O curioso caso de Benjamin Button

O curioso caso de Benjamin Button F. Scott Fitzgerald

Resenhas - O Curioso Caso de Benjamin Button

Phelippe 14/12/2022

O início é o fim, o fim é o início
Há tanta coisa neste pequeno conto, que teríamos que criar um novo livro a respeito. É sobre o tempo, é sobre empatia, é sobre sucesso, é sobre ser lembrado, é sobre amor dos diferentes (principalmente pela idade), é sobre ser igual (ao seu pai, ao seu filho, ao seu neto), é sobre a busca em ser aceito pela pessoas, é sobre envelhecimento, é sobre ser criança, é sobre o olhar do homem sobre si e sobre outros homens, é sobre cuidado.
Há, e esqueçam o filme, é praticamente outra história.

daniella16 11/12/2022

Apesar de ser curto é bastante reflexivo
É uma leitura bem rápida, levei bem menos de uma hora para finalizar, e mesmo assim nos traz várias reflexões tanto a respeito da sociedade de antes quanto a atual. Apesar de ser um livro que acompanha com um leve apanhado a história do Button, ela mostra não apenas a brevidade da vida, quanto as reflexões a respeito da aparência naquela época.
Há uma certa melancolia misturada com humor nessa história digna de ficção científica por conta do absurdo de nascer velho e morrer como um bebê que dorme em paz sem nem saber o que se passa no mundo e consigo mesmo.

Cris 11/12/2022

Adaptação em quadrinhos da surpreendente história de Benjamin Button que nasceu velho do escritor F. Scott Fitzgerald.

O trabalho da adaptação e de ilustração está ótimo.

Já vi a adaptação cinematográfica, já li o conto e agora a hq. Será que gosto!? Sim, e gosto muito. E toda vez não me escapa um certo sentimento de melancólico ao finalizar.

winter12 08/12/2022

Conto muito bem escrito e desenvolvido. Embora curto, é marcante ver seu deslocamento e os conflitos de gerações por benjamin ter nascido nessa condição.

julia 08/12/2022

O Curioso Caso de Benjamin Button é uma história conhecida por todos, acredito eu, devido ao filme. Apesar de nunca ter assistido o longa, eu já tinha uma boa ideia sobre como o conto iria se desenvolver e não tive grandes surpresas durante a leitura. Mesmo assim eu achei o conto engraçado e foi possível fazer diversas reflexões durante a leitura.
Já Bernice Corta o Cabelo foi uma surpresa para mim e eu gostei mais desse segundo conto do que da história de Benjamin Button. Ele reflete bem a sociedade da época e as relações entre mulheres (tanto jovens quanto mais velhas) além de ser engraçado e ao meu ver ter um final que foi perfeito e satisfatório.

hta 08/12/2022

É um conto bem interessante e fluído.

Rápido de ler, coisa de uma horinha de leitura já mata o texto.

Vale a pena a leitura pelas reflexões que o conto traz.

Milena.Berbel 08/12/2022

Eu diria que há uma riqueza de reflexões proporcionadas por este conto de apenas 50 páginas.

Foi fácil notar o quanto o interior importa menos do que o exterior, do que o que se aparenta ser - estar no auge da sua figura, da aparência, dos seus feitos - desde que não destoe do ambiente em que está, e daqueles que estão ao seu redor.
O que se é não vale de muita coisa se o que se mostra externamente vai contra aquilo que se espera que seja, se não corresponde às expectativas alheias, ou à realidade com a qual estamos apegados e mais do que acostumados.

Ao mesmo tempo, notei que a infância e a velhice de Benjamin (ainda que sua realidade física destoe radicalmente da sua idade oficial, embora talvez nesse caso, curiosamente isso realmente não importe), se mostram ser os piores momentos de sua vida, ao se deparar com a solidão, a rejeição, a incompreensão, o distanciamento, principalmente daqueles que lhes são mais próximos.
Ser criança/jovem demais ou velho são o seu pecado e o seu castigo.
Porque não é mais útil. Perdeu a autonomia. Não há mais liberdade.

Essa leitura me surpreendeu muito positivamente, e ainda acho que a cada releitura que eu fizer do conto, surgirão novas interpretações.

Ingridh.Weingartner 04/12/2022

Ouvi o audiobook pelo scribd, achei o livro bem diferente do filme. Muito interessante ver por esse outro aspecto.

Leila 02/12/2022

Em 1900 e guaraná com rolha assisti ao filme inspirado no livro O curioso caso de Benjamin Button e minha memória diz que eu achei lindíssimo, nem era porque o Benjamin foi interpretado pelo então maravilhoso Brad Pitt, rs, na época achei bem bacana mesmo. Agora lendo o conto do Fitzgerald percebo que é bem diferente da adaptação cinematográfica e super entendo as diferenças porque afinal o filme precisa ser vendável né? precisa ter um apelo mais emocional e o romance do filme é lindo lindo, já no conto fica totalmente em segundo plano e podemos dizer que não é nada romântico, rs. Enfim, o conto é bemm legal, é engraçado e reflexivo ao mesmo tempo, rápido de ler mas deixa na gente a sua marquinha, pelo menos me fez ficar pensando nele depois que finalizei a leitura. Ahh os textos pós-leitura dessa edição da Antofágica estão bem legais também.

alexramos 02/12/2022

Ler de uma vez só.
Conto bem interessante. Deixo aqui registrado os brilhantes textos que analisam a obra no final da edição de capa dura que adquiri. Brilhantes e reflexivos.

Vênus_Alice 30/11/2022

A vida invertida
A principal pauta do conto é como a melhor parte da vida é desperdiçada na juventude, em como algumas situações e comportamentos são aceitáveis em certas fases da vida, e em outras, repudiadas.

Uma vida ao contrário enquanto toda a sociedade vive de forma "normal" é uma afronta à hipocrisia e aos valores.

Tem um toque cômico, triste e melancólico, é uma experiência sensacional, mesmo tendo visto o filme.

yasmine 28/11/2022

Encantada com a fluidez da narrativa desse autor, escrita simples porém certeira e profunda na crítica social. Um conto muito bom e reflexivo sobre as fases da vida.

Samuel Simões 25/11/2022

Assustador. Reflexivo. Angustiante.
Já tinha visto o filme (do qual gosto muito) e vou rever por conta da leitura. E que experiência boa! Extremamente fluida a narrativa e realmente não conhecia a escrita do F. Scott Fitzgerald e gostei muito. Uma leitura leve, reflexiva e angustiante. Acompanhar um personagem que com o passar dos anos vai regredindo no tempo é absurdamente bom. Nascer com 70 anos falando e se questionando é assustador. O autor consegue explorar ainda que de forma extremamente rápida, várias passagens de sua vida e o quanto é impactante pra quem vive ao redor. E o melhor, você consegue se apegar ao protagonista com pouquíssimas paginas. E isso, só vem das mãos de um bom autor! Vale muito a pena! E a edição da Antofagica é belíssima mais uma vez! Comprei na pré venda por impulso e valeu muito a pena!