Adeus, Gana Taiye Selasi

Resenhas - Adeus Gana

Ingrid Bays 27/06/2020

?Adeus, Gana? é sobre escolhas, decisões, comparações, angústias, culpas. É difícil se conectar com os personagens, ao mesmo tempo em que me arrepio com suas vivências. É entender que famílias são compostas por pessoas que erram e que acertam, que podem ser amadas ou odiadas. É enfrentar demônios alheios enquanto foge dos seus próprios demônios.

Ju 23/06/2020

Família
Me envolvi bastante com a família Sai, me emocionei com os dramas relatados e senti o abandono de Kweku.
Emocionante e extremamente real para uma ficção.

Rosa Daré 17/06/2020

Nessa intensa e poética obra, a autora Taiye Selasi relata as consequências do abandono. Como as ações de um membro, pode desequilibrar o futuro de toda uma família.
Taiye inicia o livro já nos revelando que Kweku vai morrer, um renomado cirurgião, que conhece todos os sintomas de um infarto, mas não toma nenhuma atitude, apenas sente a morte chegar enquanto recorda momentos importantes de sua vida.
Kweku era casado com Fola e tem quatro filhos, mas em dado momento abandona a família e, os deixa totalmente desamparados e, as consequências desse abandono são sentidas ao longo de toda a vida de seus filhos. Usando uma narrativa não cronológica, a autora mescla as lembranças de Kweku e a reação de seus filhos perante a morte do pai.
Já nas segunda e terceira partes, Taiye reúne a família em Gana, para o enterro do pai e é nesse encontro dramático que os irmãos e a mãe tentam reatar laços há muito rompidos.
Belissimamente escrito e com uma narrativa delicada.

carolmureb 14/06/2020

Que leitura maravilhosa! Que enredo potente! Um caso de racismo sofrido por um médico que gera traumas em toda a família. Adultos, eles buscam formas de superação e percebem que, mergulhando na história do pai, retornando às suas raízes podem integrar o que viveram as suas histórias e redimir suas vidas. Profundo. Envolvente. Emocionante.

Rafaela.Saragiotto 12/06/2020

Um novo olhar sobre a África
?Adeus, Gana? de Taiye Selasi (2013)
Nota: 10/10 ?

Tarefa difi?cil descrever o misto de sentimentos que esse livro me trouxe. Romance de estreia da escritora ?afropolitana?, Selasi nos presenteou com uma obra sobre rai?zes, amor, orgulho, redenc?a?o e refu?gio.

O livro se inicia com a morte do patriarca da fami?lia Sai, composta pelos pais africanos e os quatro filhos, nascidos nos Estados Unidos, mas espalhados pelo mundo. Com uma narrativa na?o linear, intercalando eventos do passado e do presente, somos apresentados aos desencontros e injustic?as que desviaram o curso dessa fami?lia para sempre.

O livro nos faz refletir sobre como o orgulho que permeia culturas patriarcais, o preconceito e?tnico-racial, a falta de dia?logo e a omissa?o cavam profundas rai?zes trauma?ticas nos pais e nos filhos. A? medida que a noti?cia da morte atravessa os continentes, os membros da fami?lia embarcam numa jornada de reencontros, revelac?o?es e perda?o.

A narrativa de Selasi e? muito poe?tica, evocando imagens e meta?foras para compor o cena?rio. Em menos de 400 pa?ginas, ela construiu personagens u?nicos e muito reais. Esse livro me trouxe uma nova visa?o sobre a A?frica e conquistou meu corac?a?o como uma obra universal sobre fami?lia.

Butakun 10/06/2020

sempre um choque
a coisa mais incrível que há em ler obras que tem por cenário países africanas é sempre uma sequência de soco no estômago, ganho na jugular e voadora nos peitos: tristeza, violência, humilhação... coisas às quais estamos já tão habituados que mal percebemos no nosso cotidiano (exceto quando somos a vítima direta). e daí vemos isso em texto, cru e visceral. e, apesar de doído, é lindo ao nos proporcionar um aprofundamento em culturas e tradições que, mesmo contemporâneas a nós, nos fogem quase que completamente. que venham mais e mais obras desse tipo. estamos precisando.

Gle 09/06/2020

Adeus, Gana
"Elas faziam e pensavam e amavam e buscavam e doavam. Mas o mais perigoso, elas sonhavam."

Gabinas 04/06/2020

Tocante
Abordando a temática familiar e as tensões e traumas que implicam as relações interpessoais em geral, o livro narra a história da família Sai e nos faz refletir sobre a nossa trajetória, traumas, anseios e receios. Me senti como parte da história e conclui a leitura com os olhos lacrimejando.

Fabi.Filippo 03/06/2020

Um livro bom apesar de eu ter considerado a escrita muito confusa e cansativa. Tive que voltar algumas vezes para tentar entender os trechos.
Mostra a ruptura de uma família , pela ruptura de Kweku.
Vemos as consequências de sua partida em cada uma daquelas pessoas.
E depois a tentativa de unir aquelas pontas que se perderam.

Nívia ¦ @niviadeoliveirapaiva 03/06/2020

Adeus, Gana
Esse livro se tornou meu xodó.??
Uma narrativa que trata temas muito relevantes, como: abandono paterno, imigração, racismo, memória, padrões de beleza, identidade e raízes...

Xico 25/05/2020

Poeticamente chocante
Este é um daqueles livros que nunca entregam toda sua história logo nas primeiras páginas. ele acontece aos poucos, nas entrelinhas, nas sutilezas, e quando você menos espera, é tomado por uma verdade acachapante.

@psicassioperes 25/05/2020

Denso, forte e impactante
Esse livro começa denso, já mostrando que será carregado de sentimento.
Diversas personalidades têm suas histórias contadas como imigrantes nos estados unidos e há cada momento descobrimos novas camadas sobre as influências culturais que estes ganeses e nigerianos vivenciam seu cotidiano.
O livro é simplesmente em uma cultura que eu nunca havia lido ou estava habituado. Ele ampliou imeu horizonte sobre vivências de uma forma que me deixou atravessado.

Carla.Madlen 25/05/2020

Gana must Go
Leitura sobre a compreensão do conceito de Lar.
Abarca o racismo e adaptação de estrangeiros e seus descendentes em um novo País.
Melhor livro do ano até então.

Lena 23/05/2020

Profundo, uma história familiar cheia de conflitos e assuntos pesados. Vale a leitura, apesar de ter um início arrastado. A construção das personagens é muito bem fundamentada e estruturada.