Os Filhos de Húrin

Os Filhos de Húrin J. R. R. Tolkien

Resenhas - Os Filhos De Húrin

Max 01/12/2020

Só vou resenhar por causa do desafio.
Infelizmente tem mínimo de linhas

Fernanda1156 28/11/2020

História marcada por maldições e batalhas sangrentas
Depois de Beren e Luthien vem esta que também é uma importante história na primeira era. Muito dramática é a história da família de Húrin, que sofreram cruelmente com a maldição de Morgoth, estando Húrin no alto das Thangorodrim a assistir tudo mas como nenhum deles cedeu o Senhor do Escuro teve a sua vitória sobre a desgraça desta família!!! Continuando o projeto, agora vou ler na sua totalidade esta história que é linda, triste, trágica e em muitas páginas me colocou lágrimas nos olhos, mas que também em muitas outras me arrancou gritos de comemoração e até em poucas páginas até alguns sorriso divertidos... Porque o que esta história tem de menos é diversão... Que história triste, com grandes desencontros, muitos corações partidos e grandes guerras e batalhas sangrentas. Este Tolkien realmente foi uma mente sensacional. E esta história, junto com a de Beren e Luthien, se tornou uma das minhas preferidas ocorrida nos tempos antigos da Terra Média.

"Não sabes o que governa o coração dos homens, e se o soubesses não poderias fornecer-lhes."

"A sombra de meu pensamento há de jazer sobre eles aonde quer que vão, e meu ódio há de persegui-los até os confins do mundo.'

"O que é um escravo?
Um homem que já foi homem, mas é tratado como animal. Alimentado apenas para se manter vivo, mantido vivo apenas para labutar, labutando apenas por medo da dor ou da morte. E esses salteadores podem infligir-lhes a dor ou a morte só para sua diversão."

"Nos dias de hoje todas as paredes e cercas têm ouvidos, e ouvidos que não crescem em belas cabeças."

"O silêncio, se és incapaz de dizer palavras belas, serviria melhor a todos os nossos propósitos."

DAbora311 21/11/2020

Pois um homem que foge do seu medo pode descobrir que somente tomou um atalho para topar com ele.

Jessé 15/11/2020

Excelente!
Totalmente desconhecido para mim, peguei Os filhos de Hurin para ler sem nada saber da estória. A única coisa que sabia era que se passava antes de O Hobbit e da Trilogia do Anel.

E cara, eu adorei esse livro. Amei tanto, que a leitura dele foi mais agradável que O Hobbit.

Esse conto foi escrito de um jeito muito belo e lírico, como todas as obras do Tolkien. Mas nesse eu senti que as páginas carregam uma melancolia, como se o tempo inteiro a estória fosse te preparando para uma tragédia, e isso diferencia ele dos outros livros do escritor.

Mas apesar de ser diferente, ainda assim a escrita do Tolkien está lá, com aquele jeito especial que só ele possuía pra contar uma estória.

Pra quem é fã de O senhor dos Anéis, não pode deixar de conhecer esse livro, principalmente se vc quer saber mais sobre a terra média. Mas pra quem ainda não leu, o livro se basta sozinho, não sendo necessário ( pelo menos ao meu ver) ter lido outros livros do escritor.

Mas pra quem já leu a obra principal do Tolkien, vai se divertir muito fazendo ligações com as lendas e poemas que aparecem em O senhor dos Anéis, a respeito desse livro.

Sobre a edição, ela é muito caprichada, com imagens lindíssimas! Sério eu fiquei um tempão olhando os desenhos que aparecem no livro.

De quebra ainda temos um conteúdo muito interessante sobre o trabalho imenso que o Christopher Tolkien (filho do Tolkien) teve pesquisando diversos manuscritos do pai, pra chegar nessa versão da estória que temos em mão. E também podemos ver como Tolkien teve inúmeras dificuldades em criar todos esse universo da Terra média.

Vale muito a pena conhecer esse livro!

Gabriel 31/10/2020

Maravilhoso
Uma curta história da Terra-Média. Te prende como nenhuma outra.

A linda escrita de Tolkien nos carrega por uma triste trama da família de Húrin de forma magistral.

Totalmente necessário para quem é fã.

Thales 24/10/2020

UMA VOLTA À TERRA-MÉDIA
Após muitos anos transitando por outros mundos, foi tão fantástico e nostálgico o retorno à Terra-Média.
Fábio 11/12/2020minha estante
A história não se passa na terra-média, ela nem existe, na verdade, nessa época.

Arllan 20/10/2020

O conto que também poderia se chamar "A História da Maldição de Morgoth", foi uma das histórias mais melancólicas que já li (nunca esperaria que isso me aconteceria com Tolkien), mas tendo muita beleza nisso também.
Narra um dos períodos mais sombrios e obscuros da Terra-média (6 milênios antes do Senhor dos Anéis) em que o Inimigo Sombrio aumentava seus domínios não somente materialmente, mas tbm com suas maldições, tendo Húrin e sua família como exemplo das tragédias de que era capaz de causar.

Márcio Jefferson 11/10/2020

Os Filhos de Húrin
NARN I CHÎN HÚRIN
Que conto espetacular sobre a maldição de Morgoth sobre os filhos de Húrin

SueSouza 11/10/2020

Olá Pockets!! .
Estou num projeto chamado 𝔻𝕖𝕤𝕓𝕣𝕒𝕧𝕒𝕟𝕕𝕠 𝕋𝕠𝕝𝕜𝕚𝕖𝕟, onde estamos lendo os livros em ordem cronológica.
Estamos no segundo livro e amanhã será o último debate de 𝕆𝕤 𝕗𝕚𝕝𝕙𝕠𝕤 𝕕𝕖 ℍ𝕦𝕣𝕚𝕟, onde podemos conhecer e ver como Túrin acabou tomando certas decisões quando adulto, que vimos em Silmarillion. Assim como Niënor e sua trajetória 😢. .
Um livro com bons ensinamentos sobre atitudes, família e caráter.

Alguns quotes: .
*Mîm olhou-o de lado. Não tem nome, exceto no idioma dos Anãos, que não ensinamos, responde. E não ensinamos os homens a encontrá-los, pois os homens são gananciosos e esbanjadores e não iriam descansar até que tivesse exterminado todas as plantas".*
*"Somente no sigilo reside a esperança de sobreviver."*
*"Pensas em ti e em tua própria glória e pedes que cada um de nós faça o mesmo; mas precisamos pensar em outros além de nós mesmos, pois nem todos podem lutar e tombar, e a esses devemos proteger da guerra e da ruína enquanto pudermos"*
*"Pois valem-se da cortesia, escutam bons conselhos e respeitam os senhores do Oeste. Mas tu, ao que parece, aconselhas-te com tua própria sabedoria, ou somente com tua espada; e falas com soberba."*
*São impulsivos teus atos, filho de Húrin como se ainda fosses apenas a criança que conheci*

site: https://www.instagram.com/p/CAGk460jTqk/

Gi 07/10/2020

Uma grande tragédia
"- Vê! A sombra de meu pensamento há de jazer sobre eles aonde quer que vão, e meu ódio há de persegui-los até os confins do mundo."

Ao ser desafiado por Húrin, Morgoth, Senhor do Escuro, amaldiçoa toda a família do guerreiro, causando dor, sofrimento e uma vida trágica a seus filhos.

Túrin, filho de Húrin, é o herói dessa história. Após fugir de casa ainda pequeno ele é criado pelo rei Thingol e sua esposa Melian, de Doriath, e se torna um grande guerreiro como seu pai. Mas a maldição o persegue e sua vida é marcada pela tragédia.

Com um enredo que data de bem antes de O Senhor dos Anéis, Os Filhos de Húrin (ou NARN I CHÎN HÚRIN) nos apresenta Húrin, da Casa de Hador Cabeça-Dourada, e a maldição lançada sobre sua família por Morgoth.

Esse livro traz um dos meus personagens favoritos, Túrin Turambar (entre outros nomes), um guerreiro exímio e de grande honra, mas que vive incontáveis sofrimentos devido à maldição que carrega.

Trata-se de um livro incrível, com uma história emocionante e bem desenvolvida com personagens criados com todo o cuidado.

Então esteja preparado para uma tragédia muito bem contada, cheia de ação e acontecimentos imprevisíveis.

Essa é a segunda vez que li esse livro e, assim como acontece sempre que leio Tolkien, aprendo mais a cada releitura. Nessa segunda vez consegui apreender muito mais das nuances dessa história e me emocionei ainda mais com todo o desenrolar da trama.

É um livro fantástico que merece ser recomendado sempre!

Luana 03/10/2020

Leitura um tanto mais leve que o Silmarillion, e me deixou emocionada em certos momentos, bem bacana.

Ivy 21/09/2020

Os filhos Húrin
Apesar de ser apenas um conto inserido no grande universo imaginado por Tolkien da Terra Média, Os filhos de Húrin vale a leitura, não só para fãs como eu de qualquer história relacionada à Terra Média mas, também para quem não resiste a uma história trágica de amor, glórias, guerras e humanidade.

Anthony 16/09/2020

Tragédia Tolkieniana
As aventuras de J.R.R Tolkien sempre nos reservam uma surpresa, seja pelo formulação, conteúdo ou referências. Nessa obra, os elementos composicionais da tragédia e as referências a tragédia grega, deram conta da feliz surpresa.