Os Filhos de Húrin

Os Filhos de Húrin J. R. R. Tolkien

Resenhas - Os Filhos De Húrin

Mônica Paz 18/02/2021

A maldição dos filhos de Húrin
O mundo do senhor dos anéis é mesmo fantástico!
Esta é uma história que ocorre muito antes, mas apresenta o mesmo vilão avançando seus domínios e amaldiçoando o coitado do Turin e sua família.

Parte do livro é sobre o conto dos filhos a outra parte é sobre o processo com o qual o filho do autor original montou o texto final a partir do estudo das obras existentes e rascunhos.
Tudo foi muito bem feito, contudo não me agradei do fato dos subtítulos serem spoilers :-(

Recomendo!

Fenrir 15/02/2021

Sensacional mas é triste
Que estória que o mestre Tolkien nos presenteia , na verdade um poema este livro. Daqueles livros que vc não consegue parar de ler ! Confesso que fiquei emocionalmente abalado com este livro , vc se apega a Turin de tal maneira que torce pra ele o tempo inteiro. Não vou descrever muito para não ter spoiler , mas vale a pena a leitura !

pabloegc 08/02/2021

Simplismente perfeito, um enredo que me lembrou um pouco as tragédias gregas (vou pesquisar,isso depois), Filhos de Hurin é um livro triste,denso em si e necessário a qualquer fã de Tolkien.

Patricia 07/02/2021

Finalmente pude conhecer em detalhes a história do cara mais azarado da face da Terra-Média. Acho que é desnecessário enaltecer a narrativa do livro, pois quem for ler esse livro já está cansado de saber o que esperar. A história me prendeu do início ao fim e ao longo das páginas fiquei muito feliz em nunca ter cruzado com Túrin. A forma com que recebia spoilers nos títulos dos capítulos me trouxe saudosismo. Não tem como não amar.

Jeferson.Maia 06/02/2021

Os Filhos de Húrin é o segundo livro dos três grandes contos dos dias antigos que pude ler, dessa vez a narrativa segue apenas um único conto que se inicia com Húrin e seu irmão Huor, acompanhando em especial a vida de Túrin, deixando claro também o quão terrível pode ser o destino daqueles que se opõe a primeiro senhor do escuro, Morgoth.
É sem nenhuma dúvida o conto mais triste de Tolkien, em diversos momentos fazendo inclusive os leitores relembrarem as tragédias gregas. Nesse livro, por maior que sejam algumas vitórias contra Morgoth, as derrotas sempre se mostram maiores e mais significativas.

Alan.Felipe 06/02/2021

Uma História pesada
Os Filhos de Húrin conta uma história trágica e com muitas reviravoltas, que te prende do começo ao fim.
Impossível não se apegar aos personagens e se surpreender com os acontecimentos.

Danilo546 04/02/2021

Uma das histórias mais tocantes e emocionantes do Tolkien, na minha opinião. Acompanhar a trajetória de Túrin é bastante interessante, pois o vemos desde criança até o fim de sua vida e podemos ver como ele vai amadurecendo com cada acontecimento.
O texto em si é muito belo, como se existisse uma poesia ali, mesmo sendo um texto em prosa.
Gostei bem mais desse livro do que de Beren e Lúthien, porém é fácil de se perder dentre as dezenas de nomes e lugares que são mencionados. Como já fazia um tempinho que não lia nada do Tolkien, estava meio enferrujado e senti dificuldade. Mas valeu à pena a leitura e recomendo para quem já leu o tripé básico (O Hobbit, O Senhor dos Anéis e O Silmarillion).

Letícia Caetano 16/01/2021

Como mais um dos contos presentes em Silmarillion, que anos depois o filho de Tolkien publicou a história completa. Este livro trata da trágica vida de Húrin, da Casa de Hador.
Ao longo da história, vê-se um pai amaldiçoado por Melkor, e como toda a família sofre a partir disso, principalmente Túrin, que carrega o fardo do sofrimento da mãe e das irmãs. Mesmo que tenha passado a vida afastado delas.
Entre muitos encontros e desencontros, Tolkien mostra que não importa o quanto você tente ajudar os outros, sempre vai haver aqueles que vão te julgar por não compreender certas atitudes. E que apesar disso, deve-se continuar em frente, sem se importar com o que vão dizer.
E também, não importa o quanto o mundo tente te afastar das pessoas que ama, no fim de um jeito ou de outro, elas sempre te reencontram.

Dani 11/01/2021

Os Filhos de Húrin
Morgoth, o primeiro Senhor do Escuro, habita na vasta fortaleza de Angband, ao norte; e à sombra do temor fe Angband e da gurra travada por Morgoth contra os elfos, os destinos de Túrin e de sua irmã Niënor serão tragicamente entrelaçados. A vida breve e apaixonada dos dois irmãos é dominada pelo ódio visceral que Morgoth sentia por eles, os filhos de Húrin, o homem que ousara desafiá-lo frente a frente. Contra eles, Morgoth envia seu mais temível servo, Glaurung, um poderoso espírito na forma de um enorme dragão de fogo sem asas, numa tentativa de cumprir sua maldição e destruir os filhos de Húrin.

Bruno Oliveira 10/01/2021

UMA TRAGÉDIA GREGA À MODA DE TOLKIEN
Em mais um impressionante trabalho de pesquisa e editoração de Tolkien filho, este Os Filhos de Húrin é a tragédia grega à moda de Tolkien pai. Nele, acompanhamos as desventuras (desgraças) de Túrin, um dos filhos de Húrin, um dos reis da grande Casa de Hador. A família é amaldiçoada pelo próprio Morgoth e leva consigo grande dor e perdas, não só para si próprios como também àqueles que os cercam. Trágico e muito triste este livro. Contudo, há cenas memoráveis nele. A derrocada de Nargothrond pelo pai dos dragões Glaurung e a luta final deste contra Túrin são o ápice, mas não o que há de melhor no livro: o que fica mesmo, na cabeça de qualquer leitor esperto, é que a teimosia, o gênio inflexível leva o Homem a trágica ruína.

AleixoItalo 08/01/2021

É normal que nossos interesses mudem com o tempo, afinal nossa identidade como leitor está sempre amadurecendo. Porém alguns livros nos marcam e nunca perdem seu lugar nos nossos corações. Lá se vão uns 10 anos desde a primeira vez que li esse livro, e agora revisitando-o o impacto foi o mesmo de antes!

'Os filhos de Húrin' conta a história de Túrin Turambar, que amaldiçoado por Morgoth leva tristeza e destruição por onde passa durante suas aventuras e perambulações pela Terra Média, na eterna luta contra o Inimigo.

Em vida Tolkien lançou poucos livros ambientados na Terra Média. Porém, postumamente um vasto material literário foi compilado por seu filho e lançado na forma de livros e fragmentos de textos. A pergunta que todos fazem é: 'Os Filhos de Húrin' é um romance como O Silmarilion ou são "contos inacabados"? Apesar de integrar as histórias narradas em 'O Silmarillion', 'Os Filhos de Húrin' é um romance completo, com início, meio e fim, mostrando desde o nascimento até a morte de Túrin, tão bem como todos os desdobramentos da jornada empreendida por ele.

É uma narrativa tão bem amarrada, que não carece nem mesmo de conhecimento prévio das histórias da Terra Média. Espelhando lendas e épicos universais, 'Os Filhos de Húrin' é uma balada épica que ecoa as tragédias de Siegfried, Aquiles e dos malfadados Cavaleiros de Arthur, carregada de sentimento, euforia e muita dor e tristeza.

É uma pena que ele não tenha a mesma fama que um 'O Senhor dos Anéis', todos os elementos tão famosos de Tolkien estão presentes: descrições do ambiente, arquitetura e moda, batalhas, magia, aventuras e um rol de personagens carismáticos. Porém é um dos mais objetivos livros do autor, uma homenagem direta aos Poemas Épicos Nórdicos. Se tivesse sido lançado em vida, seria tão magnânimo quanto suas obras canônicas, com potencial de sobra pra agradar desde os fãs de Tolkien sem saco para os inúmeros textos inacabados e comentados, até fãs de literatura clássica como os poemas épicos e mitologias!
I Danielle I 08/01/2021minha estante
Adorei saber sobre esse livro, não conhecia nada a respeito. Agora tenho interesse em lê-lo futuramente. Obrigada!

AleixoItalo 09/01/2021minha estante
Ahh q baum :)

Mauricio.Santos 05/01/2021

O conto mais sombrio de Tolkien
Difícil imaginar um estória tomada pela tragédia e que ainda assim atinge incisivamente o coração do leitor. Isso é "O Conto dos Filhos de Húrin", sem sombras de dúvidas é a narrativa mais sombria escrita por Tolkien; vingança, ódio, a sombra de um terror inexpugnável e uma pitada generosa de uma angústia crescente e ao mesmo tempo sedutora.

Mrs Luna 03/01/2021

Uma amostra do que vem por ai
A história de os Filhos de Húrin ocorre ainda na primeira era de Arda, terra na qual ocorre os acontecimentos de Senhor dos Anéis.
Nesta curta narrativa temos nos é contada a história de Túrin e sua irmã Nienor, ambos são filhos de Húrin um grande guerreiro humano que ao desafiar Morgoth tem uma maldição lançada sobre sua família.
Na narrativa acompanhamos principalmente a jornada de Túrin, o filho mais velho, nela conhecemos que o mesmo passou muitos anos em Doriath junto com o rei elfo, e mesmo durante esse período de paz e crescimento para o jovem humano a sombra de Morgoth o seguia, tirando-o de seu lar e levando-o a uma jornada tortuosa.
É um livro bem curto com passagens interessantes, onde nos é mostrado a famosa jornada do herói, e apesar de o mesmo ser tido como tal Túrin ainda assim não é o maior exemplo de um herói digno que se espera encontrar, porém o que me cativou nele foi exatamente isso, o fato de ser humano de errar, de ter defeitos.
Esse é o terceiro livro dos grandes contos de Arda, que ocorreram antes da grande batalha contra Sauron, mas ele veio em uma boa medida para que me deixasse com mais vontade de entrar ainda mais nesse mundo que Tolkien nos presenteou.

Ana Munhoz 21/12/2020

Clássico Tolkien
Vale muito a pena ler este livro, principalmente se você está fazendo a ordem da leitura cronológica pois contém mais informações do que a historia brevemente contada em O Silmarillion.

Natália 13/12/2020

Tragédia Grega na Terra-média
Túrin é, disparado, o pior protagonista de Tolkien na minha opinião. Embora Morgoth tenha amaldiçoado toda a família de Húrin, boa parte das desgraças que caíram sobre Túrin foram causadas por sua própria arrogância e presunção.
Tal qual uma tragédia grega, é fugindo do seu destino que os filhos de Húrin cumprem exatamente o que foi presvisto para eles. Um verdadeiro Édipo Rei da Terra-média.
Mas além de desgraçar a si mesmo, Túrin carrega consigo todos ao seu redor, inclusive seu melhor amigo e as mulheres por quem se apaixona e/ou se apaixonam por ele.