Território Lovecraft

Território Lovecraft Matt Ruff

Resenhas - Território Lovecraft

Larissa 13/06/2022

Um bom livro para refletir
Eu não amei a história do livro de modo geral... as coisas demoram a fazer sentido, as reações dos personagens parecem forçadas e o final não foi incrível.
Mas é um livro rápido e gostosinho de ler e que traz muitas reflexões sobre o racismo em meados do século XX.

Matheus.Giovanazzi 18/02/2020

Achei que não ia gostar, mas é legalzinho!

Sara.Pedra 22/01/2021

Reflexão
O que eu mais gostei no livro foi sem dúvidas as críticas (muitas vezes implícitas) ao racismo e às suas consequências na vida de pessoas negras. Fiquei um pouco confusa em relação aos rituais, aos poderes, e a toda essa parte mística, mas isso também foi um toque diferencial na leitura. Indicaria super para meus amigos, principalmente por conta da reflexão que esse livro nos proporciona. Fiquei emocionada em muitas partes, atentei-me para fatos que antes não tinha reparado em minha vida e consegui olhar por outra perspectiva. Enfim, um mar de aventuras, fantasias, e críticas ácidas que me divertiu bastante, pretendo ler novamente e assistir à série também!
Senti falta de uma aproximação mais intrínseca entre Pop e Atticus, e também de um namorico entre Atticus e Letitia, mas cenas pra outros capítulos!

Giu 30/01/2022

Muito mais que o esperado
O livro é incrível, apesar de retratar muitos temas fortes e impactantes ele trata de maneira mais leve e tranquila possível, os personagens não são apenas jogados mas possuem narrativas quase completas(gostaria de saber mais sobre o fim dos personagens, achei o epílogo meio vago). De resto, me surpreendeu de maneira positiva, nunca tinha lido um livro nesse formato e amei a forma como as histórias se conectaram e o plot do livro mesmo que já esperado, surpreende o leitor.

Aline.Oliveira 15/03/2020

Os temas que o livro aborda são muito interessantes porém não superou minhas expectativas!

Rodrigo.Artioli 13/11/2020

Esperava mais...
Fui pelo Hype da série, logo me decepcionei...

Rodrigo 27/07/2020minha estante
A história se passa em 1954

Ventura 26/03/2022

Estava ansioso para ler esse livro depois que vi a série e mesmo sendo muito diferente da serie em alguns momentos, eu achei incrível.

Acompanhar a jornada dos personagens de forma mais detalhada tornou a experiência ainda melhor. Confesso que fiquei decepcionado com algumas histórias por serem diferentes demais de como foi retratado na série.

A escrita do autor é deliciosa!

Stepolydoro 12/12/2020

Um livro incrível sobre temas muito importantes, mas no quesito Lovecraft deixou um pouco a desejar. Ele tem sua pegada de sinistro mas não chega a causar nem um arrepio. Como um livro de contos ele é envolvente e maravilhoso, mas quem busca algo como Lovecraft deixe as expectativas para trás.

Nicole.Vila 20/06/2020

Território Lovecraft
No início não tava me chamando muito a atenção, mas depois virou um dos meus favoritos.

Anna:) 21/01/2022

Comprei esse livro na bienal, simplesmente por que estava 20 reais e a capa me chamou atenção. Quando comecei a ler, comecei a pensar q talvez n deveria ter comprado o livro sem saber nada sobre ele.

Mas depois de algumas páginas, comecei a gostar da história. Se tratam de contos, contando algumas histórias doidas mas sempre envolvendo o mesmo ?vilão? ( q eu estranhamente simpatizei e n vi como um vilão) e os personagens são diferentes mas da mesma família, então nós já conhecemos eles.

O livro é interessante e a narrativa é rápida, vc consegue ler várias páginas e nem sente q leu.

Luba 01/07/2020

Livro em contos que conta histórias que se integram no final. Cada conto é da perspectiva de um personagem diferente, sendo que o último reúne todos. Grande reflexão a cerca do racismo e segregação social com um toque de aspectos sobrenaturais!!!

Eloiza Castro 07/03/2021

O que mais me chamou atenção, foi a vasta gama histórica do racismo explícito, relatado principalmente nos EUA na década de 50, mas que sabemos ter sido (e infelizmente ainda ser) um triste marco na história de muitos países. Contado em forma de contos que se interligam, Território Lovecraft traça um paralelo entre realidade e ficção, que traz conhecimento ao mesmo tempo que faz viajar por mundos sombrios.
Triste é saber que no mundo real, há terrores maiores que qualquer criatura cósmica.

*Territorio Lovecraft tem adaptação em série para a HBO, o produtor também é responsável pelo filme ?Corra!?
*Lovecraft foi um escritor clássico de terror cósmico e ficção científica, e embora os personagens gostem da obra dele, ele era racista e explicitava isso em suas obras.

@zurcenila 22/11/2020

Resenha (Livro) - Território Lovecraft - Matt Ruff
Resenha (Livro) - Território Lovecraft - Matt Ruff
?Conheci esse livro através do @papodepoltrona que já havia comentado sobre a série, mas fez minha atenção crescer quando conversávamos sobre títulos que levantam a discussão sobre o racismo.
?Descobri que esse livro é mesmo uma lição sobre esse tema tão importante, principalmente neste mês que temos o dia da consciência negra para refletirmos sobre as ações e consequências deste mal entranhado em nossa sociedade, mas além disso é uma grande aventura de Atticus, seu tio George e sua amiga Letitia em uma missão de resgate.
?Essa é uma obra dividida em contos, mas gira em torno da mesma história central de uma forma que conhecemos melhor a história de cada personagem e a contribuição de cada um para o todo.
?A história se passa em 1950, em um Estados Unidos que vivia a segregação racial. Atticus recebe uma carta de seu pai onde há uma mensagem sobre a busca pelos antepassados da mãe já falecida de Atticus. Depois de enviar a carta, Montrose desaparece e o filho retorna para a cidade natal com a missão de entender o que aconteceu e localizar seu pai.
?Logo no começo da viagem somos apresentados ao Guia de Viagem do Negro Precavido, um guia que o tio de Atticus junto com a esposa publicam os restaurantes, postos de gasolinas e hotéis que ?aceitam? negros e esse é só um dos pontos que nos deixa boquiabertos e conscientes de o que é ser negro e encarar (não apenas) portas fechadas.
?Ao seguir as pistas e encontrar a casa do Sr Brainthwhite que alega ter seu pai como convidado, mas na verdade é um prisioneiro, Atticus descobre ser descendente de um grande filósofo natural, fundador de uma sociedade secreta e necessário para um ritual da Ordem Adamita. Achou louco? Ainda não viu nada!
?É o tipo de livro cheio de detalhes e significados que faz querer comentar e ressaltar muitos trechos (que também seriam spoilers), então vou tentar me conter e apenas convidá-lo (a) a conhecer esta história cheia de aventuras.
?São muitos personagens maravilhosos, não vou citá-los pela falta de espaço, mas se você já leu, me conte o seu preferido.
?Sobre a pergunta se o livro é melhor que a adaptação, minha resposta é (na minha opinião): SIM! Achei que na série o personagem de Atticus perde muito de sua força e vitalidade e algumas modificações como a morte de George, o personagem de Caleb ser mulher e o fato de alguns episódios terem uma pegada muito mais ?sobrenatural? não me agradaram, mas não posso desmerecer a sagacidade da série da HBO.
?Para os amantes de H.P. Lovecraft, o autor é apresentado em duas faces, uma enaltecendo suas obras e outra criticando a sua face racista. Temos aqui uma mistura de sociedades secretas, histórias sobrenaturais, enfim, o livro é um prato cheio, permeado de reflexões que nos fazem refletir e suspirar. Já leu?

Fer 16/01/2022

Uma surpresa boa!
Comecei a assistir a série e não estava gostando, parecia sem pé nem cabeça, sem continuidade. Aí achei esse livro por um valor baratinho, uma edição lindíssima de capa dura e folhas azuis do lado, e resolvi me arriscar. Pensei "bom, talvez o livro faça mais sentido e tire o trauma". E tirou! Me deu vontade de recomeçar a série, porque o livro foi simplesmente EXCELENTE! A narrativa é incrível, as críticas às diferenças sociais retratando a época de segregação são muito densas e interessantes, e o fato de cada parte abordar uma personagem diferente faz com que todas tenham uma profundidade maravilhosa e nos faz compreender nuances em cada atitude delas.
Além de tudo, a leitura VOA! Quando você acha que só leu 2, já se passaram 20, 30 páginas...
Muito bom, recomendo demais. Uma pira gostosa de acompanhar!
rach 16/01/2022minha estante
Esse livro é magnífico!!!!! Fiquei apaixonada e falando dele sem parar pra todo mundo e quando percebi ainda estava nos 4% da leitura KKKKKKK Muito bom mesmo!!!