano da Guerra da Coreia, recebe uma notícia envolvendo seu pai, que sumiu, em busca da "herança genética" do rapaz. Para tanto, conta com a ajuda do tio, George, e Letitia, amiga da infância. Mas, para que esse reencontro seja possível, eles precisam enfrentar os mais diversos perigos, como os monstros do universo lovecraftiano. Atticus é apaixonado por ficção científica, e encontramos diversas referências ao gênero e outros autores famosos, como Asimov e Bradbury.

A jornada de Atticus é a primeira de oito histórias. De forma engenhosa, o autor construiu um livro de contos, integrando o enredo através de seus personagens. E, em todos os contos, as críticas ao racismo existem. Há uma espécie de confraria entre os brancos, com destaque para Caleb Braithwhite. Nessa espécie de sociedade secreta, seria possível, através de um ritual usando Atticus, reacender a imortalidade.

O livro mostra que o racismo traz raízes fincadas no tempo. É uma obra bastante atual. Violência policial e injúria contra os negros permeiam o enredo (e existem até hoje). Há também muita coisa do realismo fantástico e do terror cósmico, próprios do Lovecraft, que era racista. A história nos leva a reflexões e críticas, permeadas por fatos históricos, como o massacre em Tulsa, em 1921.

site: http://www.instagram.com/leiturasdebarbara
Flá 31/12/2020minha estante
????

anav 21/07/2022

Me surpreendeu?
Confesso que no começo até a metade a leitura estava cansativa por conta dos longos capítulos com histórias "aleatórias", porém, ao decorrer das páginas, você se vê numa epifania, onde tudo se interliga e TUDO faz sentido, todos os capítulos antes sem nexo têm uma importância.
Os personagens são incríveis (inclusive o vilão principal k), o enredo me deixava agoniada para continuar lendo, pois nunca havia lido um livro que mistura magia, questões raciais, o sobrenatural, entre outros temas que eu achei super interessantes e inteligentes.
Gostei muito!

@Rhenriquec 16/01/2021

Uma leitura medíocre
O começo é até interessante mas quando começa a transformar em contos e finalizar eles, deixa muito a desejar. Ele não souber deixar a atmosfera de tensão, quando começava ele acabava rapidamente o conto. Apesar de todos os contos terem ligação foi muito torturante ler de alguns personagens, cheguei a ficar empacado na leitura por causa disso, não é um livro que recomendo, só se estiver muito curioso. Mas a série conseguiu fazer tudo o que o livro não fez, então nesse caso indico a série ao invés do livro. Coisa rara, me ver indicar uma adaptação ao invés do livro rs...

Webe Santos 27/03/2020

merecia mais... visto as dificuldades específicas de ser um fã negro de sci-fi.

Camila 31/03/2020

Misterioso
Bom confesso que esse não é um dos gêneros que mais gosto e que achei esse livro um pouco doido hehe ...
Mas, o mais bacana é que mostra as dificuldades que os negros passaram no passado e o tanto que a desigualdade era real... Em meio a feitiços e feiticeiros hehe

Yasmin Landulpho 01/04/2020

Não curti muito essa leitura!!!

Ayrton.Silva 31/03/2021

Um livro muito bom. Adorei todas as partes da história. Uma leitura muito legal e interessante.

Wynícius 01/08/2020

Importante
O livro possuie bem o escopo cinematográfico que lembra muito Welcome to Night Vale ou True Detective, mas nem por isso ele perde a sua essência e originalidade. Que mesmo partindo de um escopo Lovecraftiniano, não tem nada que vai te lembrar propriamente um conto do Lovecraft de uma forma repaginada. É único, importante e muito bom de se ler.

Bruno 05/08/2020

Uma leitura ok
Não muito voltado ao horror, mas que tem uma ótima retratação do racismo e injustiças sofridas pelos negros nessa época. As personagens femininas são as que melhor se desenvolvem e tem os melhores arcos

Italo Ruan 24/03/2021

Li após ver a série e me surpreendi com as mudanças para melhor, com mais foco em diversos personagens.

Daniel263 17/12/2020

Divertido, crítico e envolvente!
Publicado em: @curadorliterario

64ª leitura de 2020.

Gostei muito desse livro!!!

Na década de 50, Atticus volta para casa em busca de seu pai. Negro, veterano da guerra da Coreia e leitor ávido, ele logo se torna o centro de histórias assustadoras e misteriosas.

“Território Lovecraft” é um livro muito bem escrito. E o autor, Matt Ruff, o escreveu após ver a recusa de sua ideia para um seriado, dando um tom muito interessante para a obra!

O livro apresenta uma sequência de contos, cada um protagonizado por um amigo ou parente de Atticus. E todos têm uma envolvente atmosfera de terror cósmico, literatura noir e/ou ficção científica.

As tramas fazem uma composição em uma história central, recheada de críticas sociais e políticas e dezenas de deliciosas referências literárias!

Um detalhe importante: Matt Ruff destaca o preconceito de Lovecraft e da voz a protagonistas negros que enfrentam inimigos incríveis, além das surreais políticas e culturas segregacionistas dos EUA. Genial!

Fiquei muito feliz de saber que o livro foi adaptado para uma série na HBO. Assisti ao 1º episódio esse final de semana e achei o resultado ótimo!

Invejo a novidade de quem ainda não leu o livro, ou assistiu a série!

site: https://www.instagram.com/p/CEE5898DVF4/

Chase.Stanley 25/04/2022

Para um bom iniciante ... esse Lovecraft basta!
Uma história instigante, com bom enredo e tramas. Território Lovecraft não deixa nada a desejar como um bom suspense, uma pitada de magia, terror, romance e boa dose de humor. Ambientado numa época em que o posicionamento americano era determinado pel cor da pele, o livro mostra como a luta dos negros por maior participação social, cultural, econômica, política e religiosa foi de máxima importância para a construção da nação americana e também de seu imaginário coletivo.

site: https://www.instagram.com/ma_petite_librairie

Nayonara 13/01/2021

O livro é muito bom mas por ser no formato de contos acabou me desagradando um pouco mesmo que as histórias estivessem todas conectadas (e muito bem, inclusive) ficava a impressão de que tudo estava acontecendo rápido demais

Lucas.Galdino 13/01/2021

A leitura é boa, no entanto, imaginei uma leitura diferente.