Território Lovecraft

Território Lovecraft Matt Ruff

Resenhas - Território Lovecraft

Bruno 05/08/2020

Uma leitura ok
Não muito voltado ao horror, mas que tem uma ótima retratação do racismo e injustiças sofridas pelos negros nessa época. As personagens femininas são as que melhor se desenvolvem e tem os melhores arcos

bella 08/02/2022

O vulto branco que assusta mais
Eu adorei esse livro, ele foi um experimento pra mim por que eu nunca li nada de terror e não gosto de ficção, mas desse eu gostei, a estrutura dele (que é diferente dos outros livros que eu ja li) me fez ler ele super rápido, esse livro foi perfeito pra eu conhecer esse meio mas acho que pra quem realmente gosta de livro de terror e procura isso ele não é uma boa opção (até pq não dá medo nenhum), mas é uma ótima leitura pra se conhecer sobre como nossos não tão antepassados sobreviviam em relação ao racismo e sem estereótipo nenhum sobre eles.

Rafael 01/11/2020

vilões
Mostra que o verdadeiro horror está no racismo .

Fe 07/11/2020

Um olhar revisionado
Conheci o livro por um vídeo resenha da série homônima da HBO e fiquei muito curioso em ler para acompanhar a série. Vi o primeiro episódio antes do livro chegar e, antes de chegar o domingo do segundo episódio eu já havia lido todo o livro.

Este foi o primeiro livro que li em anos. Foi tão envolvente e de leitura fácil para alguém que não tinha prática que recomendo já por esses motivos. Além disso o enredo é dinâmico e prende nossa atenção, sobretudo por não estar centralizado em uma única personagem (diferentemente da série onde o papel de Atticus é mais central e ele é inserido em histórias onde originalmente nem aparece direito - como o capítulo da Hipólita).

Leodiogo 14/11/2020

Território Lovecraft me impressionou
Antes de ler o livro vi a série primeiro, me impressionou porque não esperava que fosse BEM diferente, foi uma leitura até que rápida, mesmo sendo um livro fantasioso também trás questões que devem ser discutidas como o racismo, que não acho que tenha sido feito da melhor maneira, porém está presente no cotidiano de todos os protagonistas.
Diferente da série o livro tem mais cenas de ação, deixando de aprofundar em alguns assuntos, porém suas cenas de drama são ricas em diálogos emocionantes e que nos fazem refletir, o livro é uma total viagem por coisas inimagináveis com personagens incrivelmente carismáticos, passando por diversos temas como o horror,ficção científica, aventura e um terror mais realista aquele que é praticado pelos humanos.
O livro é dividido em vários contos, no total 8, que se completam e avançam a história, permitindo mostrar a história através de diferentes pontos de vista, algumas histórias tiveram um ritmo um pouco mais lento e algumas partes um pouco arrastadas porém não me fez despender da trama.
Bom é claro não podia faltar as referências ao Lovecraft, Stevenson, Ray Bradbury, com trechos no começo de cada capítulo que apresentam parágrafos de: contos do Lovecraft, Green book e o médico e o monstro, o livro não parece que vai ter um continuação, ao todo foi SIM uma boa leitura mesmo eu tendo gostado de alguns contos mais que outros.

Chase.Stanley 25/04/2022

Para um bom iniciante ... esse Lovecraft basta!
Uma história instigante, com bom enredo e tramas. Território Lovecraft não deixa nada a desejar como um bom suspense, uma pitada de magia, terror, romance e boa dose de humor. Ambientado numa época em que o posicionamento americano era determinado pel cor da pele, o livro mostra como a luta dos negros por maior participação social, cultural, econômica, política e religiosa foi de máxima importância para a construção da nação americana e também de seu imaginário coletivo.

site: https://www.instagram.com/ma_petite_librairie

Marcelle.Evelyn 16/12/2020

Um bom livro!
O livro é bom, mas essa uma das raras vezes que prefiro a série ao livro. Acho a série mais dinâmica e mais marcante na minha opinião. Todas as mudanças feitas foram bem vindas. Mas longe de ser um livro ruim!

Daniel263 17/12/2020

Divertido, crítico e envolvente!
Publicado em: @curadorliterario

64ª leitura de 2020.

Gostei muito desse livro!!!

Na década de 50, Atticus volta para casa em busca de seu pai. Negro, veterano da guerra da Coreia e leitor ávido, ele logo se torna o centro de histórias assustadoras e misteriosas.

“Território Lovecraft” é um livro muito bem escrito. E o autor, Matt Ruff, o escreveu após ver a recusa de sua ideia para um seriado, dando um tom muito interessante para a obra!

O livro apresenta uma sequência de contos, cada um protagonizado por um amigo ou parente de Atticus. E todos têm uma envolvente atmosfera de terror cósmico, literatura noir e/ou ficção científica.

As tramas fazem uma composição em uma história central, recheada de críticas sociais e políticas e dezenas de deliciosas referências literárias!

Um detalhe importante: Matt Ruff destaca o preconceito de Lovecraft e da voz a protagonistas negros que enfrentam inimigos incríveis, além das surreais políticas e culturas segregacionistas dos EUA. Genial!

Fiquei muito feliz de saber que o livro foi adaptado para uma série na HBO. Assisti ao 1º episódio esse final de semana e achei o resultado ótimo!

Invejo a novidade de quem ainda não leu o livro, ou assistiu a série!

site: https://www.instagram.com/p/CEE5898DVF4/

Biblioteca Álvaro Guerra 13/07/2022

Lovecraft é conhecido por costurar histórias no mesmo universo: cidades, civilizações e monstros costumam se repetir em seus contos.

O chamado Território Lovecraft é uma região próxima a Massachussets, nos Estados Unidos, que abriga os locais reais e fictícios das várias obras do autor.

No livro de Matt Ruff, os personagens viajarão por estradas nessa área, encontrando casas mal-assombradas, objetos mágicos e um culto secreto com intenções duvidosas.

Percorra este trecho com cuidado: a desgraça pode te alcançar na próxima curva.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788551006191

Nayonara 13/01/2021

O livro é muito bom mas por ser no formato de contos acabou me desagradando um pouco mesmo que as histórias estivessem todas conectadas (e muito bem, inclusive) ficava a impressão de que tudo estava acontecendo rápido demais

Lucas.Galdino 13/01/2021

A leitura é boa, no entanto, imaginei uma leitura diferente.

Gaby 16/01/2021

Gostei bastante do livro. O primeiro capítulo achei longo demais, confesso que deu uma vontade de desistir, depois dele melhora. Apesar de ter gostado, a história não me fez ficar ansiosa pra saber o que aconteceria, então a leitura foi mais lenta.

Em relação à série, não tem nem comparação. A série é simplesmente espetacular, superou o livro.

Kaline Bogard 17/01/2021

Um inimigo invencível
Está aí um vilão que a gente sabe que não será derrotado nesse livro. Talvez nem em uma saga de dez livros...
Pensei em várias formas de começar a resenha, mas é complicado. Como eu me senti lendo esse livro, foi percebendo que os personagens enfrentam grandes desafios sobrenaturais e um único desafio na realidade: o racismo. O autor joga com as situações de um jeito muito bacana: enfrentar uma confraria do mal? Tranquilo. Uma casa assombrada? Sem problemas. Viagens para outro planeta? Só mais uma terça-feira. Os personagens superaram todas essas dificuldades e sempre voltam para um ponto que não podem vencer: o racismo, que não tem nada de sobrenatural, nada de enigmático, nada vindo do além. É algo que está no olhar do vizinho, nos gestos de uma garçonete, na voz do motorista da outra pista.
Os personagens estão em constante estado de alerta, não (só) pelos assuntos sobrenaturais, mas esperando um tipo de golpe pior, um golpe que vem com certeza. Eles só não sabem quando, onde, como, em que intensidade. E todos têm que estar prontos para enfrentar ou não enfrentar, mas apenas engolir a frustração e a raiva a seco e seguir em frente, porque revidar é correr risco de perder a própria vida.
Isso é algo que eu admiro no Stephen King, meu autor favorito, a capacidade de desenvolver monstros em paralelo no decorrer da história. Temos protagonistas que lutam contra a criatura que personifica todos os medos e voltam para casa, para o lado daquela mãe tóxica ou daquele pai abusivo. Nesse caso, alguém que eles não podem vencer, sequer enfrentar.
Território Lovecraft é assim, é um personagem cheio de potencial, um personagem com bom humor, personagens que só querem viver e ter acesso a oportunidades e que, de repente, ficam cara a cara com a luz da criação, sobrevivem; mas quando precisam de um remédio urgente não podem comprar porque a farmácia mais perto não atende negros.
Assisti ao seriado no ano passado e por causa dele coloquei o livro na meta desse ano. A série por si só tem uma qualidade inquestionável, um elenco excelente. Mas o livro é muito superior, porque traz um leque maior de personagens carismáticos. A série expande os questionamentos para outras pautas como machismo e homofobia, que são importantes, claro, mas o livro finca suas bases no racismo e trata esse tema com uma realidade crua e dura até o final.
Gostei muito mesmo desse livro, da forma como foi desenvolvido, de todos os vilões aqui apresentados e o pior de todos eles, que ainda não foi vencido. A gente olha ao mundo ao redor, vê o racismo estrutural e percebe como as coisas mudaram. Houve um tempo em que um negro não podia comprar uma bala na mercearia dos brancos. Me imagino entrando no Chiquinho Sorvetes, pedindo uma casquinha de chocolate e a funcionaria dizendo: cai fora, não atendemos crioulos. Rapaz...
Então percebe-se que muita coisa melhorou. Enquanto muita coisa precisa melhorar urgentemente. A conclusão disso? Lendo Território Lovecraft, e outras obras com pautas similares, a gente sente que o mundo mudou, mas tão devagar, tão devagar, que parece que a sociedade mudou mas mal saiu do lugar.

Marie 20/01/2021

Resenha de uma mocinha sem especialidade literária
É razoável dizer que este livro tem uma leitura meio complicada. Achei o começo lento, mas o desenvolvimento dos mistérios foram interessantes. O final/conclusão da obra é simplesmente fantástico, mas acho que faltou uma ligação melhor entre o caso que cada personagem viveu, e não apenas uma conexão final. Pareceu no final 6 livros dentro de um, cada um com uma história de começo meio e fim.

Anabel.Carolina 22/01/2021

Território Lovecraft
Um dos livros mais louco que já vi!! Mistura vários gêneros e ainda aborda o racismo!
São pequenas histórias separadas com os personagens, mas que no fim vira uma coisas só! Demorei um pouco pra ler pq a mudança de cenário e história é muito rápido tem muitos detalhes de coisas que achei desnecessário e partes faltam algumas cosias a serem ditas! No fundo vale a pena viajar nessa aventura! Kkkk