Adeus, Gana

Adeus, Gana Taiye Selasi

Resenhas - Adeus Gana

Sarah 06/04/2021

Encontros e despedidas...
Eu achei que não iria gostar desse livro, por algum motivo, entrou na minha cabeça que ele seria maçante e não poderia estar mais enganada. Taiye Selasi tem uma escrita super fluida, nos conecta com a psiquê dos personagens de maneira tão simples quanto profunda. Cada um dos indivíduos protagonista da história tem o seu espaço, o seu momento para lidar com suas dores e nenhum é igual ao outro; apesar de irmãos, cada um tem sua trajetória e personalidade própria. Ao mesmo tempo que, as escolhas e ações de cada um se entrelaçam para produzir novos conflitos ou reviver antigas mágoas. Taiye tem uma visão magnífica do que é família.

A primeira parte do romance, na visão do Kweku é tão boa. É feito em fluxo de pensamentos enquanto ele se dá conta de que está morrendo e passa uma vida em seus pensamentos, imensos porquês e também orgulhos e decepções de tudo que viveu. Depois a gente ainda tem os familiares recebendo a notícia e como cada um sente a perda. O modo como eles vão se encontrando e cada um tem o seu espacinho pra falar da sua dor, é tão... dá um aperto no coração.

nielve 10/03/2021

Forte e necessária.
No começo não me adaptei muito bem a leitura, deixei de lado por vários dias até me estalar de voltar e terminar, mas com o desenrolar da história ficava com cada vez mais curiosidade de terminar.

Achei denso e pesado, muitas narrativas e muita informação, mas completamente necessário. Me afetou diretamente ler essa história, compreender os laços e nós dessa família.

Em alguns momentos dava uma vontade de desistir, mas isso me ocorre com leituras que me desconcertam e me tiram da zona de conforto, o que não é necessariamente ruim, apenas me ativam esse gatilho emocional.

Mas com certeza valeu a pena terminar.

Gisa 01/02/2021

Escrita da autora é muito poética ainda mais pelo assunto abordado, o abandono: da terra de origem, do pai, da família, dos traumas. A morte do pai expõe os dramas e rupturas de uma família inteira, os traumas. Cenas bem impactantes e até perturbadoras, porém um livro muito necessário.

Rodrigo Celestino Menezes 31/12/2020

Nada de mais!
Um livro razoavelmente escrito, sem nada que me surpreendesse e justificasse a leitura diante de bilhões de obras que o ser humano já produziu e a limitação de tempo de que padecemos!

Ana 28/12/2020

Relato denso e mergulho profundo na vida de uma família negra sobrevivente. Não espere uma historia clichê. É na vdd quase um livro de memórias e de várias camadas. Amei a forma como cada personagem é trabalhado. Me apaixonei por todos. Obra fantástica!

Wendell.Vita 13/12/2020

Adeus, Gana e? ao mesmo tempo o retrato de uma fami?lia marcada pela separac?a?o de seus caminhos e uma viagem pela importa?ncia que nossas origens te?m na formac?a?o de nosso cara?ter

Adriano.Mota 13/12/2020

Encontros e desencontros
O livro começa pelo fim: morte de Kweku, um renomado cirurgião de origem ganesa, que faz carreira nos Estados Unidos, mas que passa os últimos anos de sua vida em sua terra natal.
Então somos levados a conhecer os acontecimentos que o levaram a abandonar a família e todos as consequências desse evento na vida dos filhos e da ex-esposa.
Uma leitura um tanto difícil, pois os capítulos e subcapítulos parecem fragmentados, mas que acaba dando a noção real de como a família se despedaçou.
Leitura muito interessante, principalmente no final da trama.

João 06/12/2020

Bobinho com esse livro, pensei nele por muito tempo.
Em Adeus, Gana acompanhamos a vida da família Sai/Savage em uma narrativa nada linear que começa com a morte de Kewku Sai, o pai da família. Essa jornada é divida em três anos: no 1º acompanhamos basicamente algumas idas e voltas na vida de Kweku; no 2º acompanhamos a recepção de sua ex-mulher e de seus filhos acerca da notícia de sua morte; já no 3º e último ato temos o reencontro dessa família e ressurgimento de vários assuntos, traumas e outras vertentes que precisam ser expostas à superfície.

Confesso que a primeira parte pra mim ainda não faz tanto sentido, talvez uma releitura clareie algumas informações. Mas é inegável a força narrativa que é Taiye Selasi, pois explora diferentes formas narrativa e desenvolveu um linda e dolorosa história familiar, que encontra na retornada ao passado uma forma de renascer.

Uma escrita bela, inteligente e sem dúvidas devastadora.

Patricia 05/12/2020

A história começa com o falecimento de Kweku - um renomado cirurgião ganense - e a partir deste acontecimento conhecemos sua família composta pela ex-esposa e os 4 filhos que se reúnem para o funeral. Essa é uma família cheia de traumas e marcada pela separação de seus membros.

Gabriele 04/12/2020

Família desfeita
A primeira parte é cansativa, confusa pela não linearidade cronológica. Na segunda parte, de três, a história fica um pouco mais curiosa, a autora narra um pouco da vida de cada membro da família africana nos EUA, após a separação familiar.
A história é um drama psicológico onde cada personagem tem suas diferentes questões e reações após o trauma de abandono paterno.

Josue.Fagundes 13/11/2020

Adeus, Gana.
Livro enviado pela Tag. Não conhecia a autora, mas fui surpreendido. Que livro profundo. Adentramos na família Sai e não queremos mais sair. Tentamos entender cada um com suas particularidades, seus anseios e a autora consegue, de uma forma mto grandiosa, nos tornar íntimos de cada um. Mais uma autora africana contemporânea que quero ler mais e mais.

Vivi 10/11/2020

Aqui o princípio de tudo é a morte. Que vem silenciosa e aos poucos cheio de reflexões chega a hora de se entregar a ela. E assim para os que ficaram e para nós leitores vários questionamentos. Tudo que acontece aqui se alterna entre tempo e pensamento dos personagens. Conflitos emocionais, familiares. Entre as questões a principal... vc conhece bem seus familiares? E muita coisa que daria para tornar esse enredo um dos mais belos. Mas a autora se alongou demais e por alguns momentos deu a impressão que se perdeu com algumas longas descrições em vários momentos. Era pra ter sido bem bacana mas....
Mas valeu a experiência, sempre vale.

Fernanda 09/11/2020

Narração incrível, super envolvente. Taiye Selasi conseguiu atribuir extrema profundidade psicólgica para os personagens. Livro maravilhoso!

Caroline Redlich 11/10/2020

Excelente
A história de toda uma família retornando à tona após a morte do patriarca.