Os Filhos de Húrin

Os Filhos de Húrin J. R. R. Tolkien

Resenhas - Os Filhos De Húrin

Luana 03/10/2020

Leitura um tanto mais leve que o Silmarillion, e me deixou emocionada em certos momentos, bem bacana.

Ivy 21/09/2020

Os filhos Húrin
Apesar de ser apenas um conto inserido no grande universo imaginado por Tolkien da Terra Média, Os filhos de Húrin vale a leitura, não só para fãs como eu de qualquer história relacionada à Terra Média mas, também para quem não resiste a uma história trágica de amor, glórias, guerras e humanidade.

Anthony 16/09/2020

Tragédia Tolkieniana
As aventuras de J.R.R Tolkien sempre nos reservam uma surpresa, seja pelo formulação, conteúdo ou referências. Nessa obra, os elementos composicionais da tragédia e as referências a tragédia grega, deram conta da feliz surpresa.

Layziane 16/09/2020

Depois do Senhor dos Aneis, esse livro já se tornou o meu preferido do Tolkien, a história nos prende e nos faz sentir dentro dela.

Wilson 15/09/2020

Um dos maiores contos de Tolkien
Grande livro, grande história, grande tragédia, talvez a maior escrita por Tolkien. Já tinha lido a versão curta desse conto em O Silmarillion, mas aqui está completa. Imperdível!

Rafaela (@exlibris_sc) 02/09/2020

A verdadeira dark fantasy!
Tão majestoso como sempre e dessa vez mostrando a verdadeira dark fantasy, Tolkien entrega ao leitor, embrulhado em papel seda negro e envolto em fita tão dourada quanto a própria árvore Laurelin que por muito tempo abrilhantou Valinor, um conto denso, rico em facetas, personagens e personalidades tão distintas e enigmáticas quanto o sorriso de um anão; talvez este mostre a escrita mais madura e, ouso dizer, pessimista de Tolkien mostrando o quão corruptível pode ser o destino ao ser manchado pela pior maldição de todas: a vingança de Morgoth, o maior inimigo da Terra Média antes de Sauron.

Ao contrário de “Beren e Lúthien” que mostra o avanço da escrita de Tolkien em suas muitas versões do conto, aqui temos uma narrativa intensa regada pelo rico imaginário do professor e elucidada pelas belíssimas ilustrações de Alan Lee, apresentando uma história sombria, de azar, lágrimas, amores malditos e inimigos constantes. Mas, não é só com peso no coração que o leitor irá encarar esta leitura; uma das lições mais gritantes presentes em Filhos de Húrin é a persistência do homem.

Afinal, não foi Húrin que sendo apenas humano desafiou o mais vil dos valar, Melkor agora Morgoth? E não foi sua mulher Morwen que aguentou firmemente todas as tragédias que os anos lhe impuseram? E por sua vez Túrin, não decidiu fazer seu próprio destino, fugindo da maldição que caiu sobre sua família? E Niënor que inclusive encarou os olhos perversos de Glaurung? Sem mencionar Lalaith que recebeu o toque das sombras cedo demais...

Apesar da tragédia regar cada capítulo deste conto, ainda é o meu preferido dos Dias Antigos por todas reflexões, valores e percalços que apresenta até seu final derradeiro.

site: https://www.instagram.com/p/CDFQi5fD8Vv/

clara 29/08/2020

Gostei muito
vamos aos fatos: se túrin não fosse tão irresponsável e inconsequente metade das coisas não teriam acontecido

Sebo Gato Bibliotecário 07/08/2020

A historia conta conta os acontecimentos antes e depois da maldição que é lançada sobre a família de Húrin, sua esposa e seus filhos após ele desafiar Morgoth, o primeiro senhor do mal na terra-media. Li o livro independente da ordem cronológica e da sequência a saga de "O senhor dos aneis". A leitura é fácil e rápida, essa edição da Martins fontes contem as ilustrações de Alan Lee, um dos principais desenhistas de Tolkien. Nos apêndices, Christopher Tolkien, conta como foi a criação do livro de "Os filhos de Húrin", tanto na montagem do livro tanto no desenvolvimento da história quando o autor era vivo ainda.

Isabella2243 31/07/2020

Mais que uma tragédia Shakespeariana
Uma família marcada pela maldição de Morgoth, Turin Turambar fez tanta coisa errada, que não consigo nem sentir pena, mais ainda assim, é um ótimo livro, bem escrito, Tolkien nunca erra.

Wagner 30/07/2020

Heróico e Triste
Até hoje me pergunto como levei tanto tempo para ler as obras de Tolkien... Tudo é simplesmente fascinante!

Personagens heróicos e com background bastante detalhado sempre foi o algo presente nas obras de Tolkien e aqui não é diferente.

O conto 'Os Filhos de Húrin' põe em foco principal, Túrin, que enfrenta, mais do que todos, a sombra de Morgoth sobre sua família e lentamente os levarão a ruína, mas essa ruína não será simplesmente dada de bom grado, já que o fogo dentro de Túrin é grande e queima mais que as chamas de próprio Glaurung.

Excelente leitura de fato!

vinnycordeiro 16/07/2020

O mais desenvolvido dos Grande Contos da Primeira Era
(Evitei dar spoilers nesta resenha, o único acontecimento substancial que revelo acontece logo no início do livro e não considero como um spoiler, mas fica o aviso de qualquer forma.)

Todo leitor hardcore de Tolkien sabe que existem três contos centrais que definem os chamados Dias Antigos da Terra-média, a Primeira Era. São eles (em ordem cronológica dos acontecimentos na história interna): "A Balada de Leithian", contando a história de Beren e Lúthien; o "Narn i Chîn Húrin", que traduzido do Sindarin quer dizer "O Conto dos Filhos de Húrin", tema deste livro; e "A Queda de Gondolin", contando sobre os últimos tempos do principal reino Élfico de Beleriand, em sua luta desesperada contra Morgoth. Os três possuem livros independentes, mas apenas Os Filhos de Húrin possui material suficiente para que fosse publicado como uma história contínua, sem adições editoriais. Os outros dois possuem um quê mais acadêmico, por causa da necessária análise das diferentes versões escritas por J. R. R. Tolkien: o volume escrito, comparativamente ao Narn, é substancialmente menor.

"Os Filhos de Húrin" conta a história de Túrin Turambar, primogênito de Húrin Thalion, e Niënor, sua segunda filha (Urwen Lalaith, a primeira filha, morre criança ainda bem no começo do livro), afetados pela maldição que Morgoth impôs a seu pai por causa de seu desafio e insolência após ser capturado, com o foco primordialmente voltado em Túrin. Tolkien bebeu de diversas fontes mitológicas para este conto, em especial as histórias de Sigurd (também conhecido como Siegfried) e o dragão Fafnir, de Beowulf, e de histórias da Kalevala finlandesa, com algumas pitadas do pensamento/moralismo cristão, tão caro a ele.

Dos Grandes Contos, este é o que fala mais profundamente para mim, talvez por ser a única tragédia dentre os três: Beren e Lúthien é o mais belo, apesar de conter certa tristeza; e A Queda de Gondolin, apesar de seu final violento, possui em seu fim uma pitada de esperança: um grande número de habitantes da cidade consegue fugir, dentre eles um menino de 7 anos chamado Eärendil. Mas estas são histórias de outros livros... 😉

André 13/07/2020

Dos livros mais simples, o mais exótico !!
Um dos contos mais marcantes e sem dúvida o mais sombrio escrito por Tolkien. O poder de uma maldição trilhando o destino de uma família e porque não da Terra media? Leitura prazerosa e tensa. A única crítica a fazer é sobre os títulos dos capítulos serem spoiler do que vai acontecer.

Kévia @letrasdakevia 13/07/2020

Incrivelmente rápido de ler
A Terra média teve um valoroso guerreiro chamado Húrin, homem líder entre os seus e de extrema importância para os exércitos elficos cuja lealdade estava depositada.

Casado com Morwen, tiveram 2 filhos: Turin, o mais velho. E Urwen, a pequena humana cuja beleza se comparava as mais belas damas elficas. Porém a sorte não sorriu a família e cedo demais perderam a mais nova, logo após a perda Húrin enfrentaria uma dura batalha: A batalha das lágrimas inumeráveis, onde fora capturado e levado ao covil de Morgoth, um Valar poderoso e dominado por inveja e grande maldade.

Porém Húrin, mesmo preso e sofrendo as piores torturas, nunca fraquejou perante o grande mal, traçando assim um terrível destino a ele e sua família: Morgoth o amaldiçoou a ver com os olhos dele a ruína de seus filhos e mulher.

Turin, ainda criança foi mandado por sua mãe, grávida na época, a Doriath, reino élfico de Thingol e Melian, após o não retorno de seu pai. Lá cresceu, aprendeu tudo com os elfos, tornando-se inteligente e um exímio guerreiro, mas sua arrogância e cólera não o permitiu permanecer, decidindo trilhar novos rumos.

Em seu caminho a maldição de Morgoth sempre se fazia presente, causando desgraça e morte por onde ia. Tentava trocar de nome pra que seu destino não o encontrasse, mas de nada funcionava. Perdeu amigos, causou a morte de aliados, deixou-se domar pela ira resultando na destruição de reinos e vidas.

Tenho um top 3 de personagens que mais sofreram e Turin pulou pra 1a posição. Um amigo tolkienista me falou que a arrogância de Hurin fomentou a maldição rogada contra ele (e eu super concordo), mas acredito que arrogante ou não, cedo ou tarde a desgraça o alcançaria de alguma forma. Essa é uma fantasia rica em detalhes e que te prende do início ao fim apesar do enredo triste (tem um ponto importante que é de embrulhar o estômago, me incomoda desde que li O Silmarillion).

Com capítulos curtos e enredo cativante, Tolkien presenteia o leitor com uma fantasia incrível. Só posso ser grata e indicar a leitura pra quem gostaria de conhecer mais sobre o legendário além de O hobbit e O senhor dos anéis.
nathalia.assis 13/07/2020minha estante
Gostei muito da resenha, Kévia. As obras de Tolkien são minhas metas para o ano que vem :)

Sergio.Vianna 06/07/2020

O Mais Adulto e Pesado dos Contos Escritos Por Tolkien
Húrin e sua família experimentaram a maldição de Morgoth do pior jeito possível. Com uma escrita muito bem entrelaçada, Tolkien nos mostra o quão terrível pode ser o destino de uma pessoa, e o quão despreparados nós estamos para lidar com esses acontecimentos. Acontecimentos que influenciam a jornada de outros também, que pagam o alto preço da amizade.

O meu favorito dos três grandes contos escritos por Tolkien.

LuizaSH 29/06/2020

"Os Filhos de Húrin" é uma versão estendida e, portanto, mais completa, de um dos contos que aparecem em livros anteriores, como "O Silmarillion" e "Contos Inacabados".
Não é uma história que eu caí de amores, mas é interessante ver essa versão mais detalhada de alguns acontecimentos da Terra Média em tempos mais antigos. Túrin, coitado, só se lasca kkkkk socorro!
O enredo foi deixado incompleto pelo J.R.R.Tolkien e seu filho, Christopher, reuniu o material e finalizou da melhor forma para deixar a história com nexo e fluidez na narração. E o trabalho da editora, não sei se aproveitou tudo da edição original da gringa, ou se acrescentou coisas próprias aqui, mas as ilustrações, a capa, tudo tá muito lindo e bem feito.