As montanhas de Buda

As montanhas de Buda Javier Moro




Resenhas - As Montanhas de Buda


50 encontrados | exibindo 46 a 50
1 | 2 | 3 | 4


Evy 19/02/2011

DESAFIO LITERÁRIO 2011 - Tema: Biografia e/ou Memórias / Mês: Fevereiro (Livro 3)
A capa do livro diz: "A Odisséia de duas jovens monjas tibetanas apaixonadas pela liberdade". Com certeza o autor dá uma ênfase um pouco maior para as jovens Kimson e Yandol durante a narrativa do livro, mas eu senti que o livro conta mesmo é a odisséia de um POVO apaixonado pela liberdade. Um povo humilde, religioso e pacífico, cujo único desejo é poder ter sua crença e seus costumes em paz no país que lhes é de direito.

A história se inicia quando uma jovem camponesa chamada Kimson ousa defender um senhor que é agredido por chineses por estar cantando uma música de sua cultura. Horrorizada com a situação e no calor do momento, Kimson grita "Viva o Tibete livre!". Foi o suficiente para que fosse presa e ficasse três anos na prisão de Gutsa, onde foi torturada e obrigada a ações que quebravam todos os seus votos de monja. Apesar de seu corpo estar sendo violado, ela não deixa os agressores tomaram sua mente e alma e por meio de muita fé sobrevive aos maltratos. Nessa prisão, Kimson conhece Yandol, uma monja de quinze anos com quem começa uma amizade. A solidariedade e a fé de ambas fazem com que sobrevivam às dificuldades da prisão.

Quando são libertadas, as amigas decidem se unir a um grupo de refugiados para atravessar as montanhas do Himalaia e chegar à India, onde o décimo quarto Dalai-lama está. Iniciam então uma jornada física e espiritual para alcançarem a paz e a liberdade que tanto almejam, e passam por infinitas dificuldades: o frio, a fome, o cansaço, o medo de serem capturadas. Entremeado a isso, está a história emocionante de vida do décimo quarto Dalai-Lama. Sua infância e juventude solitárias na luta pela liberdade de seu país e seu povo. Sua fé, sua força, sua iluminação nas discussões políticas e na tentativa de acordos pacíficos para o bem estar de todos, é realmente inspirador e emocionante.

O livro é uma intensa reflexão de valores, cultura, estilo de vida e prioridades. Conta com detalhes, as vezes sórdidos, a opressão dos invasores chineses no Tibete. As crueldades, as prisões, as humilhações públicas a um povo que se recusa lutar, se recusa entrar em guerra. Mas também conta as emocionantes reencarnações divinas, as juventudes heróicas, sabedorias lendárias e guerreiros nômades em favor de sua terra e seu povo. Esse livro conta a alma de uma nação, sua força e seu espírito de resistência.

Leitura recomendada!
Léia Viana 19/02/2011minha estante
Deve ser um livro triste, mas cheio de fé!
Admiro as pessoas que em meio ao caos conseguem manter vivo, dentro delas, a fé na vida e nas pessoas.




Douglas P Da Silva 06/02/2011

Recomendo
"As Montanhas de Buda" e estou descobrindo muito sobre a história do Budismo, a história do Dalai Lama e também a história do Tibet.
Recomendo a todos esse livro verídico sobre a história de duas monjas tibetanas que fogem do Tibet rumo à Dharamsala na Índia para ir de encontro ao Dalai Lama.
Lindo e comovente. Neste livro, somos convidados a descobrir a alma desse povo unido por sua força indomável e seu espírito de resistência. Um verdadeiro relato de perseverança da fé e força diante da opressão do governo chinês.
Léia Viana 15/02/2011minha estante
Estava muito curiosa a respeito deste livro, sua resenha deu uma "clariada" em minha curiosidade.


Silvia 22/05/2012minha estante
Nossa estou louca pra ler este livrooooooo :-O


Pedro.Alexandre 24/10/2017minha estante
Os relatos e testemunhos são verídicos ou o livro é um romance?




Daniel432 29/07/2010

Não é romance
Javier Moro é o autor do livro Paixão Índia onde conta a história de uma espanhola que se apaixona, casa-se e muda-se para a Índia. Segundo o autor, a história desta espanhola é verídica mas o livro deixa transparecer que se trata de um romance.

O mesmo ocorre com As Montanhas de Buda, porém o autor não conseguiu ou não quis romancear a história. Para mim, no final das contas, ficou mais a percepção de uma pesquisa ou um documentário do que um romance.

A história é interessante, envolve injustiças, perseguições políticas e religiosas além de muita força de vontade para resistir a todas as provações pelas quais as monjas tibetanas passaram, porém o autor não aprofunda certos questionamentos que eu já tinha visto em sites e textos na internet (sempre devemos ver com ressalvas as coisas na internet) tais como os castigos impostos pelos monges tibetanos aos criminosos comuns no país (lembrando que os monges no Tibete eram a classe dominante e governante) e a total alienação da população que não tinha acesso a nenhum tipo de educação (povo sem instrução é muito mais fácil de dominar!!).

Hatima 19/01/2017minha estante
Fazem mais de mil anos que a China tenta anexar as terras tibetanas aos seus territórios!




Karine Coelho 24/06/2010

Viva o Tibete livre! Vida longa ao Dalai lama!
Uma das coisas que eu mais gosto em romances de não-ficção é quando eu aprendo mais sobre outras culturas. No livro de Javier Moro eu pude saber mais sobre a cultura e a história do Tibete, o país das neves, esquecido pelo resto do mundo, mas riquíssimo em termos de espiritualidade. A história do dalai lama é incrível e sem igual! O mais legal de ler livros que contam histórias reais é que, no meio do relato, você para e pensa: "caramba, mas isso tudo aconteceu de verdade!" Fico abismada toda vez que me lembro que Kinsom e Yandol viveram, e viveram para contar sua história pessoalmente a Javier Moro, que a compartilhou com o resto do mundo! Aliás, elas ainda vivem, pois toda essa odisseia aconteceu a poucos anos atrás! Essa história ainda existe, o Tibete ainda não está livre, o dalai lama ainda está exilado! E toda aquela tortura, morte, humilhações, tudo isso aconteceu a pouco tempo! E me descubro quase chorando em algumas passagens, em cenas de tortura, etc, inclusive numa parte em que ele diz que os chineses destruíram séculos de cultura tibetana junto com livros, esculturas, e outras coisas. Eles queimaram a biblioteca!! Eram ensinamentos milenares e foram consumidos pelo fogo! Não tem como não sentir ódio dos chineses depois de ler esse livro. Depois de ler sobre os anos de Kinsom e Yandol na prisão de Gutsa, e sua travessia do Himalaia a pé até a Índia (sim, eu disse a pé!) eu aprendi muitas coisas. Aprendi que ainda existem pessoas no mundo que lutam e morrem por seus ideais, que fazem um esforço sobre humano por aquilo em que acreditam. Com um final feliz e ao mesmo tempo triste, o livro é encerrado e te deixa com vontade de conhecer aquelas pessoas. Mas a história não acaba por ali, ela continua, e cabe a nós não deixar que ela seja esquecida, e que tenha seu merecido final feliz. Enfim, amei o livro de verdade, ele me tocou profundamente e me fez ficar com vontade de saber mais sobre o drama dos tibetanos. Minhas palmas e gratidões para Javier Moro, que contou para o resto do mundo uma história que estava esquecida, fadada a desaparecer sob as neves eternas do Himalaia.
comentários(0)comente



Lili Machado 17/06/2010

A opressão chinesa no Tibete em tintas fortes
Em "As Montanhas de Buda", o autor revela a opressão chinesa no Tibete, com tintas bem fortes e reais.

Duas jovens monjas arriscam a vida para fugir da repressão chinesa por ousarem gritar "Viva o Tibete livre!". Isso é a motivo para que sejam detidas e fiquem anos na prisão de Gutsa, sofrendo torturas físicas, sexuais e psicológicas.
Somente por meio da fé e da solidariedade sobrevivem às dificuldades da cadeia, até a hora de sair, quando se juntam a um grupo de refugiados que pretende atravessar as montanhas do Himalaia durante a noite.
Seu maior desejo: encontrarem a liberdade e seu líder espiritual, o Dalai-Lama, na Índia, enfrentando o cansaço, a dor, o frio, a fome e as implacáveis patrulhas chinesas.

Por meio do drama vivido por Kinsom e Yandol, Javier Moro expõe, também a vida e a luta do Dalai Lama, desde sua descoberta como reencarnação sagrada, até sua fuga para a Índia.
comentários(0)comente



50 encontrados | exibindo 46 a 50
1 | 2 | 3 | 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR