Território Lovecraft

Território Lovecraft Matt Ruff

Resenhas - Território Lovecraft

Leonardo 27/07/2021

Interessante
O livro é composto por contos que se conectam e esses contos trazem os elementos "Lovecraftianos". Cada conto é composto por uma dessas característica.
É um bom livro e as histórias são bem escritas. O autor tem um bom conhecimento sobre o que se propõe/baseia a escrever.
Vale pela diversão. Mas lembrando: Não é Lovecraft.

Leodiogo 14/11/2020

Território Lovecraft me impressionou
Antes de ler o livro vi a série primeiro, me impressionou porque não esperava que fosse BEM diferente, foi uma leitura até que rápida, mesmo sendo um livro fantasioso também trás questões que devem ser discutidas como o racismo, que não acho que tenha sido feito da melhor maneira, porém está presente no cotidiano de todos os protagonistas.
Diferente da série o livro tem mais cenas de ação, deixando de aprofundar em alguns assuntos, porém suas cenas de drama são ricas em diálogos emocionantes e que nos fazem refletir, o livro é uma total viagem por coisas inimagináveis com personagens incrivelmente carismáticos, passando por diversos temas como o horror,ficção científica, aventura e um terror mais realista aquele que é praticado pelos humanos.
O livro é dividido em vários contos, no total 8, que se completam e avançam a história, permitindo mostrar a história através de diferentes pontos de vista, algumas histórias tiveram um ritmo um pouco mais lento e algumas partes um pouco arrastadas porém não me fez despender da trama.
Bom é claro não podia faltar as referências ao Lovecraft, Stevenson, Ray Bradbury, com trechos no começo de cada capítulo que apresentam parágrafos de: contos do Lovecraft, Green book e o médico e o monstro, o livro não parece que vai ter um continuação, ao todo foi SIM uma boa leitura mesmo eu tendo gostado de alguns contos mais que outros.

Elyene 24/09/2021

Ação e reflexão (humor e raiva também)
Sabe quantas vezes tive que defender esse livro afirmando NÃO ser escrito por Lovecraft??? Kkkkk Uma leitura que se revelou bem mais divertida do que o esperado e ativou todos os meus botões no que concerne à sensação de injustiça e revolta. Um livro cheio de ação e de reflexão, então, acredite, não tem o que dar errado! Muito bom mesmo!

Marcelle.Evelyn 16/12/2020

Um bom livro!
O livro é bom, mas essa uma das raras vezes que prefiro a série ao livro. Acho a série mais dinâmica e mais marcante na minha opinião. Todas as mudanças feitas foram bem vindas. Mas longe de ser um livro ruim!

Daniel263 17/12/2020

Divertido, crítico e envolvente!
Publicado em: @curadorliterario

64ª leitura de 2020.

Gostei muito desse livro!!!

Na década de 50, Atticus volta para casa em busca de seu pai. Negro, veterano da guerra da Coreia e leitor ávido, ele logo se torna o centro de histórias assustadoras e misteriosas.

“Território Lovecraft” é um livro muito bem escrito. E o autor, Matt Ruff, o escreveu após ver a recusa de sua ideia para um seriado, dando um tom muito interessante para a obra!

O livro apresenta uma sequência de contos, cada um protagonizado por um amigo ou parente de Atticus. E todos têm uma envolvente atmosfera de terror cósmico, literatura noir e/ou ficção científica.

As tramas fazem uma composição em uma história central, recheada de críticas sociais e políticas e dezenas de deliciosas referências literárias!

Um detalhe importante: Matt Ruff destaca o preconceito de Lovecraft e da voz a protagonistas negros que enfrentam inimigos incríveis, além das surreais políticas e culturas segregacionistas dos EUA. Genial!

Fiquei muito feliz de saber que o livro foi adaptado para uma série na HBO. Assisti ao 1º episódio esse final de semana e achei o resultado ótimo!

Invejo a novidade de quem ainda não leu o livro, ou assistiu a série!

site: https://www.instagram.com/p/CEE5898DVF4/

Paulo Catarino 13/08/2021

Boas histórias, mas algumas são superiores a outras
Você tem que estar preparado pro livro te embrulhar o estômago. Se isso não acontece com você, provavelmente tem algo de errado contigo. Ler as situações que aconteciam na época da segregação estadunidense é nojento, mas muitas vezes é necessário que consumamos conteúdos assim para que tenhamos consciência dos absurdos racistas que vemos ainda hoje.

Colocar isso num universo que bebe da fonte de elementos que Lovecraft popularizou pra mim é algo genial. Ele que tentou horrorizar com suas criaturas, aqui vemos que o grande inimigo são pessoas com pensamentos preconceituosos como os dele.

A leitura foi muito interessante. A nota era pra ser 4 estrelas, só diminuí por conta de alguns contos serem mais cansativos. Os três narrados pelas personagens femininas foram destaques pra mim. Há alguns mais fracos durante, e por conta disso não acho justo ter a mesma nota alta que dei pra outros livros com uma narrativa linear ou crescente. Ainda assim indico a obra para quem se interessa por períodos históricos ou terror.

Ramon 11/09/2022

Deixou a desejar
Criei uma expectativa enorme por essa leitura a partir da minissérie,que é incrível.
Alguns contos são tão massivos, desinteressantes que tive me esforçar muito pra não largar a leitura pela metade, outros que são um pouco melhores, tem os finais abertos para supostamente se interligar no último capítulo que o autor fez de forma tão corrida que não empolga e nem nos dá de fato um final digno para os personagens.
Talvez, de fato, meu erro tenha sido ver a minissérie antes de ler o livro.

Wesleydson 20/09/2022

Me fez querer saber mais sobre o racismo
Uma leitura muito boa, ótimos contos, o primeiro, que pode ser considerado um romance, é realmente o melhor, mas os outros também são ótimos. Os contos são todos interligados e fecham uma única história, de modo geral é muito boa, mas o mais marcante foi nem o enredo em si, mas sim o racismo e o preconceito nos Estados Unidos naquelas décadas, realmente muito forte, revoltante e injusto, me fez querer saber mais ainda sobre esse período sombrio para a população negra naquele período, nesse ponto essa leitura foi muito enriquecedora. E me fez ver mais ainda a importância de mudanças hoje em dia, como representatividade e cotas raciais. Fiquei com um gosto de quero mais, mas não da história e do livro, mas sim sobre conhecer e ler histórias sobre racismo e a segregação racial dos Estados Unidos e de outros lugares do mundo.

Luiza3351 17/09/2022

A escrita é fluida e faz com que não queiramos parar. As referências a Lovecraft e outros destaques da cultura pop faz com que seja ainda melhor. Vale muito a pena a leitura!

Nayonara 13/01/2021

O livro é muito bom mas por ser no formato de contos acabou me desagradando um pouco mesmo que as histórias estivessem todas conectadas (e muito bem, inclusive) ficava a impressão de que tudo estava acontecendo rápido demais

Lucas.Galdino 13/01/2021

A leitura é boa, no entanto, imaginei uma leitura diferente.

Gaby 16/01/2021

Gostei bastante do livro. O primeiro capítulo achei longo demais, confesso que deu uma vontade de desistir, depois dele melhora. Apesar de ter gostado, a história não me fez ficar ansiosa pra saber o que aconteceria, então a leitura foi mais lenta.

Em relação à série, não tem nem comparação. A série é simplesmente espetacular, superou o livro.

Kaline Bogard 17/01/2021

Um inimigo invencível
Está aí um vilão que a gente sabe que não será derrotado nesse livro. Talvez nem em uma saga de dez livros...
Pensei em várias formas de começar a resenha, mas é complicado. Como eu me senti lendo esse livro, foi percebendo que os personagens enfrentam grandes desafios sobrenaturais e um único desafio na realidade: o racismo. O autor joga com as situações de um jeito muito bacana: enfrentar uma confraria do mal? Tranquilo. Uma casa assombrada? Sem problemas. Viagens para outro planeta? Só mais uma terça-feira. Os personagens superaram todas essas dificuldades e sempre voltam para um ponto que não podem vencer: o racismo, que não tem nada de sobrenatural, nada de enigmático, nada vindo do além. É algo que está no olhar do vizinho, nos gestos de uma garçonete, na voz do motorista da outra pista.
Os personagens estão em constante estado de alerta, não (só) pelos assuntos sobrenaturais, mas esperando um tipo de golpe pior, um golpe que vem com certeza. Eles só não sabem quando, onde, como, em que intensidade. E todos têm que estar prontos para enfrentar ou não enfrentar, mas apenas engolir a frustração e a raiva a seco e seguir em frente, porque revidar é correr risco de perder a própria vida.
Isso é algo que eu admiro no Stephen King, meu autor favorito, a capacidade de desenvolver monstros em paralelo no decorrer da história. Temos protagonistas que lutam contra a criatura que personifica todos os medos e voltam para casa, para o lado daquela mãe tóxica ou daquele pai abusivo. Nesse caso, alguém que eles não podem vencer, sequer enfrentar.
Território Lovecraft é assim, é um personagem cheio de potencial, um personagem com bom humor, personagens que só querem viver e ter acesso a oportunidades e que, de repente, ficam cara a cara com a luz da criação, sobrevivem; mas quando precisam de um remédio urgente não podem comprar porque a farmácia mais perto não atende negros.
Assisti ao seriado no ano passado e por causa dele coloquei o livro na meta desse ano. A série por si só tem uma qualidade inquestionável, um elenco excelente. Mas o livro é muito superior, porque traz um leque maior de personagens carismáticos. A série expande os questionamentos para outras pautas como machismo e homofobia, que são importantes, claro, mas o livro finca suas bases no racismo e trata esse tema com uma realidade crua e dura até o final.
Gostei muito mesmo desse livro, da forma como foi desenvolvido, de todos os vilões aqui apresentados e o pior de todos eles, que ainda não foi vencido. A gente olha ao mundo ao redor, vê o racismo estrutural e percebe como as coisas mudaram. Houve um tempo em que um negro não podia comprar uma bala na mercearia dos brancos. Me imagino entrando no Chiquinho Sorvetes, pedindo uma casquinha de chocolate e a funcionaria dizendo: cai fora, não atendemos crioulos. Rapaz...
Então percebe-se que muita coisa melhorou. Enquanto muita coisa precisa melhorar urgentemente. A conclusão disso? Lendo Território Lovecraft, e outras obras com pautas similares, a gente sente que o mundo mudou, mas tão devagar, tão devagar, que parece que a sociedade mudou mas mal saiu do lugar.

Marie 20/01/2021

Resenha de uma mocinha sem especialidade literária
É razoável dizer que este livro tem uma leitura meio complicada. Achei o começo lento, mas o desenvolvimento dos mistérios foram interessantes. O final/conclusão da obra é simplesmente fantástico, mas acho que faltou uma ligação melhor entre o caso que cada personagem viveu, e não apenas uma conexão final. Pareceu no final 6 livros dentro de um, cada um com uma história de começo meio e fim.

Anabel.Carolina 22/01/2021

Território Lovecraft
Um dos livros mais louco que já vi!! Mistura vários gêneros e ainda aborda o racismo!
São pequenas histórias separadas com os personagens, mas que no fim vira uma coisas só! Demorei um pouco pra ler pq a mudança de cenário e história é muito rápido tem muitos detalhes de coisas que achei desnecessário e partes faltam algumas cosias a serem ditas! No fundo vale a pena viajar nessa aventura! Kkkk