Os Filhos de Húrin

Os Filhos de Húrin J. R. R. Tolkien

Resenhas - Os Filhos De Húrin

Pedro Michel 18/06/2020

Cheio de reviravoltas!
Optei por ler o livro e não o capítulo correspondente no Silmarillion, essa decisão foi crucial.
O livro é muito detalhado, todos os personagens têm sua importância e desenvolvem diálogos essenciais. O desenrolar da história é muito suave e gostoso de ler, a cada capítulo o personagem principal se torna mais complexo e cheio de personalidade tornando tudo mais intrigante.
Gostei muito e recomendo.

Jessica1248 12/06/2020

Esse é meu primeiro contato com o autor depois de O Hobbit e fiquei com mais vontade de ler O Senhor dos Anéis.
Leitura fácil e interessante, trama q surpreende
Ewerthon.Gomes 12/06/2020minha estante
Sobre o que fala o livro?

Jessica1248 12/06/2020minha estante
É um conto antes de O Senhor dos Anéis (embora o Tolkien tenha escrito a maior parte antes). É centro do Túrin, filho mais velho de Húrin, q é mandado para uma cidade élfica quando o pai é capturado por um inimigo poderoso. Esse inimigo (terminei o livro hj e já esqueci o nome dele uhuuu) amaldiçoa a família do Húrin, então acontece muitas coisas com o Túrin e posteriormente com a irmã dele.
Foi organizado pelo filho do Tolkien e é conhecido como o maior conto da Terra Média

Ewerthon.Gomes 13/06/2020minha estante
Nunca li os livros da história do senhor dos anéis. Qual a sequência que tu me indica? Tenho o Hobbit e o senhor dos anéis. Esse aí tenho não.

Jessica1248 13/06/2020minha estante
Leia O Hobbit primeiro. Depois os três livros de O Senhor dos Anéis, depois esse livro e o ?contos inacabados?.

Ewerthon.Gomes 13/06/2020minha estante
Valeu. Brigadão.

Jessica1248 13/06/2020minha estante
Por nada!!

Daironne 07/06/2020

Impressões sobre a leitura de Os Filhos de Húrin
A trágica história da amaldiçoada descendência de Húrin, acompanhando em especial a sina de seu filho Túrin, valoroso e malfadado guerreiro, criado por elfos e carrasco do maligno dragão Glaurung.

Leitura rápida, mas um pouco truncada se você não leu antes O Silmarillion, do mesmo autor. Os eventos referidos aqui são também narrados lá, e de forma mais coesa, devido as muitas e confusas referências a nomes e famílias antigas, por exemplo. O destaque vai pra arte excelente. Capa dura e ilustrações fantásticas, mas a letra deveria ser um pouco maior e mais bem espaçada para uma leitura mais confortável.

Apenas recomendo a leitura para aqueles que já leram O Silmarillion e desejam se debruçar por mais tempo sobre a história de Túrin. Não considero esta leitura indispensável e de forma alguma entendo que deva ser sua primeira leitura de Tolkien: se ainda não conhece este autor, comece pelo Senhor dos Anéis ou O Silmarillion.

Cris 31/05/2020

Muito bom! Ótimo complemento para O Silmarillion. No entanto, não é uma leitura necessária para se ter conhecimento dos dias antigos da terra média. É apenas um complemento, um bom complemento. Mas ainda assim, um complemento

Giuliane4 24/05/2020

Resenha Os Filhos de Hurin
A última resenha que eu fiz em meu instagram literário foi desse livro, Os Filhos de Hurin, um livro que vai contar a história de Turin Turambar, filho de Hurin, os quais foram vitimas de uma maldição de Morgoth primeiro senhor do Escuro. Esse livro é ambientado em uma Terra Média distante e que já nem existe mais.

site: https://www.instagram.com/p/CAiR91eDmwB/?utm_source=ig_web_copy_link

Rafael.Nicastro 24/05/2020

A leitura flui bem
Este foi o último livro dos grandes contos de Tolkien traduzidos para o português que li e foi daqueles que mais gostei:
- em comparação com Senhor dos Anéis, temos aqui um texto mais conciso, pois há menos descrições e diálogos;
- em relação ao Silmarillion (até porque a proposta deste livro é outra), ocorre o oposto: há mais desenvolvimento;
- por fim, comparando-os a Beren e Lúthien e Queda de Gondolin, há mais coesão e unidade. Acredito que este texto tenha sido melhor trabalhado individualmente por Tolkien.

O enredo é ótimo, porque mescla elementos de tragédia grega com a fantasia bem característica do autor. Ademais, é possível fazer uma reflexão pessoal com base na vontade do homem em querer controlar o seu destino com suas próprias forças apenas.

Diante dessas características, considero que este é um ótimo livro para entretenimento. É possível lê-lo rapidamente até, já que temos uma história interessante, uma narrativa dinâmica e um texto bem construído.
Adriana Naves 24/05/2020minha estante
Gostei da sua resenha, ainda não li os grandes contos, estava na dúvida sobre como era a "vibe" de cada um, agora já posso ler sabendo o que esperar. Esse é o meu conto favorito do Silmarillion, tenho grandes expectativas!

Karina_ 12/05/2020

Incrível
O que dizer do mestre Tokien? O livro é perfeito assim como as demais obras do autor. Mais uma vez pude viajar pela Terra Média e conhecer personagens incríveis.

emlindh 11/05/2020

PERFEITO
Quando li pela primeira vez a anos atrás não tinha gostado, claramente li errado.
Lendo dessa vez logo após terminar O Silmarillion pude aproveitar toda a genialidade de Filhos de Hurín, que traz o conto em sua versão completa. Mas convenhamos, metade dos problemas da Terra Média seriam resolvidos com terapia, e todos os problemas do Turín vêm porque, basicamente, o garoto não sabe se comunicar. Mas o conto é uma tragédia suprema e provavelmente uma das histórias mais tristes de Tolkien, então faz todo o sentido o grande fracasso de comunicação.

Romulo 01/05/2020

Muito bom!
Livro excelente, mas acredito que os futuros leitores devam buscar um conhecimento prévio do mundo criado por Tolkien antes de lê-lo. Sugiro a leitura de O Silmarillion.
Aaaaa um ?alerta?... se prepararem para tragédias!

Thiago Gadelha 25/04/2020

Complementar
Esse livro é complementar ao silmarillion. Gostei da expansão da história e é realmente tao diferenciada quanto o senhor dos aneis é. Quem é fã tem que ler essa.

Leonardo 21/04/2020

Indispensável
O livro apresenta a versão extendida, muito mais detalhada, da trágica história de Turin Turambar, apresentada de forma resumida no Silmarillion.

Luizinho 21/04/2020

Um conto de fadas das trevas
Um começo de contextualizações referentes a geografia e personagens um tanto quanto complicado.

Mas após isso a leitura flui muito bem e a sensação é de estar lendo uma lenda ou conto de fadas de uma época longínqua daquela que conhecemos em "O Senhor dos Anéis" e "O Hobbit".

Uma história banhada pela tragédia e pelo pavor de uma maldição acometida aos filhos de Húrin.

Denilson Diniz 28/03/2020

Uma releitura é sempre melhor que a primeira.
Costumo dizer que "uma releitura de um bom livro é sempre melhor que a primeira". Não foi diferente com essa obra maravilhosa que é "Os filhos de Hurin" do renomado escrito J.R.R Tolkien.
Em relação a tradução atual, nossa... que tradução gostosa de se ler, se tem aqui uma leitura agradável e muito tensa de se acompanhar devido o enredo, enfim é um baita de um livraço, vale muitooo a pena a leitura desta obra.
Samseipsp 29/03/2020minha estante
melhor que tragédia grega

Denilson Diniz 29/03/2020minha estante
Top

Bruno Meneghello 18/03/2020

Incrível
O livro nos conta um pouco sobre a batalha em que Húrin, juntamente com os elfos e outros aliados, enfrentam Morgoth e seu maligno exército. Após o término da guerra, Morgoth coloca uma maldição sobre os filhos de Húrin.
Depois disso acompanhamos principalmente a história de Túrin, grande guerreiro que tem por objetivo ajudar sua mãe e vingar seu pai. Mesmo que para isso tenha que enfrentar o temível Dragão Glaurung.
Uma história que nos prende começo ao fim.
Comprei esse livro há a algum tempo e demorei pra ler. Como estou voltando à terra média comecei por ele, e me surpreendi.
O livro é muito bem montado pelo filho do autor.
Dá vontade de ler mais e mais. Bom... pra isso temos os outros livros.