Adeus, Gana

Adeus, Gana Taiye Selasi

Resenhas - Adeus Gana

Lua 07/04/2022

Que livro emocionante!
Esse livro é daqueles que você não sabe o que esperar, o enredo foi incrível, a escrita poética me deixou emocionada. Fui transportada para essa história, me identifiquei com umas das personagens em vários momentos.
Uma realidade que nunca pensei existir e que todos devem conhecer!

Henrique Fendrich 03/04/2022

Pena, esperava muito desse livro, estava ávido por conhecer alguma coisa referente à Gana, mas o estilo da autora e a estrutura da trama não me agradaram e, depois de 125 páginas, achei que não valia a pena insistir. Pareceu-me que a narrativa segue os padrões americanos de literatura, que não são os meus preferidos. Eu gostaria de mais Gana e menos EUA no estilo. Isso poderia ser compensado se de alguma maneira eu me sentisse ainda estimulado pela trama, mas confesso que me vi muitas vezes confuso e enfastiado com ela. Então melhor parar, comigo não funcionou (evidentemente, pode funcionar para outras pessoas).

Clara Vellozo 07/01/2022

Poética e intensa, reflexiva e realista.
Livro muito intenso e forte, fiquei muito impressionada com a escrita de Taiye Selasi. Poética e intensa, reflexiva e realista. Ela cria imagens muito poderosas, estou adorando. Frases também muito boas, me lembra Clarice em certos momentos.

A história é um drama familiar em que seus integrantes possuem traumas a superar e a forma como vão executar é o mote da narrativa. A autora expõe as relações familiares, um tema que adoro, sem ser piegas ou clichê, enquanto o narrador alterna as perspectivas de cada personagem.

É necessário uma leitura lenta e apreciativa para melhor absorver tanta delicadeza.

Sobre a técnica de escrita, imagino que a autora em um primeiro momento elaborou a estrutura da história para depois criar a narrativa se aprofundando em observação e detalhe. Até mesmo a repetição não me incomoda, pelo contrário, me encanta porque ela o faz com genialidade.

Me lembrou em alguns momentos Jhumpa Lahiri. Já mencionei Clarice também. Leituras femininas convergindo em um único ponto, como não amar?

Antes de encerrar devo ressaltar o prazer que é ler a revistinha da TAG que acompanha o livro: entender mais sobre o que acabamos de ler, relembrar passagens marcantes e reverberar as páginas por mais alguns dias dentro de mim cria uma necessidade de que todos os livros deveriam vir com uma revistinha complementar.

Ana Rohrer 04/01/2022

Envolvente
Leitura envolvente em um núcleo familiar com seus dramas e estórias.
Personagens distintos e carregados de emoção.

Maitê 04/01/2022

Aqueles livros emprestados que surpreendem. É o primeiro e único livro da autora, que me parece não estar tão interessada na escrita, mas entendendo como é difícil escrever algo tão bom e depois continuar.
É uma história de uma família espalhada pelo mundo, que não se reconhece como família, o que fazem os laços é uma pergunta nunca respondida, até que o pai (que se foi) morre, e eles se unem nesse lugar infamiliar.

Alice 31/12/2021

Que história tocante! Esse tipo de trama sempre me emociona e me toca, porque fala de arrependimentos, de segundas chances e de traumas que nos molda e as vezes nos destrói!

Karla Lima @seguelendo 20/12/2021

Todo mundo já leu algum livro que despertou sentimentos contraditórios. Tudo mundo já leu um livro que gostou e que, ao mesmo tempo, incomodou em algum ponto e ?Adeus, Gana? foi um desses casos para mim.

Imagino que essa seja uma obra que muitos vão amar. Já outras pessoas, nem tanto? Porém, é uma daquelas que é impossível não chamar a atenção. É muito marcante para passar despercebida.

O que me incomodou? A narrativa no começo. Não sei exatamente o motivo, mas nas primeiras cinquenta ou sessenta páginas eu tive muita dificuldade de me concentrar e até mesmo de me situar nas cenas. Depois, essa sensação de estranheza desapareceu e a leitura fluiu bem, mas foi um começo realmente complicado para mim.

Eu amei odiar muitos dos personagens e a forma como a autora vai nos apresentando cada um ajuda bastante em criar no leitor essa imagem de dualidade e de humanidade (ou falta dela), em cada um.

O livro é cheio de gatilhos. Vou repetir em letras grandes: CHEIO DE GATILHOS. Existem partes de uma violência física e psicológica impossível até mesmo de mensurar. Na falta de uma palavra melhor para descrever, é uma obra angustiante. Os leitores precisam estar preparados para essa leitura, pois não é fácil.

Fiquei imensa e positivamente surpresa com a forma como a história cresce, ganha profundidade e envolve o leitor. A autora, apesar do começo difícil para mim, conseguiu prender a minha atenção suficientemente para chegar ?nas partes importantes?.

Eu mais do que recomendo a obra. É forte, intensa, dolorosa. Não espere um enredo simples ou óbvio. Nada é fácil nas linhas escritas por Taiye Selasi.

Dominique.Auler 10/10/2021

Descrições vívidas pintam a trama que se entrelaça em um labirinto de memórias, contando a história da família através de momentos, tragédias e emoções.

Carol Poupette 20/09/2021

Adeus.
A literatura africana e seus apertos no peito, suas escritas fortes, reais.
Vê a angústia da família Sai, vê (sentir, quase tocar), o que uma separação faz com uma família, as consequências para todos os que estão envolvidos... a quebra de sonhos, expectativas.

Sâmara 09/09/2021

? Sinopse
Kweku é um imigrante ganense que foi aos Estados Unidos para mudar de vida. Após conhecer Fola, uma imigrante nigeriana, se apaixonou perdidamente e com ela constituiu sua família. Médico-cirugião e pai de quatro filhos, ele se viu totalmente desesperançado após passar por uma situação forte e pesada, mas que decidiria o rumo de sua vida.
? Após muitos anos, conhecemos um Kweku totalmente diferente, pois ele não está mais entre nós. O mesmo foi encontrado morto em seu jardim em Gana, e pra descobrir o motivo de começarmos o livro assim é preciso iniciar a leitura e rever todos os seus passos...
? É impossível ler esse livro e não sentir diversas emoções ao longo da obra. Um enredo sensível e que nos mostra um drama familiar forte e muito bem escrito, que revira nossa mente com tantas teorias.
? Foi meu primeiro contato com a literatura africana e com a escrita da autora, mas preciso dizer que ela me ganhou de tal forma que até o presente momento estou surpresa. A forma que ela escreveu o livro é completamente inovadora, uma vez que a obra se inicia no presente, mas ao longo dos capítulos voltamos no tempo e conhecemos a vida dos nossos protagonistas.
? Apesar da obra se iniciar com a morte do Kweku, o livro não traz apenas ele como protagonista, visto que cada membro da família tem suas inseguranças expostas e escancaradas para o leitor. Mostrando seus altos e baixos, os erros cometidos e a reconciliação com os outros integrantes da família.
? Esse livro traz ensinamentos profundos da importância que os pais têm para a criação dos filhos, e como a mudança na hierarquia afeta a todos.
?? Uma obra sobre perdão, recomeço e aceitação. Impossível entrar e sair sem ter sido tocado, é um livro que fala diretamente com o leitor, mostrando a dura realidade do povo africano e o preconceito enfrentado por eles.

Leandro.Bartsch 17/08/2021

Impactante, porém não é o livro pra mim
O título da resenha fala por si. A história em si é profunda, sinto o seu peso e o final quase me arrancou lágrimas, porém, todo o seu desenvolvimento não me agradou muito. Minha avaliação ainda é boa, pois gostei do começo e do fim.

fernandamari.a 21/05/2021

Gana...
O final do livro nos faz refletir sobre o título em si: Gana. Adeus, Gana. Sendo Gana um país africano ou adeus a um desejo, a um impulso?
A história se desdobra a partir de uma família que a partir das vivências trazem tantas questões que a gente (que esta lendo) se perde um pouco na narrativa.
Rico em detalhes, uma trajetória descrita de forma poética: como uma família é partida, como uma família se reencontra a partir de fatos: apenas partidas, apenas adeus.
Eu recomendo muito!

Anne 02/05/2021

Adeus, Gana.
O título já diz muito sobre a história. Adeus. A despedida. A falta. O vazio impossível de ser preenchido.
Todos sentimos falta de algo. Todos temos um espacinho lá dentro, no fundo, escondido, que vive a procura de algo para preencher.
Adeus, Gana se trata de uma comovente história sobre uma família que é deixada/abandonada pelo pai/marido; luta para serem vistos como "iguais" numa América racista, luta para serem aceitos, se tornam excepcionais, sempre procurando algo.. sempre em busca. Se afastam, se perdem, se encontram.
As emoções que o livro me trouxe foi como as ondas do mar. Ora calmo.. pacífico.. calmante; ora uma onda avassaladora.

Obrigada, Taiye Selasi, por essa história/escrita maravilhosa.

Carla.Cerqueira 25/04/2021

Leitura arrastada
Iniciei o livro com muita expectativa. Mas acho que a autora se perdeu narrando tantos conflitos.

Fernanda Sleiman 13/04/2021

Esse vai pra lista das releituras, consigo perceber o peso do livro, a profundidade, mas acho que ainda não estava preparada. Fiquei confusa... mas tenho certeza que a culpa não é do livro