Adeus, Gana

Adeus, Gana Taiye Selasi

Resenhas - Adeus Gana

Bia 29/03/2020

Adeus, Gana
Confesso que não esperava muito deste livro no início, pois considerei complicado pegar um ritmo de leitura nele, mas como quase todos os livros que recebo deste clube, em um ponto eu me encantei com as narrativas, os segredos, o enredo e os personagens. Terminar a leitura deste livro, no momento em que estava, me fez questionar papeis e situações sociais que muitas vezes evitava pensar!

Dea 28/03/2020

Perplexa!
Livraço, do tipo que você termina de ler e não sabe nem onde está, de tão abalada. Começa leve, mas se desenrola cada vez mais pesado... um enredo muito interessante e com episódios familiares infelizmente mais comuns do que imaginamos, mas que têm efeitos perpétuos na mente e no espírito de quem os viveu... se eu escrever mais que isso, será spoiler... recomendo muito... obra que tem grande probabilidade de ganhar vários prêmios literários... Gana (Acra) e Nigéria (Lagos) entraram para minha lista de próximos destinos...

Bolachilds 25/03/2020

Sempre gosto quando a TAG traz um pouco da cultura africana.

Babigabreu 23/03/2020

Simplesmente incrível!

Gisele567 22/03/2020

null
Bom livro.bnarra a história de uma família que sai de Gana, uma história de vida e relações familiares que permeia com a morte.

*Si* 15/03/2020

Novas experiências
A escrita é envolvente, uma linguagem peculiar, poética que transita pelo tempo com suavidade.
A história do renomado cirurgião Kweku Sai começa pelo fim. Quando ele morre, descalço, no jardim da casa que é a realização de seu grande sonho.
E a partir daí vão se unindo as histórias dos seus quatro filhos, e de sua primeira esposa. O livro é sobre o quanto uma separação pode marcar e mudar as vidas dos membros da família.
E também o quanto é impactante a descoberta e a experiência de encontrar suas origens. "Taiye Selasi fala de como certas verdades são capazes de curar as feridas mais escondidas, em um romance sobre o poder da transformação que há no amor incondicional."

Debora 13/03/2020

O enredo é contado em uma cronologia incomum, mas depois tudo fica claro.
Delicado e envolvente!

Iza Santos 12/03/2020

Gostei bastante da leitura

Jose Ap F Ferres 08/03/2020

Não gostei
Livro enrolado

Gab 05/03/2020

Escolhas & Consequências
O quanto custoso para uma família é viver em um lugar que não é nossa casa?
A busca por novos conhecimentos, ideais profissionais e uma vida ?privilegiada? vale o preço de sair da sua terra natal!?
Um pai, suas escolhas e as consequências para sua família, 1 de 6 escolhendo o destino dos outros 5 membros.
Segredos e reviravoltas dão um toque de sabor nessa história belamente contada por uma escritora muito cuidadosa e muito talentosa!!! A leitura é muito gratificante, recomendo.

Adriana Pereira Silva 05/03/2020

Reflexos do passado e de escolhas
Taiye Selasi nasceu em Londres em 1979, sendo de origem nigeriana e ganense. Se descreve como um "local" de Accra, Berlim, Nova York e Roma.
Adeus, Gana é seu romance de estreia, publicado em 2013. É a história de uma família, não de Selasi, mas inspirada na dela: “uma família que deve se aceitar como tal em face de todos os seus defeitos”, segundo suas palavras.
É um romance que conta a história de uma família que, após a morte do patriarca, leva-os a refletir sobre seu passado e presente, evidenciando todos os traumas deixados no decorrer de suas infâncias e juventude, tanto enquanto viviam todos juntos, quanto depois em que foram abandonados pelo pai e esposo. É uma leitura que nos leva a refletir sobre como somos produtos do meio em que vivemos, como somos reflexo de nossos pais e das situações vividas desde que nascemos. Tudo reflete no que somos, no que nos tornamos, construindo-nos ou destruindo-nos em algum ponto. O segredo está em como lidar com tudo o que passamos, e esta obra deixa-nos essa reflexão, de como foi nossa vida familiar, com pais, irmãos, e quais as consequências de situações vividas ou deixadas de viver que ficaram em nós mesmos.

Junior 03/03/2020

Bem, o livro em si é bom. Apresenta problemáticas bem interessantes a respeito das relações familiares. No entanto, a técnica narrativa escolhida é bem complexa e, ao meu ver, a autora não a desenvolveu tão bem. A leitura é válida e recomendada.

Vans 03/03/2020

Difícil saber se gostei
Ao mesmo tempo que a história se mostra boa, ela é cansativa. A leitura se arrasta e cada vez mais a autora vai caindo em clichês de escrita super floreados que enchem o saco na tentativa de fazer uma cena linda acontecer.

Personagens são muito bem trabalhados sozinhos mas quando a reunião entre eles finalmente ocorre, parece que o livro se perde...

Victor Vale 01/03/2020

Covardia é o protagonista. Uma covardia de pais, avós e filhos. Uma covardia que cria barreiras de solidão, prisão dentro de si e afastamento dos mais próximos. Covardia de seguir em frente, encarar os problemas, de ficar parado, sempre fugir.