Harry Potter e a Pedra Filosofal J.K. Rowling

Resenhas - Harry Potter e a Pedra Filosofal

oliveiraadry_ 08/04/2024

Milésima releitura
"? Não faz bem viver sonhando e se esquecer de viver, lembre-se."

Como todos bem sabem, não existe saga mais conforto do que essa pra mim. Nunca tenho palavras pra definir o misto de sentimentos que tenho a cada releitura. Sempre me remeto à aquela garotinha que abriu esse livro pela primeira vez e conheceu um mundo só dela ? cheio de fantasia e amor.

"? Afinal, para a mente bem estruturada, a morte é apenas a grande aventura seguinte."

Nathalia 08/04/2024

Não faz bem viver sonhando e se esquecer de viver ?
Para o meu completo desespero, no auge dos meus 24 anos, fiz essa leitura e comecei a esperar por minha carta de Hogwarts!

Engoli o livro e já quero ler todos os outros seis volumes, ele traz uma sensação de nostalgia, gostinho de infância, sessão da tarde e tv globinho! Uma memória extremamente afetiva! ??

Pamella.Fontes 08/04/2024

Pela nostalgia
Foi uma nostalgia, aproveitei esse livro da minha infância pra começar o Kindle com algo familiar.

lfsouto 07/04/2024

Harry Potter e a Pedra Filosofal
Ai gente eu não tenho palavras para descrever esse livro, é tão incrível como ele te prende do início ao fim, e te faz sentir uma bruxa tbKKKKK mesmo relendo a saga sempre vai parecer a primeira vez lendo ou até vendo os filmes

sahyio 07/04/2024

Assim...é bom mas não é nada demais, achei esse primeiro livro meio sem graça, a escrita também não ajuda, achei muito cansativa, mas acredito que os outros livros tem potencial pra serem mais interessantes. Enfim, é uma leitura legal, gostei muito do universo e acho que vale a pena ler pra passar o tempo.

Letschmitz 07/04/2024

Finalmente li a monalisa da fantasia!
"? Você é muito metido para continuar vivo, Potter."

Meu curriculo de nerdola nojenta me obrigou a aprender a jogar xadrez e a ler Harry Potter, e vejam só: to amando os dois! Não achei que fosse gostar tanto da história, mas esse universo é realmente uma pérola. Já sabia o plot inteiro e mesmo assim me rachei de rir, de chorar e de querer MATAR O SNAPE E OS TIOS FUD1D0SS DO HARRY.
Lindos lindos lindos, ansiosa pela Câmara Secreta (que eu ja sei quem abriu)

Cássia 07/04/2024

Harry Potter e a Pedra Filosofal
Um mundo onde tudo é possível, onde a imaginação cria e causa, onde amizade, aventura e família se encontram, Harry traz um vislumbre de um sonho, que a princípio parece infantil mas ao decorrer da história vislumbramos tudo que pode ser.

Nata36 07/04/2024

Harry Potter e a Pedra Filosofal
"Harry Potter e a Pedra Filosofal" é uma obra que transcende gerações e se mantém como um ícone da literatura fantástica mesmo após duas décadas de seu lançamento. J.K. Rowling construiu um universo mágico envolvente que cativa não apenas crianças e adolescentes, mas também jovens adultos como eu, com seus 20 anos.
O primeiro livro da série introduz o leitor ao mundo brilhante de Hogwarts, uma escola de magia que desperta a imaginação e oferece uma fuga encantadora da realidade. A jornada de Harry Potter, um órfão comum que descobre ser um bruxo destinado a grandes feitos, é uma narrativa repleta de emoção e aventura.
Um dos aspectos mais marcantes de "A Pedra Filosofal" é a habilidade de Rowling em criar personagens complexos e cativantes. Desde os corajosos Harry, Hermione e Ron até os icônicos vilões como Lord Voldemort e Severus Snape, cada personagem é ricamente desenvolvido e contribui para a riqueza da trama.
Além disso, Rowling tece uma narrativa envolvente que mistura elementos de mistério, amizade e coragem. A descoberta dos segredos por trás da Pedra Filosofal e a batalha final contra as forças das trevas mantêm o leitor ansioso por mais a cada página virada.
Por trás da magia e do suspense, "Harry Potter e a Pedra Filosofal" também aborda temas atemporais, como amizade, lealdade e o poder do amor. Esses elementos ressoam profundamente comigo, mesmo nesta fase da vida, tornando a obra ainda mais significativa.
Em resumo, "Harry Potter e a Pedra Filosofal" continua sendo uma obra-prima da literatura, capaz de encantar e inspirar leitores de todas as idades. É uma jornada mágica que nunca envelhece, e estou ansioso para revisitar esse mundo encantador muitas vezes mais.

Erick433 07/04/2024

Uma História Imersiva
Tirando a autora de questão, esse livro te prende e faz você amar uns personagens e odiar outros na mesma intensidade, já tinha visto os filmes e acredite quando falam que o livro é MUITO melhor, a construção de muitos personagens são muito superiores, a história rica em detalhes, fazendo você querer ler mais e mais. Eu li esse livro em apenas 2 dias e não achei que foi algo maçante ou cansativo.
AliJu 07/04/2024minha estante
HP é muito divertido de ler! A JK pode simplesmente desaparecer do planeta kkkkkk

Erick433 07/04/2024minha estante
simmm achei muito divertido, ansioso para ler os próximos porém comecei essa jornada de leitura recentemente com a chegada do meu Kindle e tem tantos livros que eu quero ler!

cravenbooks. 07/04/2024

"o menino que sobreviveu" ??
como um fã da saga desde criança ? através dos filmes ?, eu precisava cumprir a minha primeira experiência literariamente também, e foi muito bom! ??
meu primeiro sentimento foi de nostalgia retrospectiva, porque pra quem só assistiu aos filmes e nunca tinha presenciado a história do 'menino que sobreviveu' através das páginas, foi como se reencontrar com o seu "eu antigo", em outras palavras, vivenciar uma parte da infância.

a escrita da autora é muito boa, perfeitamente objetiva e de fácil entendimento, o que, de súbito, não afetou negativamente a fluidez da leitura, o ponto diminutivo que eu encontrei ? por mais que pareça ser algo pessoal ?, foi a quantidade exorbitante de páginas por capítulo, porque, lembrando, esse livro é direcionado ao público infantojuvenil, e por conta disso, pode acabar causando uma queda de interesse da criança ao lê-lo.
por mais que eu já tenha 20 anos nas costas, não quer dizer que eu prefira capítulos longos, Deus me defenda, se uma pessoa prefere capítulos longos aos curtos, essa pessoa é no mínimo, louca.

e ainda adentrando no assunto do público-alvo, acho que apesar desse detalhe, o livro se deu bem e conseguiu ser bastante funcional, nem tanto pela escrita, mas principalmente pela narrativa.
pois eu, naquela época quando criança, me senti abraçado pelo universo de HP, e continua sendo a minha saga de infância favorita até hoje.

a estrutura do livro é muito boa, apesar do empecilho da quantidade de páginas sob os capítulos, os diálogos são pronunciados inicialmente com travessão ? GLÓRIA A DEUS, odeio aspas ?, e também achei que o livro tem um tamanho muito bem proporcional para o público-alvo principalmente.

apesar de eu ter visto vários relatos de pessoas que nem conseguiram terminar o livro por ele ser meio "parado", eu considerei dois pontos: simples subjetividade ou a pessoa pode não ter noção de como funciona um livro preludial.
um livro preludial é tecnicamente, um livro introdutivo, uma apresentação do que foi criado por quem o escreveu, e tenho a consciência de que muitas pessoas não tem tanta resiliência em conhecer as "regras" antes de entrar no "jogo", mas talvez, possa até ser apenas uma crítica de como o livro foi feito/introduzido, mesmo que a pessoa não faça parte do grupo que a autora queria que fosse direcionado.

a narrativa é incrível, toda a iniciativa do destino do protagonista, os desafios impostos a ele, as conquistas que foram realizadas, os laços importantes que foram traçados, as frases de efeito ? a maioria delas do dumbledore ?, tudo foi muito bem arquitetado e instruído, principalmente o plot twist do "ato 3" (revelação) no último capítulo.

algumas problemáticas que também fizeram parte da história foram muito bem fragmentadas.
os abusos e a negligência realizadas pelos dursley em relação ao harry já é mostrado de primeira mão, a forma como o walter e a petúnia ODEIAM o harry, não apenas pela presença dele, mas também pela existência dele.
o tratamento que ele recebe deles é algo completamente insano e sádico, até do próprio primo, duda.
e também achei bom adicionar a discriminação que o draco tem em relação ao rony e hermione ? o rony por não ter bons recursos financeiros e a hermione por não ser de sangue puro, o que a faz indigna de estudar em hogwarts.
o que infelizmente acontece na realidade em que vivemos, apesar do que o rony passa seja o mais próximo à realidade, eu comparei ao que a hermione passa no livro como uma discriminação racial aqui na realidade.

os personagens são muito bem introduzidos e desenvolvidos na trama, e até achei incrível como no livro, o neville tem mais participação do que no filme, o que o tornou mais relevante ? principalmente por conta da cerimônia da taça das casas.
+ um adendo: se você conhece alguém que tenha o draco como personagem favorito, se afaste para o mais longe possível, porque essa pessoa vai explodir e vai levar tu junto, aviso ta dado! ?

acho incrível como o filme manteve a fidelidade na maior parte do tempo em relação ao livro, e por isso, ter lido o livro me causou uma emoção tão boa.
a estética da magia que a autora criou é surpreendentemente sensacional, e acho que se completa muito com a imaginação fértil de uma criança.
e só pra relembrar de como harry potter se tornou algo completamente memorável na vida de tanta gente, desde o período da infância até hoje, causando essa sensação de boa longevidade cultural, é algo intensamente mágico e fora do habitual, j.k. rowling ? quero dizer, emma watson ? ? criou uma obra-prima!

as cenas que eu mais gostei foram a do sumiço do vidro, a das cartas, a do tabuleiro de xadrez e a do dumbledore anunciando a casa vencedora da taça das casas ? principalmente essa, me arrepia só de lembrar ?, e eu até poderia adicionar a do jogo de quadribol ? especificamente o trecho do pomo de ouro ?, mas eu curti mais no filme do que no livro, achei meio corrida.

? curiosidade: descobri que a tradutora que traduziu o livro para o pt-br decidiu mudar o número da plataforma 9¾ pra 9 e meia, porque ficaria mais fácil de uma criança entender, achei legal a ideia dela.

gostei do desfecho da obra, foi bem fundamentado e que me deixou bastante ansioso pro próximo, que é uma dos meus filmes favoritos da saga, "a câmara secreta".
e para juntar essa última parte com uma última fundamentação, deixo claro aqui que apesar de eu ter um grande e significativo apego à saga, eu não tenho apego a esse primeiro livro.
ele em si, é legal e bom, mas não foi o suficiente para eu me sentir preso a ele como outros da saga ? principalmente "o prisioneiro de azkaban".

"para a mente bem estruturada, a morte é apenas a grande aventura seguinte." ? albus dumbledore.
RECEBA INTELIGÊNCIA! ??

Gisela.Luckmann 07/04/2024

Adorei ter a experiência de ler para as meninas pela primeira vez, e adorei mais ainda que elas amaram!

alicebks 06/04/2024minha estante
não tem nada como a amizade do trio, eles são mt piticos ??

alicebks 06/04/2024minha estante
o plot é maravilhoso, né? Não deixa margem para vc desconfiar em nenhum momento, pelo menos eu não desconfiava KKKK esse livro é incrível e os próximos só melhoram ainda mais

winter8 06/04/2024minha estante
simm @alice

KauA.Henrique 06/04/2024

Bom...
Me espantei com tamanha simplicidade, achei que seria uma leitura difícil, chata e sem surpresas (pois já assisti os filmes), bom em alguns poucos momentos sim, MAS em sua maioria me diverti bastante, deveria tê-lo lido quando era mais novo, mas como diria algum poeta: "As palavras chegam nos momentos que tem que chegar"

Ingryd68 06/04/2024

Um bom começo
Eu comecei com altas expectativas, esperava altos acontecimentos, pelo peso enorme que esses livros carrega, mas julguei errado: pra um início de uma saga tão grande, e para uma apresentação de um incrível universo, e levando em consideração que o Harry só tem 11 anos, esse livro é genial, boas falas, bom desenvolvimento, bons personagens, e pra completar no finalzinho um bom plot.
Eu gostei bastante!
Me deixou bem animada para os próximos livros, e espero aumentar as estrelas!